SóProvas


ID
357943
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O diagrama de causa e efeito, desenvolvido para representar a relação entre o efeito e todas as possibilidades de causa que podem contribuir para esse efeito, também é conhecido por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - B

    Diagrama de Ishikawa, também conhecido como "Diagrama de Causa e Efeito", "Diagrama Espinha-de-peixe" ou "Diagrama 6M" (ver abaixo), é uma ferramenta gráfica utilizada pela Administração para o gerenciamento e o Controle da Qualidade (CQ) em processos diversos de manipulação das fórmulas. Originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943 e aperfeiçoado nos anos seguintes.

    Exemplo de diagrama de Ishikawa.

    Em sua estrutura, as causas dos problemas (efeitos) podem ser classificados como sendo de seis tipos diferentes (o que confere a esse diagrama o nome alternativo de "6M"):

    • Método: toda a causa envolvendo o método que estava sendo executado o trabalho;
    • Matéria-prima: toda causa que envolve o material que estava sendo utilizado no trabalho;
    • Mão-de-obra: toda causa que envolve uma atitude do colaborador (ex: procedimento inadequado, pressa, imprudência, ato inseguro, etc.)
    • Máquinas: toda causa envolvendo á máquina que estava sendo operada;
    • Medida: toda causa que envolve uma medida tomada anteriormente para modificar o processo, etc;
    • Meio ambiente; toda causa que envolve o meio ambiente
  • O Diagrama de Ishikawa também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Espinha de Peixe permite estruturar hierarquicamente as causas  de determinado problema ou oportunidade de melhoria. Pode ser utilizado também com outros propósitos, além do apresentado, por permitir  estruturar qualquer sistema que resulte em uma resposta (uni ou multivariada) de forma gráfica e sintética. 

       As causas de um problema podem ser agrupadas, a partir do conceito dos 6M, como decorrentes de falhas em: materiais, métodos, mão-de-obra, máquinas, meio ambiente, medidas.

  • Vale ressaltar que o diagrama de causa e efeito, tem a ver também com o diagrama de dispersão, é bom estudar esses diagramas para saberem a diferença entre eles.


    Deus é a força que me sustenta a ficar até hora dessa... 02:23 02/14

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos saber qual é a outra nomenclatura do diagrama de causa e efeito. Vejamos qual das alternativas a apresenta.

    A - incorreta. Diagrama de Pareto é uma ferramenta utilizada para destacar a importância das variáveis consideradas mais importantes em oposição com aqueles assuntos de menor relevância.

    Utiliza como pilar, a regra 80/20, reconhecida como maiorias triviais, minorias essenciais (trivial many/vital few), que ordena e agrupa causas e problemas, de modo que 80% dos problemas possuem apenas 20% de causas, uma pequena quantidade de situações concentram a maior parte dos desafios e problemas que a ser enfrentados.

    B - correta. Diagrama de Ishikawa/de causa e efeito/espinha de peixe tem como objetivo identificar as possíveis causas de um problema e seus efeitos, por meio da relação entre o efeito e todas as possibilidades de causa que podem contribuir para esse efeito. É também chamado de Espinha de Peixe por causa do formato do seu diagrama, lembra uma espinha de peixe.

    C - incorreta. O paradigma de Rubinstein é um recurso que permite organizar as relações de causa e efeito existentes em um dado problema na forma de diagrama.

    D - incorreta. Diagrama de classes é utilizado para ilustrar de como será a estrutura de um software graficamente, bem como os componentes de sua estrutura serão relacionados.

    E - incorreta. O ciclo de Shewhart, Deming, ou PDCA, representa uma sequência de atividades (Plan, Do, Check, Act) que busca a melhoria contínua dos processos de trabalho. Foi idealizado pelo americano Walter Andrew Shewhart e implementado por William Deming, no Japão. É uma ferramenta que busca a melhoria contínua dos processos e correção de problemas e garantir o alcance de metas organizacionais.

    Após verificarmos as alternativas apresentadas, concluímos que a letra "B" é a correta.

    GABARITO: B