SóProvas


ID
3570937
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Timbó - SC
Ano
2019
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Bibliotecas são espaços de informação e cultura. Para Teixeira Coelho, “um processo de ação cultural resumese na criação ou organização das condições necessárias para que as pessoas inventem seus próprios fins e se tornem assim sujeitos de cultura, e não seus objetos”. Sobre ação cultural, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Santos (2015) Através do lúdico e do imaginário, a biblioteca pública deverá exercer uma participação mais efetiva em eventos e projetos voltados ao resgate cultural, promovendo ações que visem à mediação da informação no processo políticoeducativo, no qual seu público e, principalmente o não público, passem de meros receptores a produtores de cultura, participando da discussão sobre essas questões.

    SANTOS, Josiel Machado. Ação Cultural em Bibliotecas Públicas: o bibliotecário como agente transformador. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 11, n. 2, p. 173-189, jun./dez. 2015.

  • Conceitos importantes para falar de ação cultural:

    "Ação" é um conceito cujo sentido fica mais claro quando confrontado com outro, "fabricação" [...] A fabricação é um processo com um início determinado, um fim previsto e etapas estipuladas que devem levar ao fim preestabelecido. A ação, de seu lado, é um processo com início claro e armado mas sem especificado e, portanto, sem etapas ou estações intermediárias pelas quais se deva necessariamente passar [...] Na fabricação, o sujeito produz um objeto, assim como o marceneiro faz um pé torneado. Na ação, o agente gera um processo, não um objeto."

    Animação cultural:

    "É uma expressão viciada, que revela desde logo sua ideologia: o agente cultural é, aqui, um animador, é dele que parte a ação [...] É ele o sujeito, o grande sujeito. Os outros são meros objetos [...]

    O erro da opção A está em errar o conceito de "animação cultural"