SóProvas


ID
3596443
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE - CE
Ano
2018
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca dos conceitos de poder, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • "A teoria subjetivista, defendida por John Locke, ensina que poder não é a coisa que serve para alcançar certo objetivo, mas a capacidade do sujeito em obter certos efeitos. Seria, por exemplo, o poder que o soberano tem em determinar e influenciar a conduta dos seus súditos. Na corrente mais moderna e defendida por Bobbio tem-se a teoria relacional, em que o poder é a relação entre dois sujeitos de modo que o primeiro obtém do segundo um comportamento que, em caso contrário, não ocorreria. É uma versão atualizada da concepção tradicional de poder."

    Fonte:

    https://www.conjur.com.br/2009-jun-26/conceito-poder-concepcao-relacoes-trabalho?pagina=2

    Poder político conforme teoria subjetivista: obtenção de resultados (destaque em vermelho) + imposição de vontade (destaque em azul)

    Não sabia disso, errei e pesquisei. O texto citado está coerente com o gabarito da banca, letra B.

  • Também errei Thiago ago obrigada pelo comentário, nem eu fazia ideia do conceito de poder tanto que fui na alternativa A

  • Pelo que pesquisei a teoria subjetivista não fala de "obtenção de resultados por meio de capacidades materiais", mas sim sobre "obter certos efeitos". Me parece que a alternativa correta deveria ser a C, que não contradiz o que diz Bobbio (parece que a questão foi formulada com base no livro dele).

    Teorias do poder: a substancialista (Hobbes), a subjetivista (Locke) e a relacional (a mais conhecida é a de Robert Dahl). Na primeira, “o poder é concebido como uma coisa que se possui e se usa como um outro bem qualquer (...) dotes naturais como a força e a inteligência, ou adquiridos, como a riqueza”; na segunda, o poder é compreendido não como “a coisa que serve para alcançar o objetivo mas a capacidade do sujeito de obter certos efeitos” e; na terceira, o poder se estabelece como “uma relação entre dois sujeitos, dos quais o primeiro obtém do segundo um comportamento que, em caso contrário, não ocorreria” (Bobbio, 1985, p. 77).