SóProvas


ID
357535
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPAJM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Lei n.º 8.069/1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), afirma o direito à convivência familiar e comunitária como um direito fundamental da criança e do adolescente. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A adoção Internacional somente será deferida se não houver candidato interessado com residência permanente no Brasil, pois a estes será dada a preferência para adotar.

    Importante ainda lembrar que, em se tratando de postulante estrangeiro ou domiciliado fora do Brasil, a habilitação terá validade máxima de um ano, podendo ser renovada.

    Por último, se a adoção for requerida por pessoa o casal residente ou domiciliado fora do País, o estágio de convivência, cumprido no território nacional, será de, no mínimo, 30 dias.

    Deus Seja Louvado!
  • Art. 28. A colocação em família substituta far-se-á mediante guarda, tutela ou adoção, independentemente da situação jurídica da criança ou adolescente, nos termos desta Lei.

    Afirmativa equivocada

  • De acordo com a Lei 8069 de 13 de julho de 1990:

     

    a)Art. 30. A colocação em família substituta não admitirá transferência da criança ou adolescente a terceiros ou a entidades governamentais ou não-governamentais, sem autorização judicial;

     

     

    b)Art. 23. A falta ou a carência de recursos materiais não constitui motivo suficiente para a perda ou a suspensão do poder familiar;

     

     

    c)Art.26. Parágrafo único. O reconhecimento pode preceder o nascimento do filho ou suceder-lhe ao falecimento, se deixar descendentes

     

     

    d)Art. 31. A colocação em família substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissível na modalidade de adoção;

     

     

    e)Art. 41. A adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais.

     

     

     

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm