SóProvas



Questões de Avaliação de Impacto Ambiental


ID
768604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Acerca dos solos, julgue os itens a seguir.


Os latossolos são os solos mais comuns da bacia amazônica e ocupam mais de 50% de sua área; os solos podzólicos, mais raros, ocupam apenas 0,2% da área total dessa bacia.

Alternativas
Comentários
  • "Os Latossolos são os solos mais comum na bacia amazônica, cobrindo 220 milhões de ha ou 45,5% de sua área total (inclusive áreas fora do Brasil); a maioria da área restante está coberta por solos classificados como Podzólicos (como o Podzólico Vermelho-Amarelo da nomenclatura brasileira), cobrindo 142 milhões de ha ou 29,4% de sua área (Cochrane & Sánchez, 1982: 152)."

     

    http://philip.inpa.gov.br/publ_livres/mss%20and%20in%20press/SOIL-LES-port5.pdf

  • Errei porque não sabia que Podzólico é um outro termo para Argilossolo. Fica a dica!


ID
768607
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Acerca dos solos, julgue os itens a seguir.


O processo denominado erosão laminar ocorre devido ao impacto direto das gotas de chuva no solo, que desagrega suas partículas e torna-as mais vulneráveis ao arraste mecânico causado pelo escoamento superficial das águas.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Certo.

    • Formas deErosão Hídrica

    A erosão causada pela água em movimento pode apresentar - se das seguintes formas principais (Frei,1974):

    Erosão Laminar

    O impacto das gota de chuvas é o agente de erosão mais importante nas áreas de erosão entre sulco . A pressão  e o cisalhamento provocados pelo impacto das gotas de chuva pode desagregar grandes quantidades de solo e  carrega -los a uma curta distancia

    (erosão por salpicamento). Outro aspecto importante é fina lâmina de água que escorre a superfície do solo e que carrega as partículas desagregadas pelo impacto das gotas. A distancia que este fluxo laminar percorre geralmente não é grande, pois pelas depressões naturais do tereno estes fluxos se concentram formando os fluxos concentrados ou sulcos.


  • No meu entendimento, a seguinte frase: " (...) ocorre devido ao impacto direto das gotas de chuva no solo(...)" descreve o efeito "splash" que é quando as gotas de chuva/granizo (hidrometeoros) atigem o solo exposto ocasionando erosão.

    Erosão laminar é o escoamento superficial das águas das chuvas que “lava” o solo e carrega partículas de solo e outros sedimentos soltos, retirando ora a cobertura superficial e deixando pequenos sulcos no terreno.


ID
768751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

De acordo com a política de desenvolvimento florestal e os instrumentos de gestão ambiental, julgue os itens seguintes.


Na Floresta Nacional do Jamari, localizada no estado do Pará, em uma das áreas de baixa pressão para a prática do desmatamento, foi lançado o primeiro lote de concessão florestal pelo Serviço Florestal Brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • A questão apresenta dois erros: 1º A Floresta Nacional (Flona) do Jamari, fica localizada no estado de Rondônia; 2º Não é em uma das áreas de baixa pressão para a prática do desmatamento, pois está localizada no chamado  cinturão do desmatamento (Pará, Mato Grosso e Rondônia).

    Mas está correto em relação a ser a primeira FLONA a ser concedida pelo SFB - http://www.florestal.gov.br/florestas-sob-concessao?id=101


ID
1609831
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Os problemas e as soluções de questões como a conservação e uso da biodiversidade e dos recursos naturais, o controle do desmatamento e a demarcação de terras indígenas passam por uma política florestal que envolve não somente a União, os estados e os municípios, mas também as organizações da sociedade civil, os movimentos sociais, as fundações e empresas nacionais e transnacionais. Acerca da política florestal, julgue o item seguinte.


O Amazonas é o maior estado brasileiro; no entanto, possui o menor índice de desmatamento da Amazônia em razão, provavelmente, da concentração de áreas extremamente úmidas que não são apropriadas para o desenvolvimento da agricultura e pecuária.

Alternativas
Comentários
  • A questão está erradao ao afirmar que o Amazonas possi o menor índice de desmatamento da Amazõnia. Basta ferificar os dados do INPE:

    http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=4344

    Os estados com menor desmatamento são Tocantins e Amapá.

  • Vi em outra questão que o Amazonas é responsável por apenas 3% da Amazônia. Porém os estados que menos desmatam neste bioma são o Acre e Tocantins responsáveis, cada um, por apenas 1% do desmatamento.


ID
1686757
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Preservar o que de melhor existe em estado natural, de modo a compatibilizar o desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade ambiental e do equilíbrio ecológico.

Martins, 2009

Compõem os itens da cobrança da compensação, pelos impactos ambientais ocasionados pelo uso de uma unidade de conservação, EXCETO o indicado na seguinte alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Cálculo proposto para compensação de impactos ambientais em UC's (PEIXOTO, 2002):

     

    VALOR = [P1+P2+P3+P4+P5]*FS

    Parcela 1 (P1)= Perda de Oportunidade de Uso

    P2= Impacto Cênico

    P3= Impacto Ecossistêmico

    P4= Perda de Visitação

    P5= Risco Ambiental

    FS= Fator de Redução social - Serviços como o fornecimento de água e luz e transmissão de sinais de rádio e televisão são de extrema importância para a população e, portanto, o valor calculado referente ao dano ambiental causado deve sofrer uma redução, calculada através de um fator que leve em consideração a importância relativa de cada serviço na visão da população.

     

    Fonte:http://www.biodiversidade.rs.gov.br/arquivos/1161519935Modelo_de_valoracao_economica_dos_impactos_ambientais_em_unidades_de_conservacao.pdf

     

    Gab. alternativa d


ID
1686787
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Acerca dos sistemas agroflorestais (SAFs), podemos considerar que NÃO procede afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A questão pede que se marque a afirmação INCORRETA a respeito de SAFs, logo:

    ✔️ Gabarito: E

    A propriedade rural de pequeno porte não se adéqua ao uso de SAF por se constituir em empreendimento que requer conhecimento tecnológico avançado, nível de conhecimento adequado em ecologia e alto custo de implantação.


ID
1686820
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Espécies boas para a revegetação de taludes devem apresentar, sempre que possível,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - Letra C


ID
2217361
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Dentre os métodos usados para a avaliação de impactos ambientais, um deles usa uma listagem bidimensional, com um dos eixos relacionando as características ambientais de sua área de influência, e o outro eixo relacionando as ações do projeto, sendo registradas na interseção desses dois eixos os impactos previstos.
Esse eixo é conhecido como o método de:

Alternativas
Comentários
  • Método de avaliação de impacto ambiental que consiste na elaboração de matrizes que dispõeem, em um dos eixos, os fatores ambientais e, no outro, as diversas ações realizadas para a implantação de um projeto.

    Nas quadrículas definidas pela intercessão das linhas e colunas, assinalam-se os prováveis impactos diretos de cada ação, sobre cada fator ambiental, identificando-se o conjunto de impactos diretos a ser gerados e destacando-se tanto os múltiplos efeitos de cada ação como a soma das ações que se combinam para afetar um determinado fator ambiental.

  • A exemplificar um dos métodos de Matriz de Interação tem-se a MATRIZ DE LEOPOLD.


ID
2217364
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O Governo de Minas Gerais pensa em proibir o método de alteamento de barragens de rejeitos utilizado pela Samarco, empresa responsável pelo desastre de Mariana. Apesar de apresentar um baixo controle construtivo, tornando-se crítico principalmente em relação à segurança, a técnica usada pela empresa é a mesma que foi adotada para um número significativo de barragens de rejeitos naquele Estado, provavelmente devido ao seu menor custo. O método de alteamento empregado na barragem que se rompeu é o:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    ALTEAMENTO DE MONTANTE: O processo chega a ser 70% mais barato que técnicas mais modernas, porém traz maior risco de rompimento.

    É a técnica + perigosa, + comum e + barata.

    FONTES: willianfreire.com.br e g1.com

    LOGO, NÃO FOI ACIDENTE, FOI GANÂNCIA.

