SóProvas



Questões de Newsmaking


ID
49099
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A rede de fontes que os órgãos de informação estabelecem como instrumento essencial para o seu funcionamento, reflete, por um lado, a estrutura social e de poder existente e, por outro, organiza-se a partir das exigências dos procedimentos produtivos. As fontes que se situam à margem destas duas determinações, muito dificilmente podem influir, de forma eficaz, na cobertura informativa. Quais os estudos que deram a conhecer este aspecto sobre as fontes?

Alternativas
Comentários
  • Pessoal,

    Seguem as teorias:

    Hipodérmica: a mídia foi encarada como capaz de moldar a opinião e inclinar as massas para qualquer ponto de vista desejado pelo comunicador. Os estímulos produzem respostas instantâneas e o receptor é tão somente um agente passivo.

    Valores da notícia: Valor-notícia é um valor subjetivo que determina a importância que um fato ou acontecimento tem para ser noticiado. Por este motivo é também designado de critério de noticiabilidade. sua experiência profissional e intuição. Os fatores ou critérios que dão um fato valor-notícia coincidem na maior parte das redações dos meios de comunicação social.

    Newsmaking: é a resposta.

    Indústria cultural: via a cultura como uma forma libertadora para os potenciais cognitivos.

    Infelizmente não achei um conceito para o último estudo. Espero que mais alguém possa contribuir para que a explicação fique completa.

ID
141586
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O modelo teórico do jornalismo que leva em conta critérios como noticiabilidade, valores-notícia, constrangimentos organizacionais, construção de audiências e rotinas chama-se

Alternativas
Comentários
  • a) newsmaking.

    Newsmaking

    Aperfeiçoando as investigações do Gatekeeper, o Newsmaking investiga com maior detalhe a cultura de trabalho dos profissionais de mídia. Estudam assim o processo de industrialização das informações fornecidas pela realidade, processo este utilizado pelos profissionais da mídia para avaliar o valor de uma informação como notícia.


ID
146800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao estudo dos efeitos
dos meios de comunicação de massa na sociedade.

Vertentes teóricas como agenda-setting e newsmaking são exemplos de abordagens sobre a mídia resultantes do estudo dos efeitos de longo prazo, de abordagem sociológica, chamada sociologia dos emissores.

Alternativas
Comentários
  • A questão está correta. A partir do final dos anos 1960, e principalmente nos anos 1970, compreendeu-se a necessidade de desenvolver pesquisas em equipes, buscando o cruzamento entre as diferentes teorias oriundas de diversas áreas do saber. Tal percepção se deu por conta do processo excludente que significava assumir determinada teoria. Vale lembrar que teoria é um sistema fechado. Grosso modo, podemos dizer que ao escolher uma coisa deixamos de escolher uma serie de outras coisas. Esta é a lógica das teorias.
    Assim surgiram as pesquisas contemporâneas da Mass Communication Research(2ª etapa), numa tentativa de compreender os processos comunicacionais de maneira mais ampla.
    Prof. Cintia e Janaina www.pontodosconcursos.com.br 2


ID
289921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo,
alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de
relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo
digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.

O fechamento permanente de matérias em portais jornalísticos na Internet e a necessidade constante de publicação e atualização de conteúdos promoveram o aumento da visibilidade de novos atores e novos cenários políticos. Em uma ordem reversa, houve um endurecimento das linhas editoriais e a diminuição na quantidade de selecionadores (gatekeepers) envolvidos nos processos de produção das notícias para a Internet.

Alternativas
Comentários
  • o erro está em endurecimento das linhas editoriais em vez de falar em flexibilização? Alguém concorda?
  • Acredito que o erro esteja, também, em afirmar que houve a "diminuição na quantidade de selecionadores (gatekeepers) envolvidos nos processos de produção das notícias para a Internet". Não é porque a notícia é produzida para a internet que a figura do gatekeeper é dispensável; pelo contrário, ele é essencial no processo. 

  • Creio que o erro esteja em toda a 2ª frase. Ora, não parece correto dizer que houve uma "diminuição na quantidade de selecionadores". Com a internet, a tendência é justamente a multiplicação desses selecionadores.


ID
398905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, que versam sobre técnicas de reportagem.

A maior parte das técnicas de reportagem baseia-se, teoricamente, na chamada sociologia do emissor e dá origem ao processo de produção da notícia, denominado newsmaking.

Alternativas
Comentários
  • alguem poderia me explicar esta questão?
  • DO GATEKEEPER AO NEWSMAKING

    Algumas lacunas ficam abertas pela hipótese do agenda-setting, especialmente com relação aos mecanismos de produção da notícia. A segunda vertente das atuais pesquisas, então, recai sobre o processo de produção das notícias, o newsmaking, denominada sociologia do emissor, cujo antecessor é o conceito de gatekeeper (selecionador). A partir da hipótese do agenda-setting, pela teoria do newsmaking tenta-se compreender, entre outras questões, quais são os fatos que influenciam a elaboração da agenda jornalística e não mais a influência da informação (notícia) na discussão pública. Expressão composta pela palavra inglesa news (notícia, novidade) e por making (o mesmo que fabricação), o newsmaking supre uma lacuna aberta pela hipótese do agenda-setting, completando-se. Caracteriza-se como o estudo “sobre os emissores e sobre os processos produtivos na comunicação de massa” (WOLF, 2002, p. 177). Atravessada pela multidisciplinaridade, nesta linha há uma convergência entre as pesquisas sobre os emissores, sobre a lógica de produção da notícia e sobre os efeitos em longo prazo da comunicação jornalística. A sociologia do emissor diz respeito essencialmente aos produtores de notícias, do gatekeeper ao newsmaking, portanto.

    http://paginas.unisul.br/agcom/revistacientifica/artigos_2008b/darlete_cardoso.pdf

     
  • Segundo Mauro Wolf, o conceito de newsmaking diz respeito ao profissional jornalista que fabrica a realidade porque, tendo incorporado os critérios universais de seleção daquilo que distingue fatos de acontecimento, vai selecionar de acordo com a seleção já determinada pelas agências de notícias.


ID
532531
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Para compreender a hipótese do newsmaking, é preciso entender a função de gatekeeping, que pode ser definida como:

Alternativas
Comentários
  • Gatekeeping é um conceito jornalístico para edição. Gate keeper é aquele que define o que será noticiado de acordo como valor-notícia, linha editorial e outros critérios.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Gatekeeping
  • Vamos às alternativas:
    (A)A hipótese do Newsmaking foca na produção e transformação das informações, dos acontecimentos cotidianos em notícia. Para isto leva em consideração o relacionamento jornalista X fontes, além das etapas da produção informacional (da captação da informação à distribuição da notícia).
    Antes de a notícia ser veiculada e consumida, se dá o processo de filtragem, de seleção, que corresponde à atuação do gatekeeper, onde é decidido o que será e o que não será noticiado. Nas redações, quem executa este papel é o editor e, em algumas circunstâncias, também o diretor, que funcionam como filtros selecionadores. Correto.
    (B)Errado. A notícia em sites de informação não é linear como nos impressos. O leitor (usuário) é quem decide o que ler, em que ordem, em que links clicar e que tipo de informações quer acionar. A editoração das páginas de notícias na internet pode até elencar destaques, dispor ou não fotografias no intuito de provocar a leitura, mas não se pode dizer que defina sua ordem de leitura, tampouco que seja um elemento de filtragem do que é e do que não é notícia; posto que o que lá está em maior ou menor destaque é notícia.
    (C)A censura é um processo de privação das liberdades civis, uma ação autoritária e cerceadora que em nenhuma instância pode ser considerada como um processo de gatekeeping. Sua seleção nada tem a ver com critérios de noticiabilidade, tem a ver com interesses políticos/militares em esconder informações da opinião pública. Errado.
    (D)Errado. Gatekeeping não tem nenhuma ligação com semiologia, nem se reporta a portão de saída. A triagem das informações corresponde ao portão de entrada da informação, para posterior tratamento e divulgação como notícia.
    (E)Errado. O Gatekeeping não trata de notícias protegidas por logins e/ou assinaturas. Neste caso, a assertiva está falando sobre possibilidades de consumo e maneiras de sobreviver na web. É comum ver em sites de notícia a disponibilização de determinadas notícias apenas para assinantes. No entanto, esta assertiva não fala da filtragem de informações para que se configurem ou não como notícia, portanto, não completa sentido lógico com o enunciado por não falar em Gatekeeping.
    COMUNICAÇÃO
    PROFESSORAS: CINTIA MORENO E JANAINA CARVALHO
    Prof. Cintia e Janaina www.pontodosconcursos.com.br 25


ID
602302
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os conceitos de gatekeeper e newsmaking fazem parte da segunda fase dos estudos da Teoria da Comunicação. Assinale a alternativa correta sobre o tema.

Alternativas
Comentários
  • Gatekeeping é um conceito jornalístico para edição. Gate keeper é aquele que define o que será noticiado de acordo como valor-notícia, linha editorial e outros critérios.

    Gatekeeper também pode ser entendido como o "porteiro" da redação. É aquela pessoa que é responsável pelo filtragem da notícia, ou seja, ela vai definir, de acordo com critérios editoriais, o que vai ser veiculado. Com a efervescência e até um certo modismo da prática do jornalismo colaborativo, a função do gatekeeper tem sofrido alterações. A audiência cada vez menos passiva e mais participativa deixa a figura do mesmo menos centralizada, mas sem perder a importância na estrutura da construção da notícia.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_comunica%C3%A7%C3%A3o

  • Resposta: letra "d". 

    Ainda muito recentes, as Teorias da segunda fase dividem-se em três: Teoria do Agendamento, Gatekeeper e Newsmaking. 

    A Teoria do Agendamento estuda a capacidade que os meios de comunicação possuem de enfatizar algum tema, estuda a importância que a mídia tem ao aproximar o indivíduo de uma realidade distante da sua. 

    Já a teoria da comunicação chamada Gatekeeper (Guardião do Portão) estuda as características que levam uma mensagem a ser ou não divulgada na mídia, dependendo de cada veículo e seus pressupostos particulares como relevância, influência, confiabilidade, contexto político-social e até mesmo política empresarial. Diante de um grande fluxo de informações, o gatekeeper vai selecionar o que pode ser realmente aproveitado.

    Por fim, o Newsmaking (Teoria Construtivista) , que é um aperfeiçoamento do Gatekeeper, estuda com maior minúcia o trabalho dos profissionais de mídia, na industrialização das informações cedidas pela realidade, ou seja, a transformação da informação em notícia. A Teoria do Newsmaking é aquela cujo âmbito jornalístico encontra-se na produção própria da notícia. 
    A Teoria do Newsmaking está ligada diretamente à noticiabilidade, aos valores-notícia, aos constrangimentos organizacionais, à construção da audiência e às rotinas de produção da notícia em si mesma. A perspectiva da teoria é construtivista e rejeita a teoria do espelho, pois segundo ela, a realidade não é refletida, mas construída pelas técnicas redacionais e o ambiente com todos os elementos adequados à elaboração e à produção das notícias. 

    http://www.infoescola.com/comunicacao/teorias-da-comunicacao/

    http://literacomunicq.blogspot.com.br/2010/04/teoria-do-newsmaking.html

  • Para não esquecer:

    AGENDAMENTO - Aproximação do indivíduo de uma realidade distante da sua.

