SóProvas


ID
3567361
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BR Distribuidora
Ano
2011
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Em novembro de 2011, aconteceu, na África do Sul, a Conferência das Partes, também conhecida como COP17. Em junho de 2012, acontecerá, no Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20. Esses eventos têm o objetivo de assegurar o comprometimento político com o desenvolvimento sustentável e com as mudanças climáticas. Considere as afirmações a seguir.


I - A COP 3 ocorreu em 1997, no Japão, onde o Protocolo de Quioto foi ratificado, adotando-se metas obrigatórias de emissões de gases de efeito de estufa para países industrializados.

II - Qualquer país industrializado pode desenvolver um projeto dentro do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), e o Brasil é o terceiro país em número de projetos, atrás de China e Índia.

III - A Agenda 21 definiu um programa de ação para conciliar crescimento econômico e social com a preservação do meio ambiente. A Agenda 21 e a Convenção-Quadro sobre Mudanças Climáticas foram alguns dos resultados da conferência Eco-92.

São corretas as afirmações 

Alternativas
Comentários
  • "Acordo ambiental fechado durante a 3ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em Kyoto, Japão, em 1997. Foi o primeiro tratado internacional para controle da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Entre as metas, o protocolo estabelecia a redução de 5,2%, em relação a 1990, na emissão de poluentes, principalmente por parte dos países industrializados. Uma delas determinava a redução de 5,2%, em relação a 1990, da emissão de gases do efeito estufa, no período compreendido entre 2008 a 2012. O protocolo também estimulava a criação de formas de desenvolvimento sustentável para preservar o meio ambiente.

    Ao ser adotado, o Protocolo de Kyoto foi assinado por 84 países. Os Estados Unidos, um dos países que mais emitem gases poluentes no mundo, abandonaram o Protocolo em 2001 com a justificativa de que cumprir as metas estabelecidas comprometeria seu desenvolvimento econômico.

    As metas de redução de gases não são, entretanto, homogêneas entre os países que assinaram o acordo. Trinta e oito países têm níveis diferenciados nas metas de redução dos gases poluentes. Países que compõem a União Europeia, por exemplo, estabeleceram meta de 8% na redução dos gases do efeito estufa, enquanto o Japão fixou esse percentual em 6%. Quando os Estados Unidos aderiram ao acordo, comprometeram-se com a redução de 7% dos gases poluentes. 

    Fonte: Agência Senado:<https://www12.senado.leg.br/noticias/entenda-o-assunto/protocolo-de-kyoto>"