SóProvas


ID
358042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens a seguir.

O segundo nível do princípio da proveniência, de acordo com os arquivistas canadenses, determina a observância do fluxo natural e orgânico com que foram acumulados os documentos.

Alternativas
Comentários
  • Princípio da Proveniência

     Retirado do site "eu vou passar"

     

    Princípio fundamental segundo o qual os arquivos de uma mesma proveniência não devem ser misturados com os de outra proveniência e devem ser conservados de acordo com a sua ordem primitiva, caso exista.

     

    Ele fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos.

     

    Os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.

     

    Neste sentido, os objetivos do Princípio da Proveniência se caracterizam por:
    - Garantir a preservação da ordem administrativa na organização dos documentos.
    - Manter a integridade administrativa dos arquivos de uma unidade.
    - manter o pleno valor de testemunho dos documentos.
    - favorecer a recuperação da informação.

     

     

    (CESPE/ANATEL/2010) O segundo nível do princípio da proveniência, de acordo com os arquivistas canadenses, determina a observância do fluxo natural e orgânico com que foram acumulados os documentos.
    Resposta: ERRADA, pois o princípio da proveniência estabelece que os arquivos não devem ser misturados com os de outra proveniência, ou seja,  devem ser conservados de acordo com a sua ordem primitiva.

    Este site "questões de concurso" e o gabarito no site da CESPE está dando como resposta: certo

  • Achei a resposta no site EAD

    Jean-Yves Rousseau e Carol Couture definem-no através das citações: (…) principio fundamental segundo o qual os arquivos de uma mesma proveniência não devem ser misturados com os de outra proveniência e devem ser conservados segundo a sua ordem primitiva, caso exista. - ou ainda – o princípio segundo o qual cada documento deve ser colocado no fundo de onde provém e, nesse fundo, no seu lugar de origem.

    Os dois últimos autores consideram a existência de dois graus dentro do Princípio da Proveniência:

    1. -          1.º grau: considera o fundo de arquivo como uma entidade distinta, sendo que se deixam juntos ou se agrupam todos os documentos criados ou recebidos pela mesma entidade.
    2. -          2.º grau: os documentos de um fundo de arquivo ocupam um determinado lugar, que tem de ser respeitado ou restabelecido, caso a ordem original tenha sido alterada. Neste último caso, e face à ausência de um quadro de classificação, o arquivista optará por conservar a ordem existente, tentar reconstituir a ordem original ou aplicar outra ordem.
    Então, resposta correta.
  • Patrícia nessa mesma fonte onde você copiou esse assunto tem a mesma questão, o número da questão lá é a  10 - (CESPE/ANATEL/2010) O segundo nível do princípio da proveniência, de acordo com os arquivistas canadenses, determina a observância do fluxo natural e orgânico com que foram acumulados os documentos.  Agora segundo o gabarito do professor é ERRADA. DAR PRA ENTENDER !!!

    G A B A R I T O

    01-E 

    02-A 

    03-C 

    04-C 

    05-E 

    06-C 

    07-C 

    08-E 

    09-C 

    10-E

    11-E 

    12-E

    13-E 

    14-C 

    15-E
    .
    .
    .

  • fonte ->http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=y_Fn9KhMeT3IDSgDTyzRvLCsh5j-4s74IgvHhfC1KP4~

  • Infelizmente temos que tomar cuidado com estes materias disponíveis na Internet. Existem gabaritos invertidos e tem muito professor por aí falando besteira e ganhando dinheiro...

    Voltando a questão...acredito que no final o examinador dá a dica do princípio do respeito à ordem original que é igual a organicidade (2ºnível).

    Espero ter ajudado.
  • CERTO
    "Nesse sentido, destacam-se os estudos realizados no Canadá , a partir do final da década de 80, quando um novo paradigma emerge, enunciado por Hugh Taylor. A partir daí, os arquivistas trabalham em direção à ? redescoberta? do princípio da proveniência , que passa a ser virtual e dinâmico, focando a análise no processo de criação dos documentos.(...) os arquivistas canadenses têm se esforçado, publicando inúmeros artigos em periódicos da área, trabalhando em direção ao que eles chamam ?redescoberta da proveniência? (...) Agora, o princípio deixa de ser estático e passa a ser um princípio dinâmico e funcional, que condiz muito mais com a realidade organizacional em que a estabilidade estrutural desapareceu"

    FONTE:
    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362011000100003