A) a quantidade de plâncton nas águas dos rios é, geralmente, maior que a dos lagos, devido à movimentação constante dos rios. ERRADO - Em locais com maior estabilidade há maior concentração de plânctons, logo a tendência é que os lagos apresentem maior quantidade de plânctos que os rios.
B) em lagos profundos, há tendência de aumento do nível de oxigênio dissolvido na água à medida que a profundidade aumenta. ERRADO - Quanto maior a profundidade menor será a parcela de OD nos corpos hídricos, por conta da distância da atmosfera, que é um fornecedor de OD para a água, e da decomposição da matéria orgânica pelos microorganismos, que em alguns casos usam o OD no processo. A pouca luz também é um fator determinante, pois faz com que não ocorra o processo de fotossíntese pelas plantas aquáticas, o que também influência na distribuição de oxigênio na água.
C) nas regiões mais profundas dos lagos há pouca luz e concentração crescente de oxigênio dissolvido na água. ERRADO - Regiões mais profundas a concentração de OD é menor, decrescente de acordo com a profundidade.
D) a movimentação dos rios reduz o nível de oxigênio dissolvido na água. ERRADO - A movimentação dos rios aumenta o nível de OD por conta da areação que ocorre
E) a superfície de um lago é pobre em nutrientes, enquanto as camadas inferiores são pobres em oxigênio. CORRETA - A quantidade de nutrientes é maior nas camadas inferiores por conta da sedimentação da matéria orgânica