     

  • método para montante consiste, inicialmente, na construção de um dique inicial ou de partida, utilizando-se geralmente aterro compactado ou enrocamento. Os rejeitos são descarregados hidraulicamente, por meio de canhões ou hidrociclones, desde a crista (parte mais alta) do dique de partida, formando uma praia de rejeito que, com o tempo, será adensada e servirá como fundação e fornecerá material para futuros diques de alteamento, que serão construídos com o próprio material do rejeito. O processo é repetido até que seja atingida a cota de ampliação prevista no projeto. Esse método é o mais simples e de mais baixo custo de construção, porém está associado à maioria dos casos de ruptura de barragens de rejeitos em todo o mundo,[2][3] a exemplo do que ocorreu no caso da barragem de Fundão, no subdistrito de Bento Rodrigues, Minas Gerais, em novembro de 2015. [4]


ID
2217367
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Na gestão de aterros sanitários, uma preocupação constante é quanto ao lixiviado e seu controle.
Esse lixiviado é a reunião de:

Alternativas
Comentários
  • Lixiviados de aterro sanitário, também conhecidos por Chorume, são definidos como efluentes líquidos gerados como resultado da percolação de água de chuva através dos resíduos sólidos dispostos em aterros sanitários, bem como da umidade natural desses resíduos.

    Tais efluentes podem conter uma grande quantidade de matéria orgânica (biodegradáveis e não biodegradáveis - refratários), onde os compostos húmicos constituem um importante grupo, assim como os compostos nitrogenados, metais pesados e sais inorgânicos.


ID
2313676
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Com relação ao Sistema Nacional de Defesa Civil, julgue o item a seguir.


Processos sustentáveis de urbanização implicam respeito às limitações ambientais para o uso do solo, como evitar a ocupação, por meio de moradias, de encostas íngremes e de áreas inundáveis.

Alternativas

ID
2313700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O aumento crescente da consciência ambiental e a escassez de recursos naturais influenciam cada vez mais as organizações a contribuírem de forma sistematizada na redução dos impactos ambientais associados aos seus processos. Com relação ao sistema de gestão ambiental (SGA) de empresas e sua normatização, julgue o próximo item.


A conduta ética, a apresentação justa, o devido cuidado profissional, a independência e a abordagem baseada em evidência são princípios que fazem da auditoria uma ferramenta eficaz e confiável em apoio a políticas de gestão e controle do SGA.

Alternativas
Comentários
  • Cabe ressaltar que a versão de 2012 da ISO 19.011 acrescenta a confidencialidade aos princípios da norma.


ID
2313703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O aumento crescente da consciência ambiental e a escassez de recursos naturais influenciam cada vez mais as organizações a contribuírem de forma sistematizada na redução dos impactos ambientais associados aos seus processos. Com relação ao sistema de gestão ambiental (SGA) de empresas e sua normatização, julgue o próximo item.


Somente a norma regulamentadora que trata dos requisitos com orientações para uso do SGA descreve os requisitos que podem ser objetivamente auditados para fins de certificação/registro ambiental e(ou) de autodeclaração do SGA de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • lógico né

     

    não vamos esperar que uma outra norma defina critérios de outra norma. "Como assim, Samuel?". A ANA não irá legislar versando sobre requisitos de UCs, por exemplo

     

    a questão tá certa, porque ela fala que somente "uma norma qualquer" (x) que fala de requisitos de SGA possui a relação de requisitos para serem auditados. Se uma norma de fala de requisitos, é lógico que ela descreve os requisitos para serem auditados

     

    se eu vou auditar a 14 001, é óbvio que só nela eu vou encontrar os requisitos para serem auditados


ID
2313709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O aumento crescente da consciência ambiental e a escassez de recursos naturais influenciam cada vez mais as organizações a contribuírem de forma sistematizada na redução dos impactos ambientais associados aos seus processos. Com relação ao sistema de gestão ambiental (SGA) de empresas e sua normatização, julgue o próximo item.


A política ambiental de uma empresa deve ser estabelecida a partir das intenções e dos princípios gerais da organização em relação ao seu desempenho ambiental, conforme formalmente expresso pela alta administração.

Alternativas

ID
2313787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Com relação a estudos epidemiológicos, julgue o próximo item.


Os estudos analíticos realizados por meio da escolha de um grupo de comparação permitem identificar a relação entre doenças e fatores que podem estar relacionados com a ocorrência dessas doenças.

Alternativas

ID
2706046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O termo impacto ambiental é um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) e foi instituído pela Resolução CONAMA n.º 001/1986, de 23/1/1986, como sendo qualquer alteração das propriedades químicas, físicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas. Considerando essas informações e com relação a avaliação do impacto ambiental (AIA), julgue o item a seguir.


As atividades técnicas envolvidas em um EIA consideram o meio físico, o meio biológico e o meio socioeconômico, sendo esse último, referente ao uso e ocupação do solo.

Alternativas
Comentários
  • Resolução Conama nº 01/86

    Art. 6º O estudo de impacto ambiental desenvolverá, no mínimo, as seguintes atividades técnicas: 

    I - Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área, antes da implantação do projeto, considerando:

    a) o meio físico - o subsolo, as águas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografia, os tipos e aptidões do solo, os corpos d’água, o regime hidrológico, as correntes marinhas, as correntes atmosféricas;

    b) o meio biológico e os ecossistemas naturais - a fauna e a flora, destacando as espécies indicadoras da qualidade ambiental, de valor científico e econômico, raras e ameaçadas de extinção e as áreas de preservação permanente;

    c) o meio sócio-econômico - o uso e ocupação do solo, os usos da água e a sócio-economia, destacando os sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade, as relações de dependência entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilização futura desses recursos. 


ID
2776561
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A fixação simbiótica e assimbiótica de N, bem como a precipitação, o intemperismo e a fertilização, estão relacionados, direta e simultaneamente, à

Alternativas

ID
2802331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Com referência às disposições normativas do Ministério do Meio Ambiente contidas em instrução normativa e portaria que oficializaram a Lista Nacional Oficial de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção e estabeleceram regras pertinentes às espécies com restrição de corte, julgue o próximo item.


São espécies que compõem a Lista Nacional Oficial de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção: Virola parvifolia Ducke e Qualea grandiflora Mart.

Alternativas
Comentários
  • Nenhuma das duas espécies mencionadas na questão consta na Lista Nacional de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção.

    Para quem tiver curiosidade, segue o link:

    www.mma.gov.br/estruturas/ascom_boletins/_arquivos/83_19092008034949.pdf


    Bons estudos!

  • Como que eu vou saber ?


ID
2802382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

    Tendo em vista a regularização ambiental de sua posse rural familiar, José solicitou ao órgão responsável o registro do imóvel no cadastro ambiental rural (CAR). Durante o processo, foram mapeadas áreas de nascentes, sendo que uma delas não estava circundada por vegetação nativa. No levantamento, também foram encontrados cursos d’água, entre os quais um se encontra desprovido de mata ciliar e outro conta com exploração agroflorestal para a produção de bananas nas suas margens. Nesse segundo caso, constatou-se que as matas ciliares ficam inundadas no período chuvoso. Além disso, foram mapeadas várias áreas com inclinação entre 25º e 45º, em uma das quais José cria gado.

Com referência a essa situação hipotética e aos requisitos para a concessão de registro de imóvel no CAR, julgue o item a seguir de acordo com a legislação ambiental brasileira. Nesse sentido, considere que a sigla APP, sempre que empregada, se refere à área de preservação permanente.


Não há a necessidade de interrupção das atividades agroflorestais identificadas: elas são consideradas atividades de interesse social e de eventual ou baixo impacto ambiental.

Alternativas
Comentários
  • A primeira vez que fiz essa questão, interpretei a área de exploração de baixo impacto (permitida no caso de app) cm sendo marginal ao curso d'água, ou seja, cumprindo a "função" das matas ciliares...o que logicamente estaria equivocado e a questão seria errada. Mas, de fato é um atividade de baixo impacto, permitida conforme a lei e posterior a área de app.

  • IX - interesse social:

    b) a exploração agroflorestal sustentável praticada na pequena propriedade ou posse rural familiar ou por povos e comunidades tradicionais, desde que não descaracterize a cobertura vegetal existente e não prejudique a função ambiental da área;

     - atividades eventuais ou de baixo impacto ambiental:

    a) abertura de pequenas vias de acesso interno e suas pontes e pontilhões, quando necessárias à travessia de um curso d’água, ao acesso de pessoas e animais para a obtenção de água ou à retirada de produtos oriundos das atividades de manejo agroflorestal sustentável;

    j) exploração agroflorestal e manejo florestal sustentável, comunitário e familiar, incluindo a extração de produtos florestais não madeireiros, desde que não descaracterizem a cobertura vegetal nativa existente nem prejudiquem a função ambiental da área

  • As Áreas de Preservação Permanente são de utilização restrita, em virtude da sua função ambiental.

    Em regra, essas áreas não podem sofrer intervenções, sendo admitido apenas no caso de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. As atividades agroflorestais são consideradas atividades de interesse social e de eventual ou baixo impacto ambiental.

