SóProvas


ID
358075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Desde o desenvolvimento da arquivologia como disciplina, a partir da segunda metade do século XIX, talvez nada a tenha revolucionado tanto quanto a concepção teórica e os desdobramentos práticos da gestão ou a administração de documentos estabelecidos após a Segunda Guerra Mundial. Para alguns, trata-se de um conceito emergente, alvo de controvérsias e ainda restrito, como experiência, a poucos países.


José Maria Jardim. O conceito e a prática da gestão de documentos. Rio de Janeiro: Acervo, v. 2, n.º 2, p. 35-42, jul.-dez./1987 (com adaptações).

Tendo como referência inicial o texto acima e a respeito da gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.

O volume geral atual dos conjuntos documentais e seu índice de acumulação anual têm pequena ou quase nenhuma influência na decisão de eliminação ou preservação permanente dos documentos de arquivo.

Alternativas
Comentários
  •  A redução da massa documental é indispensável para agilizar a recuperação de informações, garantir a preservação de documentos de valor permanente e racionalizar a produção documental. Faz parte da essência da Arquivologia, a avaliação de documentos com o fito de reduzir o volume, visando uma melhor gestão. Ex.: Tabela de Temporalidade.

    Portanto, ITEM ERRADO.

  •          Esta questão me trouxe uma dúvida quanto ao volume documental gerado, dúvida gerada lendo o comentário acima.  Na minha opinião a questão está errada, pois a avaliação ja faz um filtro dos documentos que devem ou não ser eliminados usando como um dos critérios a importância do documento, não tendo como referência nenhuma o volume já arquivado, pois os documentos permanentes possuem valor probatório e histórico e deixar de guardar um documento pensando no volume poderá causar prejuízos. 
  • Concordo com você Guilherme!
    O que é preponderante para definir o recolhimento é o valor secundário.
    A eliminação, por sua vez, só pode ocorrer depois de cumpridos os prazos de guarda definidos pela organização e respeitadas as legislações vigentes que estabelecem o prazo probatório dos documentos. Tudo isso ratificado na tabela de temporalidade.
    Entendo que a questão deveria ter o gabarito como (CERTO) pois, o volume documental é preceito secundário quando comparado ao valor do documento.
  • Pensei exatamente como vocês e errei a questão. Ainda não consigo entender como o volume geral e o índice de acumulação anual têm essa grande influência na decisão de eliminaçõa ou preservação. Então se já tiver acumulado muito em um determinado ano nãop oderei mais guardar nenhum documento? Se alguém tiver alguma base legal ou doutrinária peço que poste para que eu possa entender melhor.
    Grata
  • Minha dívida é sobre terminologia: "preservação" permanente é sinônimo de "guarda" permanente? 
  • A questão está errada, outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2010 - MPU - Analista - Arquivologia Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Avaliação de documentos; 

    Na avaliação de documentos arquivísticos, para se determinar a permanência ou a eliminação dos documentos, devem ser considerados o volume geral atual dos conjuntos documentais e seu índice de acumulação anual.

    GABARITO: CERTA.

  • Ué, pensei que o q tivesse influência para preservação um documento fosse seu valor e não seu índice de acumulação. Se o arquivo nacional de um país, por exemplo, possui uma grande acumulação de docs permanentes, vai eliminá-los pq o arquivo tá cheio?? Vi q a dúvida não foi só minha. Passível de anulação esta questão.