SóProvas



Questões de Óptica Geométrica


ID
562663
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Algumas superfícies podem ser idealizadas como difusas, de acordo com a forma como refletem a radiação. Na reflexão difusa,

Alternativas
Comentários
  • Reflexão difusa é a reflexão de luz a partir de uma superfície de tal forma que um raio incidente se reflete em muitos ângulos em vez de em apenas um ângulo, tal como no caso de reflexão especular.

    .

    Reflexão especular é o reflexo espelhado da luz (ou de outros tipos de onda) em uma superfície, no qual a luz de uma única direção de entrada (um raio) é refletida em uma única direção de saída.

    .

    Referência Bibliográfica: Wikipedia

    .

    Gabarito: Letra D

    .

    Bons estudos!


ID
663235
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A Lua sempre apresenta a mesma face quando observada de um ponto qualquer da superfície da Terra. Esse fato, conhecido como acoplamento de maré, ocorre porque

Alternativas

ID
668269
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um arco-íris forma-se devido à dispersão da luz do Sol em gotas de água na atmosfera.

Após incidir sobre gotas de água na atmosfera, raios de luz são refratados; em seguida, eles são totalmente refetidos e novamente refratados.

Sabe-se que o índice de refração da água para a luz azul é maior que para a luz vermelha.

Considerando essas informações, assinale a alternativa em que estão mais bem representados os fenômenos que ocorrem em uma gota de água e dão origem a um arco-íris

Alternativas

ID
685819
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Dois estudantes de Física, aficionados por cinema, querem usar o seu novo aparelho de blu-ray com o áudio do home theather que eles já possuem. O aparelho de blu-ray possui duas conexões de saída de áudio, uma, por meio de cabos de cobre e, outra, por meio de cabo óptico. Para prever qual das conexões produzirá o melhor efeito, um dos estudantes baseia-se em conceitos que estudou em Eletromagnetismo e Óptica, compartilhando essas informações com seu colega. Das observações feitas pelo estudante, a única CORRETA é a seguinte:

Alternativas

ID
691597
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Considere as proposições sobre a luz e assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • ( ) Quando um raio de luz segue uma trajetória num sentido qualquer e é refletido por um espelho plano, o raio refletido seguirá a mesma trajetória do raio incidente.

    Quando a trajetória e sentido do raio for paralelo ao plano do espelho, então, quando ocorrer a reflexão, o raio refletido terá a mesma trajetória do raio incidente.

    Se o ângulo de incidência não for 90º, então a direção do raio será diversa daquela inicial.

    Foi um erro generalizar!


ID
691615
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Considere uma lâmina de vidro de faces paralelas imersa no ar. Um raio luminoso propaga-se no ar e incide em uma das faces da lâmina, segundo um ângulo  θ em relação à direção normal ao plano da lâmina. O raio é refratado nesta face e refletido na outra face, que é espelhada. O raio refletido é novamente refratado na face não espelhada, voltando a propagar-se no ar. Sendo nAr e nvidro   respectivamente, os índices de refração da luz no ar e no vidro, o ângulo de refração a que o raio refletido forma no vidro, com a direção normal ao plano da lâmina, ao refratar-se pela segunda vez, obedece à equação:

Alternativas
Comentários
  • http://sketchtoy.com/70486769


ID
714286
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma fonte de luz monocromática puntiforme ilumina um disco e projeta sua sombra em uma parede. Considere o diâmetro do disco muito maior que o comprimento de onda da luz. O disco está a uma distância de um metro da parede e sua sombra tem um perímetro perfeitamente circular, com área quatro vezes a área do disco. Assim, a distância entre a fonte de luz e a parede, em metros, é

Alternativas

ID
715681
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

De um cone reto de altura h e diâmetro da base d com a parede interna revestida por material refletor de ondas eletromagnéticas, retirou-se a base. Sobre a superfície refletora incide um raio de luz paralelo ao eixo do cone. Após todas as reflexões, o raio refletido tem direção paralela ao raio incidente. Para que isso ocorra, as dimensões do cone devem satisfazer à relação

Alternativas

ID
716371
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O fenômeno de reflexão total pode ocorrer quando um feixe de luz incide sobre a interface de dois meios I e II, onde a velocidade de propagação da luz é diferente em cada meio. Considerando que o feixe se propaga do meio I para o meio II, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Perfeito, doutor!


ID
949648
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um  grupo  de  cientistas  liderado  por  pesquisadores do  Instituto  de  Tecnologia  da  Califórnia  (Caltech),  nos Estados  Unidos,  construiu  o  primeiro  metamaterial  que apresenta  valor  negativo  do  índice  de  refração  relativo para a luz visível. Denomina-se metamaterial um material óptico  artificial,  tridimensional,  formado  por  pequenas estruturas  menores  do  que  o  comprimento  de  onda da  luz,  o  que  lhe  dá  propriedades  e  comportamentos
que  não  são  encontrados  em  materiais  naturais.  Esse material  tem sido chamado de  “canhoto” .
Disponível  em:  http://www.inovacaotecnologica.com.br. Acesso em: 28 abr.  2010  (adaptado).

Considerando o comportamento atípico desse metamaterial, qual é a figura que representa a refração da luz ao passar do ar para esse meio?

Alternativas
Comentários
  • Questão relativamente difícil, que requer cuidado. A luz, ao ser refratada numa interface , obedece a lei de Snell : n1*sen(q1) = n2*sen(q2), onde n1 (n2) é o meio onde se propaga a luz incidente (refratada) e q1(q2) é o ângulo de incidência (refração). Se um dos materiais apresenta índice de refração negativo (tomemos, por exemplo, n2 < 0), e o outro é o ar (ou seja, n1 = 1), temos sen(q1) = n2*sen(q2). Agora, se q1> 0 e n2 < 0, devemos ter necessariamente q2< 0 para que a igualdade seja mantida, o que leva à resposta d).
  • A refração luminosa é o fenômeno no qual ocorre a mudança de velocidade da luz, devido a mudança de meio de propagação. Essa mudança acarreta um desvio na trajetória do raio luminoso, caso este não passe pela reta normal a superfície (perpendicular à superfície). Em materiais naturais, a mudança de meio para raios de luz não perpendiculares à superfície implica um desvio com o afastamento ou aproximação da normal, de modo que os raios incidente e refratado fiquem em lados opostos a essa reta normal. Nos metamateriais, a mudança de meio implica um desvio no qual os raio incidente e refratado fiquem do mesmo lado que a reta normal, conforme a alternativa D.

  • Nos materiais naturais, vimos que quando um feixe luminoso incide algum meio diferente, ele sofre uma alteração conforme a lei de snell.

    n.senΘ=n.senΘ

    Normalmente, temos valores positivos nessa equação.Porem, como o índice de refração desse metamaterial é negativo, é necessário que o senΘ seja um valor negativo para respeitar a equação. Com isso, o feixe é refratado para outro quadrante, conforme a figura do item D.

    Fonte: Descomplica

  • Letra D

    Lei de Snell

    Em ótica, a lei de Snell, ou simplesmente Lei da Refração, resume-se a uma expressão que dá o desvio angular sofrido por um raio de luz ao passar para um meio com índice de refração diferente do qual estava percorrendo.

  • Por que não poderia ser a "C"?


ID
1021765
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A uma certa hora da manhã, a inclinação dos raios solares é tal que um muro de 4,0 m de altura projeta, no chão horizontal, uma sombra de comprimento 6,0 m.

Uma senhora de 1,6 m de altura, caminhando na direção do muro, é totalmente coberta pela sombra quando se encontra a quantos metros do muro?

Alternativas
Comentários
  • gab D

    formara 2 triangulos DEITADOS um ta dentro do outro

    base maior 4 esta pra base menor 1,6

    maior altura 6 esta pra menor h

    4/6=1,6/h

    h=2,4

    porem tem q diminuir 6-2,4=3,6m


ID
1079779
Banca
Marinha
Órgão
EAM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O comportamento do ser humano se transformou no momento em que dominou o fogo e obteve luz para iluminar a escuridão; e calor para aquecer os dias frios e espantar os animais predadores. Sobre o homem na pré-história, sentado à beira de uma fogueira, foram feitas as seguintes afirmações:

I - o calor chega até ele por condução.

II - a fumaça da fogueira sobe por correntes de convecção.

III- a luz do fogo é uma onda eletromagnética.

IV - o calor da fogueira tem uma temperatura muito alta.

Assinale a opção que apresenta as afirmativas INCORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • o calor é chega até ele por irradiação.

    O calor na ultima opção não tem a ver com a temperatura em si, mas o fluxo de temperatura de um corpo para outro.


ID
1229116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Acerca das propriedades da luz, julgue os itens subsequentes.

Quanto menor o comprimento de onda da luz incidente sobre um obstáculo ou uma fenda em relação às suas dimensões, mais fortes serão os efeitos da difração.

Alternativas
Comentários
  • Quanto menor a largura do obstáculo, mais acentuada é a difração.
  • DIFRAÇÃO DE ONDAS:

     

    *Difração é o encurvamento sofrido pelos raios de onda quando esta encontra obstáculos à propagação.

     

    *A difração é mais acentuada quanto maior for o comprimento de onda e quanto menor for o tamanho da fenda pela qual ela vai passar.

     

    *Pode ser sonoro ou luminoso

     

    GAB: ERRADO

  • RESOLUÇÃO:

    A difração é mais acentuada quanto maior for o comprimento de onda e quanto menor for o tamanho da fenda pela qual ela vai passar.

    Resposta: ERRADO

  • d > λ menos intensa a difração

    d < λ mais intenda a difração


ID
1402672
Banca
PUC-MINAS
Órgão
PUC-MINAS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Se a velocidade é constante, então quanto maior a frequência, menor o comprimento de onda terá que ser.

    V=λ.f


ID
1460359
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Mais e mais salas de projeção estão exibindo filmes no formato 3D. Nesse formato, os equipamentos são dois projetores que iluminam a tela do cinema. Um projetor emite ondas de luz numa direção de oscilação e o outro, numa direção perpendicular a do primeiro. As cenas projetadas por cada um deles possuem ângulos diferentes, fazendo com que a cena captada pelos olhos humanos ofereça uma sensação de profundidade. As lentes dos óculos utilizados para assistir a esse tipo de filme filtram as imagens dos dois projetores: cada lente deixa passar apenas uma das ondas de luz, e assim cada olho “vê” a imagem de um dos dois projetores. As lentes dos óculos agem como

Alternativas

ID
1614034
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PUC - RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um objeto está a 10 cm da superfície de um espelho plano. Um observador se posiciona a 40 cm do espelho, e seus olhos se encontram à mesma altura do objeto.

Calcule a distância, em centímetros, entre a imagem do objeto formada pelo espelho e o observador.

Alternativas
Comentários
  • A distancia da imagem até o espelho é a mesma do objeto até ao espelho


ID
1637752
Banca
Aeronáutica
Órgão
ITA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Caso necessário, use os seguintes dados:
Aceleração da gravidade = 10 m /s²  
Velocidade de som no ar = 340 m /s 
Densidade da água = 1,0 g/cm ³
Comprimento de onda médio da luz = 570 nm

Fontes distantes de luz separadas por um ângulo α numa abertura de diâmetro D podem ser distinguidas quando α > 1,22\λ/D, em que λ é o comprimento de onda da luz. Usando o valor de 5 mm para o diâmetro das suas pupilas, a que distância máxima aproximada de um carro você deveria estar para ainda poder distinguir seus faróis acesos? Considere uma separação entre os faróis de 2 m.

Alternativas

ID
1638232
Banca
Aeronáutica
Órgão
ITA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma luz monocromática incide perpendicularmente num plano com três pequenos orifícios circulares formando um triângulo equilátero, acarretando um padrão de interferência em um anteparo paralelo ao triângulo, com o máximo de intensidade num ponto P equidistante dos orifícios. Assinale as respectivas reduções da intensidade luminosa em P com um e com dois orifícios tampados.

