SóProvas


ID
357829
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação a backup em um sistema operacional Windows, julgue
os itens seguintes.

Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. O atributo de arquivo não é desmarcado. Caso o usuário esteja executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.

Alternativas
Comentários
  • Tipos de backup

    O utilitário de backup oferece suporte a cinco métodos para backup de dados no computador ou na rede.

    Backup de cópia

    Um backup de cópia copia todos os arquivos selecionados, mas não os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo não é desmarcado). A cópia é útil caso você queira fazer backup de arquivos entre os backups normal e incremental, pois ela não afeta essas outras operações de backup.

    Backup diário

    Um backup diário copia todos os arquivos selecionados que foram modificados no dia de execução do backup diário. Os arquivos não são marcados como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado).

    Backup diferencial

    Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.

    Backup incremental

    Um backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.

    Backup normal

    Um backup normal copia todos os arquivos selecionados e os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo é desmarcado). Com backups normais, você só precisa da cópia mais recente do arquivo ou da fita de backup para restaurar todos os arquivos. Geralmente, o backup normal é executado quando você cria um conjunto de backup pela primeira vez.

    O backup dos dados que utiliza uma combinação de backups normal e incremental exige menos espaço de armazenamento e é o método mais rápido. No entanto, a recuperação de arquivos pode ser difícil e lenta porque o conjunto de backup pode estar armazenado em vários discos ou fitas.

    O backup dos dados que utiliza uma combinação dos backups normal e diferencial é mais longo, principalmente se os dados forem alterados com freqüência, mas facilita a restauração de dados, porque o conjunto de backup geralmente é armazenado apenas em alguns discos ou fitas.

  • O item está correto, de acordo com o pressuposto pelo professor Mauro Carvalho Chehab:

    BACKUP DIFERENCIAL
    É utilizado após um backup normal, copiando somente os arquivos que possuem o atributo de arquivamento mas NÃO retira tal atributo, portanto copia somente os arquivos novos e alterados gerando um arquivo que irá acumular todas as atualizações desde o último backup normal ou incremental. Logo, se um usuário cria um backup normal no dia 1 e diferenciais a cada dia posterior se der um problema no dia 6 ele terá que recuperar o arquivo do dia 1 (normal) e o arquivos diferencial do dia 5, descartando os diferenciais anteriores.

  • Galera, não entendo bem a questão. Ela está dizendo que, se eu fizer um backup normal, depois um incremental, e depois um diferencial, esse último somente pegará os arquivos criados após o backup incremental? E como ficam os criados após o normal e antes do incremental?

  • GABARITO: CERTO

     

     

    DIFERENCIAL


    - Copia somente os arquivos CRIADOS ou ALTERADOS desde o último backup normal.
    - O atributo de arquivo morto (Windows) NÃO É ALTERADO. Isto faz com que o arquivo de um passo diferencial, seja novamente copiado em um próximo passo diferencial.
    - Para a restauração deste backup é preciso apenas ao backup completo (normal) e o último diferencial.

     

     

    Prof. Lênin e Júnior - Estratégia Concursos

  • Tipos de BECAPE = VAMOS TOMAR UM DDINC

    D = DIFERENCIAL

    D = DIÁRIO

    I = INCREMENTAL    X (DESMARCA)

    N= NORMAL            X (DESMARCA)

    C = CÓPIA

  • Eu colocaria essa questão como Errada, pois o bkp diferencial copia apenas os arquivos criados ou modificados desde o último bkp normal, não modifica os marcadores. 

    O bkp incremental copia apenas os arquivos criados ou modificados desde o último bkp normal ou incremental, e modifica os marcadores. 

    Conforme apostilas do Dominando TI , prof. Rômulo.

    A questão estaria errada porque o ultimo bkp normal ou INCREMENTAL. O bkp diferencial não se base no bkp incremental. Só se basea no ultimo bkp Normal. 

     

  • É o tipo de questão que deve ser desconsiderada para todos os efeitos. O que me assusta é a quantidade de "acertos" e comentários, numa questão que está completamente errada.

    O backup diferencial somente executa sobre um completo ou outro diferencial

  • ATT. Nº 3:

    Em 20/05/21 às 13:20, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 13/11/20 às 10:32, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 04/06/20 às 17:07, você respondeu a opção E. Você errou!

    kkkkkkkkkkkkk

  • tbm n entendo a quantidade de "acertos" nessa questao

  • para variar, eu estava/estou certo. (#brinks)

    Ano: 2020 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Ministério da Economia Prova: CESPE / CEBRASPE - 2020 - Ministério da Economia - Tecnologia da Informação - Segurança da Informação e Proteção de Dados

    Um sistema de backup diferencial permite o salvamento apenas dos dados que tiverem sido alterados desde o último backup completo. CERTÃO

  • Pessoal, o examinador foi infeliz nessa questão. Vejam questões mais recentes do assunto:

    (CESPE/2020) No backup diferencial, é realizada apenas a cópia dos arquivos alterados e que estiverem diferentes em relação ao último backup.

    Gabarito: ERRADO

    (CESPE/2020) Um sistema de backup diferencial permite o salvamento apenas dos dados que tiverem sido alterados desde o último backup completo.

    Gabarito: CERTO

  • (Q119275)

    Um backup diferencial copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Nesse caso o atributo de arquivo é desmarcado. Se o usuário utilizar uma combinação dos backups normal e incremental precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.

    Gab. E

  • Essa questão está Errada

    Backup Diferencial = cópia dos dados que foram alterados desde o último Backup COMPLETO / NORMAL

    (CESPE/2020) Um sistema de backup diferencial permite o salvamento apenas dos dados que tiverem sido alterados desde o último backup completo.

  • Ta correta sim! Precisa do ultimo backup normal e o ultimo diferencial

  • Questão correta!

    O Backup diferencial, também conhecido como Backup Incremental Cumulativo, trata-se de uma cópia de todos os dados que foram criados ou modificados desde o último backup completo ou incremental anterior, mas não removerá o atributo de arquivamento

  • todas bibliografias que li falam que é do ultimo backup full

  • A questão está correta. O diferencial executa sempre após um backup total, porém os últimos backups podem ter sido um total e um (ou mais) incrementais.

    A ideia do diferencial é salvar os últimos arquivos alterados (com flag 1), e não marcar sua flag para 0. Ou seja, os backups que marcam a flag como 0 (total e incremental) podem anteceder o diferencial. Ressaltando que para ser diferencial, necessariamente temos que ter o total antes.

    Na recuperação de um diferencial em um ambiente onde foram utilizados um total e outros incrementais, será necessário restaurar o último total e todos os incrementais que o sucederam e, por fim, o último diferencial realizado após o total + incrementais.

    Muitas literaturas apenas citam o total como antecedente do diferencial, e está correto, visto que ele é obrigatório nesse caso, porém não necessariamente único. Enfim, como dito, a ideia de de qualquer backup é, antes de tudo, a análise de marcação das flags.