SóProvas


ID
3585970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2017
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em uma ação de reintegração de posse, foi determinada a remoção de centenas de famílias, que havia anos tinham fixado moradia no local e compartilhavam a prestação de serviços mútuos. Antes da ocupação, o espaço era um terreno abandonado de propriedade da massa falida de uma empresa em débito com a fazenda pública, única credora habilitada. A comunidade, além da mobilização junto aos governos municipal e estadual com o objetivo de regularizar a ocupação, havia, por meio de sua associação, procurado o órgão da DP, que, na oportunidade, ajuizou ação de desapropriação indireta, que ainda não havia sido julgada. Quando do cumprimento da decisão de reintegração de posse, diante da resistência dos integrantes da ocupação, registrou-se o uso desproporcional de violência pela força policial, tendo a ação resultado em prisões, pessoas feridas e perda de objetos pessoais dos moradores.

A respeito dessa situação hipotética e de ideias relacionadas à sociologia do direito, julgue o item a seguir.

Sob a perspectiva quantitativa weberiana, o espaço de moradia é uma característica que diferencia os grupos sociais e localiza os indivíduos na estratificação social. 


Alternativas
Comentários
  • Acredito que esse weberiano diz respeito a Max Weber

    Maximilian Karl Emil Weber foi um intelectual, jurista e economista alemão considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista Alfred Weber.

    Abraços

  • GABARITO: CERTO

    Weber e a cidade

    Dra. Maria Palácios

    Professora da Universidade Estadual da Bahia 

    2016

    (...)

    Para Weber, a relação entre a cidade, como agente de troca e de comércio, e o campo, como produtor de comida, representa um aspecto da economia urbana e forma uma etapa entre a economia doméstica, de um lado, e a economia nacional, de outro. A cidade, portanto, não é uma acumulação de moradias ou uma coleção de atividades econômicas, pois as aldeias também possuem essas características; a cidade possui dimensões não econômicas e, assim, o conceito de cidade deve incluir fatores não econômicos.

    (...)

    Das cidades do Centro e do Norte da Europa surge o conhecido lema “O ar da cidade faz livre”, porque, nessa área, após um prazo maior ou menor, o senhor de um escravo ou servo perdia o direito de reclamá-lo como submetido a seu poder. Na medida em que, dentro da cidade, todos são livres, não havendo mais distinção entre livres e não livres, muitas delas desenvolveram, também, a igualdade política dos seus habitantes e as eleições livres dos funcionários urbanos o que, por sua vez, permitiu o desenvolvimento de um estrato de patrícios. 

    Os ricos urbanos começaram a criar seus sinais de distinção (propriedade de cavalos) e aparece uma nova nobreza urbana (constables, cavaleiros) e uma nova estratificação em termos de status, também.

    (...)

    FONTE

    https://www.revistas.ufg.br/teoria/article/download/44814/22213/