Alternativas

ID
1715914
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

  Será que uma miragem ajudou a afundar o Titanic? O fenômeno ótico conhecido como Fata Morgana pode fazer com que uma falsa parede de água apareça sobre o horizonte molhado. Quando as condições são favoráveis, a luz refletida pela água fria pode ser desviada por uma camada incomum de ar quente acima, chegando até o observador, vinda de muitos ângulos diferentes. De acordo com estudos de pesquisadores da Universidade de San Diego, uma Fata Morgana pode ter obscurecido os icebergs da visão da tripulação que estava a bordo do Titanic. Dessa forma, a certa distância, o horizonte verdadeiro fica encoberto por uma névoa escurecida, que se parece muito com águas calmas no escuro.

Disponível em: http://apod.nasa.gov. Acesso em: 6 set. 2012 (adaptado)

O fenômeno ótico que, segundo os pesquisadores, provoca a Fata Morgana é a


Alternativas
Comentários
  • Denomina-se  refração o fenômeno que ocorre com a luz quando ela passa de um meio homogêneo e transparente para outro meio também homogêneo e transparente, entretanto sendo distinto do primeiro. Ao mudar o meio, tanto a velocidade quanto a direção de propagação podem variar.
    Assim, o fenômeno ótico que, segundo os pesquisadores, provoca a Fata Morgana é a refração da luz.
    Resposta B)

  • Usei a ideia de miragem para resolver a questão: http://www.sofisica.com.br/conteudos/curiosidades/miragens.php

  • A refração é o fenômeno que ocorre quando a luz passa de um meio homogêneo e transparente para outro, também homogêneo e transparente. Nessa mudança, podem ocorrer alterações na velocidade e na direção de propagação da luz. Sendo assim, ocorrem desvios de luz, e também da imagem, formando as miragens.

  • ''A diferença de temperatura entre as camadas de ar frio e quente altera o índice de refração do ar, logo, a luz refletida pela água fria sofre sucessivas refrações, sendo gradualmente desviada nas camadas superiores de ar quente. Assim, ainda que a reflexão da luz faça parte do fenômeno final, a refração é o fenômeno ótico preponderante que provoca a Fata Morgana.''

     

    https://descomplica.com.br/gabarito-enem/questoes/2015/primeiro-dia/sera-que-uma-miragem-ajudou-a-afundar-o-titanic-o-fenomeno-otico-conhecido-como-fata-morgana/

     

    gabarito: 

    b) refração.

  • A refração é o fenômeno que ocorre quando a luz passa de um meio homogêneo e transparente para outro, também homogêneo e transparente. Nessa mudança, podem ocorrer alterações na velocidade e na direção de propagação da luz. Sendo assim, ocorrem desvios de luz, e também da imagem, formando as miragens.

  • Gabarito "B"

    ⨠ A "fata morgana" é uma miragem formada através da inversão térmica ocasionada pela Refração, posto que a luz se propaga do meio menos denso para o mais denso, alterando sua velocidade e direção da luz ocorrendo desvios de luz e formando miragens.

  • Letra B

    A refração é a mudança na direção de uma onda ao atravessar a fronteira entre dois meios com diferentes índices de refração. A refração modifica a velocidade de propagação e o comprimento de onda, mantendo uma proporção direta. A constante de proporcionalidade é a frequência, que não se altera.

  • Só utilizar a mesma ideia da miragem. Lembrando que a refração é uma mudança no meio de propagação da luz, que vem sempre acompanhada de mudança na velocidade de propagação.

    Tem uma questão parecida com essa, abordando o mesmo tema: Q887940

  • o enunciado responde a questão: “a luz refletida é DESVIADA”


ID
1919779
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Com relação à ótica, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1958848
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Associe corretamente os princípios da óptica geométrica, com suas respectivas definições, constantes abaixo.

I. Princípio da propagação retilínea da luz.

II. Princípio da independência dos raios de luz.

III. Princípio da reversibilidade dos raios de luz.

( ) Num meio homogêneo a luz se propaga em linha reta.

( ) A trajetória ou caminho de um raio não depende do sentido da propagação.

( ) Os raios de luz se propagam independentemente dos demais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta para o preenchimento das lacunas acima.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o enunciado e baseado nos conceitos teóricos de óptica geométrica, tem-se:
    a) Princípio da propagação retilínea da luz : num meio homogêneo a luz se propaga em linha reta.
    b) Princípio da independência dos raios de luz : os raios de luz se propagam independentemente dos demais.  
    c) Princípio da reversibilidade dos raios de luz : a trajetória ou caminho de um raio não depende do sentido da propagação.

    Resposta D)




  • Gabarito D.

     

    Princípio da propagação retilínea da luz: Em meios homogêneos e transparentes, a luz propaga-se em linha reta.

     

    Princípio da independência dos raios de luz: Os raios de luz são independentes, ou seja, a propagação de um pincel de luz não é perturbada pela propagação de outros no mesmo ambiente.

     

    Princípio da reversibilidade dos raios de luz: A trajetória seguida pelo raio de luz, num sentido, é a mesma quando o raio troca o sentido de percurso.


ID
1967191
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Para determinar posições inimigas, um soldado usa a imagem, conjugada por uma câmara escura, de objetos próximos a essas posições. Para determinar uma dessas posições, o soldado observa, pela câmara escura, uma casa próxima aos soldados inimigos. Supondo que a altura da casa é de 6 m, a distância entre a face com furo da câmara e esta casa é de ____ metros.

Considere:

- a câmara escura um cubo de aresta igual a 36 cm;

- altura da imagem formada igual a 0,5 cm

Alternativas
Comentários
  • 6m = 600cm

     

    600/x = 0,5/36

    x = 36.600/0,5

    x = 21600/0,5

    x = 43200cm => 432m

     

    Gabarito: A


ID
2004679
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um construtor deseja colocar um piso cerâmico na garagem de uma residência. Seguindo instruções do proprietário, o construtor adquiriu um piso anti-derrapante. Com relação à superfície desse piso, podemos afirmar que

OBS: Considere que esse piso tem a superfície rugosa.

Alternativas
Comentários
  •  b) ela não conjuga imagens nítidas de objetos. 

  • Como o piso não é liso, possui irregularidade as quais desviam os raios de luz para trajetórias aleatórias, não permitindo formação de imagens adequadas

    Letra b

  • Eu pensei de maneira diferente!

    -> Eu sei que existem três tipos onde a luz pode se propagar:

    1. Em meios transparentes, onde a luz passa pelo objeto (ex. vidro)
    2. Em meios opacos, onde a luz não passa pelo objeto (ex. parede)
    3. Em meios translúcidos, onde a luz passa mas não nitidamente (ex. box do banheiro)

    -> Só pensar o piso como se fosse um vidro, como a superfície é rugosa, logo a imagem que passar não será nítida, por conta da rugosidade.

    RESPOSTA LETRA B

    Espero ter ajudado!


ID
2005540
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Espelhos esféricos têm aplicações das mais diversas, desde a colimação da luz celeste nos telescópios refletores até a formação de imagens de objetos posicionados no chamado ponto cego do espelho retrovisor externo de alguns veículos. A nitidez das imagens, entretanto, depende de duas restrições geométricas observadas pelo cientista Johann Gauss. Com relação à reflexão da luz em espelhos esféricos, Gauss observou que a imagem

Alternativas
Comentários
  • Condições de Gauss

    Para se obter imagens nítidas em espelhos esféricos, Gauss observou que os raios de luz deveriam incidir paralelos ou pouco inclinados em relação ao eixo principal e próximos dele. Assim, para se ter nitidez na imagem, o ângulo de abertura do espelho tem que ser inferior a 10 graus. Se essas condições forem obedecidas, esses espelhos são chamados de espelhos esféricos de Gauss.


    wikipedia

  • RESOLUÇÃO:

    Para se obter imagens nítidas em espelhos esféricos, Gauss observou que os raios de luz deveriam incidir paralelos ou pouco inclinados em relação ao eixo principal e próximos dele. Assim, para se ter nitidez na imagem, o ângulo de abertura do espelho tem que ser inferior a 10 graus. Se essas condições forem obedecidas, esses espelhos são chamados de espelhos esféricos de Gauss.

    Resposta: E


ID
2005555
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A respeito da teoria física da reflexão da luz, é correto afirmar que a reflexão que ocorre em espelhos côncavos sempre gerará imagens de natureza

Alternativas
Comentários
  • gabarito C.

     

    imagem real- é a imagem projetada formada pelos raios refletidos.

    sobre os espelhos côncavos

    Objeto localizado antes do centro de curvatura : A imagem é real, está posicionada entre o centro de curvatura e o foco, é invertida e o seu tamanho é menor que o objeto.

    Objeto localizado sobre o centro de curvatura : A imagem é real, está posicionada sobre o centro de curvatura, é invertida e tem o mesmo do objeto. ( na letra E,  para ser real, com orientação invertida em relação ao objeto e de mesmo tamanho, precisa estar posicionada sobre o centro de curvatura).

    Objeto localizado entre o centro de curvatura  e o foco : A imagem é real, está posicionada antes do centro de curvatura, é invertida e o seu tamanho é maior que o objeto.   --> esse é o GABARITO 

     

     

     imagem virtual -ela é formada pelos prolongamentos  dos raios de luz que saem do sistema óptico. 

    Espelhos convexos: virtual , direita e menor.

     

  • https://www.youtube.com/watch?v=-xNG40etR9Y&list=PL-5888xShjYrLX_N42w4EHq-A4_p1YZeP&t=0s&index=9


    Em 8:26

  • RESOLUÇÃO:

    (A) Errada. Toda imagem virtual é direita, com isso a questão já está errada.

    (B) Errada. Para a imagem ser virtual, direita e maior o objeto deve estar posicionado entre o foco e o vértice.

    (C) Correta.

    (D) Errada. Não existe este tipo de formação de imagem no espelho côncavo.

    (E) Errada. Para a imagem ser real, invertida e do mesmo tamanho, basta que o objeto seja real e posicionado no centro de curvatura.

    Resposta: C

  • https://sketchtoy.com/69481668

    Dá pra fazer através das propriedades dos raios luminosos, veja o desenho para entender melhor.

    AA' = menor, invertida e real;

    BB' = igual (tamanho), invertida e real

    CC' = maior, invertida e real

    DD' = imprópria

    EE' = maior, direita e virtual.

    *No espelho convexo é o mesmo esquema, mas a imagem formada será menor, direita e virtual.

  • Espelho Côncavo:

    Obs: Imagine objeto próximo do espelho depois vai afastando.

    Imagem entre Vértice e o Foco (Próximo): Virtual - Direita - Maior.

    Imagem no Foco: Imprópria ( Não há formação de imagem).

    Imagem entre Foco e o Centro de Curvatura: Real - Invertida - Maior.

    Imagem no Centro de Curvatura: Real - Invertida - Do mesmo Tamanho do objeto.

    Imagem Depois do Centro de Curvatura (Distante) : Real - Invertida - Menor.

    Espelho Convexo:

    Gera 1 Única imagem: Virtual - Direita - Menor

    Obs: Virtual sempre Direita e Real sempre Invertida.


ID
2074813
Banca
Marinha
Órgão
EFOMM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um estudante decidiu fotografar um poste de 2,7 m de altura em uma praça pública. A distância focal da lente de sua câmera é de 8,0 cm e ele deseja que a altura da imagem em sua fotografia tenha 4,0 cm. A que distância do poste o estudante deve se posicionar?

