SóProvas


ID
3605146
Banca
FAURGS
Órgão
HCPA
Ano
2018
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Considere as afirmações abaixo sobre o manejo de pacientes com coagulopatias.

I - A doença de Von Willebrand e as hemofilias são coagulopatias congênitas que podem interferir na coagulação sanguínea, pois afetam apenas quantitativamente os fatores de coagulação.
II - Os antifibrinilíticos, em especial o ácido epsilon aminocaproico e o ácido tranexâmico, vêm sendo utilizados na prática clínica para reduzir episódios de sangramento na cavidade oral dos pacientes coagulopatas.
III - As técnicas anestésicas infiltrativas e intraligamentares oferecem risco de sangramento no manejo de coagulopatas.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • ERRO DO ITEM I: A doença de Von Willembrand é uma doença hemorrágica resultante de defeito quantitativo e/ ou qualitativo do fator von Willebrand (F VW). Das doenças hemorrágicas hereditárias, a doença von Willebrand (DVW) é a mais comum, com prevalência de cerca de 1% da população de acordo com estatísticas provenientes de países nórdicos. No Brasil, esta doença parece ser subdiagnosticada, pois o número de casos reportados é bastante inferior ao de hemofílicos. A DVW é herdada como caráter autossômico dominante, resultante de mutações no gene que codifica Fator de Von Willembrand. ERRO DO ITEM III: Anestesia intraligamentar e infiltrativa apresentam baixo risco de sangramento, não necessitando da reposição de fatores de coagulação para pacientes com problemas hematologicos que necessitem ser submetidos a essas técnicas anestésicas.