SóProvas


ID
357889
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A forma de dividir as tarefas entre os departamentos depende de princípios chamados critérios de departamentalização. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C
    a) A organização territorial é mais indicada quando a entidade é de GRANDE porte, opera em vários locais e requer pouca autonomia.
    b) A organização por produto é recomendada quando a entidade opera vários tipos de produtos com DIFERENÇAS RELEVANTES, VARIEDADE ENTRE PRODUTOS, de modo que justifique esse tipo de departamentalização.
    d) A organização por cliente é apropriada às situações em que a organização tem MUITOS clientes (grandes, pequenos, não importa muito).
    e) A organização de projetos é aconselhável quando há necessidade de realizar grandes projetos por prazos indeterminados. Ora, a idea atrelada a um projeto é justamente a de temporalidade, prazo determinado, geralmente curto prazo...
  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO
    Quando uma empresa é pequena e constituida de poucas pessoas, nenhum arranjo formal para definir e agrupar as suas atividades é necessário. As pequenas empresas não requerem diferenciação ou especialização para distinguir o trabalho de uma pessoa ou unidade dos demais. Mas, à medida que as empresas se tornam maiores e envolvem atividades mais diversificadas, elas são forçadas a dividir as principais tarefas empresariais e transformá-las em responsabilidades departamentais ou divisionais.
    O desenho departamental ou deparetamentalização apresenta uma variedade de tipos. Os principais tipos de departamentalização são:

