SóProvas


ID
357532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPAJM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Estudos demográficos diversos afirmam que, no ano de 2020, nosso país ocupará o sexto lugar no mundo em população idosa. A preocupação com as gerações mais velhas vem gerando um conjunto de políticas sociais destinadas aos idosos e à criação de uma legislação que os proteja. Assinale a opção correta a respeito da política nacional do idoso e do estatuto do idoso.

Alternativas
Comentários
  • Letra b. Observe o que diz a lei n.8.842, de 4 de Janeiro de 1994:

    "Art. 1º A política nacional do idoso tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade."

  • Questão correta letra B.

    Conforme lei n°10.741, de 1 de outubro de 2003, Estatuto do Idoso.

    Letra A_
     Art. 1° É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. 

    Letra B_

       Art. 1º A política nacional do idoso tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, 

    criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.


    Letra C_ 

    Art. 8O envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social (saúde, educação entre outros), nos termos desta Lei e da legislação vigente. 



    Letra D_Art. 34.Aos idosos, a partir de 65 (sessenta e cinco) anos, que não possuam meios para prover sua subsistência, nem de tê-la provida por sua família, é assegurado o benefício mensal de 1 (um) salário-mínimo, nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social – Loas.   (Vide Decreto nº 6.214, de 2007);



    Letra E_

    Art. 49.As entidades que desenvolvam programas de institucionalização de longa permanência adotarão os seguintes princípios:

      I – preservação dos vínculos familiares;

  • PNI - FINALIDADE - Art. 1º A política nacional do idoso tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.