a polícia, o Judiciário, a administração penitenciária, por exemplo, são instituições encarregadas de exercer o controle social formal.
-
Examinador fez uma pegadinha...
Instituições/organizações formais/informais e, não, controle social formal/informal
Em tese, igreja, por exemplo, é controle social informal, mas uma organização formal
-
Já o objeto da criminologia é dividido em 4: delito; delinquente; vítima; e controle social. Criminologia: elementos é quase princípios e objetos é características!
Abraços
GABARITO: ERRADO
CONTROLE SOCIAL EXTERNO: constitui-se de procedimentos institucionais acionados em situações de desrespeito a normas estabelecidas e vigentes na sociedade.
CONTROLE POSITIVO: consiste em estimular as ações desejadas na sociedade.
CONTROLE NEGATIVO: consiste em desestimular, impedir ou punir as ações socialmente indesejadas.
Portanto, o erro está em classificar como positiva a remoção forçada das famílias. Evidentemente, não se trata de uma ação de estímulo a um comportamento desejado, mas de impedimento ou punição a uma ação social indesejada pela norma que rege a propriedade.
GABARITO: ERRADO
As formas de controle interno estão associadas ao processo de interiorização do conjunto normativo, isto é, o processo de inserir uma noção, ideia ou valor na consciência do sujeito, de forma que ela passe a fazer parte de seu pensamento. Normas e valores específicos desse meio social, considerados indispensáveis para a ordem, são introduzidos ao processo de construção da identidade do sujeito, que passa a delimitar suas ações de acordo com esse conjunto normativo.
As formas de controle externo referem-se a ações punitivas, como sanções ou ações coercivas, que são acionadas diante da prática de ações que não condizem com as normas estabelecidas. Essas punições variam em forma e podem ser tanto de caráter físico, como a punição capital, quanto de caráter social, como o isolamento ou a ridicularização pública. As sanções e punições, por exemplo, podem ser aplicadas pelo próprio grupo social em que estamos inseridos. A exclusão social é o mais claro exemplo de sanção que um grupo pode infligir a um sujeito que assume um comportamento não condizente com a norma estabelecida.
O controle negativo embasa-se na reprovação de determinados comportamentos, o meio para tal é através da aplicação de sanções. Elas se subdividem em leve ou grave, de caráter intimidador ou de coação. Por isso as sanções negativas tem o efeito de coação para o infrator e de intimidação para os demais.
O controle positivo baseia-se em contemplar e encorajar o bom comportamento para que no fim exista alguma recompensa ou gratificação. Diferem-se de acordo com a sua intensidade, esse controle pode ser gratificador, orientador ou persuasivo. O gratificador pode ser exemplificado por um funcionário do mês, um aluno que se destaca, sendo premiado e através dessa premiação incentivará os outros a agir do mesmo modo. Já o orientador, normalmente transmitido pelo governo, e procura alertar o povo a existência de um determinado risco, como por exemplo, as doenças. E por fim a persuasão, é tida como uma advertência, aos males decorrentes do cigarro, por exemplo.
Fonte: https://www.preparaenem.com/sociologia/controle-social.htm
https://isabelbacellarmercier.jusbrasil.com.br/artigos/335466107/meios-de-controle-social