SóProvas


ID
358072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Desde o desenvolvimento da arquivologia como disciplina, a partir da segunda metade do século XIX, talvez nada a tenha revolucionado tanto quanto a concepção teórica e os desdobramentos práticos da gestão ou a administração de documentos estabelecidos após a Segunda Guerra Mundial. Para alguns, trata-se de um conceito emergente, alvo de controvérsias e ainda restrito, como experiência, a poucos países.

José Maria Jardim. O conceito e a prática da gestão de documentos. Rio de Janeiro: Acervo, v. 2, n.º 2, p. 35-42, jul.-dez./1987 (com adaptações).

Em um processo de avaliação de documentos, deve-se respeitar a integralidade do conjunto documental, ou seja, quanto mais completo for um conjunto documental maior será o seu valor para preservação.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito ta marcando como CERTO.
    No entanto, acho q ta errado. Um conjunto documental mais completo não é requisito pra aumetar seu valor p/ preservação.
    Para um documento ser classificado como de valor secundário (ou permanete) deverá ter como requisito o seu valor histórico, informativo ou probatório.
  • Concordo Renato. Usei o mesmo raciocínio que você para responder à questão. Mas parece que não era a resposta desejada pela banca.
    Força e Fé,
    André.
  • Eu também não acredito que quanto mais completo for um conjunto documental maior será o seu valor para preservação. Acredito que a questão está errada. 

  • Pessoal, vamos pensar mais um pouco:


    A integridade arquivística preconiza que os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida, certo? 


    A partir desse conceito, quais documentos terão maior valor para preservação? documentos/conjuntos íntegros ou mutilados? os mais completos, mais íntegros, menos dispersos, correto?

    A questão só quis destacar a importância da integridade documental para o valor de preservação e nada mais. 


    Espero ter ajudado.

  • Terry Cook (no livro Macro-appraisal and Functional Analysis) propõe critérios gerais para o arquivista determinar o valor secundário. O primeiro deles é a integralidade das séries de arquivos, ou seja: "quanto mais completo for um conjunto documental maior será o seu valor para preservação"

    O gabarito da questão é CERTO