    São elas.

    atividades eventuais ou de baixo impacto ambiental:

    exploração agroflorestal e manejo florestal sustentável, comunitário e familiar, incluindo a extração de produtos florestais não madeireiros, desde que não descaracterizem a cobertura vegetal nativa existente nem prejudiquem a função ambiental da área;


ID
2859271
Banca
CETREDE
Órgão
EMATERCE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O Conselho Nacional do Meio Ambiente, através da resolução CONAMA 01/1986, dispõe os critérios básicos e as diretrizes gerais para uso e implementação da Avaliação de Impacto Ambiental como um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. Sobre avaliação de impactos ambientais, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A audiência pública não é etapa obrigatória!

    RESOLUÇÃO CONAMA Nº 09 DE 1987

    Art. 2o Sempre que julgar necessário, ou quando for solicitado por entidade civil, pelo Ministério Público, ou por 50 (cinqüenta) ou mais cidadãos, o Órgão de Meio Ambiente promoverá a realização de audiência pública.

  • Separando por classes do potencial poluidor do empreendimento, de 1 a 6*.

    1 e 2 = Licença Ambiental Simplificada , N/A audiência pública.

    3 e 4 = Licença concomitante, audiência pública facultativa.

    5 e 6=Licença trifásica (LP, LI e LO separadas). Audiência Pública obrigatória.

    *Segundo a RES. Copam 217/2017 de MG

  • A alternativa D também esta errada, uma vez que o artigo 7 da RESOLUÇÃO CONAMA Nº1/86 foi revogado pela RESOLUÇÃO CONAMA Nº237/1997, Correlações: Altera a Resolução no 1/86 (revoga os art. 3o e 7o)

    Texto legalmente válido: Nº237/1997. Art. 11. Os estudos necessários ao processo de licenciamento deverão ser realizados por profi ssionais legalmente habilitados, às expensas do empreendedor.

    Parágrafo único. O empreendedor e os profissionais que subscrevem os estudos previstos no caput deste artigo serão responsáveis pelas informações apresentadas, sujeitando-se às sanções administrativas, civis e penais.


ID
2915326
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

As massas de ar são criadas principalmente dentro de fluxos anticiclônicos dos cinturões subtropicais e polares de alta pressão. Levando em consideração os conhecimentos sobre as massas de ar que afetam o Brasil, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • mEc – Massa Equatorial Continental

    • Quente e Úmida 

    • Forma-se na região amazônica – região de baixa pressão

    • Movimento convectivo devido à convergência dos alísios 

    • Verão estende-se para o sul 

    • Inverno retrai-se 

    • Provoca chuvas na Amazônia e em boa parte do país durante vários meses do ano.

    • O principal fator para a grande umidade é a presença da floresta Amazônica.

    • O recuo da mEc no inverno e ao mesmo tempo o avanço da mPa (Massa Polar Atlântica), proporciona o fenômeno denominado de friagem. 

      mEa – Massa Equatorial Atlântica 

    • Quente e Úmida

    • Ocorre sobre oceanos Atlântico e Pacífico na convergência dos alísios (ZCIT)

    • Desloca-se latitudinalmente durante o ano 

    • No Verão sua localização estende-se até 8° S. (próximo a linha do equador)

    • Inverno do hemisfério sul – retorna ao hmisfério norte 

    • Atuação parte do Norte e Nordeste brasileiro

    • Ao encontro com a mPa, provoca chuvas de frentes ou frontais, com alta intensidade.

    mTa – Massa Tropical Atlântica 

    • Forma-se sobre oceanos Atlântico (e Pacífico)

    • Associada aos anticiclones do Atlântico Sul (e do Pacífico Sul)

    • Ar subsidente quente e seco que se superpõe ao ar úmido e menos aquecido (camada de inversão entre 500 e 1500 m) 

    • Duas camadas

    Inferior – fria e úmida 

    Superior – quente e seca 

    (De forma geral essa massa é caracterizada como quente e úmida.

    • Nuvens cúmulos de pouca extensão

    • Pouca chuva associada à orografia e no litoral 

    • No inverno com o deslocamento do anticiclone do Atlântico Sul para o continente, esta massa passa a ser uma massa subsidente continental (CS), incapaz de provocar se quer formação de nuvens – céu claro, sem nuvens, sem chuvas – estação seca. 

    • A massa tropical do Pacífico – no verão transborda por cima da Cordilheira dos Andes e se associa a continental tropical, alimentando a depressão do Chaco.

    • Possui seu centro de formação próximo ao Trópico de Capricórnio 

    • Atua em extensas faixas do litoral brasileiro

    • A região Sudeste contribui para a formação de chuvas orográficas (ou chuvas de relevo) durante o verão.

  •  

    mTc – Massa Tropical Continental 

    • Quente e Seca 

    • Associada à Baixa (depressão) do Chaco (parte na Argentina e no Paraguaia) 

    • Resultado do grande aquecimento no verão 

    • Massa de ar quente e seca, instável com atividade convectiva intensa até 3000 m

    • Precipitação fraca, céu pouco nublado o que favoreceu ainda mais o aquecimento diurno e resfriamento noturno

    • Essa massa pode provocar, sobretudo, no Centro-Oeste, com a alternância das estações, períodos chuvosos e também secos, assim, determinando o ritmo da vida no bioma do Pantanal. Durante a época das chuvas (novembro até abril), as águas cobrem dois terços da região, pois o fato de está cercada de montanhas, aliado às baixas altitudes, dificulta o escoamento das chuvas. A época da vazante começa em maio, deixando uma camada de húmus sobre o solo que, de maneira geral, são pobres e têm excesso de sal. É bem verdade que essa cheias estão diretamente vinculadas, ao mesmo tempo, a avanço da mEc.

    mPa – Massa Polar Atlântica 

    • Fria e Úmida (Sua umidade refere-se ao percurso, zona polar ao continente americano, sobre o oceano atlântico) 

    • Associada aos anticiclones migratórios 

    • Inicialmente é estável 

    • Ao se deslocar, desaparece a inversão e torna-se instável 

    • Mais intensas no inverno, destacando-se sobre os continentes nesta estação, atingindo as baixas latitudes.

    • Sua origem ao entrar no Brasil está relacionada nas porções do Oceano Atlântico próximo a Patagônia (sul da Argentina)

    • Ao penetrar no Brasil sob a forma de frente fria, provoca chuvas e declínio da temperatura.

    • Seu avanço ao litoral brasileira destaque para o Nordeste, provoca chuvas de frentes ou frontal (Ex.: mPa em encontro com a mTa).

    • O encontro com a mEc e mTa, proporciona chuvas com alta intensidade. (Ex.: as chuvas da Região Serrana do Rio de Janeiro, ocasionando um grande desastre).


ID
2917903
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A amostragem sistemática é um processo probabilístico não aleatório, em que esse critério probabilístico é estabelecido a partir de uma única aleatorização: a da primeira unidade amostral.


De acordo com as características da amostragem sistemática, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab A

    A amostragem sistemática tem a vantagem de economizar tempo na obtenção dos dados de campo, pois, com ela, tem-se menor tempo de caminhamento entre as unidades de amostra, pela uniformidade de sua distribuição. Além disso, outras razões justificam o uso da amostragem sistemática, entre elas: a redução de custos ocasionados pelo caminhamento entre as unidades de amostra, a facilidade de seleção das unidades de amostra e a maior facilidade na alocação das parcelas no campo, por estarem as unidades de amostra distribuídas uniformemente. Outra vantagem, talvez a maior delas, é que, com o emprego do método, é possível mapear a população.

    http://www.mensuracaoflorestal.com.br/capitulo-6-amostragem-sistematica


ID
2931469
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Aquele que causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora estará sujeito à

Alternativas
Comentários
  • Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:

    Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

    § 1º Se o crime é culposo:

    Pena - detenção, de seis meses a um ano, e multa.

    § 2º Se o crime:

    I - tornar uma área, urbana ou rural, imprópria para a ocupação humana;

    II - causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos à saúde da população;

    III - causar poluição hídrica que torne necessária a interrupção do abastecimento público de água de uma comunidade;

    IV - dificultar ou impedir o uso público das praias;

    V - ocorrer por lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos:

    Pena - reclusão, de um a cinco anos.

    § 3º Incorre nas mesmas penas previstas no parágrafo anterior quem deixar de adotar, quando assim o exigir a autoridade competente, medidas de precaução em caso de risco de dano ambiental grave ou irreversível.


ID
2931496
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A respeito da aplicação de tintas ou sistemas de pinturas como método de proteção anticorrosivo, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2931523
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Em relação às máquinas utilizadas na exploração florestal e suas funções, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Feller Buch

    Também conhecido como trator florestal cortador - acumulador,é constit uído

    de um trator de pneus ou esteira, equipado com braço hidráulico (grua) ao qual é

    acoplado um cabeçote que realiza o corte e o empilhamento de árvores.

