SóProvas


ID
358048
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens a seguir.

Um documento de arquivo é confiável quando o conteúdo pode ser considerado uma representação completa e precisa das operações, das atividades ou dos fatos que o criaram.

Alternativas
Comentários
  • Características dos documentos arquivísticos
    Os documentos arquivísticos possuem características que permitem a compreensão dos passados imediatos ou históricos, sejam como propósitos administrativos ou culturais.
    As características desses documentos permitem a reconstrução do passado possibilitando interpretações e julgamentos. São elas: imparcialidade, autenticidade, naturalidade, inter-relacionamento e unicidade.
    Imparcialidade:
    Parte do pressuposto que os documentos arquivísticos são verdadeiros, ou seja, livres da suspeita de preconceitos, uma vez que as razões pelas quais eles são produzidos e as circunstâncias de sua criação asseguram que são escritos na intenção ou para a informação da posteridade.
    Autenticidade
    Está ligada ao processo de criação, manutenção e custódia; os documentos são produzidos a partir de rotinas processuais que visam o cumprimento de determinada função, ou consecução de alguma atividade.
    Por outro lado, são autênticos quando são criados e conservados de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados, a partir dessas rotinas estabelecidas.
    Parte-se do pressuposto que os documentos estão em conformidade com o sistema legal vigente.
    Observem como esse assunto foi cobrado:
    (ANATEL/CESPE/2010) Um documento de arquivo é confiável quando o conteúdo pode ser considerado uma representação completa e precisa das operações, das atividades ou dos fatos que o criaram.

    Resposta: CORRETA, todo documento possui a característica da autenticidade.

    retirado do site -eu vou passar-
  • Correta

    Segundo o e-Arq Brasil:
    Confiabilidade
    Um documento arquivístico confiável é aquele que tem a capacidade de sustentar os fatos que atesta. A confiabilidade está relacionada ao momento em que o documento é produzido e à veracidade do seu conteúdo. Para tanto há que ser dotado de completeza e ter seus procedimentos de criação bem controlados. Dificilmente pode-se assegurar a veracidade do conteúdo de um documento, ela é inferida a partir da completeza e dos procedimentos de criação. A confiabilidade é uma questão de grau, ou seja, um documento pode ser mais ou menos confiável. Exigência: para garantir a confiabilidade, o programa de gestão arquivística dos órgãos e entidades deve assegurar que os documentos arquivísticos sejam produzidos da seguinte forma: no momento em que ocorre a ação, ou imediatamente após, por pessoas diretamente envolvidas na condução das atividades e devidamente autorizadas; com o grau de completeza requerido tanto pelo próprio órgão ou entidade como pelo sistema jurídico.

    Não confundir com autenticidade:


    Um documento arquivístico autêntico é aquele que é o que diz ser, independente de se tratar de minuta, original ou cópia, e que é livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção. Enquanto a confiabilidade está relacionada ao momento da produção, a autenticidade está ligada à transmissão do documento e à sua preservação e custódia.
  • Quando a questão diz: representação completa e precisa das
    operações, atividades ou fatos, ela se refere a capacidade de o documento ser
    prova de tais acontecimentos
  • Um documento de arquivo, além de ser decorrente da atividade institucional, prova ou testemunha sobre o acontecimento, a ação ou o produtor da mesma. 

    Sendo assim, por “representação completa e precisa das operações, atividades ou fatos” devemos entender como a capacidade de o documento ser prova de tais acontecimentos. Portanto será um documento de arquivo e confiável para todos os efeitos. (PONTO DOS CONCURSOS).
  • Um documento de arquivo é confiável quando o conteúdo pode ser considerado uma representação completa e precisa das operações, das atividades ou dos fatos que o criaram. CORRETA

    Realmente confiabilidade não é o mesmo que autenticidade, como já disse o colega Arquivista01.

  • ---------------------

    Um documento é uma unidade de registro de informações, independente do suporte utilizado, sendo o suporte o material no qual as informações são registradas. A confiabilidade de um documento tem que ser garantida para que a justiça seja feita e o passado compreendido. 

    A diplomática é a ciência ou a técnica que estuda a autenticidade (se são verdadeiros) e a fidedignidade (se merecem fé pública) dos documentos. Segundo Mac Neil (2000), a confiabilidade de um documento possui duas dimensões qualitativas: a fidedignidade e a autenticidade. No que se refere à fidedignidade, o documento deve ser capaz de representar os fatos que atesta. Quanto à autenticidade, o documento "é o que diz ser".

    Arquivologia Para Concursos - Fabrício Mariano,Iesde.

  • Resolução:


    O item está correto. 


    Por “representação completa e precisa das operações, atividades ou fatos” devemos entender como a capacidade de o documento ser prova de tais acontecimentos. 


    Portanto será um documento de arquivo e confiável para todos os efeitos uma ação e poder provar ou testemunhar sobre a mesma, ou sobre seu produtor.