Alternativas
Em uma organização, a governança de TI está sob responsabilidade do gestor de TI.
São quatro os domínios sob os quais se organiza o monitoramento da governança de TI, sendo um deles responsável pela definição dos requisitos funcionais e de controle das aplicações de TI adquiridas ou desenvolvidas pela organização.
No COBIT 4.1, as metas de negócios definem os requisitos para as metas e processos de TI, sendo os últimos, por sua vez, mensurados quanto ao desempenho, além de serem controlados por objetivos implementados por meio de práticas de controle.
O domínio de entrega e suporte do COBIT é responsável por endereçar respostas a questões como as seguintes: Os aplicativos de software sendo entregues à organização estão alinhados com as prioridades de negócios? Os custos do desenvolvimento de aplicativos de software são otimizados? A força de trabalho está apta a usar os aplicativos de software de forma produtiva e segura?
Por meio da aplicação do modelo de maturidade do COBIT 4.1, determinado processo de TI pode ser certificado como pertencente a apenas um de seis possíveis níveis de maturidade, que variam de 0 a 5.