    GATEKEEPER - Seleção do que realmente pode ser aproveitado.

    NEWSMAKING - Rejeita a teoria do espelho, pois segundo ela, a realidade não é refletida, mas construída pelas técnicas redacionais.



ID
834154
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um assessor de imprensa precisa conhecer determinados aspectos do processo de produção da notícia nos meios de comunicação, analisados nas seguintes teorias do jornalismo:

Alternativas
Comentários
  • A redposta correta é a letra A, pois engloba as principais teorias do jornalismo. Vale a pena dar uma olhada na obra do professor Felipe Pena sobre o assunto.  Vale ressaltar que as demais teorias são da comunicação de massa. 
  • Letra A

    Quando vi "Agendamento" e "Newsmaking" já matei a questão...
  • Não compreendi a questão.

    Mas pela expressão "PRODUÇÃO DE NOTÍCIA", vinculei a Newsmaking..que por sorte só apareceu em uma das opções.


ID
883867
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos às teorias da comunicação.

Segundo a abordagem do newsmaking, a produção de notícias não sofre influência dos fatores organizacionais, institucionais e profissionais.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está em: a produção de notícia não sofre influência dos fatores organizacionais.

    Diante da IMPREVISIBILIDADE dos acontecimentos, as empresas jornalísticas precisam colocar ordem no tempo e no espaço. Para isso, estabelecem determinadas práticas unificadas na produção das notícias. É dessas práticas que se ocupa a teoria do newsmaking.

    Dentre as práticas apresentadas por essa teoria, destacam-se as seguintes:

    • Noticiabilidade: Critérios que escolhem, entre inúmeros fatos, uma quantidade limitada de notícias.
    • Sistematização: rotina de divisão das ações que envolvem a pauta, a reportagem e a edição.
    • Valores-notícia: senso comum das redações. Qualquer jornalista sabe dizer o que é notícia e o que não é de acordo com o senso comum.

  • Errado

    Sofre influência sim. A corrente que aponta a neutralidade nas notícias é a Teoria do Espelho


ID
892123
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre a tipificação de matérias da socióloga Gaye Tuchman,principal estudiosa do newsmaking, relacione a coluna da direita com a da esquerda. Em seguida,assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


(1) Leves
(2) Súbitas
(3) Em desenvolvimento
(4) Em sequência
(5) Duras

( ) factuais e perecíveis.
( ) inesperadas, sem previsão.
( ) acontecimentos agendados.
( ) permanecem sempre atuais.
( ) em desdobramento dos fatos.

Alternativas
Comentários

ID
1054822
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca das teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.

De acordo com o newsmaking, os valores-notícia são definidos como critérios de relevância difundidos ao longo de todo o processo de produção jornalística, sendo utilizados para a seleção dos eventos a serem transformados em notícias.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o newsmaking, os valores-notícia são definidos como critérios de relevância difundidos ao longo de todo o processo de produção jornalística, sendo utilizados para a seleção dos eventos a serem transformados em notícias.

  • Qual a utilidade de um comentário que só repete o enunciado? Só me gastar tempo clicando para ler comentário.

  • pessoal, se nao tem nada para comentar, favor FICAR CALADO!!!!! agora ficar repetindo enunciado.....

  • Newsmaking é um termo em inglês que, traduzido para o português, significa "fazedor de notícias". Esse termo surgiu em 1947, nos estudos de Kurt Lewin e trata da produção de notícias, explicando os processos pelo qual a informação sobre um fato passa até chegar à sociedade em forma de notícia.

    Valor-notícia é um valor subjetivo que determina a importância que um fato ou acontecimento tem para ser noticiado. Por este motivo é também designado de critério de noticiabilidade. Para Mauro Wolf, “valores-notícia são critérios de relevância difundidos ao longo de todo o processo de produção e estão presentes tanto na seleção das notícias como também permeiam os procedimentos posteriores, porém com importância diferente”.


    Os valores/notícia são a qualidade dos eventos ou da sua construção jornalística, cuja ausência ou presença relativa os indica para a inclusão num produto informativo. Quanto mais um acontecimento exibe essas qualidades, maiores são suas chances de ser incluídos.


    Fonte: Wikipedia e http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/27944232744219019527870145197533508038.pdf

  • Até que enfim uma resposta de verdade! Um copia o enunciado e os outros dois ficam reclamando...Obrigado pela resposta Danilis =)

  • Gostei da forma que analisou a questão. Fazendo parte por parte certamente fica bem mais fácil compreender.


ID
1122457
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca das teorias da comunicação, julgue os itens subsequentes.

Com base nos estudos de newsmaking, é possível afirmar que a noticiabilidade está ligada às estruturas rotineiras de produção jornalística e à cultura profissional dos jornalistas.

Alternativas
Comentários
  • Outra questão do CESPE

    Os estudos sobre newsmaking mostram a complexidade da produção de notícias, que envolve processos como a noticiabilidade, as rotinas de produção e a cultura profissional dos jornalistas. (CESPE 2009)

  •  “Noticiabilidade” é a condição que leva determinada informação ou fato se tornar notícia. É sobre esse processo que trata o newsmaking: da rotina de produção jornalística.
    GABARITO: C


ID
1184542
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Dizer que a forma de produção de um jornal impresso diário é semelhante ao verificado em uma indústria automobilística significa que o autor dessa comparação se refere a uma determinada Teoria do Jornalismo, que é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • (pra quem não tem assinatura) Alternativa E

  • teoria do agendamento nos diz, que as notícias pautam nosso dia a dia, nossas conversas e isso acontece com o poder da mídia de selecionar o mais importante e nos fazer enchegar que aquilo é sim o mais importante. As vezes o poder convencimento da mídia parece manipulação, mas não é, a mídia simplesmente expõe as notícias que julgam importante e o público, tradicionalmente, acredita sem duvidar e repassa aquele assunto para frente, sem questionar.
  • Gatekeeping é um conceito jornalístico para edição. Gate keeper é aquele que define o que será noticiado de acordo como valor-notícia, linha editorial e outros critérios. Gatekeeper também pode ser entendido como o "porteiro" da redação. É aquela pessoa que é responsável pelo filtragem da notícia, ou seja, ela vai definir, de acordo com critérios editoriais, o que vai ser veiculado. Com a efervescência e até um certo modismo da prática do jornalismo colaborativo, a função do gatekeeper tem sofrido alterações. A audiência cada vez menos passiva e mais participativa deixa a figura do mesmo menos centralizada, mas sem perder a importância na estrutura da construção da notícia.

  • GABARITO: E


    Newsmaking, traduzindo do inglês para o português, ao pé da letra, significa "fazer notícia". A Teoria do Newsmaking pressupõe que as notícias são como são porque a rotina industrial de produção assim as determina. É como se a matéria prima, o fato, passasse por um processo industrial que, no caso do jornalismo, envolve investigação, apuração, edição e apresentação até se transformar em notícia, o produto final.

  • A teoria da organização trabalha com a ideia de mercado: a notícia aparece como um produto à venda. Nessa teoria, a notícia sai do âmbito individual para o âmbito da organização jornalística, já que as normas da empresa se sobrepõe aos valores individuais dos jornalistas.

    A Teoria da Organização pressupõe que as notícias são como são porque as empresas e organizações jornalísticas assim as determinam.


ID
1255699
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

“Dois importantes estudos teóricos na área do jornalismo são o(a) _________________, que concentra suas pesquisas na produção de informação com base no andamento normal da cobertura informativa em períodos prolongados, atentando aos critérios de importância e noticiabilidade definidos por meio da cultura profissional dos jornalistas, da organização do trabalho e dos processos produtivos; e o(a) _________________, que foca na seleção e filtragem das notícias, suas relevâncias ou não, tendo como fonte principal de expectativas as orientações e valores produtivos constituídos através dos jornalistas ou de seus superiores. Enquanto o(a) primeiro(a) estabelece uma certa censura, definindo o que será notícia ou não, o(a) segundo(a) realiza uma filtragem vinculada às rotinas de produção da informação.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. 

    Fonte: http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com.br/search/?q=newsmaking

  • GABARITO B


    NEWSMAKING - “o jornalismo está longe de ser o espelho do real. É, antes, a construção social de uma suposta realidade. Dessa forma, é no trabalho da enunciação que os jornalistas produzem os discursos, que, submetidos a uma série de operações e pressões sociais, constituem o que o senso comum das redações chama de notícia” (Felipe Pena, p. 128)


    Não é um fato determinado simplesmente por pressões externas e fatores extrajornalísticos.

    Mas... Há uma distorção inconsciente, vinculada à rotina de produção e aos valores compartilhados entre jornalistas e na cultura profissional. 


    GATEKEEPING - “Refere-se à pessoa que tem o poder de decidir e se deixa passar a informação ou se a bloqueia” (Felipe Pena, p. 133). Jornalista como um “gatekeeper” (porteiro).


    FONTE:https://www.passeidireto.com/arquivo/21439681/newsmaking-e-gatekeeper


ID
1329391
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O avanço da internet fez com que os modos de produção da comunicação e os jornalistas se adaptassem. Sobre as características, semelhanças e diferenças entre o jornalismo impresso e o jornalismo on line, leia as afirmativas a seguir.

I. A edição dos jornais impressos tem como base o newsmaking, segue critérios de noticiabilidade e regras organizacionais.

II.Nas redes sociais, não há hierarquia de informações e diagramação em colunas.

III.Perenidade é uma característica do jornalismo on line e refere-se à memória e à capacidade de armazenamento de informação.

IV. Muitos sites de informação e serviços (portais) permitem que o leitor escolha temas que lhe interessam e receba apenas notícias sobre eles, ao acessar a página.

V. Os títulos de matérias on line possuem todas as características dos títulos tradicionais, só que em espaço mais reduzido.

VI. Os maiores sites jornalísticos já publicam pequenas matérias em vídeo.

Quantas afirmativas estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • V. Os títulos de matérias on line possuem todas as características dos títulos tradicionais, só que em espaço mais reduzido. 

    Acredito que o segmento acima apresenta uma contradição. 

  • (ROCHA, 2000; PALACIOS, 2001b; MIELNICZUK, 2001)

    Para eles, as características mais interessantes do Jornalismo online são:

    Instantaneidade.Interatividade.Perenidade (memória, capacidade de armazenamento de informação)Multimediação, programação.Hipertextualidade.Personalização de conteúdo, customização.Espero ter ajudado.Obrigada

  • GABARITO. B

    Na minha avaliação o erro está no item 2.

