SóProvas


ID
355504
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Juruti - PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Diafragma é um método contraceptivo de barreira, que se baseia na obstrução da passagem dos espermatozóides para o interior do útero, impossibilitando, assim, o seu encontro com o óvulo. Sobre esse método, podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O diafrágma é um método de barreira utilizado para prevenir uma gravidez indesejada, mas não previne doenças sexualmente transmissíveis, pode ser utilizado minutos ou horas antes da ato sexual e para melhor eficácia não deve ser retirado de 6 a 8 horas após a última relação, a utilizaçlão de espemicida conjugado com o método torna mais efetivo a contracepção.
  • Observar o tempo mínimo de 6 horas após a relação e o máximo de 24 horas após a sua inserção para retirada diafragma.

    REFERÊNCIA: Assistência em Planejamento Familiar- http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/0102assistencia1.pdf
  • O diafragma é um método anticoncepcional de uso feminino que consiste num anel flexível, coberto no centro com uma delgada membrana de látex ou silicone em forma de cúpula que se coloca na vagina cobrindo completamente o colo uterino e a parte superior da vagina, impedindo a penetração dos espermatozóides no útero e trompas. Assim como todos os métodos de barreira, tem a vantagem de não ocasionar alterações sistêmicas. Entretanto, o diafragma não protege contra a transmissão das DST/HIV, daí ser imprescindível associar o seu uso com o uso adequado e consistente do preservativo masculino. O diafragma pode ser colocado antes da relação sexual (minutos ou horas) ou utilizado de forma contínua. Nesta última modalidade, é aconselhável retirar o diafragma uma vez ao dia, lavá-lo (preferencialmente durante o banho, desde que este ocorra pelo menos 6 horas após o coito) e imediatamente recolocá-lo. Durante a menstruação, o diafragma deve ser retirado, evitando, assim, a possibilidade de acúmulo de sangue na vagina/útero reduzindo o risco de infecção genital. Para remover o diafragma deve ser observado o tempo mínimo de 6 a 8 horas após a relação e o máximo de 24 horas após a sua inserção.

    Resposta B

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010. Brasil, Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Área Técnica de Saúde da Mulher. Assistência em Planejamento Familiar: Manual Técnico/Secretaria de Políticas de Saúde, Área Técnica de Saúde da Mulher – 4a edição – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.
  • Consiste em um capuz macio de látex ou de silicone côncavo, com borda flexível, que recobre o colo uterino. Impede a penetração dos espermatozóides no útero e tubas uterinas.

    - Diversos tamanhos (necessário medição por profissional treinado)

    - Durabilidade : aproximadamente dois a três anos