SóProvas


ID
357898
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação à eficiência, à eficácia e à efetividade na administração pública, suponha que, na realização de um concurso público:

- o número de candidatos inscritos tenha ficado além do desejado, reduzindo as despesas com a realização das provas;

- o número de candidatos que alcançou a pontuação mínima tenha ficado além do número de vagas existente;

- o perfil dos candidatos aprovados tenha sido considerado inadequado para o exercício das funções para as quais foi feita a seleção.

Diante disso, é correto concluir que o processo caracterizou-se simultaneamente por

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Aplicando-se os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade à questão, temos que a realização do concurso foi: Eficiente, pois o processo foi executado com economicidade (o número de candidatos inscritos tenha ficado aquém do desejado, reduzindo as despesas com a realização das provas); Eficaz, pois o resultado esperado (seleção de candidatos para as vagas) foi alcançado (o número de candidatos que alcançou a pontuação mínima tenha ficado além do número de vagas existente); Inefetivo, pois o resultado, apesar de eficaz, não gerou o impacto/benefício desejado (o perfil dos candidatos aprovados tenha sido considerado inadequado para o exercício das funções para as quais foi feita a seleção).  
  • Complementando...

    Chiavenato (1994) assinala que toda organização deve ser analisada sob o escopo da eficácia e da eficiência, ao mesmo tempo: eficácia entendida como uma medida normativa do alcance dos resultados, enquanto que eficiência é contextualizada como uma medida normativa da utilização dos recursos nesse processo. Ou seja, “(...) a eficiência  é uma relação entre custos e benefícios. Assim, a eficiência está voltada para a melhor maneira pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas (métodos), a fim de que os recursos sejam aplicados da forma mais racional possível (...)” CHIAVENATO, 1994, p. 70).

    Esse autor diz que nem sempre se é eficiente e eficaz ao mesmo tempo. Uma organização pode ser eficiente e não ser eficaz e vice-versa. O ideal é ser igualmente eficiente e eficaz.

    A efetividade, na área pública, preocupa-se em identificar em que medida os resultados de uma ação trazem benefício à população. Ela é mais abrangente que a eficácia, na medida em que esta indica se o objetivo foi atingido, enquanto a efetividade mostra se aquele objetivo trouxe melhorias para a população visada.

    Fonte: "http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg4/anais/T7_0096_0161.pdf"
  • Jesus, Maria e José me abre a cabeça pra que eu entenda esta matéria, pois cada dia que passa, leio mais e aprendo menos.

  • Quanto ao número de inscrito, a questão indica que foi abaixo do esperado, ou seja, teve eficácia, mas não a esperada

    Os candidatos aprovados foi maior que o número de vagas. Mais um caso de eficácia.

    Perfil dos candidatos foi considerado inadequado, ou seja, o resultado gerado pelo processo seletivo foi ruim, logo houve falta de efetividade.

    Gabarito B

  • Gente, o número de inscritos foi ALÉM do esperado. E não 'aquém".

    Isto é, Superou as expectativas.

  • Pra mim seria: 
    Eficiente - Eficaz - falta efetividade... Mas da pra acertar 

  • É possível responder por eliminação mesmo que não se tenha certeza se foi eficiente ou não!