    Shovel Logger

    Composto por uma máquina base que pode ter sido projetada e fabricada

    especificamente para operações florestais, ou pode ser o resultado de algumas alterações

    e adaptações realizadas em escavadeiras hidráulicas utiliz adas na construção civil que

    muitas vezes são aplicadas na atividade florestal, com função de movimentar madeira.

    Skildder

    Máquina projetada para trabalhar nos sistemas de toras compridas, executando

    o arraste d tora (s) ou árvores d a área de corte até a margem da estrada ou pátio

    intermediário.

    Forwarder (Trator Florestal Transportador)

    Máquina auto-carregável utilizada na ex tração de toras dispostas na flor esta ou

    nos pátios intermediários executando o trabalho sem contato com o solo , operação

    denominada de baldeio ocorrendo em florestas implantadas.

  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.


ID
3185905
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Sabará - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Algumas mudas de espécies florestais suportam o plantio com a raiz nua; nesse sistema, semeia-se diretamente num canteiro e, quando as mudas estão com o porte desejado, são transplantadas diretamente para o campo. Mas a maioria das espécies precisa de maior proteção, necessitando que as mudas sejam formadas em um recipiente com um substrato adequado, de forma a proporcionar maior sobrevivência e melhor desenvolvimento, tanto no viveiro quanto no campo. De acordo com o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Sacolas plásticas necessitam de equipamento especial para depositar o substrato e facilitar o seu enchimento; o rendimento no ensacolamento é grande. Sacolas são razoavelmente fáceis de retirar no campo e devem ser recicladas, ou enviadas para aterro sanitário após o uso. Em geral, a quantidade de substrato necessária para preenchimento é menor para sacolas plásticas do que para taquaras e tubetes.

( ) Devido à grande preocupação com o impacto que o uso de recipientes possa causar ao ambiente, os recipientes são classificados e o tubete atende à classificação de persistente reutilizável.

( ) Os tubos de papelão surgiram na década de 1970, mas apresentavam problemas para não se desintegrar e manter a forma até o plantio; tinham como vantagem a rápida degradação e o baixo custo, sem ter de serem retirados no momento do plantio no campo.

( ) O material de origem natural e degradável denominado taquara, quando disponível em grande quantidade, é adequado à espécie da qual se deseja produzir mudas; muitas vezes se torna mais econômico que a própria sacola plástica, pois envolve menor quantidade de mão de obra.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Sacolas plásticas necessitam de equipamento especial para depositar o substrato e facilitar o seu enchimento; o rendimento no ensacolamento é grande. Sacolas são razoavelmente fáceis de retirar no campo e devem ser recicladas, ou enviadas para aterro sanitário após o uso. Em geral, a quantidade de substrato necessária para preenchimento é menor para sacolas plásticas do que para taquaras e tubetes.

    Não necessita de qualquer equipamento especial!

  • Gab A

    Complementando...

    Sacolas plásticas necessitam de equipamento especial para depositar o substrato e facilitar o seu enchimento; o rendimento no ensacolamento é grande. Sacolas são razoavelmente fáceis de retirar no campo e devem ser recicladas, ou enviadas para aterro sanitário após o uso. Em geral, a quantidade de substrato necessária para preenchimento é menor para sacolas plásticas do que para taquaras e tubetes.

    1- Sacolas são mais difíceis de se retirar em campo, sendo necessário utilizar uma faca para corta-la;

    2- Nem todas são biodegradáveis; e

    3- Geralmente possuem dimensões muito maiores que os tubetes, ou seja, precisam de mais substrato para preenche-las.


ID
3262864
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Os impactos ambientais causados pela ocorrência de incêndios florestais colocaram essa questão entre as de maior relevância para a promoção do desenvolvimento sustentável no país, especialmente considerando a lei de crimes ambientais que, no artigo 38, tipificou como crime “destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, mesmo que em formação, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção”. Sobre o assunto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) é altamente recomendável a utilização de aceiros, para restringir a eficácia do fogo

    b) > 45º é APP, área não passivel de intervenções que não sejam de Utilidade pública, Interesse Social ou Baixo impacto

    Queima em “V” ou Chevron:

    Esta técnica foi desenvolvida para uso em áreas acidentadas, partido-se sempre do topo para a base das montanhas. As linhas de fogo devem ser iniciadas, simultaneamente, de um único ponto no local mais alto e prosseguirem montanha abaixo, de forma radical.

    c) No Cerrado por exemplo, ele estimula a renovação da vegetação e quebra a dormência de algumas espécies.

    d) Correta!

    e) Ocorre o inverso, as massa se movimentam da maior para menor pressão


ID
3262930
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A elaboração e a avaliação de projetos florestais podem ser fundamentadas considerando fatores relacionados:


1. à localização;

2. ao clima;

3. à infraestrutura da região;

4. aos insumos necessários.


( ) Precipitação.

( ) Vias de acesso.

( ) Bens de capital.

( ) Mão de obra.

( ) Topografia.


Referente ao assunto, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • GABA. E

    Fiz por exclusão, sabendo que precipitação é relacionada ao clima, o 2 é o primeiro.... o restante foi fácil.


ID
3327673
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ibirité - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Uma das principais funções da avaliação de impacto ambiental (AIA) é contribuir para o planejamento de projetos que evitem impactos adversos, e não apenas os atenuem.


Considerando esse contexto, são atividades da avaliação de impacto ambiental (AIA), EXCETO:

Alternativas

ID
3336106
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O estudo prévio de impacto ambiental (EIA) e o relatório de impacto ambiental (RIMA) estão previstos no artigo 225, § 1º, IV da Constituição Federal (CF/88). Eles são instrumentos importantes para aplicação dos princípios do desenvolvimento sustentável e da prevenção.

Considerando o impacto ambiental, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
3482050
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ADAF - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Com relação à teoria de amostragem, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Uma população pode apresentar tamanho finito ou infinito.

( ) O parâmetro é uma característica da amostra e tem um valor (constante) obtido para cada variável de interesse.

( ) A precisão define o quanto que um valor consegue estar do verdadeiro parâmetro de uma população.

( ) A precisão refere-se ao grau de aproximação de uma estimativa em relação ao parâmetro da população.

Alternativas
Comentários
  • (V) Uma população pode apresentar tamanho finito ou infinito.

    (F) O parâmetro é uma característica da amostra e tem um valor (constante) obtido para cada variável de interesse.

    -Parâmetro ou característica de uma população: é um valor ou constante que é obtido para dada variável de interesse, se todas as unidades de amostra de uma população forem mensuradas (SHIVER; BORDERS, 1996)

    Consiste do principal objetivo de qualquer processo amostral a estimativa de um ou mais parâmetros de uma população. O valor estimado de um parâmetro é sempre referido como uma estimativa, cujo valor deve ser o mais próximo do verdadeiro valor de um parâmetro populacional (LOETSCH; HALLER, 1964; HUSCH et al., 2003; SHIVER; BORDERS, 1996).

    (V) A precisão define o quanto que um valor consegue estar do verdadeiro parâmetro de uma população.

    (F) A precisão refere-se ao grau de aproximação de uma estimativa em relação ao parâmetro da população.

    Precisão: define o poder de um estimador ou, em outras palavras, o quão próximo o estimador consegue estar do verdadeiro valor de um parâmetro de uma população. A precisão de uma estimativa depende, dentre outros fatores, da variabilidade da população, do tamanho da amostra e do delineamento de amostragem empregado no inventário florestal.


ID
3550153
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Xavier - RS
Ano
2018
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Podemos afirmar que as Unidades de Conservação de Proteção Integral são: 

Alternativas
Comentários
  • Art. 8 O grupo das Unidades de Proteção Integral é composto pelas seguintes categorias de unidade de conservação:

    I - Estação Ecológica;

    II - Reserva Biológica;

    III - Parque Nacional;

    IV - Monumento Natural;

    V - Refúgio de Vida Silvestre.


ID
3553738
Banca
FUNCAB
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

De acordo com a caracterização e classificação dos impactos ambientais, pode-se afirmar que na expressão “quando o efeito da ação se propaga por uma área além das imediações do sítio onde a ação foi deflagrada”, avalia-se a característica de um impacto:

Alternativas

ID
3561835
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2012
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A valoração de danos ambientais refere-se à inclusão de critério econômico na gestão dos recursos naturais, onde podem ser feitas estimativas do valor monetário de um recurso ambiental em relação a outros bens e serviços econômicos, a partir da adoção de métodos de valoração ambiental. Sobre esse assunto, indique a opção que corresponde à denominação correta do(s) método(s) que, em teoria, consegue(m) captar o valor de existência de um recurso natural.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A.