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o enunciado, tem-se:
    i / o = p´ / p
    4 cm / 270 cm = p´ / p
    4 . p = 270 . p´

    Equação de Gauss
    1/f = 1/p + 1/p´
    1/8 = 1/p + 270/4p
    1/8 = 274/4p
    4p = 274 x 8
    4p = 2192
    p = 548 cm

    Resposta E)










  • i/o=-p´/p o=2,7m-------270cm F=8CM I= -4

    -4/270=P´/P

    -270P´=-4P------------ P´=4/270------2/135 ACHAMOS O P LINHA

    1/F=1/P+1/P´

    1/8=1/P+135/2P ------ FAZ O MMC

    1/8=2+135/2P--------FAZ REGRA DE 3 AGORA

    2P=16+1080

    P=1096/2

    P=548CM

    ##ESPCEX2020

  • A= f/f-p

    4/270= 8/p-8

    4p-32=2160

    4p=2192

    p=548 cm

    Letra E, BRASIL!!

  • suaa resolução está errada João como que do nada o foco fica negativo embaixo e encima ele fica positivo?? O que é negativo é a altura da imagem


ID
2102371
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em 27 de setembro último, foi possível a observação, no Brasil, de um eclipse lunar total. Durante esse fenômeno, a sombra projetada na lua pela Terra possui duas partes denominadas umbra e penumbra. A umbra é uma região em que não há iluminação direta do Sol e a penumbra é uma região em que apenas parte da iluminação é bloqueada. A separação entre essas regiões pode ser facilmente explicada com o uso da

Alternativas
Comentários
  • A explicação para a separação das regiões de umbra (ausência de luz) e penumbra (pouca luz), tem a ver com o fato de o Sol ser uma fotoluminosa extensa, de a luz se propagar em linha reta e de a Terra ser um corpo opaco, explicada assim pela ótica geométrica.

    Gabarito: Letra B.


ID
2116372
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O periscópio é um instrumento ótico de uso bastante difundido em submarinos. O instrumento é utilizado para observação da superfície com o submarino ainda mergulhado. O princípio básico de funcionamento desse instrumento é a reflexão sucessiva da imagem por dois espelhos planos. No caso de um raio de luz horizontal incidir no espelho fora d’água, esse raio é refletido em uma direção vertical e posteriormente refletido pelo espelho no interior do submarino, de modo a sair do periscópio horizontalmente. Supondo que cada espelho absorva 50% do raio de luz incidente, a razão entre a intensidade da luz que incide no instrumento e a que sai do segundo espelho é

Alternativas

ID
2119030
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Nossos olhos nos permitem ver com nitidez objetos próximos ou distantes, pois conseguem modificar a distância focal do cristalino de modo que, dependendo da distância em que se encontre o objeto observado, sua imagem se forma na retina. Nesse processo, denominado “acomodação visual”, a ação dos músculos ciliares modifica a forma do cristalino alterando o raio de curvatura e, por conseguinte, a distância focal.

Nos olhos de uma pessoa adulta sem defeitos de visão, a distância mínima de visão distinta é, em média, 20 cm, o ponto remoto está no infinito, e a distância entre o cristalino e a retina é da ordem de 20 mm.

Assim, é possível estimar que a convergência do olho humano varia entre

Alternativas

ID
2119102
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Com relação à óptica geométrica ou óptica física, assinale V para a afirmativa correta e F para a falsa.
( ) Na óptica geométrica a luz se propaga sempre em linha reta, mesmo para meios não homogêneos, razão pela qual só é possível explicar o efeito de miragens com o auxílio da óptica ondulatória.
( ) A existência do arco-íris é explicada pela interferência da luz refletida nas gotas de água da atmosfera, do mesmo modo que as cores observadas nas asas das borboletas são explicadas pela interferência da luz refletida nas diferentes faces de suas asas.
( ) Sob certas condições atmosféricas, é possível observar uma aréola colorida em volta da lua. Esse é um efeito causado pela refração da luz em gotículas de água da atmosfera terrestre. A borda externa da aréola é avermelhada, pois a luz vermelha refrata mais do que a azul, já que seu comprimento de onda é maior do que o da luz azul.
As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Efeito miragem – o aquecimento do ar próximo à superfície da Terra modifica seu índice de refração e isto faz com que a luz execute uma trajetória não retilínea. Este efeito é claramente observado nas transmissões de corridas de carros pela TV. O ar, aquecido pelo contato com o asfalto, realiza um movimento convectivo ascendente fazendo tremer as imagens dos carros, como se houvesse uma tênue fumaça diante deles.

     

     

  • 1) Nem sempre a luz se propaga em linha reta, exemplo: vácuo do espaço sideral;

    2) A existência do arco-íris se dá por conta da refração luminosa e não da interferência;

    3) A luz azul refrata mais que a vermelha, haja vista que tem mais energia e maior frequência.

  • 3 - Falso. Se a luz vermelha refratasse mais que a azul ela deveria ficar por dentro da auréola colorida da lua e não o contrário.


ID
2120965
Banca
Exército
Órgão
IME
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma mancha de óleo em forma circular, de raio inicial r0, flutua em um lago profundo com água cujo índice de refração é n . Considere que a luz que atinge a mancha e a superfície da água seja difusa e que o raio da mancha cresça com a aceleração constante a. Partindo do repouso em t = 0, o volume de água abaixo da mancha que não recebe luz, após um intervalo de tempo t, é:

Alternativas

ID
2123041
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Sob certas condições atmosféricas, pode-se observar em volta da Lua uma aréola colorida. Trata-se de um efeito de difração provocado por gotículas de água das nuvens da atmosfera terrestre. Sendo assim, podemos afirmar que a borda externa da aréola fica

Alternativas

ID
2245942
Banca
FUNRIO
Órgão
CBM-GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Numa passagem do livro O Senhor das moscas, de Sir William Golding (1911-1993), premiado com o Nobel de Literatura de 1983, as lentes dos óculos do personagem Piggy são usadas para focalizar os raios do sol e acender uma fogueira. Mais tarde, uns rapazes espancam Piggy e quebram os seus óculos. A partir de então, ele passa a não enxergar direito os colegas mais distantes, por ser muito míope.


Há uma falha evidente nessa narrativa, pois

Alternativas
Comentários
  • as vezes é bom usar óculos, rsrs. ˆ^

    \0-0/

  • O olho míope forma a imagem antes da retina, por isso deve-se usar uma lente divergente ("de ver gente") para que a imagem seja formada bem na retina. Como se trata de uma lente divergente, tal lente diverge os raios de luz incidentes, não sendo capazes de concentrá-los num ponto em comum ( foco).

  • as lentes de um míope são incapazes de focalizar os raios de luz do sol.

    CERTO PQ A LENTE DE UM MIOPE E DIVERGENTE E FOCALIZA SIM, LOGO A ERRADA E LETRA E


ID
2295553
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A luz, por ser uma energia radiante composta por ondas eletromagnéticas e se comportar como uma onda no espaço e, como uma partícula quando incide em uma superfície, possui algumas proposições básicas. Essas proposições são chamadas de princípios da óptica geométrica. Assinale a alternativa que apresenta esses princípios.

Alternativas
Comentários
  • http://educacao.globo.com/fisica/assunto/ondas-e-luz/principios-da-propagacao-da-luz.html

  • - A luz se propaga em linha reta
    - Um raio de luz é independente do outro, se ambos se cruzarem, nenhum atrapalha a propagação do outro.
    - Reversibilidade: O caminho de ida é igual ao caminho de volta.

  • Gabarito: E

     

    1) Princípio da propagação retilínea: em meios transparentes e homogêneos a luz propaga-se em linha reta.

     

    2) Princípio da reversibilidade: a trajetória do raio de luz independe do sentido de propagação.

     

    3) Princípio da independência: quando dois raios de luz se encontram, eles mantém suas trajetórias como se nunca tivessem se cruzado.


ID
2295556
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O feixe de luz é um ente que não tem existência real. Seu comportamento pode assumir diferentes formas ao atravessar ou não alguns materiais. Considere as seguintes afirmativas sobre o comportamento da luz com relação aos meios:

I. No meio transparente, a luz é refletida no sentido contrário de sua origem, como em um espelho.
II. No meio translúcido, a luz se propaga de forma irregular, de modo que o observador vê o objeto através do meio, mas sem nitidez, como o papel vegetal.
III. No meio opaco, a luz não se propaga, não sendo possível ao observador ver o objeto atrás, como uma cortina.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Porque a I está errada?

  • No meio transparente ocorre o fenômeno de refração, ou seja, a luz atravessa o meio.

  • Consegui matar usando essas definições do meu resumo.

     

    Meios Transparentes: são aqueles que permintem a passagem de luz regular, sem grandes desvios. Não existe meio absolutamente transparente, apenas o vácuo.

    Meio Translúcidos: são meios que aluz descreve trajetórias bem irregulares no seu interior, desviando-se totalmente do trajeto natuaral, impedindo que se forme uma imagem bem definida. ex: box de banheiro

    Meio Opaco: impedem que a luz atravesse . O observador não verá imagem alguma , caso tente olhar por meio desse material.  Ex: parede

    Fonte: resumo do material do Estratégia.

  • 1) Os meios transparentes são meios em que a luz o percorre em trajetórias bem definidas. Ou seja, a luz passa por esse meio regularmente. E o único meio que pode ser considerado transparente é o vácuo. Alguns meios sem ser o vácuo podem ser considerados meios transparentes, porém, quando em pequenas espessuras, como a água. 

    2) Nos meios translúcidos a luz não passa por eles com tanta facilidade como nos meios transparentes, sua trajetória não é regular. Esse tipo de meio tem mais exemplos, como: papel manteiga, vidro fosco, as nuvens. 

    3) Nos meios opacos a luz não se propaga. Esses meios absorvem e refletem essa luz, a luz absorvida é transformada em outras formas de energia. Existem inúmeros meios opacos, como: madeira, papelão. 
     


ID
2295574
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas a respeito das lentes:

I. Podem ser compostas tanto por superfícies transparentes quanto opacas.
II. Possui duas superfícies.
III. Quando plana, ela possui eixo principal, centro óptico e foco. IV. Quando esfero cilíndricas, elas não possuem centro óptico
e foco.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
2381116
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma mesa com 70 cm de altura e cujo tampo é circular com raio de 1,25 m encontra-se posicionada abaixo de uma fonte luminosa puntiforme localizada no ponto central do teto de uma sala quadrada de 5 m de lado e cuja altura é de 3,2 m. Tem-se ainda que o centro do tampo da mesa encontra-se alinhado verticalmente com o ponto no qual se encontra a fonte luminosa. Sendo assim a área do piso da sala que se apresenta plenamente iluminada por essa fonte de luz é:

(Considerar: π = 3)

Alternativas
Comentários
  • osso objetivo aqui é descobrir o raio da sombra da mesa projetada no chão.

    Podemos usar semelhança de triângulos para isso.

    O triangulo formado entre os raio de luz e o raio da mesa é semelhante ao triangulo entre os raios da fonte de luz e o raio da sombra da mesa.

    Logo podemos afirmar que a razão entre o raio da mesa e a altura da mesa até a fonte luminosa, é igual a razão entre o raio da sobra pela altura do chão até a fonte luminosa, vejamos:

    Calculando a área do circulo formado pela sombra:

    Para saber a área iluminada é igual a área total da sala menos a área do circulo:

    At=(5*5)-7,68 = 17,32 m^2

    Resposta: 17,32 m^2

    Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/19452982#readmore

  • http://sketchtoy.com/69886444


ID
2390239
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um experimento de física pretende verificar quais são as intensidades de luz refletidas e transmitidas na interface de um sistema água / ar. Para isso, um feixe de luz monocromática provindo da água incide sobre a interface com ângulo de 65,3° com a normal à interface. Dois sensores móveis permitem detectar tanto a luz transmitida como a luz refletida dentro e fora da água.

Considerando que o índice de refração da água é de 1,30 e que o índice de refração do ar é de 1,00 e dado sen(65,3°)=0,909, podemos chegar à conclusão seguinte:

Alternativas
Comentários
  • A luz quando se propaga de um meio mais refringente para um meio menos refringente pode ocorrer a sua reflexão total.

