SóProvas


ID
358138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da microfilmagem e da automação em arquivos, julgue os itens a seguir.

A microfilmagem é mais indicada para grande conjunto documental com longo prazo de guarda, com valor fiscal e legal e demanda relativamente pequena, que não exige acesso múltiplo e simultâneo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo.

    A microfilmagem é mais indicada para grande conjunto documental com longo prazo de guarda, com valor fiscal e legal e demanda relativamente pequena, que não exige acesso múltiplo e simultâneo.

    Bom pessoal um dos objetivos da microfilmagem é preservar os originais do manuseio, portanto quanto maior o prazo de guarda, mais útil se torna. Por ter legislação prórpia conta com valor legal, finalmente é característica do procedimento de microfilmagem a demora, tanto que é mais indicada na fase intermediária, na qual não é muito utilizado o documento, mas se não exigir acesso múltiplo e simultâneo e for conveniente, pode ser feito no eságio inicial.
  • QUESTÃO CORRETA

    A microfilmagem é mais indicada para grande conjunto = redução de espaço
    com longo prazo de guarda= para preservar os documentos de valor permanentes (lembrando que não só eles)
    com valor fiscal e legal= a banca usou estes adjetivos para demonstrar que são documentos importantes para a instituição, pois caso fosse de valor apenas cultural, por exemplo, a finalidade da consulta seria outra.
    demanda relativamente pequena, que não exige acesso múltiplo e simultâneo.= ( a meu ver a parte da qestao que parece conter erro)O acesso aos documentos na microfilmagem ocorre de forma MENOS EFICIENTE. Isto porque , na microfilmagem tradicional ele ocorre de FORMA INDIVIDUAIZADA, diferente da digitalização em que o ecsso é mais veloz devido às redes de computadores.
  • MICROFILMAGEM X DIGITALIZAÇÃO 

    AGREGANDO CONHECIMENTO ... 

     

    A Microfilmagem é o serviço de armazenamento e preservação de informações, através da captação das imagens dos documentos por processo fotográfico. Já a digitalização é o processo de conversão de documentos físicos em formato digital e estes poderão ser armazenados em discos rígidos, dispositivos como Pen Drives, HD externo, CDs e DVDs e em diversos outros equipamentos.

     

    Tanto a técnica de microfilmagem quanto a de digitalização garantem a preservação do arquivo físico, porém, perante a legislação brasileira, apenas a microfilmagem tem o mesmo valor legal que o documento original. Já com a digitalização é diferente, a lei não a considera legítima assim como com o microfilme. Por esse motivo, um documento que foi digitalizado não pode ser descartado.

     

    A grande vantagem da digitalização é a armazenagem digital, que garante o acesso rápido à informação por um número maior de pessoas, e termina com a necessidade de deslocamento até o local de consulta. A digitalização abre também a possibilidade de construção de Banco de Dados para procura de informações, o que permite a economia de custos.

     

    FONTE : https://arquivar.com.br/digitalizacao-microfilmagem-melhor-solucao/

     

  • Questão certinha!

    Lembrar que acesso múltiplo e simultâneo será sempre para digitalização. O cespe adora enganar nesse ponto.

    Q769883 - SEDF 2017

    A técnica da microfilmagem tem como limitação a dificuldade de acesso múltiplo, uma das vantagens da digitalização de documentos. (gab: certo)