    Valor de Uso

    Valor de Uso Direto: bens e serviços ambientais apropriados diretamente da exploração do recurso e consumidos hoje.

     Valor de Uso Indireto: bens e serviços ambientais que são gerados de funções ecossistêmicas e apropriados e consumidos indiretamente hoje.

    Valor de Opção: bens e serviços ambientais de usos diretos e indiretos a serem apropriados e consumidos no futuro.

    Valor de Não-Uso

    Valor de Existência: valor não associado ao uso atual ou futuro e que reflete questões morais, culturais, éticas ou altruísticas. 

    OBS: o método da valoração contingente estima valor do bem ambiental, sem se basear em preços de mercado.

    Fonte: MANUAL PARA VALORAÇÃO ECONÔMICA DE RECURSOS AMBIENTAIS. RONALDO SEROA DA MOTTA , 1997.


ID
3567361
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BR Distribuidora
Ano
2011
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Em novembro de 2011, aconteceu, na África do Sul, a Conferência das Partes, também conhecida como COP17. Em junho de 2012, acontecerá, no Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20. Esses eventos têm o objetivo de assegurar o comprometimento político com o desenvolvimento sustentável e com as mudanças climáticas. Considere as afirmações a seguir.


I - A COP 3 ocorreu em 1997, no Japão, onde o Protocolo de Quioto foi ratificado, adotando-se metas obrigatórias de emissões de gases de efeito de estufa para países industrializados.

II - Qualquer país industrializado pode desenvolver um projeto dentro do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), e o Brasil é o terceiro país em número de projetos, atrás de China e Índia.

III - A Agenda 21 definiu um programa de ação para conciliar crescimento econômico e social com a preservação do meio ambiente. A Agenda 21 e a Convenção-Quadro sobre Mudanças Climáticas foram alguns dos resultados da conferência Eco-92.

São corretas as afirmações 

Alternativas
Comentários
  • "Acordo ambiental fechado durante a 3ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em Kyoto, Japão, em 1997. Foi o primeiro tratado internacional para controle da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Entre as metas, o protocolo estabelecia a redução de 5,2%, em relação a 1990, na emissão de poluentes, principalmente por parte dos países industrializados. Uma delas determinava a redução de 5,2%, em relação a 1990, da emissão de gases do efeito estufa, no período compreendido entre 2008 a 2012. O protocolo também estimulava a criação de formas de desenvolvimento sustentável para preservar o meio ambiente.

    Ao ser adotado, o Protocolo de Kyoto foi assinado por 84 países. Os Estados Unidos, um dos países que mais emitem gases poluentes no mundo, abandonaram o Protocolo em 2001 com a justificativa de que cumprir as metas estabelecidas comprometeria seu desenvolvimento econômico.

    As metas de redução de gases não são, entretanto, homogêneas entre os países que assinaram o acordo. Trinta e oito países têm níveis diferenciados nas metas de redução dos gases poluentes. Países que compõem a União Europeia, por exemplo, estabeleceram meta de 8% na redução dos gases do efeito estufa, enquanto o Japão fixou esse percentual em 6%. Quando os Estados Unidos aderiram ao acordo, comprometeram-se com a redução de 7% dos gases poluentes. 

    Fonte: Agência Senado:<https://www12.senado.leg.br/noticias/entenda-o-assunto/protocolo-de-kyoto>"


ID
3571288
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Caxias - MA
Ano
2018
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O dano ambiental tem características que norteiam o tratamento de ordens jurídicas. Nas afirmações abaixo, assinale aquela que não é verdadeira: 

Alternativas

ID
3572866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Aracaju - SE
Ano
2003
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Um programa de controle de poluição do ar em uma cidade depende do conhecimento de certos aspectos que interferem na qualidade do ar. A respeito desse assunto, julgue o item subseqüente.

São chamados de poluentes secundários do ar aqueles poluentes que se formam na própria atmosfera por meio de reações que ocorrem devido à presença de certas substâncias químicas e determinadas condições físicas. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

    Poluentes Primários: aqueles emitidos diretamente pelas fontes de emissão.

    Poluentes Secundários: aqueles formados na atmosfera através da reação química entre poluentes primários e componentes naturais da atmosfera.

    Fonte: https://cetesb.sp.gov.br/ar/poluentes/


ID
3573226
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2017
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

As questões ambientais sempre foram importantes, apesar da negligência dos homens com relação a isso. Entretanto, nos dias atuais, o meio ambiente vem tendo a devida consideração nos debates relativos ao fornecimento energético para o mundo, podendo-se afirmar que a realização de qualquer tipo de análise energética deve ser acompanhada da avaliação dos aspectos ambientais associados. A esse respeito, considere as seguintes afirmativas: 


I − a nível global, as emissões de SO₂ podem interferir na política energética; 

II − a nível global, as emissões de CO₂ podem interferir na política energética;

III − a nível regional, os riscos ambientais provêm da acidificação do meio ambiente. 

É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas

ID
3573367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Aracaju - SE
Ano
2003
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Um programa de controle de poluição do ar em uma cidade depende do conhecimento de certos aspectos que interferem na qualidade do ar. A respeito desse assunto, julgue o item subseqüente.

As emissões de ozônio e a formação de ozônio por fotoquímica na própria troposfera são até desejáveis, pois o ozônio protege a Terra das radiações ultravioleta provenientes do Sol, que são carcinogênicas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    As emissões de ozônio e a formação de ozônio por fotoquímica na própria troposfera são até desejáveis, pois o ozônio protege a Terra das radiações ultravioleta provenientes do Sol, que são carcinogênicas.

    °

    Oxidantes Fotoquímicos, como o Ozônio (O3)

    “Oxidantes fotoquímicos” é a denominação que se dá à mistura de poluentes secundários formados por reações entre os óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis, na presença de luz solar, sendo estes últimos liberados na queima incompleta e evaporação de combustíveis e solventes. O principal produto dessa reação é o ozônio, por isso mesmo utilizado como parâmetro indicador da presença de oxidantes fotoquímicos na atmosfera. Tais poluentes formam a chamada névoa fotoquímica ou “smog fotoquímico”, que possui esse nome porque causa na atmosfera diminuição da visibilidade.

    Além de prejuízos à saúde, o ozônio pode causar danos à vegetação. É sempre bom ressaltar que o ozônio encontrado na faixa de ar próxima do solo, onde respiramos, chamado de “mau ozônio”, é tóxico. Entretanto, na estratosfera (cerca de 25 km de altitude) o ozônio tem a importante função de proteger a Terra, como um filtro, dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol.

    °

    Fonte: https://cetesb.sp.gov.br/ar/poluentes/


ID
3575239
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Presidente Prudente - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A disponibilidade adequada de fósforo no solo para o desenvolvimento adequado da maioria das plantas ocorre quando o pH se apresenta próximo a

Alternativas

ID
3575245
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Presidente Prudente - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

No processo de canalização fechada de um córrego, o principal impacto negativo causado ao meio ambiente é

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa c

    De acordo com o Cflo, Art. 4º, Considera-se Área de Preservação Permanente (APP):

    I - as faixas marginais de qualquer curso d’água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de:       

    Com o processo de canalização fechada de um córrego há a descaracterização de natural desse córrego, tornando-se antrópico ou artificial, com isso perdendo sua condição de APP.


ID
3581605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SGA-AC
Ano
2007
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Com relação à estação de monta em bovinos de corte, julgue o item que se segue.


A prática da estação de monta é importante na seleção das matrizes, por isso, deve-se selecionar matrizes que concebam no final da estação.

Alternativas

ID
3581614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SGA-AC
Ano
2007
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Com relação à estação de monta em bovinos de corte, julgue o item que se segue.


As novilhas apresentam maior taxa de fertilidade que as vacas, apesar de serem animais que estão em crescimento. Iniciando-se o manejo reprodutivo desses animais 30 dias antes da estação de monta, pode-se adiantar a parição e, conseqüentemente, aumentar o tempo de recuperação para a próxima estação.

Alternativas

ID
3588769
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2017
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD) propôs uma agenda global para o desenvolvimento sustentável, e publicou o relatório “Nosso futuro comum”, também conhecido como Relatório Brundtland, publicado em 1987. A definição de Desenvolvimento Sustentável, proposta nesse relatório, é particularmente caracterizada por


Desenvolvimento Sustentável/ Sustentabilidade

Alternativas

ID
3598291
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2019
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente o método de avaliação de impactos ambientais que se refere a uma listagem de controle bidimensional que relaciona os fatores com as ações. Além disso, tal método é muito eficiente na identificação de impactos diretos visto que tem por objetivo relacionar as interações entre os fatores ambientais e os componentes do projeto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra E.

