"Seleção e direitos autorais
Em um primeiro momento, pode até parecer que não existe qualquer relação entre os direitos autorais e as atividades de seleção. Afinal, alguns argumentarão, os bibliotecários estão acima dessa questão: não se beneficiam diretamente com o empréstimo dos livros e outros materiais de informação, pois em geral não estipulando qualquer tipo de taxa para o empréstimo ou a utilização dos documentos no recinto da biblioteca; não recebem qualquer percentagem quando selecionam ou adquirem novos títulos; não sonegam os direitos dos autores, pois adquirem os materiais mediante canais legalmente constituídos. Os bibliotecários, em sua atividade de seleção e em qualquer outra, são os maiores incentivadores dos direitos autorais, pois possibilitam a circulação de suas coleções, divulgando seus autores e possibilitando-lhes a ampliação de seu público. Os autores deveriam ficar até agradecidos aos bibliotecários pelo que realizam em benefício deles ..." (VERGUEIRO, 2010, p. 93)
"Independentemente de suas motivações, a pressão dos editores sobre as bibliotecas costuma ter uma certa intensidade, em geral tentando evitar a reprodução fotográfica dos documentos pelos usuários. Em alguns países, como a Inglaterra, essa pressão foi até mais longe, forçando as bibliotecas a pagarem uma taxa pelo empréstimo dos livros. No Brasil, ainda não se chegou a tanto, mas também não se pode dizer que os editores tenham se mantido inativos a respeito. Frequentemente, novas tentativas são realizadas visando cercear o uso de fotocopiadoras nas bibliotecas, com o argumento de que elas trazem prejuízos aos autores." (VERGUEIRO, 2010, p. 94)
Nesses dois trechos e no restante da parte "Seleção e direitos autorais", no capítulo "Tópicos especiais de seleção", Vergueiro relaciona a atividade de seleção aos direitos autorais e menciona alguns dilemas (uso de fotocopiadoras, se o empréstimo incentiva os direitos autorais ou prejudica os autores), dentre outros.
Gabarito: A
VERGUEIRO, W. Seleção de materiais de informação: princípios e técnicas. 3. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2010.