    Meio mais refringente é aquele que a luz tem mais dificuldade para percorrer, podendo diminuir a sua velocidade de propagação. 

     

    N1 . Sen1 = N2 . Sen2   ====>  Sen1 = N2/N1

    N1= Índice de refração da água

    N2 = Índice de refração do ar

    Sen1 = ângulo crítico para que ocorra a reflexão total (o Sen2 é igual a 90º = 1, pois a reta normal é perpendicular a superfície da água, e ocorrerá a reflexão total)

    Sen1 = 1/1,3 

    Sen1 = 0,769

    Ou seja como o ângulo de incidência (0,909) foi maior que o ângulo crítico (0,769), ocorreu a reflexão total

     

    Deveríamos ter alguma intensidade detectada somente no sensor de luz refletida.  (C)

     


ID
2411104
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A área da. seção transversal máxima de um corpo opaco mede 1,00dm2, e esse corpo está sendo iluminado por uma fonte luminosa puntiforme situada a 500mm de um anteparo plano, sobre o qual projeta-se a sombra do corpo. Sabendo-se que o anteparo é paralelo à seção transversal do corpo em questão e dista 300mm dele, pode-se afirmar que a área da sombra, em dm2, é :

Alternativas

ID
2411125
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

o maior telescópio refrator do mundo em operação, situado no observatório de Yerkes em Wisconsin, EUA, possui uma abertura circular com diâmetro de 102cm e uma distância focal de 19,4m. Admitindo-se a utilização de um filtro azul que transmite apenas luz de comprimento de onda 550nm, qual é a menor separação angular, em radianos, entre duas estrelas igualmente brilhantes que permite que elas sejam observadas por esse telescópio como objetos distintos?

Alternativas

ID
2428333
Banca
PUC - Campinas
Órgão
PUC - Campinas
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Quando um objeto O é colocado a uma distância d de uma câmara escura, forma-se uma imagem de altura i.
O mesmo objeto é aproximado 6 m desta mesma câmara e nota-se a formação de uma imagem de altura 3 i.
O valor de d, em metros, é 

Alternativas
Comentários
  • Sendo: A a altura do objeto, X o comprimento da caixa escura, então:

    A/i = d/X(1)

    A/3i = d-6/X(2)

    Dividindo (2) por (1):

    1/3 = d -6/d

    d = 9 m

  • cara se alguem puder me ajudar Quando um objeto

    O é colocado a uma distância d de uma câmara escura, forma uma imagem de altura i. O mesmo objeto se aproxima 4 metros desta câmara e sua altura passa a ser 2i. Qual o valor de d em metros? daria 8?


ID
2436952
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O interferômetro de Michelson é um importante dispositivo experimental baseado no efeito de interferência entre ondas eletromagnéticas coerentes. Seu princípio de funcionamento é baseado em um feixe de luz monocromática que é dividido em dois percorrendo caminhos ortogonais entre si. Padrões de interferência apresentando franjas são observados em um anteparo quando esses feixes que estão ópticamente alinhados se interferem. Este aparato apresenta uma grande capacidade de resolução para detectar alterações nos caminhos ópticos dos dois braços. A grande precisão da medida para detectar deslocamentos entre posições dos máximos e mínimos das franjas de interferência possibilitou a sua utilização por Michelson-Morley para comprovação da não existência do Éter. O interferêmetro montado sobre uma base giratória permitia alternar seus braços com relação à direção de rotação da Terra em sua órbita em torno do sol. Considerando-se que a luz monocromática utilizada no experimento era de 550 nm, o caminho óptico de cada braço do interferômetro era igual e media 11,0 m, e considerando que a velocidade de translação da Terra em torno do Sol é de 30 km/s, qual o deslocamento esperado entre as franjas quando o interferômetro era girado de 90º com relação à direção de translação da Terra em sua órbita? (Considere c = 300.000 km/s).

Alternativas

ID
2436970
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em um experimento de medida de transmissão de luz foi utilizado um fotodetector de silício para medir a intensidade da radiação que atravessava uma lâmina de vidro. Sabendo que o silício tem uma banda proibida de 1,2 eV de “gap” de energia, qual o maior comprimento de onda da radiação transmitida que podia ser detectado pelo fotodetector?
(Dados: h = 4x10-15 eV.s, c = 300.000 km/s)

Alternativas

ID
2436991
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Feixes de luz laser geralmente são produzidos com intensidades luminosas relativamente altas; entretanto, alguns experimentos de investigação da matéria condensada em laboratórios de pesquisa exigem intensidades ainda maiores que podem ser obtidas através do uso de lentes colimadoras de feixes. Um feixe de laser de perfil circular uniforme com 1,6 mm de diâmetro e 2 W de potência teve seu diâmetro reduzido 8 vezes ao atravessar uma lente convergente. Qual a Intensidade do feixe de laser no foco da lente? (Use π = 3,14)

Alternativas

ID
2436997
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Radiação do tipo raios X possui energia relativamente alta e é apropriada para investigar a estrutura cristalina de sólidos. É possível, por meio de difração de raios X, investigar os arranjos dos átomos e determinar suas distâncias em cristais com estrutura desconhecida. Cobre metálico foi analisado em um experimento de difração de raios X que produziu um pico de Bragg de primeira ordem em um ângulo θ = 29º. O experimento foi realizado com radiação de raios X de comprimento de onda de 1,2 angstroms. Qual é o espaçamento mínimo, em angstroms, entre os planos de difração formados pelos átomos do cobre metálico?
(Dado: sen 29° =0,48)

Alternativas
Comentários
  • 2.d.(sen 29°) = n.(1,2)

    d = 1,2/(0,48.2) = 1,25 angstrom


ID
2437009
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Quando um experimento de difração de luz em uma fenda é montado em laboratório, as posições relativas da fonte de luz, do obstáculo e do anteparo são importantes na definição do tipo de abordagem a ser empregada na análise das medidas, por exemplo, se é mais pertinente utilizar a difração de Fresnel ou a difração de Fraunhofer. Quando a abordagem da difração de Fresnel é a mais adequada, significa que os raios que emanam da fenda

Alternativas

ID
2437018
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Dadas as afirmativas relacionadas com a natureza da luz e suas características de propagação,
I. No processo de polarização por reflexão numa interface arvidro, a luz natural será totalmente polarizada, com o vetor campo elétrico perpendicular ao plano de incidência, desde que o ângulo de incidência seja igual ao ângulo de Brewster.
II. Um feixe luminoso está sujeito ao fenômeno da reflexão interna total quando incide sobre a superfície de separação de um meio com índice de refração menor para outro com índice de refração maior.
III. A luz branca será decomposta em suas componentes monocromáticas quando atravessar uma interface ar-vidro, tendo a componente vermelha o ângulo de refração maior do que a componente azul.
IV. O princípio de Huygens é um método de análise da óptica geométrica que é usado para explicar o comportamento da luz, como a reflexão e a refração, ao se propagar em diversos meios.

verifica-se que estão corretas apenas

Alternativas
Comentários
  • Em 1815, Sir David Brewster, físico escocês, mostrou que havia um ângulo para o qual a luz com determinada polarização não era refletida, resultando no máximo de transmissão para uma determinada polarização. Brewster relacionou esse ângulo com o índice de refração dos materiais; hoje, esse ângulo é conhecido como o ângulo de Brewster.

    Quando o ângulo de incidência é igual ao  ângulo de Brewster, a componente cuja polarização é paralela ao plano de incidência é completamente transmitida, de modo que a luz refletida tem apenas a componente perpendicular. O ângulo de Brewster ocorre quando os raios refletido e refratado fazem um ângulo de π / 2:


ID
2456806
Banca
FUNRIO
Órgão
SESAU-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um dos testes mais importantes para o controle de qualidade de imagens radiográficas é a curva sensitométrica Hurter & Driffield (H&D), que fornece a densidade ótica como função da exposição recebida. Sobre esta curva obtida para um material negativo, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
2460436
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Num experimento de Young, uma luz composta de luz vermelha, com comprimento de onda 700nm, e luz azul, com comprimento de onda 400nm, incide sobre duas fendas estreitas separadas por uma distância de l00μm, sendo observada em uma tela a 2m de distância das fendas. Observa-se uma linha central brilhante de cor magenta. A que distância da linha central aparecerá a próxima linha magenta?

Alternativas

ID
2460487
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, com relação aos princípios físicos.

I - Os vetores campo elétrico e campo magnético, em uma onda eletromagnética no espaço livre, são perpendiculares entre si e perpendiculares à direção de propagação.

II - Cargas aceleradas produzem ondas eletromagnéticas.

III- Cargas estáticas produzem campos elétricos e magnéticos estáticos.

IV - Cada ponto de uma frente de onda primária serve como fonte de uma pequena onda esférica secundária, que avança com velocidade e frequência iguais às da onda primária.

V - A velocidade da luz em um meio não tem relação com o comprimento de onda da luz.

Assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2528362
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Com relação aos conceitos da física, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • b) A patinação sobre o gelo acontece porque o aumento da pressão, exercida pelos patins, altera a temperatura de fusão do gelo.

     

    Os patins de gelo possuem uma lâmina fina, que exerce uma grande pressão sobre o gelo, o que faz com que o gelo derreta na faixa em que o patinador apoia o pé. Com isso, o patinador consegue deslizar. Outro fator que favorece o derretimento do gelo são as moléculas da superfície que se encontram livres e podem passar para o estado líquido numa temperatura menor que o ponto de fusão do gelo.

  • A: Errada, pois a luz ao encotrar outro meio transparente de índice de refração diferente pode sofrer, refração, reflexão, ocasionando um desvio 

    B; correta;

    c:Uma onda não tranporta matéria e sim energia;

    d: no processo de eletrização por contato os corpos possuem a mesmo sinal de carga, porém o módulo de cada carga vai depender do tamanho dos corpos; 

    E: não apontam precisamente para o norte geográfico

  • UMA COISA É ALTERAR A TEMPERATURA DE FUSÃO DO GELO OUTRA É DERRETER O GELO. TODAS ESTÃO ERRADA QUESTÃO MUITO MAL FEITA.

  • Questão mal redigida a temperatura de fusão se mantém a mesma, o que ocorre é o atrito do patis com o gelo esquentar o metal para derreter o gelo

  • ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  • ala, os caras não sabem do assunto e vem culpar a banca kkkk a questão está certa sim.


ID
2654089
Banca
CS-UFG
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Quando a luz proveniente de uma fonte puntiforme incide sobre um contorno retilíneo, o contorno da sombra projetada sobre um plano nunca é perfeitamente retilíneo. A explicação desse efeito é que a luz, assim como o som, tem características ondulatórias. Tal efeito constitui o fenômeno chamado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    Difração é um fenômeno que acontece quando uma onda encontra um obstáculo. Em física clássica, o fenômeno da difração é descrito como uma aparente flexão das ondas em volta de pequenos obstáculos e também como o espalhamento, ou alargamento, das ondas após atravessar orifícios ou fendas.

  • Espalhamento: A luz é absorvida por uma particula( gota de chuva, poeira, moléculas na atmosfera ou poluentes) e sofre reflexao


ID
2667631
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Devido à sua resistência mecânica, baixa condutividade térmica e transparência à luz, o vidro tem sido cada vez mais utilizado na construção civil, aplicado em portas, janelas e telhados. Sua transparência é importante porque resulta em uma grande economia da energia elétrica usada na iluminação interna do ambiente. Microscopicamente, a transparência ocorre devido à forma com que a luz incidente interage com os elétrons dos átomos que compõem o material vítreo.


A transparência pode ser explicada, considerando-se que a luz

Alternativas
Comentários
  • Quando a luz é absorvida ela não é nem refletida nem refratada, portanto não poderia ser transparente; ao contrário, a absorção da luz ocorre por exemplo em superfícies escuras.

