SóProvas


ID
3548515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PE
Ano
2004
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Cada um do item a seguir apresenta uma situação hipotética, referente aos crimes contra a administração pública, seguida de uma assertiva a ser julgada.


O presidente de determinada câmara de vereadores, agindo com vontade livre e consciente, autorizou administrativamente, faltando sete meses para o término da legislatura, o pagamento de vantagens pecuniárias — gratificações e horas extras — a servidores da referida casa legislativa, com o aumento da despesa total com pessoal. Nessa situação, o presidente praticou o crime de aumento de despesa total com pessoal no último ano de mandato ou legislatura.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Aumento de despesa total com pessoal no último ano do mandato ou legislatura (Incluído pela Lei nº 10.028, de 2000)

    Art. 359-G. Ordenar, autorizar ou executar ato que acarrete aumento de despesa total com pessoal, nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato ou da legislatura: (Incluído pela Lei nº 10.028, de 2000)

    Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos. (Incluído pela Lei nº 10.028, de 2000)

  • 180 = 6 meses. O cara fez um mês antes, então ta safe, malandrão.

  • Aumento de despesa total com pessoal no último ano do mandato ou legislatura: Art. 359-G. Ordenar, autorizar ou executar ato que acarrete aumento de despesa total com pessoal, nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato ou da legislatura: Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos. 

  • Complementando o comentário dos colegas, cuidado para não confundir com o crime do art. 359-C.

    Assunção de obrigação no último ano do mandato ou legislatura (Incluído pela Lei nº 10.028, de 2000)

    Art. 359-C. Ordenar ou autorizar a assunção de obrigação, nos dois últimos quadrimestres (oito meses) do último ano do mandato ou legislatura, cuja despesa não possa ser paga no mesmo exercício financeiro ou, caso reste parcela a ser paga no exercício seguinte, que não tenha contrapartida suficiente de disponibilidade de caixa: (Incluído pela Lei nº 10.028, de 2000)

    Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos

    Bons estudos.

  • O prazo está incorreto.

    nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato ou da legislatura

    Art. 359-G. Ordenar, autorizar ou executar ato que acarrete aumento de despesa total com pessoal, nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato ou da legislatura: 

    Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos.

  • A questão fala "faltando SETE MESES para o fim da candidatura" o Correto seria: SEIS MESES (180 DIAS)

  • GAB: ERRADO

    Aumento de despesa total com pessoal no último ano do mandato ou legislatura 

           Art. 359-G. Ordenar, autorizar ou executar ato que acarrete aumento de despesa total com pessoal, nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato ou da legislatura

           Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos.

  • CESPE, nós decididamente temos um caso de amor e ódio, pelo menos pra mim

  •  Assunção de obrigação no último ano do mandato ou legislatura 

           Art. 359-C. Ordenar ou autorizar a assunção de obrigação, nos dois últimos quadrimestres do último ano do mandato ou legislatura, cuja despesa não possa ser paga no mesmo exercício financeiro ou, caso reste parcela a ser paga no exercício seguinte, que não tenha contrapartida suficiente de disponibilidade de caixa: 

    Aumento de despesa total com pessoal no último ano do mandato ou legislatura  

           Art. 359-G. Ordenar, autorizar ou executar ato que acarrete aumento de despesa total com pessoal, nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato ou da legislatura: )

  • Típico político brasileiro, está legal , mas não está moral ! Enfim , se salvou por um mês para não se enquadrar no artigo 359 G do Código Penal...

  • Art. 359-G. Ordenar, autorizar ou executar ato que acarrete aumento de despesa total com pessoal, nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato ou da legislatura: (Incluído pela Lei nº 10.028, de 2000)

  • Relembrando que 8 meses (dois ultimos quadrimestres) é no crime de assunção de obrigação no último ano do mandato ou legislatura, conforme. art. 359-C do CP.

  • 6 MESES

  • Bizu então é: art359-G Aumento de despesa total com pessoal no último ano do mandato ou legislatura 180d/6meses, gastou um mês antes deixou de ser crime. Art359-C Assunção de obrigação no último ano do mandato ou legislatura: ordenar ou autorizar a assunção de obrigação, nos dois últimos quadrimestres do ano do mandato ou legislatura. CRIME! Um mês antes, deixa de ser CRIME.
  • Assunto cobrado recentemente!

    Ano: 2021 Banca: Cespe Órgão: Codevasf

    Chefe do Ministério Público estadual que ordenar aumento de despesa total com pessoal nos últimos sessenta dias do seu mandato poderá responder como sujeito ativo do crime de aumento de despesa total com pessoal.

  • GAB: E

    180 dias

  • Errado o prazo, pois são 180 dias ( 06 meses)

    Art. 359-G. Ordenar, autorizar ou executar ato que acarrete aumento de despesa total com pessoal, nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato ou da legislatura:

           Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos

  • AUMENTO DE DESPESA TOTAL COM PESSOAL NO ÚLTIMO ANO DO MANDATO OU LEGISLATURA: 

    Ordenar, autorizar ou executar ato que acarrete aumento de despesa total com pessoal, nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato ou da legislatura: *

    Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos.

    Crime material, não se configura quando o aumento de despesa estiver dentro dos percentuais da receita corrente líquida estabelecidos em legislação própria. *

    QAP VICTOR PAPA NA ESCUTA !

  • Hoje vou estudar na raça com sangue nos olhos, café e ódio vai ser meu combustível motivacional.

  •  Aumento de despesa total com pessoal no último ano do mandato ou legislatura 

           Art. 359-G. Ordenar, autorizar ou executar ato que acarrete aumento de despesa total com pessoal, nos cento e oitenta dias anteriores(6 meses) ao final do mandato ou da legislatura.