    I. A edição dos jornais impressos tem como base o newsmakingsegue critérios de noticiabilidade e regras organizacionais.(VERDADEIRO)

    II.Nas redes sociais, não há hierarquia de informações e diagramação em colunas.(FALSO) Há sim, diagramação em colunas.

    III.Perenidade é uma característica do jornalismo on line e refere-se à memória e à capacidade de armazenamento de informação.(VERDADEIRO)

    IV. Muitos sites de informação e serviços (portais) permitem que o leitor escolha temas que lhe interessam e receba apenas notícias sobre eles, ao acessar a página.(VERDADEIRO)

    V. Os títulos de matérias on line possuem todas as características dos títulos tradicionais, só que em espaço mais reduzido.(VERDADEIRO) Título e subtítulo.

    VI. Os maiores sites jornalísticos já publicam pequenas matérias em vídeo.(VERDADEIRO)

  • Pensei que as erradas seriam:

    II.Nas redes sociais, não há hierarquia de informações e diagramação em colunas.

    V. Os títulos de matérias on line possuem todas as características dos títulos tradicionais, só que em espaço mais reduzido.

    Alguém poderia ajudar?

  • acho que a V é a incorreta. recomenda-se que os títulos sejam curtos para melhorar a otimização, mas o espaço não é reduzido.

ID
1624675
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Esta teoria do jornalismo tem perspectiva construtivista da realidade, leva em consideração critérios de noticiabilidade, valores-notícia, constrangimentos organizacionais, construção da audiência e rotinas de produção. Articula-se em três vertentes: a cultura profissional dos jornalistas, a organização do trabalho e os processos produtivos. Marque, a seguir, a alternativa que corresponde ao nome CORRETO desta teoria:

Alternativas
Comentários
  • Teoria do Newsmaking

    A teoria do newsmaking pressupõe que as notícias são como são porque a rotina industrial de produção assim as determina.

    • Há superabundância de fatos no cotidiano. Sem organização do trabalho jornalístico é impossível produzir notícias.

    • O PROCESSO DE PRODUÇÃO DA NOTÍCIA É PLANEJADO COMO UMA ROTINA INDUSTRIAL.

    Os veículos de informação devem cumprir algumas tarefas neste processo:

    • Reconhecer, entre os fatos, aqueles que podem ser notícia (seleção);

    • Elaborar formas de relatar os assuntos (abordagem/angulação);

    • ORGANIZAR, temporal e espacialmente, o trabalho para que os acontecimentos noticiáveis possam ser trabalhados de maneira organizada.

    "Embora o jornalista seja participante ativo na construção da realidade, não há uma autonomia incondicional em sua prática profissional, mas sim a submissão a um planejamento produtivo. As normas ocupacionais teriam maior importância do que as preferências pessoais na seleção das notícias."

    Diante da IMPREVISIBILIDADE dos acontecimentos, as empresas jornalísticas precisam colocar ordem no tempo e no espaço. Para isso, estabelecem determinadas práticas unificadas na produção das notícias. É dessas práticas que se ocupa a teoria donewsmaking.

    Dentre as práticas apresentadas por essa teoria, destacam-se as seguintes:

    • Noticiabilidade: Critérios que escolhem, entre inúmeros fatos, uma quantidade limitada de notícias.

    • Sistematização: rotina de divisão das ações que envolvem a pauta, a reportagem e a edição.

    • Valores-notícia: senso comum das redações. Qualquer jornalista sabe dizer o que é notícia e o que não é de acordo com o senso comum.

    Fonte: teoriadojornalismouniube.blogspot.com.br/2010/11/teoria-do-newsmaking.html
    obs, artigo escrito a partir do livro de Felipe Pena

  • Falou em "construir a realidade" é Newsmaking!


ID
1736497
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

“De fato, como indicaria Ângelo Duarte , parece existir uma prática, acionada pela mídia, de articulação temporal entre a denúncia do atendimento oferecido pela saúde pública, realizada através do telejornalismo, e os anúncios de empresas de saúde, elaborados com alta incorporação de recursos técnicos”
Ana C T Ribeiro e Henrique S de Souza, Saúde e comunicação: visibilidades e silêncios.
Com base nos conceitos das teorias da comunicação, analise as afirmativas a seguir.
I. O autor sugere que o predomínio de notícias telejornalísticas sobre aspectos negativos do sistema público de saúde brasileiro em contraposição a aspectos positivos dos da ordem de milhões de atendimentos que são realizados pelo SUS contrasta com as inserções publicitárias de alta qualidade sobre grupos empresariais de saúde (planos e seguros-saúde) que patrocinam os telejornais.
II. De acordo com a Teoria do Agenda-setting, por efeitos em longo prazo, a oferta de notícias sobre mortes e abandono na assistência à saúde oficial incorpora ao receptor, ao longo dos anos, a ideia de um atendimento público de saúde de má qualidade, gerando naquele um sentimento de insegurança com relação à própria sobrevivência. Da mesma forma, por utilizar estratégias de entretenimento, os filmetes publicitários geram efeitos imediatos intensos de qualidade, segundo a Teoria dos Efeitos Imediatos (usos e gratificações), creditando à assistência dos grupos de saúde privados o ideal do bem-estar, da longevidade e do socorro imediato e eficaz em casos de risco de vida.
III. De acordo com a Teoria Crítica (Escola de Frankfurt), as empresas de comunicação televisiva integram a Indústria Cultural, e seus produtos jornalísticos e publicitários reproduzem a lógica de mercado cuja orientação neoliberal entende a saúde como uma área igualmente propícia à acumulação de capital. Por fim, segundo o News-making, poderíamos entender que as pré-pautas dos telejornais, diante do seu próprio financiamento a partir da indústria da saúde, optam por excluir acontecimentos positivos oriundos do sistema público de saúde. 

Assinale:

Alternativas

ID
1800508
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Duque de Caxias - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Relacione adequadamente as colunas, associando alguns estudos em comunicação às respectivas caracterizações mais coerentes a cada um. 

1. Agenda Setting.

2. Gatekeeping.

3. Newsmaking

( ) Inclui todas as formas existentes de controle da informação, que podem ocorrer na seleção, codificação das mensagens, difusão, programação etc.

( ) Estabelece-se nos âmbitos da cultura profissional dos jornalistas e da organização do trabalho e seus processos produtivos.

( ) Determina ao público uma relação do que deve ser discutido, posicionado, descrevendo os mass media como projetores da realidade exterior.  

A sequência está correta em 


Alternativas
Comentários
  • letra b

    A hipótese do agenda setting é um tipo de efeito social da mídia que compreende a seleção, disposição e incidência de notícias sobre os temas que o público falará e discutirá.

     

    Gatekeeping é um conceito jornalístico para edição. Gate keeper é aquele que define o que será noticiado de acordo como valor-notícia, linha editorial e outros critérios. Gatekeeper também pode ser entendido como o "porteiro" da redação.

     

    A teoria do newsmaking pressupõe que as notícias são como são porque a rotina industrial de produção assim as determina. Há superabundância de fatos no cotidiano. Sem organização do trabalho jornalístico é impossível produzir notícias. O processo de produção da notícia é planejado como uma rotina industrial. 


ID
1822240
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Relacione as teorias do jornalismo listadas a seguir às respectivas características.

( ) Teoria do Agendamento

( ) Teoria do Gatekeeper

( ) Teoria do Espelho

( ) Teoria do Newsmaking

1. Privilegia o impacto de ações pessoais no produto jornalístico, pois é o jornalista quem definirá se uma notícia será ou não publicada.

2. Acredita que as notícias são da maneira que a realidade as determina, visto que o jornalista é um mediador desinteressado entre a realidade e seu relato.

3. Preocupa-se com a produção da notícia dentro de uma rotina industrial, sendo o jornalismo uma construção social de uma suposta realidade.

4. Trata do consumo das notícias e propõe que a mídia é capaz de pautar os relacionamentos e tornar os assuntos por ela veiculados os mais importantes a serem discutidos.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo. 

Alternativas

ID
2113252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos fundamentos, às teorias e à sociologia da comunicação, julgue o item a seguir.


Teoria do agendamento, gatekeeper e newsmaking surgiram na segunda fase da formulação das teorias da comunicação e, assim como as primeiras teorias formuladas para o campo de comunicação no período entre as guerras, continuam em constante aperfeiçoamento e alteração.

Alternativas
Comentários
  • Depois disso, desenvolve-se uma segunda fase das Teorias da Comunicação. Ainda muito recentes, as Teorias da segunda fase dividem-se em três: Teoria do Agendamento, Gatekeeper e Newsmaking.

     

    A Teoria do Agendamento estuda a capacidade que os meios de comunicação possuem de enfatizar algum tema, estuda a importância que a mídia tem ao aproximar o indivíduo de uma realidade distante da sua.

     

    Já o Gatekeeper (Guardiões do Portão) estuda as características que levam uma mensagem a ser ou não divulgada na mídia, dependendo de cada veículo e seus pressupostos particulares como relevância, influência, confiabilidade, contexto político-social e até mesmo política empresarial.

     

    Por fim, o Newsmaking, que é um aperfeiçoamento do Gatekeeper, estuda com maior minúcia o trabalho dos profissionais de mídia, na industrialização das informações cedidas pela realidade, ou seja, a transformação da informação em notícia.

     

    (Fonte: https://www.infoescola.com/comunicacao/teorias-da-comunicacao/)

  • A questão afirma que as teorias atuais estão em constante aperfeiçoamento e alteração. Até aí OK, mas inclui nesse rol as teorias do período entre guerras (Mass Communication Research). Não entendi por que essas teorias desse período entre guerras também continuam em aperfeiçoamento. Nenhum dos livros de Teoria que tenho fala sobre isso.


ID
2157904
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo a assessoria de imprensa.


O assessor de imprensa aplica o conceito de newsmaking na produção e divulgação de informações de uma organização para a imprensa quando seleciona, entre os fatos disponíveis, aqueles que sejam suficientemente interessantes, significativos e relevantes, para transformá-los em notícia. 

Alternativas
Comentários
  • Newsmaking refere-se aos critérios de noticiabilidade que é definida pelo valores-notícia (relevância, atualidade, quantidade de envolvidos, grau e nivel hierarquico dos envolvidos etc).

ID
2199934
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em meados de 1950, aumentou-se o debate e o fortalecimento de correntes teóricas que tinham como centro dos questionamentos o Jornalismo, as notícias, a busca de respostas para: por que as notícias são como são, como circulam, como são recebidas e quais efeitos geram as notícias. No século XXI, não há bem mais valioso do que a informação. E o jornalista, como mediador entre fontes e sociedade, precisa entender por que as notícias são como são e quais efeitos elas geram. Dentro dessas correntes teóricas, qual das Teorias abaixo NÃO é considerada Teoria do Jornalismo:

Alternativas
Comentários
  • A - A Teoria do Gatekeeper pressupõe que as notícias são como são porque os jornalistas assim as determinam.
    B - A Teoria da Organização pressupõe que as notícias são como são porque as empresas e organizações jornalísticas assim as determinam.
    C - A Teoria do Newsmaking pressupõe que as notícias são como são porque a rotina industrial de produção assim as determina.

