SóProvas


ID
360322
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito das normas relativas aos procedimentos licitatórios, julgue o item a seguir.


Caso a Receita Federal do Brasil apreenda vários artigos de informática na alfândega, em regular processo de fiscalização, a administração pública poderá promover a venda dos referidos bens, mediante licitação na modalidade de concorrência.

Alternativas
Comentários
  • § 5o  Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.   

  • Caso a Receita Federal do Brasil apreenda vários artigos de informática na alfândega, em regular processo de fiscalização, a administração pública poderá promover a venda dos referidos bens, mediante licitação na modalidade de concorrência. ERRADA

    Para mim, o gabarito é correto, já que a questão não especifica o valor da venda dos bens. Para a venda de bens móveis, ainda que apreendidos e de valor acima de R$ 1.430.000,00, deverá ser utilizada a concorrência. Dessa forma, o termo "poderá" deixa a alternativa correta. Se eu me equivoquei, por favor, mande msg no meu perfil.

    ______________________

    Lei 8666, art. 22, § 5o  Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.  

    ______

    Quando a Administração for vender bens móveis, ainda que tenham sido apreendidos ou empenhados, conforme disposto no art. 17, § 6º, da Lei nº. 8.666/93, deverá respeitar o valor limite de R$ 1.430.000,00 (Vide Decreto nº 9.412, de 2018) previsto no art. 23, II, b do mesmo diploma legal para utilizar a modalidade leilão, montante esse apurado pelo órgão promotor da licitação, mediante avaliações prévias de mercado. Acima desse valor, deverá ser utilizada a concorrência.

    https://triunfolegis.jusbrasil.com.br/artigos/405740823/modalidades-de-licitacao-leilao

  • Lei 8666/93:

     

    Art. 22, § 5º. Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

  • fala sério.....depedendo do valor, poderá ser SIM por concorrencia pow

  • Vacilo da banca aí, já que bens imóveis que superam o valor máximo da modalidade leilão devem ser alienados por meio de concorrência.

  • Art. 17.  § 6  Para a venda de bens móveis avaliados, isolada ou globalmente, em quantia não superior ao limite previsto no art. 23, inciso II, alínea "b" (1,43 milhões) desta Lei, a Administração poderá permitir o leilão.             

  • Na minha opinião a concorrência poderia ser usada.... mas, neh. ok.

    BENS MÓVEIS:

    LEILÃO:

    • PENHORADOS
    • APREENDIDOS
    • INSERVÍVEIS

    CONCORRÊNCIA:

    • BENS MÓVEIS ACIMA DE 1,43 MILHÃO

  • Respeitosamente ao CESPE, até onde estudei, não havia nada que dizia que a concorrência não poderia ser modalidade válida de licitação para venda de bens apreendidos. Além disso, penso que a modalidade leilão nesse caso é preferível nesse caso por ser mais célere.