SóProvas


ID
3614302
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

De acordo com a teoria do Newsmaking, os valores-notícia derivam de pressupostos implícitos ou de considerações relativas


I às características substantivas das notícias; ao seu conteúdo; 
II à disponibilidade do material e aos critérios relativos ao produto informativo; 
III ao público; e IV à concorrência.
Mauro Wolf. Teorias da comunicação. Barcarena: Editorial Presença, 2002, p. 200 (com adaptações). 

Em relação às características substantivas das notícias, é correto citar como valores-notícia o(a)

Alternativas
Comentários
  • Critérios substantivos na perspectiva de Mauro Wolf

    Esses critérios articulam-se, essencialmente, nos fatores importância e interesse da notícia. O fator importância é determinado por quatro variáveis:

    Grau e nível hierárquico dos indivíduos envolvidos no acontecimento noticiável: Quanto mais famoso, influente ou poderoso o indivíduo envolvido na notícia, mais chances de ser noticiado. Essa variável é analisada em graus de hierarquia que podem ser medidos pelo poder econômico, pela riqueza ou pelo prestígio, por exemplo.

    Impacto sobre a nação e sobre o interesse nacional: Esse segundo fator é determinado pela capacidade que o acontecimento tem de influenciar ou afetar os interesses do país. Esse fator é compreendido pelo denominação de significatividade, denominada por  e . Associado a esse fator está o valor-notícia proximidade, onde a vizinhança geográfica e afinidade cultural possuem maior peso na seleção da notícia.

    Quantidade de pessoas que o acontecimento (de fato ou potencialmente) envolve: A importância aqui é medida pela quantidade de pessoas que estarão envolvidas no determinado acontecimento ou quanto mais pessoas famosas ou reconhecidas estiverem presentes. Um grande exemplo disso é o .

    Relevância e significatividade do acontecimento quanto à evolução futura de uma determinada situação.

    Quanto ao fator interesse da notícia, Wolf esclarece que ele esta estreitamente relacionado à imagem que os jornalistas têm do público e também ao valor/notícia que Golding e Eliott chamam de " capacidade de entretenimento". Conforme o autor italiano são consideradas interessantes as notícias que procuram interpretar os fatos baseando-se no aspecto do "interesse humano, do ponto de vista insólito, das pequenas curiosidades que atraem a atenção"

    Fonte: Wikipédia