  • Resolução; https://www.youtube.com/watch?v=xgungTkVZ0U

  • Alguém me explica, porque a luz passa direto ? ela não iria passar e forma um ângulo diferente ?

  • Da pra matar a questão usando os conhecimentos de termologia, porque o vidro é um excelente isolante.

  • Refração pela lei de Snell e Teorema do Caminho retlineio da luz

  • A resolução em vídeo do professor é ótima! Recomendo!

  • A transparência indica que não há absorção de luz pelos elétrons, e que a sua trajetória não é alterada. Desta forma, toda a luz atravessa o material com trajetórias definidas, permitindo-se observar imagens através dele.

  • Quando a luz interage com algum meio material, dependendo das propriedades ópticas desse material, podem ocorrer, em maior ou menor intensidade, 3 fenômenos ópticos :

    • Reflexão
    • Refração
    • Absorção

    O único meio (não material) que pode ser considerado 100 % transparente é o vácuo. Portanto, em qualquer outro meio sempre ocorrerá a reflexão e a absorção da luz, por menor que seja, pois esses dois fenômenos são inevitáveis.

    Em meios materiais transparentes, durante a interação da luz com os átomos e moléculas que formam o meio, irá predominar o fenômeno da refração , que é quando a luz consegue atravessá-lo seguindo trajetórias regulares e bem definidas, permitindo que os objetos sejam visualizados com grande nitidez ( quando olhamos através de uma janela de vidro, por exemplo). Ainda sim, o vidro absorve e reflete um pouco de luz. Por aproximação conceitual, ficamos então com a alternativa D.


ID
2726239
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Os espelhos retrovisores, que deveriam auxiliar os motoristas na hora de estacionar ou mudar de pista, muitas vezes causam problemas. É que o espelho retrovisor do lado direito, em alguns modelos, distorce a imagem, dando a impressão de que o veículo está a uma distância maior do que a real.

Este tipo de espelho, chamado convexo, é utilizado com o objetivo de ampliar o campo visual do motorista, já que no Brasil se adota a direção do lado esquerdo e, assim, o espelho da direita fica muito distante dos olhos do condutor.

Disponível em: http://noticias.vrum.com.br. Acesso em: 3 nov. 2010 (adaptado).

Sabe-se que, em um espelho convexo, a imagem formada está mais próxima do espelho do que este está do objeto, o que parece entrar em conflito com a informação apresentada na reportagem. Essa aparente contradição é explicada pelo fato de

Alternativas
Comentários
  • As imagens nos espelhos convexos são virtuais, direitas e menores. Dessa forma, o cérebro humano acaba interpretando imagens pequenas como imagens distantes, ou seja, maior do que a distância real daquele objeto.

    O maior exemplo, inclusive fornecido pela questão, são os retrovisores de carros.


ID
2726278
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O efeito Tyndall é um efeito óptico de turbidez provocado pelas partículas de uma dispersão coloidal. Foi observado pela primeira vez por Michael Faraday em 1857 e, posteriormente, investigado pelo físico inglês John Tyndall. Este efeito é o que torna possível, por exemplo, observar as partículas de poeira suspensas no ar por meio de uma réstia de luz, observar gotículas de água que formam a neblina por meio do farol do carro ou, ainda, observar o feixe luminoso de uma lanterna por meio de um recipiente contendo gelatina.

REIS, M. Completamente Química: Físico-Química. São Paulo: FTD, 2001 (adaptado).

Ao passar por um meio contendo partículas dispersas, um feixe de luz sofre o efeito Tyndall devido

Alternativas
Comentários
  • Observando o enunciado, já dava pra perceber a resposta:

    "...é um efeito óptico de turbidez provocado pelas partículas de uma dispersão coloidal..."

    Logo, converge com a letra E - "ao espalhamento do feixe de luz neste meio."

  • "O Efeito Tyndall ocorre quando há a dispersão da luz pelas partículas coloidais. Neste caso, é possível visualizar o trajeto que a luz faz, pois estas partículas dispersam os raios luminosos."

    Letra E

    FONTE: MUNDOEDUCACAO

  • Em termos simples, o Efeito Tyndall permite que possamos entender alguns fatos do dia a dia, como por exemplo:

    Quando acendemos uma lâmpada em um ambiente escuro e que este contém muita poeira, podemos observar que a poeira acaba flutuando sobre o feixe de luz. Este é o Efeito Tyndall.

     

    As soluções Coloidais possuem uma peculiaridade: são grandes o bastante para refletir e dispersar a luzprovocando o espalhamento da mesma (luz).

    Diante disto, a alternativa correta é a letra "E"

  • Porque não pode ser a letra C ?


ID
2747851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A intensidade I da radiação solar de determinada cor que penetra a atmosfera é regida pela Lei de Beer-Lambert: I = I0 e-μx , em que I0 é a radiação incidente antes de penetrar a atmosfera, x é o caminho percorrido na atmosfera, e µ, o coeficiente de absorção óptica do meio material para aquela radiação.

Considerando essas informações, julgue o próximo item.


O coeficiente de absorção óptica tem dimensão inversa ao comprimento, ou seja, no sistema MKS é m-1 .

Alternativas
Comentários
  • CERTO


    A unidade do coeficiente de absorção óptica tem dimensão inversa ao do comprimento.


    Fonte: http://sistemas.eel.usp.br/docentes/arquivos/5840726/LOM3035/Propriedades0ticas.pdf (slide 13)


    MKS é um Acrónimo/acrônimo maiúsculo para metro–kg (quilograma)–segundo. É o sistema de unidades físicas essencial que originou o Sistema Internacional de Unidades (SI), por este sendo substituído. O SI baseou-se, em essência, no Sistema MKS de unidades, algumas vezes dito (embora impropriamente) "sistema métrico de unidades".


    Fonte: Wiki

  • de maneira simples, o produto "μx" deve ser adimensional (sem unidade de medida) .

    visto que "x" tem unidade de metro (m) , μ de ter unidade de m^-1,

    ou seja, μx (m x m^-1= 1)

    o sistema MKS (metro, kilograma, segundo), os mesmos do SI


ID
2747854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A intensidade I da radiação solar de determinada cor que penetra a atmosfera é regida pela Lei de Beer-Lambert: I = I0 e-μx , em que I0 é a radiação incidente antes de penetrar a atmosfera, x é o caminho percorrido na atmosfera, e µ, o coeficiente de absorção óptica do meio material para aquela radiação.

Considerando essas informações, julgue o próximo item.


A evapotranspiração depende de uma série de fatores, entre eles a energia solar e a pressão, que são os mesmos fatores responsáveis pelo clima de uma região.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CORRETO.

    Questão conceitual.

    Ela apenas exemplifica alguns dos fatores que são responsáveis tanto pelo clima como pela evapotranspiração. Por isso, tem determinadas plantas que se desenvolvem bem em determinadas regiões e outras que não.

    Questão de adaptação planta-clima.


ID
2747857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A intensidade I da radiação solar de determinada cor que penetra a atmosfera é regida pela Lei de Beer-Lambert: I = I0 e-μx , em que I0 é a radiação incidente antes de penetrar a atmosfera, x é o caminho percorrido na atmosfera, e µ, o coeficiente de absorção óptica do meio material para aquela radiação.

Considerando essas informações, julgue o próximo item.


O aumento da energia vibracional de uma molécula diatômica da atmosfera pode ser devido à absorção óptica.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CORRETO.

    Espectroscopia: interação entre luz e matéria: Quando um átomo absorve um fóton de UV ou de luz visível, a energia desse fóton pode excitar um dos elétrons desse átomo para um nível energético mais alto.

    FONTE: https://pt.khanacademy.org/science/chemistry/electronic-structure-of-atoms/bohr-model-hydrogen/a/spectroscopy-interaction-of-light-and-matter

  • Energia vibracional, mais conhecida com temperatura. Para aumentar a temperatura (a agitação dos átomos) é preciso que a matéria absorva energia, que pode ser por convecção, condução ou irradiação.

    A irradiação é forma com que a matéria absorve energia das ondas eletromagnéticas (absorção óptica )


ID
2750842
Banca
SEDUC - CE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em uma toalha azul de praia, iluminada apenas pela luz do Sol, estão organizados quatro copos vermelhos e 4 pratos de sobremesa brancos. Neste caso, levando em consideração que a óptica e as cores se relacionam através dos fenômenos: da refração, da reflexão e da dispersão da luz, podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B) Está correta. A luz incide sobre o copo vermelho e o mesmo por ser opaco, absorve e reflete, a luz absorvida é transformada em outras formas de energia e os 4 pratos por serem branco reflete toda a luz que incide sobre ele.

  • Breve resumo:


    A luz emitida pelo Sol (luz branca) é formada por várias luzes monocromáticas, dentre as quais se destacam sete, que são visíveis: Vermelha, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

    A cor de um corpo iluminado é determinada pela constituição da luz que ele REFLETE difusamente. Se, por exemplo, um corpo iluminado com luz branca refletir a luz verde e absorver as demais, este corpo terá cor verde; quando iluminado com luz branca, absorvendo-a totalmente, terá cor PRETA.


    O gabarito é letra B.


ID
2773174
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Eclipses são fenômenos naturais, nos quais um corpo extenso como a Lua ou a Terra bloqueia a passagem dos raios solares quando Sol, Terra e Lua se encontram alinhados espacialmente. No exato momento de um eclipse total da Lua, uma pessoa que estivesse em nosso satélite natural, justamente na face voltada para nosso planeta, presenciaria de lá, o que, na Terra, seria

Alternativas
Comentários
  • No planeta Terra, será visto um eclipse total da lua. Já para o indivíduo que estiver na Lua será o contrário, ou seja, será visto um eclipse total do Sol, já que esse não seria visível.


ID
2773348
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

João, representado pela letra J, entra em uma sala retangular, onde duas paredes são revestidas por espelhos planos. Ele se posiciona na bissetriz do ângulo reto formato entre os dois espelhos. Como se configuram o conjunto das imagens de João em relação aos espelhos e sua posição na sala?

Alternativas

ID
2799679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A respeito de fenômenos ópticos e suas aplicações, julgue o seguinte item.


Com base na Lei de Beer-Lambert, a absorvância de uma amostra cresce exponencialmente com a concentração molar da solução.

Alternativas
Comentários
  • Errado


    A absorvância de uma amostra cresce linearmente com a concentração.


    A lei de Beer-Lambert


    Vamos agora olhar a lei de Beer-Lambert e explorar o seu significado. Isto é importante porque muita gente que a usa esta lei de forma corriqueira, frequentemente não a compreende (mesmo que a equação que representa a lei seja simples e clara):


    A = e * b * c


    Onde:

    A é a absorbância (ou absorvância);

    é a absortividade molar em unidades de L mol-1 cm-1

    b é o comprimento do caminho da amostra, isto é, o comprimento do caminho que a luz tem que atravessar na cubeta, ou qualquer recipiente onde esteja a solução. Possui unidade de comprimento;

    C é a concentração do elemento que se deseja determinar, na solução, normalmente em mol/L


    A razão pela qual nós preferimos expressar a lei com esta equação é porque a absorção é diretamente proporcional aos outros parâmetros, desde que sejam dadas as condições experimentais para que a lei seja válida.


    fonte: http://plato.if.usp.br/1-2004/fap0181d/Lei%20de%20Beer.htm

  • GABARITO ERRADO.

    LEI DE BEER

    Beer em 1852 observou a relação existente entre a transmissão e a concentração do meio onde passa o feixe de luz. Uma certa solução absorve a luz proporcionalmente à concentração molecular do soluto que nela encontra, isto é, " A intensidade de um feixe de luz monocromático decresce exponencialmente à medida que a concentração da substância absorvente aumenta aritmeticamente ".