  • Segundo  TEORIA ORGANIZACIONAL ou da organização o trabalho jornalístico é influenciado pela organização que emprega o jornalista. In: Traquina, Nelson. Teorias do Jornalismo. Volume I, 2005. 


ID
2205100
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre Newsmaking e os processos produtivos da notícia, considerando critérios de seleção, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.

1 - Notoriedade
2 - Relevância
3 - Novidade
4 - Proximidade
5 - Notabilidade
6 - Inesperado

( ) O acontecimento inédito, pela primeira vez, tem maior interesse noticiável.
( ) Importância hierárquica dos sujeitos envolvidos no acontecimento.
( ) O que é mais tangível direciona a atenção da mídia.
( ) Impacto do acontecimento na sociedade.
( ) Ultrapassa expectativas da comunidade jornalística.
( ) Considera fatores geográficos, econômicos, políticos e culturais, entre outros.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • O que é mais tangível direciona a atenção da mídia - NOTABILIDADE


ID
2320942
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A produção de conteúdos jornalísticos é organizada pela prática repetitiva das redações, códigos formais e informais inerentes ao caráter técnico e prático da profissão e pressupostos teóricos provenientes de estudos acadêmicos. Sobre a rotina profissional, tendo como base os estudos sobre o Newsmaking, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a)o processo de produção noticiosa é condicionado por critérios de noticiabilidade, por fatores como espaço, tempo e captação de informações, mas, principalmente, por uma série de questões burocrático-organizacionais, levantadas pelas empresas de comunicação.

  • Fiquei na dúvida entre A e B...

    Mas a favor de A havia a palavra "Newsmaking" no enunciado

    E contra B havia a palavra "exclusivamente" na alternativa

    Fui de A e acertei

    :)

  • teoria do newsmaking pressupõe que as notícias são como são porque a rotina industrial de produção assim as determina. Há superabundância de fatos no cotidiano. Sem organização do trabalho jornalístico é impossível produzir notícias. O PROCESSO DE PRODUÇÃO DA NOTÍCIA É PLANEJADO COMO UMA ROTINA INDUSTRIAL.


ID
2338723
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Há tamanha pletora de fatos no cotidiano que sem o processo organizativo do trabalho jornalístico não haveria a possibilidade de se produzir a notícia. Essa formulação sintetiza a teoria

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

     

    "Essa abordagem [do newsmaking] articula-se, principalmente, dentro de dois limites: a cultura profissional dos jornalistas e a organização do trabalho e dos processos produtivos. (...) O mundo da vida quotidiana - a fonte das notícias - é constituído por uma superabundância de acontecimentos [...]. São esses acontecimentos que o órgão de informação deve seleccionar."

     

    Livro: Teorias da Comunicação. Mauro Wolf. 8.ed. Lisboa: Editorial Presença, 2003. p.188

  • PRODUZIR -   é o que identifica a Newsmaking dentro desse texto rebuscado.


ID
2407828
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Como é denominado o estudo que se dedica a identificar os caminhos e regras utilizados pelos meios de comunicação para contar uma história?

Alternativas
Comentários
  • Mais do que uma percepção sobre a construção da notícia, o newsmaking constitui uma abordagem teórica consistente sobre o jornalismo, que abrange as preocupações com as rotinas da profissão. Trata-se de um olhar que, ao buscar esclarecer pontos importantes da produção da informação jornalística, termina por lançar pistas sobre o perfil do profissional.

    fonte: JORNALISMO E NEWSMAKING NO SÉCULO XXI: NOVAS FORMAS DE PRODUÇÃO JORNALÍSTICA NO CENÁRIO ONLINE Enio Moraes Júnior1 Maria Elisabete Antonioli

  • Os estudos de Newsmaking

    "A principal ideia desses estudos é que os meios de comunicação retratam os eventos reais de acordo com suas próprias práticas, códigos e modelos. Como resultado, o que é impresso ou transmitido não é mais o evento real, mas um novo, adaptado/criado pela mídia para suprir suas próprias necessidades. Assim, vivemos em dois mundos - o mundo real e o mundo da mídia. A fronteira entre eles não é fácil de identificar: a maneira como a mídia apresenta um evento tende a torná-lo "real" para um grande número de pessoas.

    Os estudos de produção de notícias, o newsmaking, dedicam-se a identificar os caminhos e regras usados pelos meios de comunicação para enquadrar, isto é, organizar, um determinando evento. Em outras palavras, como a mídia conta uma história". (Martino. Teorias da Comunicação. Pg. 37)


ID
2573581
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A teoria do jornalismo que avalia os processos produtivos da notícia, critérios de noticiabilidade e as relações pessoais dentro do veículo de comunicação, dentre outras coisas, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Gatewatching

    O conceito foi elaborado por Axel Bruns e se refere à prática de observar os portões de saída dos meios de comunicação tradicionais e de outras fontes de forma a identificar conteúdos importantes assim que são disponibilizados.

    A função de Gatewatching pode ser exercida pelos meios de comunicação, pelos jornalistas e pelos usuários. O Gatewatcher é um gestor de conteúdo, que acompanha e observa a informação que passa por vários meios de comunicação. A função da observação não é exclusividade do jornalista porque o jornalismo colaborativo aniquilou a visão altiva dese profissional. Blogueiros, comentaristas e jornalistas realizando curadoria atuam como gatewatchers ao contextualizarem ou mostrarem pontos de vista.

    Karerine Miracelly Rocha da Cunha em Dicionário da Comunicação, Ciro Marcondes Filho, p. 209


ID
2610625
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A teoria do jornalismo pela qual o público tende a considerar os assuntos veiculados na mídia como os mais importantes para sua realidade, sendo objeto de suas conversas do dia a dia, é denominada teoria

Alternativas
Comentários
  • letra c

    A teoria do Gatekeeper pressupõe que as notícias são como são porque os jornalistas assim as determinam.

     

    A teoria do espelho pressupõe que as notícias são como são porque a realidade assim as determina.

     

    A Teoria Instrumentalista determina que as notícias são instrumentos para determinados interesses políticos.

     

    A Teoria da Organização pressupõe que as notícias são como são porque as empresas e organizações jornalísticas assim as determinam.

     

    A teoria do newsmaking pressupõe que as notícias são como são porque a rotina industrial de produção assim as determina.

     

    A Teoria do Agendamento pressupõe que as notícias são como são porque os veículos de comunicação nos dizem em que pensar, como pensar e o que pensar sobre os fatos noticiados.

  • Questão bem tranquila.


ID
2640802
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca dos critérios de noticiabilidade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Aquilo que, geralmente, é transmitido ao público é a localização dos acontecimentos, os indivíduos que neles estão envolvidos e pormenores como as designações geográficas, os nomes das personagens públicas, de indústrias, etc. Com frequência, estes elementos ocupam, automaticamente, o primeiro lugar na memória dos destinatários, enquanto as causas e as consequências dos acontecimentos permanecem em fundo. O que daí resulta é uma memória fragmentada, cheia de pormenores isolados e a que falta o contexto (Findhal – Höijer, 1981, 116).

    Os limites rígidos da duração dos noticiários e das suas dimensões fazem com que os dois ou três minutos das notícias maiores “não sejam suficientes para se fornecer o contexto histórico ou geográfico da maior parte dos acontecimentos […]. A atenção centra-se no que acontece e não nos seus objetivos ou nas suas causas profundas. Esta limitação do tempo disponível provoca, inevitavelmente, a imagem de uma sociedade instável” (Epstein, 1981, 127).

  • O quê?

    Quando?

    Onde?

    Como?

    O porque a gente explica se sobrar tempo.

    :)

  • letra c

    Na rede de rádio a programação jornalística local fica reduzida a dois ou três programas diários e à cobertura dos breaks nos programas nacionais. Há emissoras que optam pela compra de apenas alguns programas. É uma forma de não afastar o veículo dos assuntos locais e da prestação de serviços. (BARBEIRO, 2003, p. 48–49).

     

    Significado de Idiossincrático

    adjetivo Próprio e particular de uma pessoa, grupo; característico.Característico do comportamento, do modo de agir ou da sensibilidade de alguém: o projeto do escritor é completamente idiossincrático.Em que há ou expressa idiossincrasia, traço comportamental característico de um indivíduo ou de um grupo de pessoas.


ID
2640811
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de newsmaking, assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • letra d

    ... O segundo fator que, operativamente, determina a importância de um acontecimento é a sua capacidade de influir ou de incidir no interesse do país. Assimilável a este fator é o valor/notícia que Galtung e Ruge denominam “significatividade”. Para ser noticiável, o acontecimento deve ser significativo, isto é, “susceptível de ser interpretado no contexto cultural do ouvinte ou do leitor” (Galtung – Ruge, 1965, 117): a sua relevância quanto ao sistema de valores ideológicos e aos interesses do país em questão, determina a importância de um acontecimento.

    fonte: https://estudanteocioso.wordpress.com/tag/newsmaking/

     

    A teoria do newsmaking pressupõe que as notícias são como são porque a rotina industrial de produção assim as determina. A Teoria do Newsmaking se opõe a Teoria do Espelho, ao rejeitar que as notícias não são reflexos da realidade, e defende que o jornalismo é uma construção da realidade.

  • A Teoria do Newsmaking está ligada diretamente à noticiabilidade, aos valores-notícia, aos constrangimentos organizacionais, à construção da audiência e às rotinas de produção da notícia em si mesma. A perspectiva da teoria do newsmaking é construtivista e rejeita a teoria do espelho, pois segundo ela, a realidade não é refletida, mas construída pelas técnicas redacionais e o ambiente com todos os elementos adequados à elaboração e à produção das notícias.
    As notícias correspondem à realidade, mas são construídas e, por isso, carregam a marca do newsmaking que enfatiza o caráter convencional das notícias admitindo que elas informam e têm referência na realidade. Mas, a lógica interna das redações influencia no processo de construção da realidade.

    A Teoria do Newsmaking é aquela cujo âmbito jornalístico encontra-se na produção própria da notícia. Nesse sentido, diz Pena, a imprensa não reflete a realidade, mas a ajuda construir.

     

  • Os valores/notícia derivam de pressupostos implícitos ou de considerações relativas:

    a. às características substantivas das notícias; ao seu conteúdo; ( articulam-se, essencialmente, em dois fatores: a importância e o interesse da notícia )

    b. à disponibilidade do material e aos critérios relativos ao produto informativo; ( diz respeito à disponibilidade de materiais e às características específicas do produto informativo. )

    c. ao público;

    d. à concorrência.

