SóProvas


ID
3579922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em cada um do item é apresentada uma situação hipotética acerca de redes de computadores, seguida de uma assertiva a ser julgada.


Durante análise da transmissão de dados através de um enlace de rede, o analista constatou que o serviço empregado é embasado no chaveamento de pacotes (packet switching), que promove o descarte de pacotes que não conseguem ser entregues ao destino. Além disso, o analista detectou que, no protocolo de enlace, ocorrem solicitações de retransmissão de pacotes descartados. Nessa situação, das informações detectadas pelo analista, pode-se inferir que a organização está empregando a tecnologia de Frame Relay nesse enlace específico.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    O frame-relay é uma técnica de comutação de quadros efetuada de maneira não confiável(sem controle de erros e sem controle de fluxo).

    Apenas algumas funcionalidades básicas da camada de enlace de dados (layer 2) são implementadas, tais como a verificação de frames válidos, porém sem a solicitação de retransmissão em caso de erro. Desta forma, as funcionalidades implementadas nos protocolos de aplicação, tais como verificação de sequência de frames, o uso de frames de confirmações e supervisão, entre outras, não são duplicadas na rede Frame Relay. Isto permite um tráfego de quadros (frames) ou pacotes em alta velocidade (até 1,984 Mbps), com um atraso mínimo e uma utilização eficiente da largura de banda.

  • O Frame Relay apresenta detecção de erros apenas na camada de enlace de dados. Não existe controle de fluxo ou de erros. Não há nem mesmo uma política de retransmissão, caso um quadro venha a sofrer danos; é descartado em silêncio. O Frame Relay foi concebido dessa maneira para oferecer recursos de transmissão rápida para meios mais confiáveis e para aqueles protocolos com controle de erros e de fluxo nas camadas superiores. Gab. Errado