SóProvas


ID
357928
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A oferta e a demanda de informação em determinada empresa podem ser representadas pelas informações armazenadas e disponíveis em um sistema de informação. A categoria de sistemas de informações utilizadas na maioria das organizações que monitora, coleta, armazena, processa e distribui os dados das diversas operações realizadas dentro da empresa, servindo de base para os demais sistemas nela existentes, são os sistemas de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - B

    Os Sistema de Processamento de Transação (SPTs), são sistemas de suporte, em nível operacional, às atividades do dia a dia da organização. São utilizados na automação de tarefas repetitivas e transacionais, como as de controle de estoques, contabilidade, sistemas de cobrança e pago de contas, folha de pagamento, etc. É o mais antigo tipo de sistema de informação. Os sistemas deste tipo geralmente são padronizados, isto é, que devem ser operados da mesma forma. Como eles suportam as operações da empresa, as respostas do sistema devem ser rápidas, o sistema também deve ser confiável.
    Características de um Sistema de Processamento de Transação
    Cada transação do SPT requer:
    • Entrada e alimentação de dados
    • Processamento e armazenamento
    • Geração de documentos e relatórios
    • Em complemento às explicações do Augusto, o SPT tem os seguintes objetivos:

    • a) Processar os dados gerados pelas transações: capturar, processar e armazenar transações produzindo grande variedade de documentos com relação às atividades rotineiras da empresa.  

    • b) Manter alto grau de precisão: verificação com exatidão é feita tanto por pessoas quanto por sistemas de computador. Antes do inicio das transações, várias pessoas conferem e verificam rigorosamente todas as entradas para assegurar a real situação do negócio, inibindo erros de processamento.

    • c) Assegurar a integridade dos dados e da informação: informações exatas e atuais antes de serem armazenadas. 

    • d) Produzir documentos e relatórios em tempo: os sistemas manuais podem levar dias, semanas e até meses, mas felizmente os SPT conseguiram reduzir o tempo de resposta. O tempo é crucial para várias variáveis correlatas como estoque e fluxo de caixa. 

    • e)  Aumentar a eficiência do trabalho: este trabalho é atualmente realizado por terminais de processamento.
    Fonte: http://sistemasdegerenciamento.blogspot.com.br/p/sistemas-de-processamento-de-transacoes.html

  • Tipos de sistemas de informações nas empresas

    Os principais tipos sistemas de informação nas empresas são :

    Sistema de processamento de transações (SPT): tem a funções de realizar e registrar as transações e informações necessárias para funcionamento da organização.

    Sistemas de informações gerenciais (SIG): desenvolve relatórios sobre o desempenho atual da organização, permitindo monitorar e controlar a empresa e até mesmo prevê seu desempenho futuro.

    Sistema de apoio à decisão (SAD): sistema que foca em problemas únicos alterando-se com rapidez e que não possui procedimentos de resoluções pré-definidos. Esse sistema utiliza informações obtidas pelo SPT e SIG e também informações externas que auxiliaram na análise e na resolução do problema.

    Sistema de apoio ao executivo (SAE - SIE em inglês): auxilia a gerência com a apresentação de graficos e dados de diversas fontes através de uma interface de fácil manuseio. Estes sistemas são projetados para incorporar dados sobre eventos externos, como novas leis ou novos concorrentes, utilizando também informações do SIG e do SAD internos. Filtram, condensam dados críticos, mostrando apenas os mais importantes para gerência.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_informa%C3%A7%C3%A3o