SóProvas


ID
358093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à teoria e prática de arranjo em arquivos permanentes, julgue os itens subsequentes.

Quanto maior a complexidade dos órgãos e das agências reguladoras, mais dificuldades são encontradas no momento da elaboração do quadro de arranjo. Uma solução para essa situação é organizar os documentos por grandes temas ou assuntos.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    O arquivo permanente recebe documentos de varios órgãos e, pelo Principio da Proveniência, Procedência ou de respeito aos fundos, os arquivos devem ser organizados por fundos ou núcleos de uma mesma fonte geradora, não devendo, portanto, serem misturados aos de outras fontes, devem ser mantidos em um mesmo fundo, todos os documentos provenientes de uma mesma fonte geradora 

  • O antigo sistema de arranjar os documentos de acordo com algum sistema arbitrário de classificação de assuntos foi abandonado, ao menos teoricamente, e substituído por um sistema baseado em princípio aplicável de maneira geral. Esse princípio é o de agrupar os documentos oficiais de acordo com a natureza das instituições públicas que os acumulam.

    Isso evoluiu e foi ampliado, e se decidiu, primeiro, que os documentos públicos devem ser agrupados de acordo com as unidades administrativas que os criaram (e não de acordo com a natureza das instituições que os criaram) e, em segundo lugar, que o arranjo dado aos documentos pelos próprios órgãos criadores deve ser preservado no arquivo de custódia permanente. O princípio de agrupar os documentos oficiais de acordo com a origem nos organismos públicos administrativos é chamado princípio da proveniência.
     

  • Errado

    Os documentos de arquivo devem ser organizados em primeiro lugar de acordo  com o ente produtor do acervo (noção de fundo arquivistico), e depois organizado internamente pelas funções e atividades que os geraram (séries documentais). e não por grandes temas e assuntos (principio da pertinencia).