SóProvas


ID
357490
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPAJM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Tem sido cada vez mais frequente a atuação do profissional de serviço social em equipes interprofissionais, seja na área sociojurídica, seja na área de seguridade social. Esse estilo de intervenção remete à discussão de conceitos como o da interdisciplinaridade, que pode ser definida como

Alternativas
Comentários
  • Por que hierarquicamente superior??

  • A mesma duvida que a Suzana,sabendo que a interdisciplinariedade é uma equipe com base na troca de saberes, onde  deve  haver interação das disciplinas, não estando isoladas. 

  • Também não entendi esse "hierarquicamente".

  • "(...) a interdisciplinaridade é "a axiomática comum a um grupo de disciplinas conexas e definida no nível hierárquico imediatamente superior, o que introduz a noção de finalidade".  

    A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PROPOSTA DE SOLUÇÃO AOS PROBLEMAS CAUSADOS PELA FRAGMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO. 


  • Creio que o hierarquicamente superior, se deve ao fato de que uma abordagem interdisciplinar tenha mais efetivos e peso do que uma solo.
  • A interdisciplinaridade pressupõe a interação de vários saberes e disciplinas, na qual não há a sobreposição de uma pela outra mas sim uma complementaridade. Por isso, afirma-se que a disciplinaridade propõe a horizontalização dos poderes visto que todos os profissionais e seus distintos saber são considerados importantes e válidos para o atendimento integral e global dos sujeitos. Portanto, a interdisciplinaridade não requisita somente a justaposição dos saberes, mas sim sua aglutinação para em conjunto possam contribuir para desvendar as necessidades dos sujeitos. Ou seja, a mera existência de uma equipe multidisciplinar não afirma que há também a interdisciplinaridade.


    RESPOSTA: D
  • Resposta lera "D"

     

    Nas palavras de Vasconcelos (1996:8), advogando esta modalidade como integradora do campo da saúde mental,a interdisciplinaridade é entendida aqui como estrutural, havendo reciprocidade, enriquecimento mútuo, com uma tendência à horizontalização das relações de poder entre os campos implicados. Exige a identificação de uma problemática comum, com levantamento de uma axiomática teórica e/ou política básica e de uma plataforma de trabalho conjunto, colocando-se em comum os princípios e os conceitos fundamentais, esforçando-se para uma decodificação destes conceitos, e desta forma gerando uma fecundação e aprendizagem mútua, que não se efetua por simples adição ou mistura, mas por uma recombinação dos elementos internos.

  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social

     

    A interdisciplinaridade pressupõe a interação de vários saberes e disciplinas, na qual não há a sobreposição de uma pela outra mas sim uma complementaridade. Por isso, afirma-se que a disciplinaridade propõe a horizontalização dos poderes visto que todos os profissionais e seus distintos saber são considerados importantes e válidos para o atendimento integral e global dos sujeitos. Portanto, a interdisciplinaridade não requisita somente a justaposição dos saberes, mas sim sua aglutinação para em conjunto possam contribuir para desvendar as necessidades dos sujeitos. Ou seja, a mera existência de uma equipe multidisciplinar não afirma que há também a interdisciplinaridade.


    RESPOSTA: D