SóProvas


ID
357832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação a backup em um sistema operacional Windows, julgue
os itens seguintes.

Um backup diferencial copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Nesse caso o atributo de arquivo é desmarcado. Se o usuário utilizar uma combinação dos backups normal e incremental precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.

Alternativas
Comentários
  • O usuário só vai precisar do backup normal e do último incremental.

    Fonte: http://www.cursoaprovacao.com.br/aulasonline/aulas/marcio/marcio_info_01.htm
  • Backup diferencial
    Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.
  • Tipos de backup

    O utilitário de backup oferece suporte a cinco métodos para backup de dados no computador ou na rede.

    Backup de cópia

    Um backup de cópia copia todos os arquivos selecionados, mas não os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo não é desmarcado). A cópia é útil caso você queira fazer backup de arquivos entre os backups normal e incremental, pois ela não afeta essas outras operações de backup.

    Backup diário

    Um backup diário copia todos os arquivos selecionados que foram modificados no dia de execução do backup diário. Os arquivos não são marcados como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado).

    Backup diferencial

    Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.

    Backup incremental

    Um backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.

    Backup normal

    Um backup normal copia todos os arquivos selecionados e os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo é desmarcado). Com backups normais, você só precisa da cópia mais recente do arquivo ou da fita de backup para restaurar todos os arquivos. Geralmente, o backup normal é executado quando você cria um conjunto de backup pela primeira vez.

    O backup dos dados que utiliza uma combinação de backups normal e incremental exige menos espaço de armazenamento e é o método mais rápido. No entanto, a recuperação de arquivos pode ser difícil e lenta porque o conjunto de backup pode estar armazenado em vários discos ou fitas.

    O backup dos dados que utiliza uma combinação dos backups normal e diferencial é mais longo, principalmente se os dados forem alterados com freqüência, mas facilita a restauração de dados, porque o conjunto de backup geralmente é armazenado apenas em alguns discos ou fitas.

  • O professor Mauro Carvalho Chehab elenca cinco tipos de backup:

    BACKUP NORMAL/TOTAL/FULL
    O backup normal copia todos os arquivos da unidade ou pasta selecionada pelo usuário e retira o atributo de arquivamento (marcando com 0).

    BACKUP INCREMENTAL
    É utilizado após um backup normal, copiando somente os arquivos que possuem o atributo de arquivamento e retirando tal atributo, portanto copia somente os arquivos novos e alterados gerando um arquivo que será acrescido ao backup normal e assim sucessivamente. Logo, se um usuário cria um backup normal no dia 1 e incrementais a cada dia posterior se der um problema no dia 6 ele terá que recuperar o arquivo do dia 1 (normal) e os arquivos incrementais dos dias 2, 3, 4 e 5 em seqüência.

    BACKUP DIFERENCIAL
    É utilizado após um backup normal, copiando somente os arquivos que possuem o atributo de arquivamento mas NÃO retira tal atributo, portanto copia somente os arquivos novos e alterados gerando um arquivo que irá acumular todas as atualizações desde o último backup normal ou incremental. Logo, se um usuário cria um backup normal no dia 1 e diferenciais a cada dia posterior se der um problema no dia 6 ele terá que recuperar o arquivo do dia 1 (normal) e o arquivos diferencial do dia 5, descartando os diferenciais anteriores.

    BACKUP DE CÓPIA
    O backup de cópia, como o nome diz, copia todos os arquivos da unidade ou pasta selecionada pelo usuário e não retira o atributo de arquivamento (marcando com 0), ou seja pode ser utilizado sem alterar uma rotina de backup já existente.

    BACKUP DIÁRIO
    Não se importa com o atributo de arquivamento, tendo como único critério a data de criação ou modificação do arquivo.


    Assim, o item está errado.
  • O erro esta em afirmar que no backup diferencial o atributo de arquivo é desmarcado.  Ele é desmarcado apenas no backup normal e incremental.
  • GABARITO: ERRADO

     

     

    *Backup DIFERENCIAL atributo de arquivo NÃO é desmarcado.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Principais TIPOS de Backup:


    NORMAL (TOTAL ou GLOBAL)


    - COPIA TODOS os arquivos e pastas selecionados.
    - DESMARCA o atributo de arquivo morto (Windows). O sistema entende, assim, que estes arquivos passaram por um processo de backup.
    - Caso necessite restaurar o backup normal, você só precisa da cópia mais recente.
    - Normalmente, este backup é executado quando você cria um conjunto de backup pela 1ª vez.
    - Agiliza o processo de restauração, pois somente um backup será restaurado.

     

    INCREMENTAL


    - Copia somente os arquivos CRIADOS ou ALTERADOS desde o último backup normal ou incremental.

    - O atributo de arquivo morto (Windows) É DESMARCADO. Isto faz com que um arquivo copiado não entre no próximo backup incremental, exceto se for alterado.

    - Para restaurar é preciso usar o backup normal (completo) e todos os demais backups incrementais efetuados.

     

    DIFERENCIAL


    - Copia somente os arquivos CRIADOS ou ALTERADOS desde o último backup normal.
    - O atributo de arquivo morto (Windows) NÃO É ALTERADO. Isto faz com que o arquivo de um passo diferencial, seja novamente copiado em um próximo passo diferencial.
    Para a restauração deste backup é preciso apenas ao backup completo (normal) e o último diferencial.

     

     

    Prof. Lênin e Júnior - Estratégia Concursos

  • "Se o usuário utilizar uma combinação dos backups normal e incremental precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados."

    Para restaurar os dados nessa situação seria necessário o último conjunto do backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais APÓS o último backup normal.

    Acho que isso poderia ser outro erro na questão já que antes do útimo backup normal poderia ter outros incrementais que não seriam usados na restauração. Estou certa?

  • Marcação nos tipos de BACKUP:

    · norMal = desMarca

    · increMental = desMarca

    · difereNcial = Não desmarca

    ▼Q: Tanto o becape incremental, quanto o diferencial copiam arquivos criados ou alterados desde o último becape normal, e o becape incremental não desmarca o atributo de arquivo. R.: ERRADO (o incremental desmarca)

    ▼Q: Um backup diferencial copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Nesse caso o atributo de arquivo é desmarcado. Se o usuário utilizar uma combinação dos backups normal e incremental precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados. R.: ERRADO (não desmarca)

  • Backup DIFERENCIAL  Copia os arquivos criados ou modificados desde o último BACKUP COMPLETO,(obrigatoriamente)