SóProvas


ID
3581530
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Carnaíba - PE
Ano
2019
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Na Constituição Federal de 1988, em seu Art. 200, o que NÃO compete ao Sistema Único de Saúde? 

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está cobrando a literalidade do art. 200 da CF 88..

    Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei:

    I - controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos;

    II - executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador;

    III - ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde;

    IV - participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico;

    V - incrementar em sua área de atuação o desenvolvimento científico e tecnológico;

    VI - fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano;

    VII - participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos;

    VIII - colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

    RESPOSTA: LETRA B

  • Essa questão caberia recurso e, na minha opinião, deveria ter sido anulada. De acordo com a Emenda Constitucional número 85 do ano de 2015, o inciso V do ART.200, foi acrescentado junto ao desenvolvimento científico e tecnológico a palavra "inovação". Art. 200, V- incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico E A INOVAÇÃO;
  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre Sistema Único de Saúde (SUS). Atenção: a questão deseja que o candidato assinale a incorreta.

    A- CorretaÉ o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 200: "Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: (...) II - executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador; (...)".

    B- Incorreta. A referida destinação é vedada pela Constituição. Art. 199, § 2º, CRFB/88: "É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos".

    C- CorretaÉ o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 200: "Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: (...) IV - participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico; (...)".

    D- CorretaÉ o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 200: "Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: (...) V - incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação; (...)". Obs.: antes da EC 85, de 2015, a redação do inciso era idêntica à redação da alternativa. No entanto, mesmo que a EC tenha acrescentado a inovação, o desenvolvimento científico e tecnológico continuam a ser atribuição do SUS.

    E- CorretaÉ o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 200: "Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: (...) VIII - colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B (já que a questão pede a incorreta).