    FONTE: http://www.ufrgs.br/leo/site_espec/conceito.html

  • LEI DE BEER

    Beer em 1852 observou a relação existente entre a transmissão e a concentração do meio onde passa o feixe de luz. Uma certa solução absorve a luz proporcionalmente à concentração molecular do soluto que nela encontra, isto é, " A intensidade de um feixe de luz monocromático DECRESCE exponencialmente à medida que a concentração da substância absorvente aumenta aritmeticamente ".

    FONTE: http://www.ufrgs.br/leo/site_espec/conceito.html

     

  • " A intensidade da luz emitida decresce exponencialmente à medida que a espessura do meio absorvente aumenta aritmeticamente ".

    ERRADO

  • GABARITO E

    A intensidade de um feixe de luz monocromático DESCRESCE exponencialmente a medida que a concentração da substância absorvente aumenta aritmeticamente

  • Cresce linearmente.

    Segundo a Lei de Beer-Lambert, a absorbância (Abs) é diretamente proporcional à concentração (c)

    segundo a Lei de Lambert-Beer (Abs=a.b.c). Essa equação pode ser entendida como uma equação de reta,

    em que a Abs é a variável y e c é a variável x. Portanto, ao contrário do que afirma o item, podemos dizer

    que absorbância de uma amostra cresce LINEARMENTE com a concentração molar.

  • é pra f...er o candidato mesmo. Examinador estava inspirado. Em que camada da deepweb foram achar essa lei?

  • Gab. Errado.

    Absorvância/absorbância é a capacidade intrínseca dos materiais em absorver radiações em frequência. Pela lei de Lambert-Beer, tem-se a seguinte relação:

    Abs = a*b*[ ]

    A asorbância é DIRETAMENTE proporcional a concentração. Essa equação pode ser entendida como uma equação de reta, em que a Abs é a variável y e c (concentração) é a variável x.

  • Errado.

    Absorbância cresce LINEARAMENTE com o aumento da concentração.

    Relação CONCENTRAÇÃO X ABSORBÂNCIA= LINEAR

    Relação TRANSMITÂNCIA X CONCENTRAÇÃO = EXPONENCIAL

  • Linear!


ID
2820676
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma fonte luminosa esférica de 2,0 cm de diâmetro ilumina um objeto opaco, também esférico, de diâmetro 3,0 cm, colocado a 1,0 m de distância. Um anteparo é colocado a 3,0 m do objeto e a 4,0 m da fonte, perpendicularmente à reta que une os seus centros.

Nestas condições, a relação entre os raios das regiões de penumbra e de sombra projetadas no anteparo vale

Alternativas

ID
2852245
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Os eclipses solares e lunares são fenômenos ópticos que sempre foram cobertos de fascínio e lendas. As sombras e as penumbras formadas devido ao alinhamento da Terra, Lua e Sol são comprovações de um dos Princípios da Óptica Geométrica. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que corresponde ao Princípio que se refere aos fenômenos celestes descritos.

Alternativas
Comentários
  • A) Reversibilidade da luz: Propriedade da luz de ir e vir. (espelhos de carros)


    B) Correta


    C) Transferência dos raios de luz: Não é trabalhada na óptica geométrica.


    D) Independência dos raios de luz: Propriedade que permite que os raios de luza se cruzem sem alteração de trajetória.

  • Dica sobre Reversibilidade: - se eu te vejo, você também me ver!


ID
2852263
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em um experimento, sob as condições de nitidez de Gauss, realizado no laboratório de Óptica, um aluno constatou que um objeto real colocado no eixo principal de um espelho, a 15 cm do vértice desse, conjugava uma imagem real e ampliada 4 vezes. Portanto, pode-se afirmar corretamente que se tratava de um espelho ___________ com centro de curvatura igual a _____ cm. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que preenche corretamente as lacunas do texto acima a respeito do espelho.

Alternativas
Comentários
  • 1º) A Imagem foi ampliada, logo o espelho é côncavo.

    .............................................................................................................................................

    Dados:


    Objeto = O

    Imagem "I"= 4o

    Distancia do objeto ao vértice "P"= 15 cm

    Distância da imagem ao vértice "p' "= ?

    ................................................................................................................................................

    Pela formula:


    I/o=p'/p


    4o/o=p'/15


    p'=60

    ..............................................................................................................................................

    Como já adquirimos P', podemos aplica outra formula


    1/F=1/P+1/P'


    1/F=1/15+1/60


    F=12

    ................................................................................................................................................


    Centro de curvatura é igual 2x o foco.


    logo: 2F=C

    2X12=24




    Alternativa: D



  • Imagem Real e Invertida

    Ampliação de -4

    A=i/o=-p'/p

    -4=-p'/p

    p'=60

    Equação da Fimose

    1/f=1/p +1/p'

    F=12

    Centro de curvatura= 24

    Descarta A e C

    Como Foco>0,só pode ser côncava

    LETRA D


ID
2865088
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um objeto de 20 cm de altura foi colocado perpendicularmente ao eixo principal e a 20 cm de um espelho convexo de 20 cm de distância focal.


Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.



A imagem conjugada por esse espelho é virtual e está situada a 20 cm do vértice do espelho.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A imagem no espelho não fica na msm distância que o objeto real está do espelho, o retrovisor de um carro é um espelho convexo, a imagem é diminuída, mas ganhamos um maior campo visual, e percebam que as vezes vem até escrito no retrovisor, que "objetos no espelho estão mais pertos do que parecem", tem até uma cena no filme Transformers - o lado oculto da lua, que os autobots em forma de carro estão fugindo dos decepticons e da um close no retrovisor pra mostrar a perseguição, e tem essa msg no espelho, vejam:

    https://m.media-amazon.com/images/M/MV5BNWVjZDYwNDQtMTI2YS00ZGE0LTllNjItZWI1YTE1YjJkMDA0XkEyXkFqcGdeQXVyNDQxNjcxNQ@@._V1_.jpg

  • p'= f.p/f+p => 20.20/20+20= 10cm é a distancia da imagem ao espelho.


ID
2865091
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um objeto de 20 cm de altura foi colocado perpendicularmente ao eixo principal e a 20 cm de um espelho convexo de 20 cm de distância focal.


Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.


A imagem é direita e possui 10 cm de altura.


Alternativas
Comentários
  • Espelho esfério convexo sempre conjuga, do objeto real, uma imagem virtual, direita e reduzida.

  • p'/p = i/o --------> i = o*(p'/p)

    1/f = 1/p + 1/p' ------> p' = f*p/f+p

    p' = 10 cm

    i = 10 cm


ID
2865094
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Com relação aos problemas relacionados à visão, julgue o item seguinte.



A miopia decorre de um achatamento do globo ocular ou da pouca convergência do cristalino. Sendo assim, o míope deve utilizar lentes do tipo convergente para enxergar nitidamente objetos situados no infinito.

Alternativas
Comentários
  • Para responder essa questão basta lembrar da seguinte frase: 

     


    Por que o Miope não enxerga os animais quando vai ao zoológico?

     


    Resposta: porque ele usa lente DIVERGENTE 

     

     

    GABARITO ERRADO

     

     

     

    A luz chega antes da retina (negativo), por isso o uso das lentes divergentes para correção.

  • Peossoas com Miopia devem usar lentes oculares divergentes (abre os raios da imagem). Sem os óculos, a imagem é formada antes da retina. Características: Possuem alongamento do globo ocular e dificuldades para enxergar objetos quando estão longe.


ID
2869249
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Com relação aos processos de manutenção e limpeza de lentes de microscópios e de seus componentes, julgue o item a seguir.


Um soprador de ar adequado ou um pincel de cerdas macias podem ser usados para remover partículas sobre as lentes antes da aplicação dos produtos de limpeza recomendados.

Alternativas
Comentários

ID
2869315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Com relação às técnicas gerais para observação ao microscópio óptico, julgue o item que se segue.


A alteração do comprimento de onda da fonte de luz não modifica o limite de resolução do microscópio.

Alternativas
Comentários
  • boa questao mas nao pega kkk

  • Errado

    O limite de resolução dos microscópios ópticos, que são aqueles que utilizam a luz para iluminar o objeto que está sendo analisado, é de cerca de 0,2 μm (ou 200 nm ou 2 000 Aº ); é melhor que o olho humano cerca de 500 vezes. Não se consegue construir microscópios ópticos com desempenho melhor que este, pois o fator limitante é o comprimento de onda da luz.

    Com o advento do microscópio eletrônico, o poder de resolução foi aumentado cerca de 1000 vezes em relação ao microscópio óptico. Para isso, em vez de feixes de luz, empregam-se feixes de elétrons para "iluminar" o objeto a ser analisado. As áreas do material que permitem melhor transmissão de elétrons (regiões transparentes aos elétrons) aparecem como áreas claras; as áreas que absorvem ou defletem os elétrons (regiões densas aos elétrons) aparecem como áreas escuras. Os microscópios eletrônicos têm limite de resolução próximo de 2 Aº, cerca de 500 000 vezes maior que o do olho humano.


ID
2869345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A respeito do sistema mecânico de um microscópio de luz e de aspectos relacionados aos tipos de lentes utilizadas nesses equipamentos, julgue o próximo item.


O critério de Rayleigh, usado no cálculo da resolução de um equipamento ótico, é uma função exclusiva do diâmetro de abertura da lente.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Sempre desconfie quando palavras como "exclusivamente", "somente", "apenas" aparecem na questão, pois geralmente existem outros fatores.

    São usados vários artifícios para aumentar o poder de resolução de diversos instrumentos óticos. Um deles é a mudança do λ que é utilizado no instrumento. Num microscópio usa-se, por exemplo, uma película de transparente com de aproximadamente 1,55 entre a objetiva e a amostra a ser visualizada, com o intuito de diminuir o comprimento de onda da . Outro artifício também utilizado para melhorar a resolução de tais aparelhos é aumentar o das lentes, solução que é observada nos grandes telescópios.


ID
2869348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A respeito do sistema mecânico de um microscópio de luz e de aspectos relacionados aos tipos de lentes utilizadas nesses equipamentos, julgue o próximo item.


A resolução da imagem microscópica deve-se às lentes oculares do equipamento.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Depende da lente objetiva, e não da ocular.

    O poder de resolução de um microscópio óptico tem limite. Se dois pontos estiverem a menos de 0,25 micrometro (1 um= 1 x 10 mm) um do outro, eles serão vistos como um único ponto .Essa distância é o limite de resolução. O poder de resolução é função do comprimento de onda de luz visível utilizada (400 a 700 nm) e da abertura numérica (uma medida de capacidade de concentrar luz). O limite de resolução é obtido com o menor comprimento de onda da luz visível e com a objetiva de maior abertura numérica.

  • Quem já trabalhou com microscópio sabe que a gente focaliza com o macro e micrometro, para aproximar ou afastar o objeto da lente objetiva.


ID
2869351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A respeito do sistema mecânico de um microscópio de luz e de aspectos relacionados aos tipos de lentes utilizadas nesses equipamentos, julgue o próximo item.


Ampliação é a capacidade de uma lente fazer um objeto parecer maior do que realmente é.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é daquelas que da até medo, por ser tão óbvia, hehe.

  • RESOLUÇÃO:

    Ampliação é a capacidade de fazer um objeto parecer maior do que ele realmente é. Já a resolução é a capacidade de discernir duas estruturas distintas que estejam juntas. 

    Resposta: CERTO

  • Essa é uma questão que leva mais tempo para resolver que uma difícil. Pois vc tem o medo de ser uma pegadinha.


ID
2869357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A respeito do sistema mecânico de um microscópio de luz e de aspectos relacionados aos tipos de lentes utilizadas nesses equipamentos, julgue o próximo item.


Devido ao fenômeno de aberração cromática, raios de luz com diferentes cores (diferentes comprimentos de ondas) são focados em diferentes pontos axiais.