    A matriz de interação refere-se a uma listagem de controle bidimensional que relaciona os fatores com as ações. Tal método é muito eficiente na identificação de impactos diretos (alteração do ambiente que entra em contato com a ação transformadora), visto que tem por objetivo relacionar as interações entre os fatores ambientais e os componentes do projeto (FINUCCI, 2010). Embora possam incorporar parâmetros de avaliação são meramente métodos de identificação, importantes em atividades que possam causar impactos de maior intensidade e, portanto, devem ser monitorados com bastante atenção (MOTA e AQUINO, 2002).

    Fonte: https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/14689/pdf


ID
3598579
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

“_________________ é qualquer unidade que abranja todos os organismos em funcionamento em conjunto (_________________) numa da área, interagindo com o ambiente físico (_________________), de tal forma que o _________________ produza estruturas bióticas claramente definidas e uma _________________ entre as partes vivas e não vivas”. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior:

Alternativas

ID
3602500
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Qual é a etapa do Sistema de Gestão Ambiental em que se tem o contato direto com as operações realizadas nos postos de trabalho e são aplicados os princípios de prevenção da poluição?

Alternativas

ID
3603232
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Sete Lagoas - MG
Ano
2012
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

São princípios da adubação fosfatada, EXCETO:

Alternativas

ID
3603607
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A responsabilidade socioambiental das empresas representa a busca ativa de diversos aspectos, EXCETO:

Alternativas

ID
3618301
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2019
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente.

Alternativas
Comentários
  • São instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente:

    I - o estabelecimento de padrões de qualidade ambiental;

    II - o zoneamento ambiental;              

    III - a avaliação de impactos ambientais;

    IV - o licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras;

    V - os incentivos à produção e instalação de equipamentos e a criação ou absorção de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental;

    VI - a criação de espaços territoriais especialmente protegidos pelo Poder Público federal, estadual e municipal, tais como áreas de proteção ambiental, de relevante interesse ecológico e reservas extrativistas;  

    VII - o sistema nacional de informações sobre o meio ambiente;

    VIII - o Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental;

    IX - as penalidades disciplinares ou compensatórias ao não cumprimento das medidas necessárias à preservação ou correção da degradação ambiental.

    X - a instituição do Relatório de Qualidade do Meio Ambiente, a ser divulgado anualmente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis - IBAMA;

    XI - a garantia da prestação de informações relativas ao Meio Ambiente, obrigando-se o Poder Público a produzí-las, quando inexistentes;   

     XII - o Cadastro Técnico Federal de atividades potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras dos recursos ambientais.

    XIII - instrumentos econômicos, como concessão florestal, servidão ambiental, seguro ambiental e outros. 


ID
3635041
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2018
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Sobre o controle de plantas daninhas, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3666019
Banca
IDECAN
Órgão
HC-UFPE
Ano
2014
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

São características de um local destinado ao decaimento de rejeitos radioativos, EXCETO: 

Alternativas
Comentários
  • Resposta está errada!

    Qualquer local contendo material radioativo deve ser sinalizado!

    CNEN 8.01: "3.1 Descrever o local selecionado para armazenamento de rejeitos radioativos, anexando croqui, levando em consideração, conforme aplicável, os requisitos estabelecidos no artigo 22 desta Norma, e, em particular, que as paredes internas devem ser lisas e pintadas com tinta plástica impermeável, o acesso deve ser controlado e a área deve estar sinalizada."


ID
3667069
Banca
FEPESE
Órgão
SANEFRAI
Ano
2017
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A relação ecológica na qual uma espécie usa a outra como meio de transporte é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A.

    Forésia: Um organismo utiliza a locomoção do outro sem promover qualquer prejuízo ao mesmo.

    Exemplo: cracas e baleias.

    Fonte: https://proenem.com.br/enem/biologia/relacoes-ecologicas/


ID
3668965
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juazeiro - BA
Ano
2016
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O tempo meteorológico é algo que varia muito sobre a face da Terra. Viajantes e escritores, desde épocas imemoriais, têm descrito as infinitas variações do tempo meteorológico, de lugar para lugar e, também, de tempo para tempo, no mesmo local. Sobre as diferenças entre tempo e clima, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O tempo meteorológico é a soma das condições atmosféricas de um dado local, num determinado tempo cronológico. 

    O clima é uma generalização ou a integração das condições de tempo para um certo período, em uma determinada área

    O tempo meteorológico é uma experiência diária; é o estado instantâneo da atmosfera, enquanto a caracterização do clima já é mais abstrata.

    Meteorologia: entendimento dos fenômenos atmosféricos, precisão e controle artificial.

    Climatologia: estudo científico do clima cuja fonte é a meteorologia, mas utiliza de métodos diferentes (como a estatística).

    Gabarito: Letra B.


ID
3673369
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Conhecendo a legislação ambiental brasileira, podemos observar várias leis que contribuem com a preservação ambiental. Sobre o assunto, leia as afirmações a seguir: 


I. A Política Nacional de Recursos Hídricos foi instituída pela Lei n. 9.433 de 1997. 

II. As diretrizes nacionais para o saneamento básico foram estabelecidas pela Lei 11.445 de 2008. 

III. A Política Nacional de Educação Ambiental foi instituída pela Lei n. 9.785 de 2000. 

IV. A proteção da vegetação nativa é tratada na Lei n. 12.651 de 2012. 

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    II. As diretrizes nacionais para o saneamento básico foram estabelecidas pela Lei 11.445 de 2008. (ERRADO)

    A lei é de 2007.

    III. A Política Nacional de Educação Ambiental foi instituída pela Lei n. 9.785 de 2000 (ERRADO)

    O correto seria Lei n. 9.795 de 1999

  • Questão inútil!


ID
3674062
Banca
CETAP
Órgão
SESMA
Ano
2012
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Sobre a Lei de Crimes Ambientais, marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A.

    a) As penas restritivas de direitos da pessoa jurídica são: suspensão parcial ou total de atividades e interdição temporária de estabelecimento, obra ou atividade. No entanto, a pessoa jurídica pode ainda contratar com o Poder Público, bem como dele obter subsídios, subvenções ou doações. ERRADO. Lei 9605/1998. Art. 22. As penas restritivas de direitos da pessoa jurídica são:

    I - suspensão parcial ou total de atividades;

    II - interdição temporária de estabelecimento, obra ou atividade;

    III - proibição de contratar com o Poder Público, bem como dele obter subsídios, subvenções ou doações.


ID
3679597
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2018
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A sucessão ecológica é um processo gradual de mudanças da estrutura e composição de uma comunidade e passa por três fases. Sobre ela, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C.

    1, 2, 3.

    Ecese, Sere, Clímax.

    Ecese – são os primeiros organismos que se instalam no ambiente, podem ser insetos, musgos, gramíneas. Não existe um padrão, cada ambiente será colonizado de uma maneira diferente.

    Sere – Nessa etapa o ambiente irá sofrer importantes transformações, o ambiente e as espécies terão suas características alteradas. Exemplo: uma área que antes era terreno com gramíneas se tornará repleto de vegetação arbustiva, e aves que antes não visitavam as gramíneas irão começar a frequentar o novo ambiente, aproveitando dessa nova vegetação mais alta e atrativa, farão isso com frequência, até se instalarem.

    Clímax – Então chegamos finalmente ao clímax, momento em que o ambiente terá um elevado número de espécies e nichos ecológicos, o ambiente se encontrará em equilíbrio.

    Fonte: https://www.infoescola.com/ecologia/comunidade-climax/


ID
3690718
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2006
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A respeito do repovoamento de rios e represas com alevinos criados em cativeiro, julgue o próximo item.


O repovoamento de rios e represas é uma medida de manejo considerada necessária, como conseqüência da degradação ambiental, do excesso de pesca ou da pesca inadequada.

Alternativas

ID
3695671
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2015
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Segundo a lei no 9.795, de 27 de abril de 1999 que dispõe sobre a educação ambiental, e institui a Política Nacional de Educação Ambienta (PNEA) e dá outras providências, estabelece no seu Art.  3º inciso 5 que, como parte do processo educativo, “às empresas, entidades de classe, instituições públicas e privadas, também devem promover programas destinados à capacitação dos trabalhadores, visando à melhoria e ao controle efetivo sobre o ambiente de trabalho, bem como sobre as repercussões do processo produtivo no meio ambiente”; para este propósito são definidos objetivos fundamentais da educação ambiental. Assinale nas seguintes alternativas qual NÃO é um objetivo fundamental da educação ambiental. 

