SóProvas


ID
355690
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Uma Sigla Que Quer Mudar A Ordem Global”- Título de uma reportagem da revista Época de 22 de junho de 2009.
BRIC – nome criado em 2001 para designar um grupo de quatro países cujo potencial econômico, em 2050, seria superior ao dos países que compõem o G-7. Concentram 40% da população mundial, 28% do território e produzem hoje, quase 25% das riquezas de todo o globo.

Assinale a alternativa abaixo que contenha somente, os países que compõem o grupo:

Alternativas
Comentários
  • CORRETA LETRA C:
    -
    Porém a questão está desautualizada. Este ano, 2011, por ocasião da III Cúpula da BRIC, a África do Sul passou a fazer parte do Grupo, agora denominado BRICS.  S= South Africa.

  • A idéia dos BRICS foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O´Neil, em estudo de 2001. Em 2006, o conceito deu origem a um agrupamento, propriamente dito, incorporado à política externa de Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2011, por ocasião da III Cúpula, a África do Sul passou a fazer parte do agrupamento, que adotou a sigla BRICS.
     O peso econômico dos BRICS é certamente considerável. Entre 2003 e 2007, o crescimento dos quatro países representou 65% da expansão do PIB mundial. Em paridade de poder de compra, o PIB dos BRICS já supera hoje o dos EUA ou o da União Européia.
    Até 2006, os BRICs não estavam reunidos em mecanismo que permitisse a articulação entre eles. O conceito expressava a existência de quatro países que individualmente tinham características que lhes permitiam ser considerados em conjunto, mas não como um mecanismo. Isso mudou a partir da Reunião de Chanceleres dos quatro países organizada à margem da 61ª. Assembléia Geral das Nações Unidas, em 23 de setembro de 2006. Este constituiu o primeiro passo para que Brasil, Rússia, Índia e China começassem a trabalhar coletivamente. Pode-se dizer que, então, em paralelo ao conceito “BRICs” passou a existir um grupo que passava a atuar no cenário internacional, o BRIC. Em 2011, após o ingresso da África do Sul, o mecanismo tornou-se o BRICS (com "s" maiúsculo ao final).
    Em síntese, o BRICS abre para seus cinco membros espaço para (a) diálogo, identificação de convergências e concertação em relação a diversos temas; e (b) ampliação de contatos e cooperação em setores específicos.

    Fonte: Site do Ministério das Relações Exteriores
  • Alternativa c), mas a questão, como já dito, está desatualizada.
    O BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) é formado pelos países que possuem a maior economia dos países emergentes do mundo, são países que vem apresentando grande crescimento econômico e grande níveis de produção e exportação. Mas há pouco tempo a sigla passou a ser BRICs, pois a África do Sul passou a se tornar um membro oficial do grupo. Para alguns peritos a entrada da África do Sul no grupo é um pouco duvidosa, apesar da África do Sul ser responsável por 1/3 do PIB de toda a região, e apresentar um crescimento significativo. Mas penso eu que tem certa lógica nessa questão toda. Em comparação com os demais membros do grupo a África do Sul deixa muito a desejar. Principalmente comparando-a com o Brasil e a China. Ano passado o Brasil fechou o ano como a 6ª maior economia do mundo, deixando para trás o Reino Unido, e a China, hoje, é 2ª maior economia do mundo. Mas também o grupo não se atenta apenas para questões econômicas, mas também para questões políticas, nisso há certa lógica com a entrada da África do Sul no grupo. 
  • Que venha o IBGE

    se vc está estuando isso em 2016, favor acrescentar um "s" no final da sigla BRIC, formando BRICS, esse "s" corresponde a South Africa (Africa do Sul)

  • BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.