SóProvas


ID
3552310
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2017
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca da economia do setor público e da estrutura tributária e orçamentária no Brasil, julgue o item a seguir.


O Congresso Nacional aprovou emenda constitucional que estabelece limites ao crescimento das despesas públicas como forma de conter os sucessivos e crescentes déficits primários do setor público.

Alternativas
Comentários
  • Emenda Constitucional 95/2016: novo regime fiscal no âmbito da União. Ela estabeleceu limites para as despesas primárias

  • essacé aquela maldita emenda q esta acabando com os concursos ..kkk

  • É o tão falado agora Teto de Gastos, que estão tentando 'furar'.

  • 1) Enunciado da questão

    Exige-se conhecimento acerca da EC. nº 95/2016.

    2) Base constitucional (Constituição Federal de 1988)

    Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016 - Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências.

    Art. 1º O Ato das Disposições Constitucionais Transitórias passa a vigorar acrescido dos seguintes arts. 106, 107, 108, 109, 110, 111, 112, 113 e 114: [...]

    3) Base doutrinária (Harrison Leite)

    A grave crise fiscal que passa o país levou à elaboração de um Novo Regime Fiscal, acrescido no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, artigos 106-104.

    Trata-se de uma regra temporária de limitação dos gastos primários da União ao valor efetivamente gasto no ano anterior, corrigido pela inflação. Como seu fim foi limitar as despesas públicas, levou o nome de “PEC dos gastos" quando da sua tramitação.

    Surgiu da premente necessidade de se adequar o crescimento dos gastos primários à proporção do crescimento das receitas primárias. Nos últimos anos, estes gastos foram maiores do que as receitas, o que resultou num déficit bilionário no setor público. (LEITE, Harrison. Manual de direito financeiro. 6ª ed. Salvador: JusPodivm, 2017).

    4) Exame da questão posta

    Conforme acima exposto, o Congresso Nacional aprovou a Emenda Constitucional nº 95/2016, originada do projeto de emenda (PEC) 55/2016, com objetivo de equilíbrio das contas públicas por meio de um rígido mecanismo de controle das despesas públicas primárias, evitando os déficits no setor público.

    Resposta: CERTO.

  • Paulo Guedes banqueiro quer o liberalismo que o Chile implantou e jogou o povo na miséria.
  • Teto de gastos, emenda constitucional 95/2016 no âmbito da união, estavam gastando além do arrecadado
  • Isso é uma pergunta?

  • Que questão mal formulada

  • LRF E A PEC DO TETOS DE GASTOS