     

    WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Lisboa: Editora Presença, 2006

    fonte: https://estudanteocioso.wordpress.com/tag/newsmaking/


ID
2670091
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Na tentativa de explicar por que as notícias são como elas são, foi elaborada no século XIX uma teoria inspirada no pensamento positivista a partir dos postulados de que I. as notícias são determinadas pela realidade e II. o jornalista é um comunicador desinteressado, sem interesses específicos que o desviam da sua missão de informar. Trata-se da teoria

Alternativas
Comentários
  • A mais antiga das teorias do Jornalismo é a Teoria do Espelho, desenvolvida a partir dos anos 1850. Ela surgiu no contexto das profundas mudanças que se processavam na imprensa dos Estados Unidos (Pena, 2010), com o desenvolvimento de uma rentável indústria noticiosa de massas. Em contraponto ao anterior jornalismo literário, ideológico, partidário, panfletário, sensacionalista, surgiam novos profissionais que sustentavam ser a imprensa o espelho do real, serem as notícias o que são por refletirem a realidade. O jornalista seria um mediador desinteressado, um observador isento, imparcial, que descreveria objetivamente os fatos. O princípio básico seria a separação de fatos e opiniões.

    Fonte: http://www.bocc.ubi.pt/pag/castro-alexandre-2013-teorias-jornalismo.pdf

  • A teoria do espelho é uma das teorias mais antigas que norteiam o jornalismo. Ela busca entender por que as notícias são como são, ainda no século XIX. Essa teoria surge com as mudanças na imprensa americana na segunda metade do século XIX, quando os fatos substituem os comentários e assim acredita-se que a palavra pode refletir a realidade. A base de sua ideia é a de que o jornalismo reflete a sociedade.

  • Complementando os excelentes comentários das colegas, a questão extraiu o conceito diretamente de Nelson Traquina - autor que a FCC invocou mais de uma vez nessa prova da ALESE - em Teorias do Jornalismo, nas págs. 146 e 147, que inspirou Felipe Pena também. Vejamos:

     

    I - A primeira "teoria" oferecida para explicar porque as notícias são como são é a teoria oferecida pela própria ideologia profissional dos jornalistas (...). É a teoria mais antiga e responde que as notícias são como são porque a realidade assim as determina.

    II - Central à teoria é a noção-chave de que o jornalista é um comunicador desinteressado, isto é, um agente que não tem interesses específicos a defender e que o desviam da sua missão de informar, procurar a verdade, contar o que aconteceu, doa a quem doer.

  • Falou em realidade, teoria do espelho.

  • letra a

    As teoria estruturalista e etnoconstrucionista partilham de um mesmo paradigma que emergiu na década de 70: o jornalismo como construção social da realidade. A teoria estruturalista reconhece a autonomia relativa dos jornalistas em relação a sua atividade. De acordo com Hall et al. (1993, p.224-248), as pressões práticas do trabalho constante contra o relógio e as exigências profissionais de imparcialidade e objetividade combinam-se para produzir um acesso exagerado, sistematicamente estruturado, à mídia por parte daqueles que detêm posições institucionalizadas privilegiadas.

     

    Teoria do Espelho: É a teoria mais antiga. Inspira-se no Positivismo do filósofo francês Auguste Comte (1798-1857). A teoria acredita e defende a ideia de objetividade no jornalismo. Essa corrente vê o jornalista como um comunicador desinteressado, e que conta a verdade sempre, "doa a quem doer".

     

    A teoria do newsmaking pressupõe que as notícias são como são porque a rotina industrial de produção assim as determina. A Teoria do Newsmaking se opõe a Teoria do Espelho, ao rejeitar que as notícias não são reflexos da realidade, e defende que o jornalismo é uma construção da realidade.

     

    Na teoria de White, o processo de produção de notícias é concebido como uma série de escolhas, onde o fluxo de notícias tem que passar por diversos portões (gates), que são momentos de decisão em relação aos quais o gatekeeper (jornalista) tem de decidir se vai escolher ou não uma notícia, deixá-la passar ou não.

     

    A teoria organizacional. Essa teoria amplia a abordagem teórica do âmbito individual para a organização jornalística. O primeiro a trabalhar com essa abordagem foi Breed. O sociólogo norte-americano observa que os constrangimentos organizacionais têm um papel importante sobre a atividade profissional do jornalista.


ID
2672017
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação à objetividade nas rotinas profissionais dos jornalistas, assinale a alternativa em que é indicado CORRETAMENTE o procedimento mais problemático, de acordo com a pesquisadora Gaye Tucham.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi esse gabarito. Alguém explica?

  • Nem eu entendi. É difícil ne rotina jornalística escrever um lead objetivo?

  • O artigo Newsmaking in Portuguese: uma discussão das hipóteses de Gaye Tuchman no contexto brasileiro traz que:

    Segundo Pena (2008, p. 129), “A socióloga Gaye Tuchman é uma das mais respeitadas pesquisadoras do newsmaking.” Essa corrente teórica “procura descrever como as exigências organizativas e a organização do trabalho e dos processos produtivos influenciam na construção da notícia” (PEREIRA JÚNIOR, 2002, p. 8). Wolf (1994) sinaliza que as conexões e as relações existentes entre a cultura profissional dos jornalistas e a organização do trabalho e dos processos produtivos constituem o ponto central desse tipo de pesquis

  • Pelo que entendi:

    Não é que seja difícil (problemático), para o jornalista, escrever o lead. Mas a redação do lead é o que mais pesa em termos de objetividade/ parcialidade, uma vez que é ali que o jornalista elege as circunstâncias mais importantes sobre o fato a ser relatado. No Lead não há "espaço" para se apresentar "os dois lados", "provas auxiliares" de cada lado, etc. A primeira frase, o primeiro personagem, tudo que aparecer primeiro já tem um peso maior que o restante da notícia.

  • Segundo Traquina (2005), a dificuldade que os jornalistas têm para explicar quais são os critérios que utilizam no processo de produção das notícias é um sinal de que eles priorizam a ação sobre a reflexão, o que está relacionado ao saber de procedimento. Como consequência do jornalismo como atividade prática, marcada por horas de fecho, percebe-se nas notícias o foco nos acontecimentos e não nas problemáticas (TRAQUINA, 2001; TUCHMAN, 1978).

    Fonte: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/logos/article/viewFile/14749/11198

  • Se atendo ao aspecto formal da notícia, podemos ainda identificar que “a estruturação da informação numa sequência apropriada é também um procedimento destinado a indicar a objetividade” (TUCHMAN, 2016, p. 122). Assim, no que os jornalistas chamam de pirâmide invertida, a informação mais importante é apresentada no primeiro parágrafo de uma notícia, também chamado de lead, seguida pelas de menor relevância. “Até certo ponto, as dificuldades dos jornalistas são mitigadas pela fórmula familiar de que a notícia preocupa-se com ‘ o quem, o quê, o quando, o onde, o porquê e o como” (TUCHMAN, 2016, p. 123). No entanto, Tuchman alerta a armadilha que essa técnica implica, uma vez que a responsabilidade pela escolha do que é mais importante recai apenas sobre o repórter, que, por sua vez, “só pode invocar o profissionalismo e afirmar que o lead é validado pelo news judgement” (TUCHMAN, 2016, p. 122).E news judgement, para Tuchman (2016), é o conhecimento que o jornalista adquire com a experiência profissional.

     

    FONTE: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-0520-1.pdf

     

    TUCHMAN, Gaye. A objetividade como ritual estratégico: uma análise das noções de objetividade dos jornalistas. In: TRAQUINA, Nelson. (Org.) Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Florianópolis: Insular, 2016.

  • Objetividade

    Para o jornalismo a objetividade é a qualidade de um texto onde um redator, a partir de um texto claro e conciso, apresente um ponto de vista neutro politica ou ideologicamente. A discussão da possibilidade da objetividade é um dos pontos centrais da teoria do jornalismo. De um ponto de vista eminentemente técnica, a objetividade seria possível através do estrito cumprimento das regras do texto jornalístico (texto substantivado, técnica da pirâmide invertida etc) e, ao mesmo tempo, pela rígida observância da postura ética.

    Wilson Roberto Vieira Ferreira, em Dicionário da Comunicação, p. 365, Ciro Marcondes Filho

     

    GAB E

  • gab. q concurso B


ID
2687776
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Valinhos - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Cremilda Medina é autora do livro: “Notícia: um produto à venda”. O título da obra indica que a autora defende que o Jornalismo deva ser entendido de acordo com a Teoria

Alternativas
Comentários
  • letra d

    Teoria do Jornalismo: Teoria da Organização

    Essa teoria trabalha com a ideia de mercado: a notícia aparece como um produto a venda.

  • A Teoria Organizacional teve origem na administração e na psicologia, adaptada para o jornalismo somente em 1995, pelo sociólogo norte-americano Warren-Breed. Segundo a administração, a Teoria Organizacional surgiu com a mudança de valores dentro das empresas e comunicação organizacional, formação de bons líderes e a aplicação da psicologia organizacional. Esta teoria de modelo funcionalista pode ser observada no jornalismo dentro das redações, onde as notícias são produzidas. O jornalismo é um mercado e as notícias são seus produtos, por tanto é necessária a organização das empresas, situação evidente no livro de Cremilda Medina, ‘Notícia: um produto à venda’. “As notícias são como são porque as empresas e organizações jornalísticas assim as determinam”. A Teoria Organizacional tem uma visão mercadológica: quanto mais organizado o processo jornalístico, mais lucrativo.

     

    FONTE: http://www.benoliveira.com/2011/06/teorias-do-jornalismo-teoria.html


ID
2687854
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Valinhos - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Para alguns teóricos, o jornalismo é uma suposta construção da realidade porque a produção do discurso jornalístico se faz sob pressões sociais. Em vista disso, esses teóricos levam em consideração, entre outros, alguns critérios para definir a notícia, como noticiabilidade, valores-notícia, rotinas de produção e construção da audiência. Essa teoria é chamada de

Alternativas
Comentários
  • Resposta é 'e', alguém explica?

    Gate keeper é aquele que define o que será noticiado de acordo como valor-notícia, linha editorial e outros.

    A teoria do newsmaking pressupõe que as notícias são como são porque a rotina industrial de produção assim as determina. Há superabundância de fatos no cotidiano.

  • Para compreender a hipótese do newsmaking, é preciso entender a função de gatekeeping, que pode ser definida como o processo pelo qual o profissional de empresa de comunicação, geralmente editor ou diretor de programação, exerce seu poder de decisão sobre o que vai ou não ser veiculado.

    Já falando-se do newsmaking, considera-se a construção da realidade, de acordo com os critérios de noticiabilidade.

  • @Lucky Schin: a Teoria do Newsmaking pressupões isso que você apontou no comentário, mas não apenas. Ela também trata do trabalho jornalístico como construção social de uma suposta realidade. Tanto que é a teoria que se contrapõe diretamente à Teoria do Espelho, defendendo que o jornalismo está longe de ser um reflexo/espelho da realidade.

    Bons estudos!


ID
2727700
Banca
FUNRIO
Órgão
AL-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O advento da internet implicou uma redefinição das práticas jornalísticas. A multiplicidade de canais disponíveis para divulgação de notícias na web e o desenvolvimento dos modelos colaborativos, apontam para um jornalista que não somente seleciona as notícias a serem veiculadas, mas também agrega à sua produção e distribuição de conteúdo, a contribuição dos usuários dos meios digitais.


