Alternativas
na estratégia preemptiva de transferência de tarefas para escalonamento em ambientes distribuídos, têm-se a transferência de tarefas parcialmente executadas e, com isso, o estado da tarefa também deve ser transferido.
protocolos de bloqueio em duas fases podem ser usados em ambientes distribuídos. Nesse contexto, o esquema de protocolo parcial requer apenas duas transferências de mensagem para tratar de requisições de bloqueio e uma para tratar de desbloqueios.
em uma estratégia de prevenção de deadlocks para ambientes distribuídos, requer-se que a quantidade máxima de recursos requisitados por um processo seja conhecida antes de sua execução.
a técnica totalmente distribuída para implementar exclusão mútua em arquiteturas distribuídas faz circular um token entre os processos do sistema. A posse do token dá direto a seu possuidor, entrar na sessão crítica.
RMI (Remote Method Invocation) é uma das estratégias para a comunicação em sistemas cliente/servidor em 2 e 3 camadas. Baseia-se na troca de mensagens bem estruturadas e endereçadas a um daemon RMI associado a uma porta no sistema remoto, e os parâmetros são estruturas de dados comuns em RMI.