Alternativas
Comentários
  •  São objetivos fundamentais da Educação Ambiental:

    I – o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos;

    II – a garantia de democratização das informações ambientais; [Letra (B) A garantia de democratização das informações ambientais.]

    III – o estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social; [Letra (C) O estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social.]

    IV – o incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania;

    V – o estímulo à cooperação entre as diversas regiões do País, em níveis micro e macrorregionais, com vistas à construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada, fundada nos princípios da liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade e sustentabilidade;

    VI – o fortalecimento da cidadania, autodeterminação da integração com a ciência e a tecnologia; [Letra (A) O fomento e o fortalecimento da integração com a ciência e a tecnologia.]

    VII – o fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade. [Letra (D) O fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade.]

    Fonte: https://www.icmbio.gov.br/educacaoambiental/politicas/pnea.html

    Gabarito: Letra E.


ID
3703822
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a questões ambientais em obras rodoviárias.

As medidas mitigadoras para o impacto ambiental negativo causado por ruídos e vibrações — que ocorrem, por exemplo, durante a terraplenagem, a remoção de rocha e a extração de minerais — incluem elaborar um plano de fogo adequado e recuperar áreas degradadas.

Alternativas
Comentários
  • alguém explica?

  • Gabarito: certo.

    Por isso que se tornou necessário um planejamento detalhado para as atividades de detonações de rochas no Contorno Rodoviário de Florianópolis, uma vez que na área de influência do empreendimento existem comunidades rurais e/ou urbanas dos municípios da Grande Florianópolis. Esse planejamento visa à elaboração antecipada do plano de fogo de cada detonação, que permite providenciar medidas mitigatórias para reduzir os níveis de ruídos e vibrações.

    Fonte: http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5176/3/cap_10.pdf

  • Plano de fogo deve incluir as etapas de perfuração, cálculo das quantidades de explosivos que serão utilizados, execução do desmonte, entre outros itens. ... Dentre elas, a inicial é o desmonte, processo que demanda a utilização de diferentes explosivos para a fragmentação da rocha


ID
3704974
Banca
FASTEF
Órgão
Prefeitura de Conceição do Araguaia - PA
Ano
2009
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Unidades de Conservação são áreas específicas criadas pelo Poder Público, cujo domínio pode ser público ou privado, podendo ou não ter proteção integral de seus recursos naturais, e dependendo do tipo, ser compatível com a presença de populações tradicionais no seu interior. Assinale a alternativa correta, a seguir, em relação às Unidades de Conservação.

Alternativas

ID
3707422
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Na avaliação ambiental de poeira contendo sílica livre, o meio de coleta mais indicado é o 
 

Alternativas

ID
4912417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

As práticas de exploração florestal de baixo impacto requerem planejamento detalhado de todas as atividades envolvidas, antes, durante e após a retirada de toras, visando reduzir o dano à floresta, o desperdício de madeira, os custos da extração e aumentar a produtividade das operações. Com relação a essas informações e no que diz respeito à mecanização e à exploração florestal, julgue o item a seguir.

Na floresta Amazônica, a presença de cipós representa um incômodo às operações de corte, pois, ao entrelaçar as copas das árvores, causam a queda de árvores não selecionadas para corte e aumentam o risco de acidentes, devendo ser removidos da área de exploração florestal um ano antes do início das atividades.

Alternativas
Comentários
  • ATIVIDADES PRÉ EXPLORATÓRIAS:

    Essas são realizadas um ano antes da exploração, por exemplo:

    • Definição do Talhões;

    • Aberturas de trilhas;

    • Instalação de parcelas permanentes, para inventários contínuos;

    • Inventário florestal de 100% da área a ser explorada;

    • Corte de cipós;

    • Processamento de dados;

    • Confecção de mapas;

    • Planejamento e construção de infra estruturas.


ID
4912492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Acerca dos sistemas agroflorestais, julgue o item subsecutivo.


0 Sistemas agroflorestais são utilizados para a recuperação de áreas degradadas. No entanto, a implantação desse sistema em áreas de preservação permanente (APPs) é ilegal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    Lei 12651/2012(código florestal)

    Art. 8º A intervenção ou a supressão de vegetação nativa em Área de Preservação Permanente somente ocorrerá nas hipóteses de utilidade pública, de interesse social ou de baixo impacto ambiental previstas nesta Lei.

    Art 3°

    IX - interesse social:   (Vide ADC Nº 42)       (Vide ADIN Nº 4.903)

    b) a exploração agroflorestal sustentável praticada na pequena propriedade ou posse rural familiar ou por povos e comunidades tradicionais, desde que não descaracterize a cobertura vegetal existente e não prejudique a função ambiental da área;

    X - atividades eventuais ou de baixo impacto ambiental:

    a) abertura de pequenas vias de acesso interno e suas pontes e pontilhões, quando necessárias à travessia de um curso d’água, ao acesso de pessoas e animais para a obtenção de água ou à retirada de produtos oriundos das atividades de manejo agroflorestal sustentável;

    j) exploração agroflorestal e manejo florestal sustentável, comunitário e familiar, incluindo a extração de produtos florestais não madeireiros, desde que não descaracterizem a cobertura vegetal nativa existente nem prejudiquem a função ambiental da área;


ID
4932433
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Determinada área de estudo apresenta as seguintes classes de cobertura de terras: mata de galeria, pastagem cultivada, área urbana e solo exposto. Com respeito a essas informações e suas implicações, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
4932454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O viveiro florestal constitui uma área delimitada de terreno onde se concentram todas as operações e cuidados na produção de mudas. Para a escolha apropriada do local para a instalação do viveiro, são necessários cuidados básicos, de modo a oferecer todas as facilidades necessárias ao sucesso dessa atividade. Os aspectos importantes para a instalação de um viveiro incluem


I disponibilidade de água para garantir o atendimento de alto consumo do viveiro.

II solo adequado de preferência com boas propriedades físicas e profundidade.

III exposição solar do terreno, de preferência evitar a face que recebe menos sol.

IV declividade adequada, preferencialmente levemente inclinada.

V dificuldade de acesso para proteção das mudas de eventos externos.


A quantidade de itens certos é igual a 

Alternativas
Comentários
  • Escolha do local:

    -Deve estar próximo da área de comercialização ou plantio final;

    -Deve ter fácil acesso para a chegada de insumos e/ou clientes;

    -Deve ter fonte de água abundante, com qualidade, para irrigação;

    -Deve possuir boas condições climáticas: não ter ventos fortes, bom arejamento e ser ensolarado;

    -Deve possuir boa localização no relevo: estar à meia encosta e não ter mais de 3%  de inclinação;

    -Deve possuir solo com boas características físicas e boa drenagem;

    -Também é importante que, na área, não haja plantas daninhas de difícil controle e que não  façam sombra para as mudas.


ID
4932460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A dinâmica territorial na Amazônia expressa o impacto das ações globais, nacionais e as demandas e ações locais. Ao final da década passada, acentuou-se a crescente falta de integração entre duas linhas de atuação do Estado. Uma baseada no planejamento e favorecimento de novos investimentos para a infraestrutura e abertura de mercados, e outra direcionada para o desenvolvimento sustentável, para as populações locais e para a preservação ambiental. Em consequência, antigos padrões de ocupação coexistem com novas dinâmicas de povoamento e uso da terra. Tendo como referências essas informações, assinale a opção correta no que tange a povoamento da Amazônia brasileira.

Alternativas

ID
5093782
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Uma das alternativas à problemática do lixo é a adoção do princípio dos três Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. Esse princípio pode ser aplicado cotidianamente em organizações públicas e privadas.
II. O servidor público deve comunicar aos superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público.
III. Reciclar é transformar materiais já usados, por meio de um processo artesanal ou industrial, em um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados. A reciclagem diminui a exploração dos recursos naturais e, às vezes, é um processo mais barato do que a produção de um material a partir da matéria prima bruta.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5364265
Banca
UNESPAR
Órgão
Prefeitura de Campo Largo - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Corredores Ecológicos são áreas que possuem ecossistemas florestais biologicamente prioritários e viáveis para a conservação da biodiversidade na Amazônia e na Mata Atlântica, compostos por conjuntos de unidades de conservação, terras indígenas e áreas de interstício. Sua função é a efetiva proteção da natureza, reduzindo ou prevenindo a fragmentação de florestas existentes, por meio da conexão entre diferentes modalidades de áreas protegidas e outros espaços com diferentes usos do solo. Integrante do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil, o Projeto Corredores Ecológicos atua em dois corredores: O Corredor Central da Mata Atlântica e o Corredor Central da Amazônia (https://www.mma.gov.br). Os objetivos desse projeto são:

I. Reduzir a fragmentação, mantendo ou restaurando a conectividade da paisagem e facilitando o fluxo genético entre as populações.
II. Planejar a paisagem, integrando unidades de conservação, buscando conectá-las e, assim, promovendo a construção de corredores ecológicos na Mata Atlântica e a conservação daqueles já existentes na Amazônia.
III. Demonstrar a efetiva viabilidade dos corredores ecológicos como uma ferramenta para a conservação da biodiversidade na Amazônia e Mata Atlântica.
IV. Promover a mudança de comportamento dos atores envolvidos, criar oportunidades de negócios e incentivos a atividades que promovam a conservação ambiental e o uso sustentável, agregando o viés ambiental aos projetos de desenvolvimento.