Essa prática é problematizada pela teoria do

Alternativas
Comentários
  • letra c

    Gatewatching é um conceito jornalístico para edição. Enquanto no Gatekeeping o "porteiro" da redação é responsável pela filtragem da notícia, no Gatewatching, o espaço, que antes era limitado, passa a ter a participação de qualquer internauta na escrita das notícias. O conceito de Gatewatching surgiu paralelamente a revolução tecnológica trazida pela Internet.
            O gatekeeper é a função de “selecionador” do que pode ser ou não noticia para um meio. Esse guardião do portão das informações geralmente é formado por uma equipe é guiada pelo editor do jornal que deve seguir preceitos profissionais do jornalismo no lugar de suas ideias pessoais. Neste âmbito surgiu o papel do gatewatching que é um processo que ocorre praticamente em real-time, com respostas prontas e opinativas, na maior parte das vezes. A multiplicação de canais de informação disponíveis hoje em dia mostra que esta é uma mudança sem volta. E que permite um aumento também das audiências, que se tornam seletivas e voltadas para sites específicos, de acordo com o gosto e o interesse de cada um. São comunidades on-line que compartilham os mesmos temas e transformam os usuários em novos produtores de notícias e informações, segundo Axel Bruns. Em suma, o público tem invertido a relação de seleção e o processo de observação dos acontecimentos e o usuário passou a ser mais participativo.

    fonte: https://edisciplinas.usp.br/mod/glossary/print.php?id=62879&mode=author&hook=ALL&sortkey=FIRSTNAME&sortorder=asc&offset=110

     

    Gatewatching, portanto, é a "observação dos portões de saída de veículos noticiosos e outras fontes, de modo a identificar o material importante assim que ele se torna disponível" (p. 17).

  • A teoria do newsmaking pressupõe que as notícias são como são porque a rotina industrial de produção assim as determina.

    Há superabundância de fatos no cotidiano. Sem organização do trabalho jornalístico é impossível produzir notícias.

    O PROCESSO DE PRODUÇÃO DA NOTÍCIA É PLANEJADO COMO UMA ROTINA INDUSTRIAL.

    Os veículos de informação devem cumprir algumas tarefas neste processo:

    Reconhecer, entre os fatos, aqueles que podem ser notícia (seleção);

    Elaborar formas de relatar os assuntos (abordagem/angulação);

    ORGANIZAR, temporal e espacialmente, o trabalho para que os acontecimentos noticiáveis possam ser trabalhados de maneira organizada.

    "Embora o jornalista seja participante ativo na construção da realidade, não há uma autonomia incondicional em sua prática profissional, mas sim a submissão a um planejamento produtivo. As normas ocupacionais teriam maior importância do que as preferências pessoais na seleção das notícias."

    Diante da IMPREVISIBILIDADE dos acontecimentos, as empresas jornalísticas precisam colocar ordem no tempo e no espaço. Para isso, estabelecem determinadas práticas unificadas na produção das notícias. É dessas práticas que se ocupa a teoria do newsmaking.

    Dentre as práticas apresentadas por essa teoria, destacam-se as seguintes:

    Noticiabilidade: Critérios que escolhem, entre inúmeros fatos, uma quantidade limitada de notícias.

    Sistematização: rotina de divisão das ações que envolvem a pauta, a reportagem e a edição.

    Valores-notícia: senso comum das redações. Qualquer jornalista sabe dizer o que é notícia e o que não é de acordo com o senso comum.

    http://teoriadojornalismouniube.blogspot.com/2010/11/teoria-do-newsmaking.html

     

    Agendamento

    Na década de 1970, a dupla de pesquisadores Maxwell McCombs e Donald Shaw, desenvolveu uma teoria na qual se discute o fato de que é a mídia quem determina quais assuntos farão parte das conversas dos consumidores de notícias. Essa teoria que ganhou o nome de Teoria do Agendamento e defende que o público tende a dar mais importância aos assuntos que tem maior exposição nos meios de comunicação, sugerindo assim que é a mídia quem diz sobre o que iremos falar.

    http://www.casadosfocas.com.br/a-teoria-do-agendamento-ou-agenda-setting/

  • Gatewatching

    O conceito foi elaborado por Axel Bruns e se refere à prática de observar os portões de saída dos meios de comunicação tradicionais e de outras fontes de forma a identificar conteúdos importantes assim que são disponibilizados.

    A função de Gatewatching pode ser exercida pelos meios de comunicação, pelos jornalistas e pelos usuários. O Gatewatcher é um gestor de conteúdo, que acompanha e observa a informação que passa por vários meios de comunicação. A função da observação não é exclusividade do jornalista porque o jornalismo colaborativo aniquilou a visão altiva dese profissional. Blogueiros, comentaristas e jornalistas realizando curadoria atuam como gatewatchers ao contextualizarem ou mostrarem pontos de vista.

    Karerine Miracelly Rocha da Cunha em Dicionário da Comunicação, Ciro Marcondes Filho, p. 209


ID
2727721
Banca
FUNRIO
Órgão
AL-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A hipótese de newsmaking dá especial ênfase à produção de informações, ou melhor, à potencial transformação dos acontecimentos cotidianos em notícia. Deste modo, é especialmente sobre o emissor, no caso o profissional da informação, visto enquanto intermediário entre o acontecimento e sua narratividade, que é a notícia, que está centrada a atenção destes estudos, que incluem sobremodo o relacionamento entre fontes primeiras e jornalistas, bem como as diferentes etapas da produção informacional, seja ao nível de captação da informação, seja em seu tratamento e edição e, enfim, em sua distribuição.

Hohlfeldt, Martino e França, Veiga. 2010.


Considerando o fragmento lido, avalie estas afirmações.


I. Nas reflexões do newsmaking não se aplicam, dentre os vários temas possíveis, os estudos do gatekeeping ou filtragem da informação.

II. O jornalismo é uma construção social da realidade, uma vez que está submetido a uma série de pressões sociais.

III. O conjunto de princípios, pelos quais o acontecimento é avaliado pelos meios de comunicação de massa e seus profissionais em sua potencialidade de transformar-se em notícia, chama-se valores-notícia.


A seguir, assinale a alternativa que contempla as afirmações plenamente CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • I - Gatekeeper é uma teoria anterior, tem a ver com o editor como regulador do que deve ou não passar pelo portão para se tornar notícia, um pouco deslocado em relação ao contexto da teoria do Newsmaking, muito mais contemporânea ao pensar o conceito de valor-notícia. Falsa, portanto.

    II - Verdadeira. 

    III - Verdadeira. 

  • O item I é capcioso, porque embora o conceito de gatekeeping tenha tudo a ver com o (caiba no...) conceito de newsmaking, uma vez que o processo de triagem exercido pelo jornalista é parte integrante da produção do noticiário, na verdade são duas teorias distintas que não se misturam. Isso faz com que o item (que poderia parecer correto) seja falso.

  • Olha, discordo da resposta dos colegas. Na verdade, a alternativa I diz que Newsmaking e Gatekeeper são teorias distinstas, mas a afirmativa está errada justamente porque elas se complementam! 

  • "No horizonte no newsmaking se colocam, dentre os vários temas possíveis, os conhecidos estudos sobre gatekeeping, ou filtragem da informação [...]. Na verdade, os estudos em torno do newsmaking [...] surgiram exatamente em torno dos processos de gatekeeping [...]." 

     

    - Hohlfeldt, Martino e França, Veiga. 2010.


ID
2736163
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação às Teorias do Jornalismo, Pena (2013) afirma que as organizações dispõem de meios específicos para realizar seu trabalho e que esses meios influenciam diretamente o resultado desse trabalho, ou seja, o produto final. Em uma pizzaria, por exemplo, a qualidade do produto depende do tipo de farinha utilizada para fazer a massa, do molho de tomate, do queijo, do forno e de uma série de outros fatores. O pizzaiolo pode até ser muito talentoso, mas seu ofício está condicionado pelos meios. Esse conceito se refere à Teoria:

Alternativas
Comentários
  • errouuuuuuu

  • errouuuuuuu


ID
2736577
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de comunicação pública e das teorias da comunicação, julgue o item a seguir.


A correlação entre a imagem do mundo noticiada no rádio e na televisão e as exigências das produções midiáticas definem o âmbito do newsmaking.

Alternativas
Comentários
  • certa

    A teoria do newsmaking pressupõe que as notícias são como são porque a rotina industrial de produção assim as determina.

  • Não entendi. Quer dizer então que o newsmaking diz respeito somente à mídia eletrônica? Não tem nada a ver com a mídia impressa?

  • A Teoria do Newsmaking se opõe a Teoria do Espelho, ao rejeitar que as notícias não são reflexos da realidade, e defende que o jornalismo é uma construção da realidade. De acordo com os principais teóricos desta teoria, como Halloran, Berger, Luckman, Cohen, Young, Tuchman, este novo paradigma surgido nos anos 70 rejeita a Teoria do Espelho por três razoes principais: “É impossível estabelecer uma distinção radical entre a realidade e os media noticiosos que devem mostrar por que as notícias ajudam a construir a própria realidade; Defende a idéia que a própria linguagem não pode funcionar como comunicadora direta do significado inerente aos acontecimentos, por que a linguagem neutral é impossível; É da opinião de que os media noticiosos constroem de forma inevitável a sua representação dos acontecimentos” (...) De acordo com a Teoria do Newsmaking, as notícias não são distorções da realidade e não cabe ao jornalista com suas atitudes políticas o papel de determinante no processo de produção das notícias. 

    Fonte: http://www.benoliveira.com/2011/07/teorias-do-jornalismo-newsmaking.html

  • A teoria do newsmaking pressupõe que as notícias são como são porque a rotina industrial de produção assim as determina.

    Há superabundância de fatos no cotidiano. Sem organização do trabalho jornalístico é impossível produzir notícias.

    O PROCESSO DE PRODUÇÃO DA NOTÍCIA É PLANEJADO COMO UMA ROTINA INDUSTRIAL.

    Os veículos de informação devem cumprir algumas tarefas neste processo:

    - Reconhecer, entre os fatos, aqueles que podem ser notícia (seleção);

    - Elaborar formas de relatar os assuntos (abordagem/angulação);

    ORGANIZAR, temporal e espacialmente, o trabalho para que os acontecimentos noticiáveis possam ser trabalhados de maneira organizada.

    "Embora o jornalista seja participante ativo na construção da realidade, não há uma autonomia incondicional em sua prática profissional, mas sim a submissão a um planejamento produtivo. As normas ocupacionais teriam maior importância do que as preferências pessoais na seleção das notícias."

    Diante da IMPREVISIBILIDADE dos acontecimentos, as empresas jornalísticas precisam colocar ordem no tempo e no espaço. Para isso, estabelecem determinadas práticas unificadas na produção das notícias. É dessas práticas que se ocupa a teoria do newsmaking.

