SóProvas


ID
358054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Desde o desenvolvimento da arquivologia como disciplina, a partir da segunda metade do século XIX, talvez nada a tenha revolucionado tanto quanto a concepção teórica e os desdobramentos práticos da gestão ou a administração de documentos estabelecidos após a Segunda Guerra Mundial. Para alguns, trata-se de um conceito emergente, alvo de controvérsias e ainda restrito, como experiência, a poucos países.

José Maria Jardim. O conceito e a prática da gestão de documentos. Rio de Janeiro: Acervo, v. 2, n.º 2, p. 35-42, jul.-dez./1987 (com adaptações).

Tendo como referência inicial o texto acima e a respeito da gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.

A gestão de documentos surgiu com o objetivo de resolver os problemas de preservação dos documentos de valor primário dos arquivos permanentes das organizações públicas e privadas.

Alternativas
Comentários
  • Gestão de Documentos: conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando à sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
  • A gestão de documentos surgiu com o objetivo de resolver os problemas de preservação dos documentos de valor primário dos arquivos permanentes das organizações públicas e privadas.

    Lei 8159/91:
    Art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    Resposta: A questão tenta induzir a 2 erros:
    1. Arquivos Permanentes possuem valor SECUNDÁRIO;
    2. A Gestão de documentos é utilizada para ARQUIVOS de valor PRIMÁRIO (correte e intermediário);


    "Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração."                                                                                                                  
  • O conceito de Gestão Documental tem como foco o gereciamento de documentos  nas fases Corrente e Intermediária.
  • O melhor a fixar a respeito dessa questão é que - como disse o nosso amigo acima - não há que se falar em gestão de documentos em aquivos permanentes, somente nas idades correntes e intermediária, posto que, na fase permanente, os documentos já possuem seu valor secundário e devem ser recolhidos e guardados permanentemente, logo, não há mais movimentação, não havendo mais sentido cogitar sobre gestão.
  • A gestão de documentos é um conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando sua eliminação ou recolhimento para a guarda permanente.

    Objetivos da Gestão de Documentos:
    *assegurar, de forma eficiente, a produção, administração, manutenção, e destinação de documentos;
    * garantir que a informação institucional esteja disponível quando e onde necessária à instituição a aos cidadãos;
    *assegurar a eliminação dos documentos que não tenham valor administrativos, fiscal, legal ou para pesquisa científica;
    *assegurar o uso adequado da micrográfica, processamento automatizado de dados e outras técnicas avançadas de gestão de informação;
    * contribuir para acesso e preservação dos documentos que mereçam guarda permanente por seus valores históricos e científico. 
  • "A gestão de documentos surgiu com o objetivo de resolver os problemas de preservação dos documentos de valor primário dos arquivos permanentes das organizações públicas e privadas."
    Erros:
    - a gestão de documentos só compreende as duas primeiras fases do ciclo de vida dos documentos: corrente e intermediária;
    - se o arquivo é permanente, ele não tem mais valor primário.

  • A gestão de documentos possui vários objetivos, dentre os quais podemos citar: organizar a produção, administração, gerenciamento, manutenção e destinação dos documentos; assegurar o acesso à informação; formalizar a eliminação de documentos que tenham cumprido sua destinação; Todos estes são excelentes exemplos de para que serve a gestão de

    documentos, que você pode memorizar com carinho.Entretanto, o erro da questão está no fato de que os arquivos permanentes não possuem valor primário, mas sim valor secundário (informativo, probatório ou histórico).


  • A gestão de documentos surgiu com o objetivo principal de servir à administração e secundário de preservar o valor histório dos documentos. Questão muito simples.

  • Gestão DOCUMENTOS - É usada na Fase Corrente e Intermediária APENAS.

    Errado.