    Funcional: consiste no agrupamento das atividades e tarefasde acordo com as funções principais desenvolvidas na organização (CHIAVENATO,2000). A divisão do trabalho faz com que a organização se departamentalize deacordo com o critério de semelhança de funções, em atividades agrupadas eidentificadas pela mesma classificação funcional, como produção, vendas efinanças.
    Por produtos ou serviços: 
    Envolve diferenciação e agrupamento de atividades de acordo com o resultado daorganização, isto é, de acordo com o produto ou serviço realizado. Baseia-se nosprodutos ou serviços executados pela organização, que se descentraliza em funçãodeles. 
    Territorial: É denominada departamentalização territorial ou regional ou por localizaçãogeográfica. Requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com alocalização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a serservida pela empresa. Assim, as funções e os produtos/serviços (sejam similares ounão) deverão ser agrupados na base de interesses geográficos. É mais indicadapara a área de produção (operações) e de vendas, sendo pouco utilizada pela áreafinanceira, que nem sempre permite descentralização.
    Por clientela: A organização na base da clientela envolve a diferenciação e o agrupamento dasatividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho éexecutado. As características dos clientes – como idade, sexo, nível sócio-econômico, tipo de consumidor, etc. – constituem a base para esse tipo dedepartamentalização.A departamentalização por clientes ou por fregueses reflete o interesse peloconsumidor do produto ou serviço oferecido pela organização. É um critérioimportante, quando a organização lida com diferentes classes de clientes comdiferentes características e necessidades.
  • Por processo: Também conhecida como departamentalização por fases do processo ou por processamento ou ainda por equipamento. É frequentemente utilizada nas empresasindustriais nos níveis mais baixos da estrutura organizacional das áreas produtivasou de operações. A diferenciação e o agrupamento se fazem por meio de sequênciado processo produtivo ou operacional ou, ainda, por meio de arranjo e disposição racional do equipamento utilizado. É o processo de produção dos bens ou serviçosque determina a estratégia de diferenciação e agrupamento. 
    Por projetos:  É uma estratégia utilizada em empresas de grande porte eque produzem produtos que envolvam grandes concentrações de recursos e prolongadotempo para sua produção. É o caso de estaleiros navais que produzem navios, de obras deconstruções civil (edifícios) ou industrial (fábricas e usinas hidrelétricas) que exigemtecnologia sofisticada, pessoal especializado, reunião de recursos diferentes ao longo doproduto. Como o produto é de grande porte e exige planejamento individual e detalhado eum extenso período de tempo para execução, cada produto é tratado como um projetoespecial e sob encomenda. Esta estratégia de organização adapta a estrutura da empresaaos projetos que ela se propõe a construir. Através deste critério, unidades e grupos deempregados são destacados e concentrados durante longo lapso de tempo em projetosespecíficos e os recursos necessários são colocados em cada projeto.
    Matricial:Na departamentalização matricial tem a sobreposição de dois ou mais tipos dedepartamentalização sobre a mesma pessoa. Geralmente esta sobreposição serefere à fusão entre a estrutura funcional e a estrutura por projetos. Uma tendênciade gerentes de projetos, nesse tipo de departamentalização é a de tentar alocar amaior quantidade de recursos para si próprios através da monopolização dos setoresfuncionais. Se isso não for evitado, as funções são enfraquecidas e eventualmenteperderão sua força. O grande inconveniente da departamentalização matricial é adificuldade de definir claramente atribuições e autoridade de cada elemento daestrutura e minimizar conflitos inevitáveis.
    • a) A organização territorial é mais indicada qdo a entidade é de pequeno porte, opera em vários locais e requer pouca autonomia.
    • A organização territorial é divida em unidades regionais ligadas a uma matriz/sede, dessa maneira, ñ há q se falar em entidade de pequeno porte. Ela pressupõem descentralização, ou seja, delegação de responsabilidade e autoridade; a matriz ao se descentralizar, delega autonimia às suas filiais; logo, ñ se pode afirmar q ela requer pouca autonimia.
    • b) A organização por produto é recomendada qdo a entidade opera vários tipos de produtos com pequenas e sutis diferenças.
    • Esse tipo é indicado p/ grandes organizações, q operam vários tipos de produtos diferentes, onde há pouca ou nenhuma interferência entre os departamentos, há dificultade do controle eficaz da organização como um todo, por outro lado facilita o controle da unidade de trabalho/departamento por produto, há alto grau de descentralização, conferindo autonomia aos gerentes de produtos; logo, produtos com pequenas e sutis diferenças, não cabe a departamentalização por produto, já q ñ haveria necessidade desse tipo de estrutura para produtos praticamente sem diferenças.
    • c) A organização funcional aplica-se às situações em q as funções organizacionais constituem conjuntos de tarefas interdependentes, orientadas para determinado objetivo específico.
    • Correta. Há outras características dessa estrutura q são + marcantes, p. ex.: especialização, pouca inovação, negação da unidade de comando, etc. De maneira q, a característica apontada trouxe (a mim) certa incerteza qto a sua veracidade, no entanto, entendi q a interdependência existe mesmo. P. ex: numa agência de publicidade, onde há departemento de mídia, de criação, de atendimento, há a especialização por função, mas tb há a interdependência entre eles, uma vez q o atendimento capta o q a criação deve desenvolver e por sua vez, eles influenciarão a decisão do dep. de mídia e virce-verça, de forma q cada um dos dept.s desenvolverão suas especialidades com um "cadim de pitaco" dos outros departamentos => há interdependência entre eles. 
    • d) A organização por cliente é apropriada às situações em q a organização tem poucos e grandes clientes.
    • Esse tipo tem como foco principal o cliente/ambiente externo. Divide-se de acordo c/ os tipos de clientes. Ñ se associa a situação apontada. Ter poucos e grandes clientes é pouca informação para se afirmar q tipo de estrutura a organização deverá buscar.
    • e) A organização de projetos é aconselhável qdo há necessidade de realizar grandes projetos por prazos indeterminados.
    • Todo projeto é um empreendimento único, q possui um ciclo de vida claramente definido: com início, meio e fim, isto é, qdo se falar de projeto, não há q se falar em prazo indeterminado.
  • c) A organização funcional aplica-se às situações em que as funções organizacionais constituem conjuntos de tarefas interdependentes, orientadas para determinado objetivo específico.ERRADO. A funcional não é recomendada para objetivos específicos esse é o gabarito!

    APENAS COMENTANDO A "E":

     e) A organização de projetos é aconselhável quando há necessidade de realizar grandes projetos por prazos indeterminados. É ilógico pensar que se a organização estrutura determinado arranjo baseado num projeto X, essa estrutura seja ad eterno, né? o prazo é temporário.


  • Não entendi porque a d está errada. Será que o erro está em dizer que são poucos clientes e não um cliente único?


    Este trecho é da apostila do Prof. Carlos Xavier (estratégia concursos)

    "Departamentalização por clientes: algumas organizações utilizam para se organizar em função de clientes únicos

    (geralmente muito relevantes) ou de categorias de clientes. Algumas empresas, por exemplo, se organizam em

    departamentos de clientes de varejo, atacado, grandes clientes, etc."