    Dentre as práticas apresentadas por essa teoria, destacam-se as seguintes:

    Noticiabilidade: Critérios que escolhem, entre inúmeros fatos, uma quantidade limitada de notícias.

    Sistematização: rotina de divisão das ações que envolvem a pauta, a reportagem e a edição.

    Valores-notícia: senso comum das redações. Qualquer jornalista sabe dizer o que é notícia e o que não é de acordo com o senso comum.

  • Objetivamente a teoria do newsmaking pressupõe que as notícias são como são porque a rotina industrial de produção assim as determina.

     

    OBS: Midiático, chama a atenção e é o foco destes meios de divulgação quase instantânea, ou em outras palavras, um evento que produz o efeito de chamar a atenção da mídia.


ID
2736667
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito da assessoria de imprensa, julgue o próximo item.


O público imediato de uma assessoria de imprensa são os jornalistas; eles decidem, entre os assuntos propostos pela assessoria, aqueles que serão notícia e, apesar de deterem critérios próprios para tal escolha, podem ser influenciados pela organização em que atuam, uma vez que são representantes dela.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    A questão atrela-se à Teoria Organizacional que vincula o jornalismo, das redações, a qualquer outra empresa em que a lógica de negócio é o lucro. O jornalista, então, encontra-se imerso nessa estrutura de delineamento financeiro, além, claro, da linha editorial que cada redação segue, em conformidade com a missão da organização.


ID
2775397
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A teoria que postula que os indivíduos são seres influenciados, totalmente passivos, expostos aos estímulos vindos dos meios de comunicação e que sob essa perspectiva, “cada elemento do público é pessoal e diretamente ‘atingido’ pela mensagem (Wright, 1975,97) e os meios são onipotentes, causa única e suficiente para os efeitos verificados” é a

Alternativas
Comentários
  • letra c

    A teoria do Newsmaking pressupõe que as notícias são como são porque a rotina industrial de produção assim as determina.

     

    A Teoria do Agendamento ou Agenda Setting. Na década de 1970, a dupla de pesquisadores Maxwell McCombs e Donald Shaw, desenvolveu uma teoria na qual se discute o fato de que é a mídia quem determina quais assuntos farão parte das conversas dos consumidores de notícias.

     

    A teoria hipodérmica ou teoria da agulha hipodérmica, também chamada de teoria da bala mágica, é um modelo da teoria da comunicação que compara uma mensagem a uma injeção de uma "seringa hipodérmica".

     

    A semiótica é o estudo da construção de significado, o estudo do processo de signo (semiose) e do significado de comunicação.

     

    A teoria matemática da informação estuda a quantificação, armazenamento e comunicação da informação. ... Shannon em 1948 para achar os limites fundamentais no processamento de sinais e operações de comunicação como as de compressão de dados, em um artigo divisor de águas intitulado "A Mathematical Theory of Communication".


ID
2795128
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um estudo sobre a Opinião Pública afirma, em 1922, que conhecer os efeitos da mídia na sociedade é uma maneira de proteger a democracia.

Sobre o trecho acima, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A seleção das notícias feita pelos jornais, por conta das rotinas produtivas do jornalismo, é responsável por definir aquilo que as pessoas saberão sobre a realidade.


ID
2795131
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O modelo que reforça a assimetria entre a quantidade de notícias possíveis e as efetivamente publicadas, proposto nos anos 1950, é conhecido como modelo do (a)

Alternativas
Comentários
  • Nos estudos do gatekeeping o processo de produção da informação é concebido como uma série de escolhas onde o fluxo de notícias tem de passar por diversos gates, isto é, “portões” – áreas de decisão em relação às quais o jornalista tem que decidir o que vai ser publicado como notícia ou não. “Se a decisão for positiva, a notícia acaba de passar pelo ‘portão’; se não for, a sua progressão é impedida, o que na prática significa a sua ‘morte’ porque a notícia não será publicada, pelo menos nesse órgão de informação” (TRAQUINA, 2005, pg. 150). Ou ainda, de acordo com McQuail (1972 apud GOMIS, 1991, pg. 81) o gatekeeper é quem tem direito de decidir se uma notícia vai ser transmitida ou retransmitida de uma maneira ou de outra

    Fonte: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2010/resumos/R20-0493-1.pdf

  • Enquadramento noticioso ou framing, no original, em inglês, é uma teoria de Comunicação, a princípio formulada por Gregory Bateson (1954) e depois por Erving Goffman (1974). De acordo com tal perspectiva, a mídia se utiliza de certas palavras, ideias, expressões e adjetivos que promovem uma abordagem que molda o acontecimento, destacando alguns aspectos e ocultando outros. Assim, recorta-se determinado ângulo do fato ou do problema tratado, tornando-o mais conhecido, e portanto mais real, condicionando a atitude dos cidadãos em relação ao ocorrido e eventualmente interferindo nos processos de mudanças sociais.[carece de fontes] Através da análise do enquadramento utilizado por um veículo de mídia pode-se perceber sua linha editorial e os interesses que defende.

    De modo geral, o enquadramento diz respeito à forma como uma dada situação é apresentada e interpretada para e pelo interlocutor, determinando assim a sua capacidade de, frente ao acontecimento, responder à seguinte pergunta: O que está acontecendo aqui?

    O antropólogo Gregory Bateson foi o primeiro a propor a noção de enquadramento. Seu objetivo era compreender a esquizofrenia e as relações no processo psicoterápico. Para isso, guiou seus estudos para o campo da comunicação. Bateson buscava explicar como as interações estão ancoradas a quadros de sentido, moldando as interpretações e ações dos atores dessa interação. Ele dividiu a comunicação em três níveis:

    denotativo (conteúdo) metalinguístico (elementos da mensagem que ajudam a repensar a língua) metacomunicativo (elementos que definem a relação entre os falantes)


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Enquadramento_(noticioso)

  • Na teoria do gatekeeper, acredita-se que “um indivíduo ou um grupo tem ‘o poder de decidir se deixa passar ou interrompe a informação’” (LEWIN, 1947, apud WOLF, 2005, p. 184), ou seja, aquilo que é veiculado, que o público consome.

    Já a teoria do newsmaking é considerada uma atualização e complementação da teoria do “guardião do portão”, pois procura entender todo o processo de rotina (diária, semanal, mensal ou mesmo de atualização constante) de produção da notícia, não só (mas também) os critérios que levaram a notícia a ser veiculada (inserida no estudo do gatekeeper).

    http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2010/resumos/R23-0075-1.pdf


ID
2821837
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Leia o seguinte fragmento sobre a teoria da espiral do silêncio:


...quanto mais uma opinião for dominada ou ilegítima, maior a tendência de que ela não seja manifestada. Imagine a seguinte situação: os meios de comunicação, diante de um escândalo político constroem uma imagem desfavorável de seu protagonista. Essa imagem, imposta pelos meios de comunicação, será dominante no universo social consumidor dos produtos desses meios. Isso não impede que haja, nesse universo, vozes discordantes. Elas serão minoritárias. Haverá, no entanto, uma tendência ao silêncio entre os membros desse grupo minoritário.

(BARROS FILHO. Clóvis de. Ética na comunicação. São Paulo: Summus)


Os primeiros estudos sobre essa teoria foram realizados por

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    Luís Mauro Sá Martino ensina em Teoria da Comunicação, p. 212, a origem do conceito do modelo da espiral do silêncio:

     

    O conceito, desenvolvido nos anos 1970 por um grupo de pesquisadores liderados  pela alemã Elisabeth Noelle-Neumann, utiliza conceitos de psicologia social e estudos sobre a opinião pública para mostrar como uma opinião divulgada pelos meios de comunicação tende a tornar pública. A ideia da Espiral do Silêncio mostra que uma opinião, uma vez disseminada pela mídia, tende a ser progressivamente aceita como pública.

  • Santo Jornalista concurseiro. Que tu estejas em mais questões
  • Arendt defendia um conceito de "pluralismo" no âmbito político. Graças ao pluralismo, o potencial de uma liberdade e igualdade política seria gerado entre as pessoas. Importante é a perspectiva da inclusão do Outro. Em acordos políticos, convênios e leis, devem trabalhar em níveis práticos pessoas adequadas e dispostas. Como frutos desses pensamentos, Arendt se situava de forma crítica ante a democracia representativa e preferia um  ou formas de democracia direta

    Michel Foucault Suas teorias abordam a relação entre poder e conhecimento e como eles são usados ​​como uma forma de controle social por meio de instituições sociais. Embora muitas vezes seja citado como um pós-estruturalista e pós-modernista, Foucault acabou rejeitando esses rótulos, preferindo classificar seu pensamento como uma história crítica da modernidade.

    McLuhan Ficou também famoso por sua máxima de que O meio é a mensagem e por ter cunhado o termo aldeia global. McLuhan foi um pioneiro dos estudos culturais e no estudo filosófico das transformações sociais provocadas pela revolução tecnológica do computador e das telecomunicações.

    Fonte: wikipedia


ID
2855533
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A capacidade dos meios de comunicação social produzirem mudanças através dos efeitos cognitivos pode ser atribuída ao permanente processo de seleção realizado pelos gatekeeper nos media, os quais, em primeiro lugar, determinam que acontecimentos são jornalisticamente interessantes (...) e lhes atribuem diferente relevância (...). A audiência adota este tipo de informação temática e, ao fazê-lo, incorpora um conjunto igual de relevâncias nas suas próprias vidas.

(Adaptado de: DeGeorge apud Sousa. Teorias da Notícia e do Jornalismo, Chapecó: Argos, 2002)

O texto, em seu conjunto, se refere ao processo de

Alternativas
Comentários
  • Efeitos cognitivos

    As notícias produzem efeitos cognitivos pois moldam as percepções que se têm da realidade ("teorias" da construção social da realidade), podendo mesmo levar as pessoas a tomarem atitudes e formarem cognições mais baseadas nos conteúdos das notícias do que na própria realidade ("teoria" do cultivo); contribuem para a formação de atitudes e para a socialização e a aculturação ("teorias" da socialização pelos media); reforçam ou colocam em questão determinadas crenças; cultivam valores e propõem a adesão ou a rejeição de novos valores (teoria do cultivo); geram o agendamento público de temáticas relevantes para a vida das pessoas ("teorias" do agenda-setting e da tematização); concorrem para a aquisição de conhecimentos e para o aumento ou diminuição da distância que separa as pessoas em termos de conhecimento ("teoria" do distanciamento social); levam a que por vezes as pessoas pensem que pertencem a grupos maioritários por verem constantemente as suas ideias e modos de vida reflectidos nos media, ou, pelo contrário, levam as pessoas a pensarem que estão isoladas ou pertencem a grupos minoritários por não verem as suas ideias e modos de vida reflectidos nos media, tendendo a silenciar-se ("teoria" da espiral do silêncio), etc.

