SóProvas


ID
3610456
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O processo que tem por objetivo analisar os documentos de um fundo para o estabelecimento dos prazos de guarda e destinação, conforme os valores atribuídos, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Avaliação: “Processo de análise de documentos de arquivo que estabelece os prazos de guarda e a destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos."

    Fonte: ARQUIVO NACIONAL, Dicionário..., 2005.

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • Classificação, Rotina de protocolo: Separar as correspondências, requisitar antecedentes, fazer anexação, encaminhar ao setor de Registro e Movimentação. (entre outras)

    Gestão de Documentos: Conjunto de procedimentos referentes à produção, tramitação, avaliação e arquivamento dos documentos em fase corrente e intermediária.

    Seleção: Separação dos documentos de valor permanente daqueles passíveis de eliminação.

    Avaliação: feito através do método de análise e seleção.

    Descarte: Processo de eliminação de documentos.

  • Avaliação de documentos é um Processo que busca estabelecer qual a destinação de cada tipo de documento a partir de um plano de classificação e uma tabela de temporalidade a ele associado.

    Vantagens:

    • Reduz o volume de documentos na organização aos que são realmente necessários.
    • Reduz gastos de armazenagem.
    • Facilita que se localize os documentos no arquivo para que os documentos permanentes sejam adequadamente preservados.
    • Visa, essencialmente, à composição de um patrimônio documental.

    É realizada pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), o qual estabelecerão os prazos de guarda e elaborarão as tabelas de temporalidade e destinação, aprovadas pelo Arquivo Nacional.

    Gabarito: D

  • A classificação é realizada no setor de protocolo.

    Nessa etapa são abertos os envelopes de correspondência, desde que não sejam sigilosos ou particulares, para efetuar a análise e identificação do conteúdo/assunto do documento, que devem ser comparados às categorias presentes no plano de classificação previamente elaborado, para saber em qual classe o documento analisado se inclui e, consequentemente, classificá-lo.

    A partir da classificação é possível (mas não obrigatório) atribuir uma numeração/código correspondente à classe do documento analisado.