SóProvas


ID
3585484
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2017
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em uma ação de reintegração de posse, foi determinada a remoção de centenas de famílias, que havia anos tinham fixado moradia no local e compartilhavam a prestação de serviços mútuos. Antes da ocupação, o espaço era um terreno abandonado de propriedade da massa falida de uma empresa em débito com a fazenda pública, única credora habilitada. A comunidade, além da mobilização junto aos governos municipal e estadual com o objetivo de regularizar a ocupação, havia, por meio de sua associação, procurado o órgão da DP, que, na oportunidade, ajuizou ação de desapropriação indireta, que ainda não havia sido julgada. Quando do cumprimento da decisão de reintegração de posse, diante da resistência dos integrantes da ocupação, registrou-se o uso desproporcional de violência pela força policial, tendo a ação resultado em prisões, pessoas feridas e perda de objetos pessoais dos moradores.

A respeito dessa situação hipotética e de ideias relacionadas à sociologia do direito, julgue o item a seguir.

A remoção das famílias com o emprego da força policial tipifica o controle social classificado como externo e positivo. 



Alternativas
Comentários
  • a polícia, o Judiciário, a administração penitenciária, por exemplo, são instituições encarregadas de exercer o controle social formal.

    -

    Examinador fez uma pegadinha...

    Instituições/organizações formais/informais e, não, controle social formal/informal

    Em tese, igreja, por exemplo, é controle social informal, mas uma organização formal

    -

    Já o objeto da criminologia é dividido em 4: delito; delinquente; vítima; e controle social. Criminologia: elementos é quase princípios e objetos é características!

    Abraços

  • A remoção das famílias com o emprego da força policial tipifica o controle social classificado como externo e NEGATIVO.

  • GABARITO: ERRADO

    CONTROLE SOCIAL EXTERNO: constitui-se de procedimentos institucionais acionados em situações de desrespeito a normas estabelecidas e vigentes na sociedade.

    CONTROLE POSITIVO: consiste em estimular as ações desejadas na sociedade.

    CONTROLE NEGATIVO: consiste em desestimular, impedir ou punir as ações socialmente indesejadas.

    Portanto, o erro está em classificar como positiva a remoção forçada das famílias. Evidentemente, não se trata de uma ação de estímulo a um comportamento desejado, mas de impedimento ou punição a uma ação social indesejada pela norma que rege a propriedade.

  • GABARITO: ERRADO

    As formas de controle interno estão associadas ao processo de interiorização do conjunto normativo, isto é, o processo de inserir uma noção, ideia ou valor na consciência do sujeito, de forma que ela passe a fazer parte de seu pensamento. Normas e valores específicos desse meio social, considerados indispensáveis para a ordem, são introduzidos ao processo de construção da identidade do sujeito, que passa a delimitar suas ações de acordo com esse conjunto normativo.

    As formas de controle externo referem-se a ações punitivas, como sanções ou ações coercivas, que são acionadas diante da prática de ações que não condizem com as normas estabelecidas. Essas punições variam em forma e podem ser tanto de caráter físico, como a punição capital, quanto de caráter social, como o isolamento ou a ridicularização pública. As sanções e punições, por exemplo, podem ser aplicadas pelo próprio grupo social em que estamos inseridos. A exclusão social é o mais claro exemplo de sanção que um grupo pode infligir a um sujeito que assume um comportamento não condizente com a norma estabelecida.

    O controle negativo embasa-se na reprovação de determinados comportamentos, o meio para tal é através da aplicação de sanções. Elas se subdividem em leve ou grave, de caráter intimidador ou de coação. Por isso as sanções negativas tem o efeito de coação para o infrator e de intimidação para os demais.

    O controle positivo baseia-se em contemplar e encorajar o bom comportamento para que no fim exista alguma recompensa ou gratificação. Diferem-se de acordo com a sua intensidade, esse controle pode ser gratificador, orientador ou persuasivo. O gratificador pode ser exemplificado por um funcionário do mês, um aluno que se destaca, sendo premiado e através dessa premiação incentivará os outros a agir do mesmo modo. Já o orientador, normalmente transmitido pelo governo, e procura alertar o povo a existência de um determinado risco, como por exemplo, as doenças. E por fim a persuasão, é tida como uma advertência, aos males decorrentes do cigarro, por exemplo.

    Fonte: https://www.preparaenem.com/sociologia/controle-social.htm

    https://isabelbacellarmercier.jusbrasil.com.br/artigos/335466107/meios-de-controle-social