-
Gabarito: A
Um modelo conceitual é uma descrição do banco de dados que será projetado de forma independente da ferramenta computacional de SGBD.
Esse modelo representa os dados de cada tabela sem se preocupar com a forma pela qual esses serão registrados no SGBD utilizado. A estrutura de cada tabela passa a ser referenciada como entidade, que compõe o esquema de banco de dados, porém, de forma independente do SGBD a ser utilizado.
-
Modelo conceitual. É a descrição do BD de maneira independente ao SGBD, ou seja, define quais os dados que aparecerão no BD, mas sem se importar com a implementação que se dará ao BD. Desta forma, há uma abstração em nível de SGBD.
Modelo lógico. Descreve o BD no nível do SGBD, ou seja, depende do tipo particular de SGBD que será usado. Não podemos confundir com o Software que será usado. O tipo de SGBD que o modelo lógico trata é se o mesmo é relacional, orientado a objetos, hierárquico, etc.
Modelo Físico. Leva em consideração limites impostos pelo SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de dados) e pelos requisitos não funcionais dos programas que acessam os dados. Características:
-
Gabarito: Letra A.
O que é Modelo Conceitual (ou Modelo de Alto Nível)?
1- apresenta conceitos que são mais próximos ao critério como vários usuários abrangem os dados;
2- descreve o conteúdo de informação do banco de dados ao invés das estruturas de armazenamento;
3- conceitos: entidades, atributos e relacionamentos;
4- a ideia e debater a apresentação de negócios e, não, da tecnologia;
5- independente de hardware e software.
6- independente de SGBD.
Bons Estudos.