Alternativas
Comentários
  • a afirmação está correta

    não tem oq falar


ID
2878453
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Telescópios são dispositivos utilizados para observações astronômicas e podem ser de diversos tipos, dependendo de sua construção. Entre outros, podemos citar o telescópio refrator, que utiliza somente lentes delgadas, e o refletor, que utiliza lentes delgadas e espelhos. Considere um telescópio refrator, constituído por uma lente objetiva de 90mm de diâmetro cuja ampliação angular é 50. Qual deve ser o menor raio de sua ocular para direcionar toda a luz de uma fonte pontual distante?

Alternativas
Comentários
  • A= -f_{ob}/f_{oc}

    Sendo

    A= Amplicação ocular =50

    f_{ob}=Distância focal da lente objetiva

    f_{oc}=Distância focal da Lente Ocular

    Dai temos na questão Diâmetro da lente objetiva, sabemos que D=2R ou D=2f, D=90 mm

    logo, f_{ob}=D/2=45 mm

    substituindo na primeira equação:

    A= -f_{ob}/f_{oc}

    50=45 mm//f_{oc}

    f_{oc}=45mm/50

    f_{oc}=0,90 mm

    Correta Letra C

  • mas se o foco é igual a 2R, o foco deferia ser 45/2

  • Questão mal escrita.

    Mas considerando que o examinador quis dizer que o diâmetro é em relação ao raio de curvatura da lente objetiva, sendo aquele igual a 90mm, teremos:

    D = 2.R =>

    90mm = 2R =>

    R = 45mm. (lente objetiva).

    Daí:

    R = 2.f => 45mm = 2.f =>

    f = 22,5mm (lente objetiva).

    A ampliação máxima em telescópios é dada por: M = f (objetiva) / f (ocular) =>

    50 = f (objetiva) / f (ocular) =>

    50.f (ocular) = f (objetiva) =>

    f (ocular) = 22,5 / 50 =>

    f (ocular) = 0,45mm.

    Sendo assim: R(ocular) = 2.f (ocular) = 2 . 0,45mm = 90mm.

    letra C.


ID
2886247
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CBM-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Os instrumentos ópticos, muito utilizados em nosso cotidiano, estão presentes em óculos, câmeras fotográficas, telescópios, microscópios e até no olho humano. Alguns componentes ópticos devem ser utilizados com cautela, pois, quando estão em ambiente que recebem radiação solar, podem apresentar risco de incêndio, como quando próximo a vegetação seca.


Os componentes que mais apresentam risco de incêndio espontâneo são as lentes

Alternativas
Comentários
  • o espelho côncavo é o único que o raio bate paralelo e reflete diretamente no foco," os raios vão estar concentrado em um ponto(foco do espelho) que vai possibilitar o aumento da temperatura"

  • As lentes de borda fina exemplos as lentes biconvexas convergem os raios solares, assim como os espelhos concavos que convergem os raios solares para o ponto foco


ID
2991844
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

No estudo da Óptica, a miopia, a hipermetropia e a presbiopia são considerados defeitos da visão e podem ser corrigidos utilizando as lentes corretas para cada caso. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta, respectivamente, conforme o que foi descrito no texto, a lente correta em cada caso. No caso da presbiopia, considere que, antes de ocorrer o defeito, a pessoa tinha uma visão normal.

Alternativas
Comentários
  • D) divergente, convergente e convergente

    GABARITO: LETRA D

  • Bizú pra não esquecer a lente da Miopia :

    Pq o míope não gosta de ir ao zoológico ?

    pq ele gosta Divergente

    OBS : LENTE DIVERGENTE SÓ QUEM USA É O MÍOPE

  • A hipermetropia é muito extrovertida,logo ela gosta de conversar com gente(Convergente),eu sei é péssimo,mas assim nós conseguimos decorar kkkkk

  • Na miopia a imagem de forma antes da retina, sendo assim é necessário o uso de uma lente divergente para fazer a correção.

    Na hipermetropia a imagem se forma depois da retina, sendo assim é necessário o uso de um lente convergente para fazer a correção.

    Na presbiopia ou ''vistas cansadas'' a iris não consegue pressionar bem o cristalino, gerando uma imagem depois da retina, sendo assim é necessário uma lente convergente para a correção.

    *Lembrando que convergente dá a ideia de convergir para um mesmo ponto, se encontrar.divergente dá a ideia de divergir, se separar.

    Gabarito: Letra D

  • brigado Víctor Ribeiro, ajudou demais, merece uma pisa de 25 minutos com o relógio parado


ID
3126238
Banca
Marinha
Órgão
EFOMM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um papel com um pequeno orifício é colocado no trajeto de um feixe de laser. O resultado que se observa no anteparo sobre o qual a luz incide após passai' pelo orifício mostra um padrão de máximos e mínimos de intensidade luminosa. O fenômeno responsável por esse padrão é chamado de

Alternativas

ID
3165262
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Quando se considera a extrema velocidade com que a luz se espalha por todos os lados e que, quando vêm de diferentes lugares, mesmo totalmente opostos, [os raios luminosos] se atravessam uns aos outros sem se atrapalharem, compreende-se que, quando vemos um objeto luminoso, isso não poderia ocorrer pelo transporte de uma matéria que venha do objeto até nós, como uma flecha ou bala atravessa o ar; pois certamente isso repugna bastante a essas duas propriedades da luz, principalmente a última.

HUYGENS, C. In: MARTINS, R. A. Tratado sobre a luz, de Cristian Huygens. Caderno de História e Filosofia da Ciência, supl. 4, 1986.


O texto contesta que concepção acerca do comportamento da luz?

Alternativas
Comentários
  • A luz é tão onda quanto é partícula, estas se chamam fótons. O que não é verdade é que esses fótons tenham algo a ver com as partículas que compõem o objeto.

  • ah essas questões sempre me pegando

  • Letra C

    Se tem partículas e luz envolvidos juntos, temos Isaac Newton.

  • Textos do ENEM + Minha Dislexia = Minha reprovação.

  • C- O modelo corpuscular defendido por Newton, que descreve a luz como um feixe de partículas.

    newton defendeu que a luz era composta de partículas e essa teoria foi aceita por 100 anos mas após estudos de diversos cientistas essa teoria foi invalidada dando lugar a teoria da dualidade da luz, que diz que ora a luz se comporta como partícula( quando incide sobre superfícies), ora como onda (no espaço).

  • Resolução em vídeo boa:

    https://www.youtube.com/watch?v=EBSuvs5nyAg

  • Newton apresentou o modelo corpuscular da luz. O modelo proposto por Newton foi bastante satisfatório, pois conseguiu com satisfação explicar os fenômenos luminosos que até então eram de conhecimento apenas dos cientistas.

    O modelo de Newton considerava que a luz era composta por partículas (ou corpúsculos) que emergiam da fonte de luz. Seu modelo também considerava que a propagação da luz era retilínea pelo fato de as partículas que compõem a luz possuírem massa muito pequena e por se propagarem rapidamente.

    O princípio da independência dos raios de luz foi bem explicado pelo modelo corpuscular da luz. Considerando a existência de corpúsculos de luz, dois raios de luz se cruzam porque dificilmente as partículas de um feixe colidirão com as partículas do outro feixe de luz.

    O modelo corpuscular da luz também explica o modelo da reflexão difusa da luz. Quando as partículas que compõem a luz colidem com uma superfície, elas obedecem às leis da reflexão. No entanto, como a superfície é irregular, as partículas refletidas se propagam em diversas direções, justificando o porquê de a reflexão ser difusa.

    Já em uma superfície coletora opaca ou escura, as partículas de luz não são refletidas nem transmitidas, elas são absorvidas pelo coletor, aquecendo-o. Nesse caso, as partículas de luz, ao colidirem com a superfície não polida da placa coletora, transferem energia para as moléculas da chapa. É por esse motivo que os materiais que refletem bem a luz praticamente não aquecem quando recebem um feixe de luz.

    O modelo corpuscular também explica a refração da luz. Segundo Newton, a mudança na direção de propagação da luz, ou melhor, dos corpúsculos de luz, dava-se pela existência de forças. Na reflexão, os corpúsculos eram repelidos por causa de uma força repulsiva vinda da superfície refletora. Já na refração, esses corpúsculos eram atraídos para dentro do outro meio. Dessa forma, se a direção de incidência fosse oblíqua, a ação da força atrativa aplicada pelo meio sobre os corpúsculos de luz alteraria sua direção de propagação. 

  • Princípio da independência dos raios de luz.

  • Eu só fui pela interpretação, pois ele fala 'Quando vemos um objeto luminoso, isso não poderia ocorrer pelo transporte de uma matéria que venha do objeto até nós, como uma flecha ou bala". O comando do enunciado foi "contesta", a única alternativa que tinha algo relacionado era que Newton falava que tinha particulas na luz (a partícula seria a flecha ou bala).

  • Puxa, não prestei atenção à palavra contesta!


ID
3282169
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O fenômeno óptico em que a luz incide sobre uma superfície e retorna ao seu meio de origem é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • reflexão da luz


ID
3378460
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Os eclipses solares e lunares são fenômenos ópticos que sempre foram cobertos de fascínio e lendas. As sombras e as penumbras formadas devido ao alinhamento da Terra, Lua e Sol são comprovações de um dos Princípios da Óptica Geométrica.Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que corresponde ao Princípio que se refere aos fenômenos celestes descritos.

Alternativas
Comentários
  • Como os astros se alinham um na frente do outro ocorre a Propagação retilínea da luz.

    Reversibilidade = caminho de ida = caminho de volta

    Independência = cruzamento de raios sem interferência na trajetória

    Gab: B


ID
3408751
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Quando um feixe de luz monocromático passa de um meio menos refringente para um meio mais refringente, esse feixe tem

Alternativas
Comentários
  • n=c/v;

    logo, são grandezas inversamente proporcionais, se n aumenta v diminui

  • Temos n2/n1 = v1/v2, logo se n2 > n1, então v2 < v1.

    Ou seja, a velocidade no meio dois é menor.

  • Quanto mais refringente for um meio óptico, maior será a redução da velocidade da luz. No diamante, por exemplo, cujo  é de 2,4, a velocidade da luz é cerca de 2,4 vezes mais lenta do que no vácuo.

    Gabarito Letra C


ID
3498313
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Denomina-se “distância mínima de visão distinta” a menor distância entre um objeto e o olho de uma pessoa para que ela possa vê-lo com nitidez.

Um dia, caiu um cisco no olho de um oftalmologista. Ele, então, utiliza um espelho côncavo de 32 cm de raio para obter uma imagem ampliada de sua vista para melhor examiná-la.

Supondo que sua distância mínima de visão distinta seja 24 cm, seu rosto deve ficar a uma distância do espelho de, no mínimo,

Alternativas
Comentários
  • Fiz uma estimativa a partir dos dados:

    I-Sabemos que C=R=2F logo o foco é 16cm

    II- No espelho concavo temos duas possibilidades de imagem maior: entre o centro de curvatura e o vértice ou entre o foco e o vértice.

    III- A questão fala que a distância mínima de visão dele é 24 cm (corresponde a distância mínima que o objeto deve estar para ser visto nitidamente) o que descarta a primeira possibilidade acima, então a distancia do oftalmologista só pode estar entre o foco e o vértice F/2= 8cm.

    C=centro de curvatura; R=raio; F=foco.

  • Algumas considerações no comentário da colega:

    1º: Possibilidades de imagem maior: entre o centro de curvatura e o FOCO, ou entre o foco e o vértice.

    Alguém confirma?

    2º o vértice fica na metade do foco? É correto que V = F/2 = 8cm?

    Gabarito C


ID
3594952
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Disciplina
Física
Assuntos

Acerca dos princípios de comunicação óptica, julgue o item a seguir.

