-
na segunda parte da afirmativa “B” não se estaria falando do usuário- pagador?
Poluidor-Pagador – deve o poluidor responder pelos custos sociais da degradação causada por sua atividade impactante; A responsabilidade civil do poluidor-pagador é de natureza objetiva. A internalização do custo ambiental, transformando a externalidade negativa, ou custo social, num custo privado, visa impedir a socialização do prejuízo e a privatização dos lucros.
Usuário-Pagador – mesmo que não haja poluição, o usuário deve arcar pela utilização dos recursos naturais. Exemplo é o do uso racional da água;
-
Nenhuma afirmação é correta. A menos errada seria a B mesmo, que contém transcrição quase que literal do art. 4º, VII, da Lei 6938/81. Ocorre que são princípios diversos o poluidor-pagador e o usuário-pagador. Até existe doutrina que inclua a ideia de poluidor na de usuário (Paulo Affonso Leme Machado), mas isso é minoritário. O STF reconhece a autonomia do usuário pagador (ementa da ADI 3378).
-
Alternativa C está errada porque o Princípio n° 15 da Declaração engloba o princípio da Precaução.
-
Mais uma das alternativas em que é a "menos pior". Na verdade, há doutrinadores que compreendem o princípio do usuário pagador como sendo uma evolução do poluidor-pagador.
-
A alternativa "b" parece ter sido copiada do concurso para Juiz TJPR (2012).
naquele pleito a questão foi anulada.
Q250674
-
A letra B.
Encontra-se prevista na Lei 6.938/81 em seu artigo 4º, VII:
Art 4º - A Política Nacional do Meio Ambiente visará
VII - à imposição, ao poluidor e ao predador, da obrigação de recuperar e/ou indenizar os danos causados e, ao usuário, da contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos.
-
Escolhi a B por ser a menos Errada. O que impõe ao consumidor o dever de contribuir pela utilização dos recursos não é o princípio do poluidor-pagador, mas sim o princípio do usuário-pagador.
-
Acredito que a referência ao consumidor na alternativa B vem de uma contribuição indireta.
-
Próxima...
-
Deveria ter uma opção no qconcurso para eliminar apenas questões de banca de fundo de quintal.
-
Acerta-se por eliminação, com base na menos errada, pois a parte final da B está incorreta.
-
Questão mal elaborada. Apenas um desabafo.
-
Em relação ao princípio do poluidor-pagador, a doutrina aponta que este decorre do princípio do usuário pagador. Assim, o princípio do poluidor-pagador pode ser considerado um subprincípio do usuário-pagador.