SóProvas


ID
3575821
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Presidente Prudente - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A avaliação consiste na identificação de valores e definição de prazos de guarda para os documentos de arquivo, independentemente de seu suporte. Em que momento a avaliação deverá ser realizada?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    A) No momento da produção, posteriormente ao trabalho de classificação. ANTERIOR A CLASSIFICAÇÃO, COMO VOU CLASSIFICAR SEM AVALIAR?

    B) Durante a permanência dos documentos no arquivo intermediário. Pra saber se é intermedário devemos avaliar isso certo? Logo, presumimos que seu valor já foi avaliado!

    C) Após o recolhimento dos documentos ao arquivo permanente. Se já foram recolhidos, logo já foram avaliados!

    D) Durante a tramitação dos documentos pelos setores de sua instituição. Se o documento está em tramitação podemos presumir que seja de uso corrente, então também já foi avaliado.

    E) No momento da produção, paralelamente ao trabalho de classificação.

    Alguns documentos já nascem com valor predeterminado, no caso de um histórico ou boletim escolar por exemplo é de uso intermediário pois tem valor probatório de uso não recorrente só quando solicitado. Então a avaliação é feita no momento da produção junto com a classificação pra determinar o prazo e qual seu valor.

    Pra reforçar o que eu disse peguei um conceito no Google:

    Avaliar para a teoria e a prática arquivísticas significa analisar o uso dos documentos de arquivo para poder se definir (ou estabelecer) os prazos de guarda nas fases corrente e intermediária dos arquivos1 . Estes prazos, relativos ao valor primário, podem ser de curta, média ou longa duração, sempre expressos em anos, eventualmente, em meses. Findo o prazo de guarda, o documento de arquivo terá como destinação final a eliminação ou a guarda permanente, o que justifica essa destinação é a existência ou a atribuição do valor secundário. Alguns documentos de arquivo, ao serem criados, já possuem explicitamente esse valor secundário, enquanto para outros essa atribuição só ocorre quando são verificados usos potenciais depois de esgotada ou prescrita a razão (ou a finalidade) de sua produção. 

    (Qualquer erro me notifiquem por mensagem por favor)