SóProvas


ID
360313
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativos aos princípios e definições da lei que institui normas para licitações e contratos da administração pública. 


Nos termos da Lei de Licitações, o seguro-garantia constitui valor disponibilizado pela administração pública ao licitante vencedor, a fim de suprir eventuais deficiências de caixa, no curso da execução da obra ou serviço.

Alternativas
Comentários
  • Errado. 

     

    ntia não pode ser confundida com a garantia de proposta que ocorre durante o procedimento licitatório para vincular a parte à proposta apresentada e fazer com que ela a cumpra.
    A lei prevê, em seu art. 56, § 1º, que a Administração “pode exigir garantia”. Entretanto, trata-se de um poder-dever, e não de mera faculdade. O fundamento para a exigência é a proteção do interesse público com o perfeito adimplemento do contrato e o princípio da indisponibilidade desse interesse, que impede que o Poder Público simplesmente deixe de exigi-la. A Administração exige a garantia, contudo a forma de prestá-la é uma decisão do contratado, dentre as hipóteses previstas na lei. A lei permite, como formas de garantia, a caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública, a fiança bancária e o seguro-garantia.
    A caução em título da dívida pública exige que ele tenha sido emitido sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia, autorizado pelo Banco Central do Brasil e avaliado pelos seus valores econômicos, consoante definido pelo Ministério da Fazenda.
    Considera-se seguro-garantia o contrato firmado entre o particular contratado pela Administração com uma instituição seguradora, por meio do qual a seguradora compromete-se a arcar com o risco de eventos danosos relativos à inexecução do contrato por parte do particular. Por fim, a fiança, também denominada garantia fidejussória, só é aceita, nesse caso, na forma bancária, quando prestada por um Banco.
    A Administração pode exigir a garantia até o limite de 5% do valor do contrato, podendo chegar até 10% quando se tratar de contrato de grande vulto, de alta complexidade técnica e riscos financeiros para a Administração, demonstrados por intermédio de parecer tecnicamente aprovado pela autoridade competente.
    A garantia prestada pelo contratado será liberada ou restituída após a execução total do contrato e, quando em dinheiro, atualizada monetariamente. Nos casos de contratos que importem na entrega de bens pela Administração, dos quais o contratado ficará depositário, ao valor da garantia deverá ser acrescido o valor desses bens.

     

    Fonte: MARINELA, 2015.

  • Alternativa: "Nos termos da Lei de Licitações, o seguro-garantia constitui valor disponibilizado pela administração pública ao licitante vencedor, a fim de suprir eventuais deficiências de caixa, no curso da execução da obra ou serviço."

    Gabarito Oficial: ERRADA

     

    A Alternativa diz que o seguro garantia é prestado PELA ADMINISTRAÇÃO, quando na verdade quem entrega/presta a garantia é obviamente o LICITANTE VENCEDOR contratado.

     

     

    Art. 6o  Para os fins desta Lei, considera-se: [...]

    VI - Seguro-Garantia - o seguro que garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos;

     

     

  • Nos termos da Lei de Licitações, o seguro-garantia constitui valor disponibilizado pela Administração pública ao licitante vencedor, a fim de suprir eventuais deficiências de caixa, no curso da execução da obra ou serviço.

    Lei 8666/93:

    Art. 6º. Para os fins desta Lei, considera-se 

    VI - Seguro-Garantia - o seguro que garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos;

  • O seguro-Garantia de acordo com o artigo 6°, VI, da lei de licitações publicas ele garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos.

  • Putz,errei só por falta de interpretação,não me atentei nesse(pela) aff

  • Inclusive caso eventual multa seja aplicada por inexecução total ou parcial do contrato ela será descontada da garantia ofertada pelo licitante, lembrando que no pregão é vedada a garantia de proposta.