SóProvas


ID
358039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens a seguir.

Os princípios arquivísticos, entre eles o princípio de respeito aos fundos, que fundamentam a prática arquivística contemporânea foram elaborados nos últimos quarenta anos, principalmente a partir da chamada explosão da informação.

Alternativas
Comentários
  • Princípio básico da arquivologia criado pelo historiador francês Natalis de Wailly, segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado ao de outras entidades produtoras. De Wailly, que na França foi chefe da Seção Administrativa dos Arquivos Departamentais do Ministério do Interior, inspirou uma circular assinada pelo Ministro Duchatel e divulgada a 24 de abril de 1841, que é a certidão de nascimento da noção de fundos de arquivos. Eis seus termos: "...reunir os documentos por fundos, isto é, reunir todos os títulos provindos de uma corporação, instituição, família ou indivíduo, e dispor em determinada ordem os diferentes fundos (...) Documentos que apenas se refiram a uma instituição, corporação ou família não devem ser confundidos com o fundo dessa instituição, dessa corporação ou dessa família..."

    O evidente valor teórico de tal princípio, não menor que seu interesse prático para a classificação dos arquivos, foi, de imediato, reconhecido pelos arquivistas e historiadores da maioria dos países da Europa, tendo chegado, tardiamente, aos Estados Unidos da América, em princípios do século XX. A sua consagração definitiva se deu somente em 1964, durante o V Congresso Internacional de Arquivos, realizado em Bruxelas.

    Resposta: ERRADA, pois o princípio de respeito aos fundos foi reconhecido pelo historiador  francês Natalis Wailly desde 1840.
    FIQUE LIGADO:o nome técnico utilizado para um conjunto documental é FUNDO.

    FIQUE LIGADO:O princípio da proveniência se aplica em todas as fases do ciclo vital dos documentos

  • achei a questao dificil , pois induz o  canditado ao erro.

    ja que assertiva apresenta um dos principios da arquivologia e a explossao da informacao..


  • Errado.

    Os princípios arquivísticos, especialmente o da Proveniência e da Ordem Original, datam da Idade Moderna, quando os arquivos ganharam importância para a sociedade.

  • Marcia,

    A explosão da informação sugiu a partir da Idade Moderna, graças ao nascimento da imprensa, quando os livros começaram a ser fabricados em série e surgiram os jornais.
    Não confunda com o aparecimento dos meios de comunicação de massa (televisão, rádio) bem como as ferramentas digitais resultantes do desenvolvimento da Internet, que surgiram já no século XX.
  • Questão errada, segue comentário do prof.° Mayko Gomes, Ponto dos Concursos: Para aqueles que não conhecem a história da disciplina, esta questão é uma armadilha e tanto. O que foi elaborado nos últimos quarenta anos, especialmente com a explosão da informação, foi a Gestão de Documentos, exatamente a solução encontrada para gerenciar a imensa quantidade de informação que passou a ser produzida a partir de entãoOs princípios arquivísticos tiveram sua origem no contexto da Revolução Francesa, onde se iniciava os conceitos de direito, de Estado e de governo. Até então os monarcas tratavam os documentos públicos como uma propriedade privada. A partir das ideias da Revolução, foram surgindo os conceitos de coisa pública, e os arquivos passaram a pertencer à coletividade. Então tiveram início também os estudos documentais e a elaboração dos princípios.

  • Os princípios surgiram com a revolução francesa. Junto com o boom da informação, quem veio foi a gestão de docs. 

  • Os princípios arquivísticos, entre eles o princípio de respeito aos fundos, que fundamentam a prática arquivística contemporânea foram elaborados na REVOLUÇÃO FRANCESA.

  • Errado! Quis confundir...

    Realmente teve uma explosão da informação nos últimos 40 anos, mas o princípio de respeito aos fundos é bemmm mais antigo que isso. O examinador quis confundir com a gestão de documentos, que é relativamente recente quando comparada a esse princípio.