SóProvas


ID
355633
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A frase “Este tribunal recebeu a informação de que a empresa Marca X estaria sendo vendida por volta das 21 horas de terça-feira” apresenta o vício de linguagem denominado:

Alternativas
Comentários
  • Também não achei ambiguidade pra mim não tem resposta essa questão.
  • A ambiguidade é a seguinte: a informação foi recebida por volta das 21 horas ou a empresa seria vendida por volta das 21 horas?
     

  • A) Cacofonia : Não é o caso da frase acima, poís, a cacofonia é um som desagradável ou obsceno formado pela união das sílabas de palavras contíguas. Por isso temos que cuidar quando falamos sobre algo para não ofendermos a pessoa que ouve. São exemplos desse fato: "Ele beijou a boca dela." "Bata com um mamão para mim, por favor." "Deixe ir-me já, pois estou atrasado."

    B) Eco: Da mesma forma não é o caso da frase da referida, porque o Eco vem a ser a própria rima que ocorre quando há na frase terminações iguais ou semelhantes, provocando dissonância.

    "Falar em desenvolvimento é pensar em alimento, saúde e educação." "O aluno repetente mente alegremente." O presidente tinha dor de dente constantemente.

    C) Pleonasmo: Igualmente não existe este vicio de liguagem na frase, poís, o pleonasmo é uma figura de linguagem. Quando consiste numa redundância inútil e desnecessária de significado em uma sentença, é considerado um vício de linguagem. A esse tipo de pleonasmo chamamos pleonasmo vicioso.

    Ex: "Grande maioria" - "Maioria" já expressa o sentido de "grandeza", no caso, "grande".

    "Ele vai ser o protagonista principal da peça". (Um protagonista é, necessariamente, a personagem principal) "Meninos, entrem já para dentro!" (O verbo "entrar" já exprime ideia de ir para dentro) "Estou subindo para cima." (O verbo "subir" já exprime ideia de ir para cima) "Tenho certeza absoluta " - (Toda "certeza" é absoluta)

    D) Ambiguidade: É a assertiva correta , porque, a frase escrita da forma que esta, não permite entender se a empresa vai ser vendida por volta das 21 horas de terça-feira ou se este foi o horario que o tribunal recebeu a informação da venda da empresa. O que causa a ambiguidade/duplo sentido na frase.

    E) Barbarismo, também não é encontrado na frase em questão, também conhecido por peregrinismo, idiotismo ou estrangeirismo (para os latinos qualquer estrangeiro era bárbaro) é o uso de palavra, expressão ou construção estrangeira no lugar de equivalente vernácula.

    Ex: Mais penso, mais fico inteligente (galicismo; o mais adequado seria "quanto mais penso, (tanto) mais fico inteligente");

    Comeu um roast-beef (anglicismo; o mais adequado seria "comeu um rosbife"); Eles têm serviço de delivery. (anglicismo; o mais adequado seria "Eles têm serviço de entrega").

    Forte abraço e bons estudos a todos!

  • Corrigindo a ambiguidade

     “Este tribunal recebeu, por volta das 21 horas de terça-feira,  a informação de que a empresa Marca X estaria sendo vendida.
  • Há também outra observação:

    "...a empresa Marca X..." também está ambíguo, pois pode-se entender a palavra "Marca" como:

    1 - Verbo "marcar" - Que marca alguma coisa
    2 - Marca X - Nome da empresa
    3 - Marca se refere ao logotipo, símbolo, sinal de qualidade de como essa empresa é conhecida no mercado.
  • Raphael, acho que sua observação não procede.
    Marca X, no texto, apenas está fazendo o papel de nome de uma empresa. Poderia ser qualquer outro. Portanto, não há ambiguidade.
  • colegas, o "estaria sendo" não seria um estrangeirismo??? porque o gerundismo vem da lingua inglesa, né?!
  • O erro está no "estaria sendo" que é um vício decorrente do estrangeirismo. 
  • Barbarismo

    É o desvio da norma que ocorre nos seguintes níveis:

    1) Pronúncia

    a) Silabada: erro na pronúncia do acento tônico.

    Por Exemplo: Solicitei à cliente suabrica. (rubrica)

    b) Cacoépia: erro na pronúncia dos fonemas.

    Por Exemplo: Estou com poblemas a resolver. (problemas)

    c) Cacografia: erro na grafia ou na flexão de uma palavra.

    Exemplos:

    Eu advinhei quem ganharia o concurso. (adivinhei)
    O segurança deteu aquele homem. (deteve)

    2) Morfologia

    Exemplos:

    Se eu ir aí, vou me atrasar. (for)
    Sou a aluna mais maior da turma. (maior)

    3) Semântica

    Por Exemplo: José comprimentou seu vizinho ao sair de casa. (cumprimentou).

    fonte: ://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil11.php