SóProvas


ID
3607156
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Picos - PI
Ano
2016
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As teorias crítico-reprodutivistas em muito influenciaram o pensamento pedagógico brasileiro. Defendem que a escola exerce o papel de reprodutora da sociedade de classes, que reforça o modo de produção capitalista e que repassa a ideologia dominante. São representantes das teorias críticos-reprodutivistas, EXCETO: 
 

Alternativas
Comentários
  • Dentre as alternativas, o único autor que não representa o pensamento pedagógico crítico é George Suyders (penso que a banca queria referir-se a George Snyders, porém, mesmo assim, não se trataria de um representante da pedagogia crítica).

    GABARITO: alternativa “D”

  • Gabarito D

    "Os autores principais das teorias críticos-reprodutivista são os franceses Louis Althusser, Cristian Baudelot e Roger Establet, Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron; e os norte-americanos Samuel Bowels e Hebert Gintis."

  • "É isto que perdemos de vista em Educação: o aluno precisa ter consciência da distância que há entre os grandes artistas e nós todos. Para tanto, ele precisa conhecê-los cada vez melhor a fim de que suas próprias produções sejam cada vez mais originais, mais válidas e mais ricas. É este ir e vir entre sua produção e a obra dos grandes artistas que enriquece o trabalho do aluno."

    "Dizer a verdade aos alunos não é suficiente para que eles aprendam. Para convencê-los é preciso explicar por que eles se enganam. Deve-se iniciar, assim, pela crítica à sua concepção, para apresentar, depois, a teoria."

    "Quanto mais os alunos enfrentam dificuldades - de ordem física e econômica - mais a Escola deve ser um local que lhes traga outras coisas. Essa alegria não pode ser uma alegria que os desvie da luta, mas eles precisam ter o estímulo do prazer. A alegria deve ser prioridade para aqueles que sofrem mais fora da Escola."

    Entrevista com George Snyders