Para que haja o processo de reflexões sucessivas que confina a luz transmitida em uma fibra óptica, é necessário que o índice de refração do núcleo da fibra seja inferior ao da casca.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO:                                                                                                                                                                              

    No cabos de fibra óptica os sinais luminosos são transmitidos ao longo de determinadas distâncias com informações (a serem transmitidas e recebidas) por um receptor óptico que decodifica estes sinais.

    A viagem destes sinais luminosos é feita através da reflexão total que acontece dentro da fibra. O índice de refração dentro da fibra é maior do que o índice de refração da sua casca e quando isso acontece podem ocorrer dois fenômenos físicos: refração de uma parte dos raios e reflexão.

    Resposta: ERRADO

  • A transmissão da luz dentro da fibra é possível graças a uma diferença de  entre o revestimento e o núcleo, sendo que o núcleo possui sempre um índice de refração mais elevado, característica que aliada ao ângulo de incidência  do feixe de luz, possibilita o   fenômeno da reflexão total. Ou seja, a luz é mantida no núcleo através de reflexão interna total. Isto faz com que a fibra funcione como guia de onda, transmitindo luz entre as duas extremidades.

    wikipedia

  • No processo de refração, o fenômeno de REFLEXÃO TOTAL, se dá quando a luz viaja de um meio com índice de refração maior (núcleo) para um com índice menor (casca).

  • ~>Em fibras ópticas, o núcleo (core) possui uma densidade maior e a casca (capa) possui uma densidade menor.

    ~>Da física, quanto mais denso é um meio maior é índice de refração.

    ~>Qual o objetivo disso ? provocar uma curva do feixe para que ele não escape para o meio externo. Nessas fibras há uma diferença gradual desse material ao longo do raio, de modo que no centro da fibra haja uma maior densidade e afastando-se dele uma menor. Isso provoca um efeito geométrico parabólico do feixe, encapsulando o feixe dentro do núcleo.

    Qualquer erro me avisem.

  • Índice de refração do vidro é maior que do meio externo.

    Vale lembrar daqueles brinquedos de luz, que são vários fios iluminados até as pontas. O meio é o ar (índice menor) e o material de plástico/vidro (índice maior).


ID
3765586
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEECT-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Quando um feixe de luz monocromático passa de um meio menos refringente para um meio mais refringente, esse feixe tem

Alternativas
Comentários
  • O termo refringente refere-se à mudança de velocidade de propagação de uma onda luminosa. Ou seja, há uma alteração de velocidade. Com isto, é mais refringente o meio pelo qual há maior alteração de propagação.

    A aguá. Pois se verificar o índice de refração da água em comparação com o o índice de refração do ar, observará que o índice da aguá é maior. Ou seja, na água uma luz monocromática propaga-se com velocidade inferior ao do ar.

    Onde que no ar a velocidade da luz é aproximadamente à 3×10m/s, na aguá a velocidade é 2,25×10m/s.

  • a) Errado, pois a velocidade diminui;

    b) Errado, pois a frequência permanece constante;

    c) Correto;

    d) Errado, pois o comprimento de onda diminui.

  • Em refração da luz o que muda é o meio, se muda o meio, muda a velocidade e comprimento de onda!

    A Fonte continua sendo a mesma logo a Frequência não muda! Logo a resposta só poderia estar entre A e C, como a luz passou para um meio mais refringente então diminui a velocidade. Resposta C.

  • Quanto mais refringente for um meio óptico, maior será a redução da velocidade da luz. No diamante, por exemplo, cujo  é de 2,4, a velocidade da luz é cerca de 2,4 vezes mais lenta do que no vácuo.

    Gabarito Letra C


ID
3788449
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O olho humano é um órgão extraordinário, mas seu raio de ação pode ser estendido de muitas maneiras através de instrumentos ópticos, como óculos, projetores, câmaras, microscópios e telescópios.


Com base nos conhecimentos da Óptica, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3790525
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Posicione-se de frente para a Lua. Em seguida, coloque um lápis em frente a seu olho, a uma distância suficiente para que o diâmetro do lápis bloqueie totalmente a imagem da Lua. Considere que o diâmetro do lápis é igual a 7mm, que a distância do olho até o lápis é de 75cm e que a distância da Terra à Lua é de 3 × 105km.
Utilizando somente estes dados, pode-se estimar que:

Alternativas
Comentários
  • gab D

    7mm ta pra H

    tal como 75cm ta pra 300000km

    7/h=75/300000

    converta td pra cm

    h=2,800000000cm=2800km


ID
3793360
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3798217
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um professor do curso de Materiais da Fatec apresentou aos alunos a seguinte citação:

“As fibras ópticas podem ser usadas para guiar a luz ao longo de um determinado caminho. A ideia é fazer um raio de luz percorrer uma fibra transparente, ricocheteando entre as suas paredes. Desde que o ângulo de incidência do raio na parede da fibra seja sempre maior que o ângulo crítico, o raio permanecerá sempre dentro dela mesmo que ela esteja curva”.
KIRK, Tim. Physics for the IB Diploma. Oxford University Press, 2003. Livre tradução.

Em seguida, pediu para que os alunos respondessem, de maneira assertiva, à qual conceito físico a citação se refere.

A resposta correta esperada pelo professor é

Alternativas

ID
3801955
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Muito além da beleza. Flores secas e seus metabólitos secundários têm diversos outros usos que não a ornamentação. A fotossíntese é um processo essencial sem o qual os vegetais definham e morrem. Ela faz parte, portanto, do metabolismo primário das plantas. Já o metabolismo secundário gera produtos que, embora tenham utilidade, não são fundamentais, ou seja, sem eles, a planta continua vivendo. São os metabólitos secundários, substâncias naturalmente produzidas nas plantas. Apesar de não serem essenciais, metabólitos secundários desempenham os mais distintos papéis nos vegetais, auxiliando no sucesso destes frente a fatores ambientais. A grande maioria dos produtos extraídos de plantas utilizados pelo ser humano são metabólitos secundários: tinturas, ceras, perfumes, medicamentos, substâncias inseticidas e muitas outras. (CABRAL, 2017).

As plantas desenvolveram, durante seu processo evolutivo, metabólitos secundários para se defenderem de predadores, e a produção de compostos secundários desempenha um papel importante, que é o de atrair insetos para a realização da polinização das flores. Nessa relação, há três fatores bioquímicos que contribuem, tais como a cor da flor, o aroma da flor e o valor nutritivo do néctar e do pólen. Existe uma preferência de cores pelos diferentes polinizadores. As abelhas, por exemplo, preferem as cores azul e amarela.

Com base nos conhecimentos sobre Óptica Geométrica, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3808969
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A maioria dos objetos que se pode enxergar são visíveis porque refletem luz para os nossos olhos.

Com base nos conhecimentos de Óptica, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3841777
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma pessoa observa a linha do horizonte no mar a partir de um edifício alto. O olho do observador está a uma altura h do solo e a terra pode ser considerada, de modo simplificado, como uma esfera de raio R. Desprezando-se as limitações ópticas do olho humano, é correto concluir que a maior distância, na superfície do mar, que poderia ser vista pelo observador, medida em linha reta a partir de seu olho, é

Alternativas
Comentários

ID
3842674
Banca
UNIVESP
Órgão
UNIVESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Numa bonita tarde de outono e com o céu limpo de nuvens, é possível ver uma das belas cenas da Natureza: o nascer, ou o por, do Sol ou da Lua cheia. A beleza se dá porque, nesse instante, o “tamanho“ avistado do Sol ou da Lua está consideravelmente ampliado. É comum algumas pessoas acharem que isso ocorre por esses astros estarem mais próximos da Terra. Entretanto, essa percepção é equivocada.

Tendo como base a cena descrita, o correto é afirmar que 

Alternativas

ID
3893842
Banca
INEP
Órgão
IF-RR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em uma sala escura existe um pequeno orifício. A luz que penetra por ele projeta na parede oposta, a imagem de um objeto.


Calcule a altura do objeto. São dadas: altura da imagem = 0,4 m; distância do orifício a imagem = 4 m; distância do orifício ao objeto = 10 m.

Alternativas
Comentários
  • altura da imagem / distância do orifício a imagem= altura do objeto / distância do objeto ao orifício

    0,4/ 4=o/10 Resposta 1 metro

  • Construir a relação:

    Altura da imagem / distância do orifício a imagem = Altura do objeto / distância do objeto ao orifício

    0,4 / 4 = x / 10

    4x = 0,4 • 10

    4x = 4

    x = 4 / 4

    x = 1

    Alternativa D.


ID
3913780
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Além de limpa e segura, uma piscina também deve ser atraente aos olhos. Seja para você aproveitar e relaxar ou para receber os amigos durante uma festa, ela deve estar com os tons de luz agradáveis e com o fundo bem visível. Por isso a importância de se investir em iluminação para piscinas.

Há diferentes tipos de iluminação que dependem da necessidade de uso ou sensação que se quer passar. A combinação de lâmpadas, cores e muita tecnologia pode fazer de sua piscina um verdadeiro espetáculo.

Se as especificações acima forem feitas com cuidado, durante a noite, ao olharmos da borda de uma piscina para seu fundo percebemos que aparentemente o fundo da mesma está mais próximo da superfície.


Assinale a alternativa que explique corretamente esse fenômeno.

Alternativas
Comentários
  • B

    A luz refletida pelo fundo da piscina sofre refração ao passar da água para o ar.

  • explicando a alternativa A: a luz é realmente refratada ao passar do ar para a água, mas para o observador enxergar o fundo é necessário que a luz bata no fundo e volte para os olhos dele, ou seja reflexão

    quando a luz sai do fundo em direção ao olho do observador, ela vai sofrer outra refração da água para o ar. Como o índice de refração da água é maior, os ângulos dos raios de transmissão vão se afastar da normal e os prolongamentos destes raios geram uma imagem do fundo mais próxima do que realmente é


ID
4020010
Banca
UEPA
Órgão
UEPA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A Lagoa dos Índios é um patrimônio ambiental amapaense que precisa ser cuidado, pois apresenta importante função tanto paisagística quanto climática. A agressão a esse ecossistema ocorre principalmente na forma de poluição do corpo d’água produzida por seus frequentadores. Considere que um ambientalista, preocupado com as consequências dessa poluição, tenta retirar uma garrafa do leito da lagoa e verifica que a garrafa não está exatamente na posição que parecia estar. A explicação para esse fenômeno deve-se:

Alternativas

ID
4020424
Banca
UERR
Órgão
UERR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Recentemente em Roraima se pôde observar um eclipse total da Lua, sendo chamado de Lua Vermelha. Os eclipses demonstram o princípio da propagação retilínea da luz, estudado em Óptica Geométrica. Há também o eclipse solar, um pouco mais raro. Em relação aos eclipses solar e lunar, eles ocorrem respectivamente em quais fases da Lua?

Alternativas

ID
4036558
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em uma aula, um professor pediu aos estudantes para explicarem, por escrito, como eles compreendiam o funcionamento da visão humana.

Dentre os textos dos estudantes, reproduzidos a seguir, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE como a ciência entende o processo da visão.

Alternativas
Comentários
  • Podemos enxergar um objeto pelo fato de a luz poder chegar até ele, iluminando-o e, posteriormente, sendo refletido até nossos olhos.

    Letra D correta.


ID
4052932
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A maioria dos objetos que se pode enxergar são visíveis porque refletem luz para os nossos olhos.


Com base nos conhecimentos de Óptica, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • gab E

    Um feixe estreito de luz, na reflexão especular ou regular, é refletido em uma direçao

    O índice de refração de um meio depende do comprimento de onda da luz que se propaga nele


ID
4064881
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Considerem-se dois meios transparentes, A e B, de índices de refração nA e nB, respectivamente, e um feixe de luz dirigindo-se de A para B.


Com base nos conhecimentos sobre Óptica, é correto afirmar:

Alternativas