Alternativas
As atuais linguagens orientadas a objeto não são adequadas à implementação de algoritmos desenvolvidos para a programação estruturada, visto que muitos algoritmos estruturados não permitem o encapsulamento.
Na construção de tipos de dados estruturados, a declaração de classes não corresponde à definição de um novo tipo de dados estruturado.
Em linguagens orientadas a objeto, como Java, a declaração de quaisquer tipos de constantes é implementada por meio de macrossubstituição em linha, durante a pré-compilação, isto é, a substituição de referências a constantes pelo valor declarado.
Na linguagem Java, a avaliação de uma expressão que constrói uma nova instância, quando bem sucedida, retorna uma referência ou ponteiro à área de memória na qual a instância foi alocada.
A recursividade é técnica desnecessária caso a programação de um algoritmo seja efetuada em uma linguagem orientada a objetos, uma vez que o envio de uma mensagem a um objeto cria um contexto aninhado que corresponde, indiretamente, à técnica de recursão.