-
RESOLUÇÃO:
No cabos de fibra óptica os sinais luminosos são transmitidos ao longo de determinadas distâncias com informações (a serem transmitidas e recebidas) por um receptor óptico que decodifica estes sinais.
A viagem destes sinais luminosos é feita através da reflexão total que acontece dentro da fibra. O índice de refração dentro da fibra é maior do que o índice de refração da sua casca e quando isso acontece podem ocorrer dois fenômenos físicos: refração de uma parte dos raios e reflexão.
Resposta: ERRADO
-
A transmissão da luz dentro da fibra é possível graças a uma diferença de entre o revestimento e o núcleo, sendo que o núcleo possui sempre um índice de refração mais elevado, característica que aliada ao ângulo de incidência do feixe de luz, possibilita o fenômeno da reflexão total. Ou seja, a luz é mantida no núcleo através de reflexão interna total. Isto faz com que a fibra funcione como guia de onda, transmitindo luz entre as duas extremidades.
wikipedia
-
No processo de refração, o fenômeno de REFLEXÃO TOTAL, se dá quando a luz viaja de um meio com índice de refração maior (núcleo) para um com índice menor (casca).
-
~>Em fibras ópticas, o núcleo (core) possui uma densidade maior e a casca (capa) possui uma densidade menor.
~>Da física, quanto mais denso é um meio maior é índice de refração.
~>Qual o objetivo disso ? provocar uma curva do feixe para que ele não escape para o meio externo. Nessas fibras há uma diferença gradual desse material ao longo do raio, de modo que no centro da fibra haja uma maior densidade e afastando-se dele uma menor. Isso provoca um efeito geométrico parabólico do feixe, encapsulando o feixe dentro do núcleo.
Qualquer erro me avisem.
-
Índice de refração do vidro é maior que do meio externo.
Vale lembrar daqueles brinquedos de luz, que são vários fios iluminados até as pontas. O meio é o ar (índice menor) e o material de plástico/vidro (índice maior).