Analise as assertivas acima e assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Todas corretas. Direto do Site do ICMBio. O Corredor Ecológico é um instrumento de gestão e ordenamento territorial, definido pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC (Lei 9.985, de 18 de julho de 2000), com o objetivo de garantir a manutenção dos processos ecológicos nas áreas de conexão entre Unidades de Conservação, permitindo a dispersão de espécies, a recolonização de áreas degradadas, o fluxo gênico e a viabilidade de populações que demandam mais do que o território de uma unidades de conservação para sobreviver. A implementação de um Corredor Ecológico depende da pactuação entre a União, Estados e Municípios para permitir que os órgãos governamentais responsáveis pela preservação do meio ambiente e outras instituições parceiras possam atuar em conjunto para fortalecer a gestão das Unidades de Conservação, elaborar estudos, prestar suporte aos proprietários rurais e aos representantes de comunidades quanto ao planejamento e o melhor uso do solo e dos recursos naturais, auxiliar no processo de averbação e ordenamento das reservas legais - RL, apoiar na recuperação das Áreas de Preservação Permanente - APP, entre outros. O propósito maior desta estratégia de integração é buscar o ordenamento do território, adequar os passivos ambientais e proporcionar a integração entre as comunidades e as Unidades de Conservação, compatibilizando a presença da biodiversidade, a valorização da sociobiodiversidade e as práticas de desenvolvimento sustentável no contexto regional. O mosaico é a gestão integrada e participativa de um conjunto de Unidades de Conservação, que estejam próximas, sobrepostas ou justapostas. Este instrumento de gestão integrada tem a finalidade de ampliar as ações de conservação para além dos limites das UCs, compatibilizando a presença da biodiversidade, a valorização da sociodiversidade e o desenvolvimento sustentável no contexto regional (art. 26; SNUC). O mosaico é reconhecido por meio de ato do Ministério do Meio Ambiente, que institui um conselho consultivo para promover a integração entre as Unidades de Conservação que o compõem. A Portaria nº 482, de 14 de dezembro de 2010, institui os procedimentos necessários para o reconhecimento dos mosaicos. Existem atualmente 14 mosaicos reconhecidos oficialmente e inúmeras inciativas envolvendo UCs federais. Para apoiar e acompanhar o reconhecimento e a implementação destes dois instrumentos de gestão integrada entre Unidades de Conservação o Instituto Chico Mendes conta com uma coordenação específica, vinculada a Coordenação Geral de Criação, Planejamento e Avaliação de Unidades de Conservação – (CGCAP/DIMAN).  

ID
5364268
Banca
UNESPAR
Órgão
Prefeitura de Campo Largo - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Mais carros nas ruas, maior consumo de energia, desmatamento e práticas agrícolas inadequadas. A atividade humana gerou um desequilíbrio que, segundo pesquisas científicas, pode elevar a temperatura média na Terra. Para combater e se adaptar a essas mudanças, o Brasil desenvolve uma série de ações a nível nacional. A principal delas é a (o) _______________________, instituída pela Lei nº 12.187, de 2009. A partir dessa legislação, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) define estratégias e propõe políticas relacionadas ao monitoramento e à implementação dos planos setoriais de mitigação e adaptação. O MMA promove, ainda, a cooperação técnica e científica com entidades relacionadas ao tema para que o país alcance os compromissos voluntários de redução de emissões de gases de efeito estufa, atuando no combate ao desmatamento na Amazônia e em outros biomas e na eliminação de substâncias destruidoras da Camada de Ozônio, que protege a Terra dos raios ultravioletas (https://www.mma.gov.br).

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa c

    LEI Nº 12.187, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2009. 

    Institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima - PNMC e dá outras providências.

    Art. 12. Para alcançar os objetivos da PNMC, o País adotará, como compromisso nacional voluntário, ações de mitigação das emissões de gases de efeito estufa...


ID
5364274
Banca
UNESPAR
Órgão
Prefeitura de Campo Largo - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Os estudos ambientais compõem a Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) e não se confundem com a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) (https://www.mma.gov.br). A principal diferença entre a AIA e a AAE é que, no Brasil, a AIA é empregada usualmente na avaliação ambiental de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa b

    A AIA é o mesmo que estudos ambientais, juridicamente falando. É qualquer tipo de estudo necessário para a aprovação de Projetos de Obras e Atividades.


ID
5364283
Banca
UNESPAR
Órgão
Prefeitura de Campo Largo - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

No estado gasoso, o vapor d’água constitui cerca de 0,25 % da atmosfera, ocorrendo em maior quantidade nas regiões tropicais e nas camadas mais baixas da atmosfera. Sua concentração no ar úmido não chega, em geral, a atingir 2,5 %, ou seja, a 25 g de vapor por kg de ar úmido. Constitui, ainda, cerca de ___________ do total de água existente no ciclo hidrológico, equivalente a cerca de 0,04 % do total de água doce do planeta (Lima, 2008).

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna:

Alternativas
Comentários
  • Questão ao meu entender, difícil, porém de compreensão lógica por exclusão, visto que bastava o conhecimento de aritmética e da quantidade de água doce distribuída no planeta, assim sendo se 3% da água total do planeta é doce, então 0,04% corresponde ao vapor d'água conforme o enunciado da questão, logo o valor mais próximo de 0,04% de 3% é 0,001% do total do ciclo.


ID
5364286
Banca
UNESPAR
Órgão
Prefeitura de Campo Largo - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A temperatura na qual é atingida a pressão de saturação de vapor quando o ar é esfriado sob pressão constante e mantendo constante o conteúdo de vapor, onde a temperatura na qual a pressão de saturação de vapor se iguala à pressão de vapor (https://www.ipef.br/hidrologia/hidrologia.pdf) é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa b

    Outra definição de ponto de orvalho, retirada de um livro, que talvez facilite a compreensão:

    O ponto de orvalho  é a temperatura na qual a quantidade de vapor de água presente na atmosfera estaria em sua máxima concentração. Ou seja, acima da temperatura do ponto de orvalho, a água mantém-se na forma de vapor e, abaixo, passa gradativamente à fase líquida.


ID
5364289
Banca
UNESPAR
Órgão
Prefeitura de Campo Largo - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

As influências da floresta implicam nas relações entre os processos hidrológicos afetados pelo uso florestal em bacias hidrográficas e à consequente ocorrência de erosão e sedimentação, de alteração da temperatura da água e de sua composição química (Sharp & Dewalle, 1980). A qualidade da água, por sua vez, deve ser definida em termos de suas características físicas, químicas e biológicas. A descrição quantitativa destas características é feita através dos chamados parâmetros de qualidade de água. A turbidez é considerada um parâmetro:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa a

    parâmetros físicos : Cor, turbidez, sabor, odor, temperatura. 


ID
5364292
Banca
UNESPAR
Órgão
Prefeitura de Campo Largo - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A potabilidade da água envolve aspectos estéticos e sanitários. A cor e a turbidez, por exemplo, são parâmetros que limitam o uso da água para beber mais por natureza psicológica do que fisiológica. Dos aspectos sanitários, distinguem-se os constituintes tóxicos, com a presença de organismos patogênicos e de elementos tais como chumbo, arsênio, selênio, flúor, bromo, prata, bário, cádmio e cromo (Lima, 2008). O limite máximo de Arsênio permitidos, na água potável, de acordo com padrões Internacionais da Organização Mundial de Saúde, é de:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B. Atualmente no Brasil o limite máximo permitido é de 10 µg/L (Funasa, 2001).

ID
5364295
Banca
UNESPAR
Órgão
Prefeitura de Campo Largo - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A Bacia do Rio Ivaí está localizada no Estado do Paraná, Sul do Brasil, ocupando uma área de 35.845 km2 , entre as latitudes 23°10'14" e 25°36'11 "S e longitudes 53°43'27" e 50°0”43'W. A bacia do Rio Ivaí compreende 105 municípios paranaenses, onde destacam-se os seguintes municípios, com exceção de:

Alternativas