     

    GAB C

  • A teoria do newsmaking pressupõe que as notícias são como são porque a rotina industrial de produção assim as determina. Há superabundância de fatos no cotidiano. Sem organização do trabalho jornalístico é impossível produzir notícias. O processo de produção da notícia é planejado como uma rotina industrial. 

    Fonte: https://teoriasdacomunicacao2.wordpress.com/teoria-newsmaking/

  • O texto fala de Gatekeeping, Newsmaking e Agenda Setting. A resposta poderia ser qualquer uma das três, qualquer uma!

  • Olá, meu caro!

    Dúvida não é o verbo! O que ocorre é que DÚVIDA é um substantivo abstrato (pois provém do verbo duvidar) que, na frase, é complementado por um complemento nominal ("de que as mulheres ampliam rapida­mente seu espaço na carreira científica").

    Então quem tem dúvida, tem dúvida DE alguma coisa. Assim como quem duvida (aqui sim, um verbo) duvida DE algo.

    Veja que SUBSTANTIVOS também possuem regência, quando eles são complementados por um complemento nominal ou por um adjunto adnominal.

    Recomendo dar uma olhada nessa aula aqui do Elias Santana (para mim, um dos melhores profs de português que há):

    https://www.youtube.com/watch?v=jJve0Cqgu1s

    Espero ter ajudado!!!


ID
2882998
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 4ª Região-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Quanto às formas de produção e estruturação da notícia em diferentes meios, julgue o item. 


Estudos relacionados ao newsmaking comprovam que as decisões de  seleção sobre o que se torna notícia se devem mais a questões subjetivas que em razão das normas profissionais.  

Alternativas
Comentários
  • "Embora o jornalista seja participante ativo na construção da realidade, não há uma autonomia incondicional em sua prática profissional, mas sim a submissão a um planejamento produtivo. As normas ocupacionais teriam maior importância do que as preferências pessoais na seleção das notícias."

  • Há uma óbvia assimetria entre o número infinito de eventos reais e o espaço restrito de um jornal ou um programa de televisão. O profissional de comunicação aplica a essa realidade seu olhar, treinado na prática, para decidir o que vale a pena ser usado e o que deve ser deixado de lado.

    Teoria da Comunicação, Luís Mauro Sá Martino, p. 37

  • Pode ter um pouco de subjetividade, mas ela não se sobrepõe à objetividade.

  • Gabarito: E

    Teoria do newsmaking pressupõe que as notícias são como são porque a rotina industrial de produção assim as determina. Essa teoria defende que os meios de comunicação definem os valores e a hierarquia da noticia.

    Teoria do Agendamento (agenda setting) as notícias são como são porque os veículos de Comunicação nos dizem em que pensar, como pensar e o que pensar sobre os fatos noticiados.Ou seja, a mídia nos diz sobre o que falar e pauta nossos relacionamentos.

    Teoria do Espiral do Silêncio ajuda a entender como a mídia funciona em relação à opinião pública e silencia suas idéias. Nessa teoria o importante são as opiniões dominantes, e estas tendem a se refletir nos meios, a opinião individual passa por um processo de crivo do coletivo para ganhar a força.

    Teoria do Gatekeeper pressupõe que as notícias são como são porque os jornalistas assim as determinam. Só viram notícias aqueles que passarem por uma cancela ou portão e quem decide isso é um selecionador, que é o próprio jornalista. 

    Acredito que a questão está se referindo à Teoria do Gatekeeper.


ID
2892721
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

De acordo com o pesquisador Antonio Hohlfeldt, os anos 70 marcam a intensificação das pesquisas em comunicação, com destaque à atuação em equipe e o cruzamento de diferentes teorias e de múltiplas disciplinas. Entre as teorias que passaram a ser estudadas, está a hipótese de newsmaking, estudo ligado à sociologia das profissões, no caso, o jornalismo. Tal hipótese dá especial ênfase à

Alternativas
Comentários
  • GAB A

    Conforme Antonio Hohlfeldt escreve em Teorias da Comunicação - conceitos, escolas e tendências, a partir da pág. 188:

    Foi então que, a partir do final dos anos 60, concentrando-se nos anos 70, surgiram o que hoje se costuma denominar de communication research, nos Estados Unidos, através de diferentes pesquisadores que, não apenas se propunham a atuar em equipe, quanto buscavam o cruzamento das diferentes teorias e, muito especialmente, de múltiplas disciplinas, a fim de compreender o mais amplamente possível a abrangência do processo comunicacional.

    (...)

    Outra perspectiva importante foi a do newsmaking, corretamente destacado por Mauro Wolf como um estudo ligado à sociologia das profissões, no caso, o jornalismo. É, portanto, mais uma teoria do jornalismo do que propriamente da comunicação, mas tem sido estudada genericamente sob a perspectiva comunicacional (...).

    A hipótese de newsmaking dá especial ênfase à produção de informações, ou melhor, à potencial transformação dos acontecimentos cotidianos em notícia.

  • Espiral do silêncio é uma teoria da ciência política e comunicação de massa proposta em 1977 pela alemã Elisabeth Noelle-Neumann. Neste modelo de opinião pública, a ideia central é que os indivíduos omitem sua opinião quando conflitantes com a opinião dominante devido ao medo do isolamento, da crítica, ou da zombaria. 

    Teoria do Agendamento ou Agenda Setting. Na década de 1970, a dupla de pesquisadores Maxwell McCombs e Donald Shaw, desenvolveu uma teoriana qual se discute o fato de que é a mídia quem determina quais assuntos farão parte das conversas dos consumidores de notícias. Fonte:Casa dos focas


ID
2898154
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Indaiatuba -SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As discussões sobre newsmaking levaram Mauro Wolf a apresentar um ponto de vista sobre a oportunidade e a conveniência de os jornalistas utilizarem uma determinada fonte. Para ele, essa relação está construída sobre alguns fatores associados entre si e objetivados, sobretudo, para demonstrar a eficiência profissional em cumprir os prazos definidos. Esses fatores são: oportunidade antecipadamente revelada;

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    De acordo com o autor Mauro Wolf, no livro Teorias da Comunicação, segundo a perspectiva do newsmaking, um jornalista escolhe as fontes considerando a oportunidade antecipadamente revelada, a produtividade, a credibilidade, a garantia e a respeitabilidade. Do ponto de vista dos procedimentos jornalísticos, as fontes institucionais prevalecem porque são as que melhor atendem a esses fatores. www.betaredacao.com.br

    Alguma dica de como memorizar isso?


ID
2914669
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No livro “O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo” (2012), Adelmo Genro Filho revisita alguns autores em relação ao que chama de “crítica da ideologia da objetividade” para argumentar sobre o que seria o segredo da pirâmide ou a essência do jornalismo. Sobre esses argumentos, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) A notícia é a unidade básica de informação do jornalismo e só pode ser feita de modo objetivo, ignorando a subjetividade do jornalista.
( ) A “ideologia da objetividade” a que o autor se refere diz respeito ao mito da “informação objetiva”.
( ) O jornalismo tem uma maneira própria de perceber e produzir “seus fatos” que são objeto das notícias, pois são recortados e construídos obedecendo a determinações ao mesmo tempo objetivas e subjetivas.
( ) A “objetividade jornalística” não possui qualquer relação com o que o autor chama de “ideologia burguesa”.
( ) Sobre a tese da “pirâmide invertida”, que ilustra a notícia do grau “mais importante” para o “menos importante”, Genro Filho diz que o segredo da pirâmide é que ela não deveria estar invertida, mas sim assentada sobre sua base, pois a notícia caminha do singular para o particular, do cume para a base.

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    Em O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo, Adelmo Genro Filho escreve:

    1- Nilson Lage percebe que há uma complexa mediação, tanto objetiva como subjetiva, no processo de reprodução da singularidade fenomênica dos fatos jornalísticos. (.p 132) Falso

    2- A crítica da "ideologia da objetividade" é feita por muitos autores. Porém, em geral, ela não vai ao fundo da questão, resumindo-se a aspectos sociológicos e psicológicos referentes à inevitabilidade da opinião. (...) Muitos entre aqueles que se colocam numa perspectiva crítica em relação ao capitalismo não conseguem se livrar do mito que mais combatem: a "informação objetiva". (p. 185) Verdadeiro

    3- O jornalismo tem uma maneira própria de perceber e produzir "seus fatos". Sabemos que os fatos não existem previamente como tais. Existe um fluxo objetivo na realidade, de onde os fatos são recortados e construídos obedecendo a determinações ao mesmo tempo objetivas e subjetivas. (p. 186) Verdadeiro

    4- Não há dúvida que a chamada "objetividade jornalística" esconde uma ideologia, a ideologia burguesa, cuja função é reproduzir e confirmar as relações capitalistas. (p. 188) Falso

    5- Não obstante, sob o ângulo epistemológico - que é o fundamental - a pirâmide invertida deve ser revertida, quer dizer, recolocada com os pés na terra. Nesse sentido, a notícia caminha não do mais importante para o menos importante (ou vice-versa), mas do singular para o particular, do cume para a base. (p. 191) Verdadeiro


ID
2955874
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Mogi das Cruzes - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A teoria do Newsmaking pressupõe que

Alternativas
Comentários
  • Diante da imprevisibilidade dos acontecimentos, as empresas jornalísticas precisam colocar ordem no tempo e no espaço. Para isso, estabelecem determinadas práticas unificadas na produção de notícias. É dessas práticas que se ocupa a teoria do newsmaking.

    (...)

    A perspectiva da teoria do newsmaking é a construtivista e rejeita claramente a teoria do espelho. (...) O método construtivista apenas enfatiza o caráter convencional das notícias, admitindo que elas informam e têm referência na realidade. Entretanto, também ajudam a construir essa mesma realidade e possuem uma lógica interna de constituição que influencia todo o processo de construção.

    A socióloga Gaye Tuchaman é uma das mais respeitadas pesquisadoras do newsmaking. Suas ideias são constantemente citadas no livro Teorias da Comunicação, de Mauro Wolf, para quem a teoria articula-se em três vertentes principais: a cultura profissional dos jornalistas, a organização do trabalho e os processos produtivos.

    Teoria do Jornalismo, Felipe Pena

  • A letra D está relacionada a que conceito?


ID
2992492
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Fundamentado nas teorias do jornalismo, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • letra e

    Teoria construcionista (Estruturalista e Interativista)- Diametralmente aposta à Teoria do Espelho, esta linha de investigação concebe como impossível os media simplesmente refletirem à realidade através das notícias, pelo simples fato de que as próprias notícias ajudam a construir a realidade. Para Sousa (2002, p. 5): Para os académicos que perfilham essa explicação [construcionista], as notícias são histórias que resultam de um processo de construção, lingüística, organizacional, social, cultural, pelo que não podem ser vistas como o espelho da realidade, antes são artefactos discursivos não ficcionais -indiciáticos- que fazem parte da realidade e ajudam-na a construir e reconstruir. Assim, o conceito de distorção é visto como inadequado e as atitudes políticas dos jornalistas - observados como relativamente autónomos, (...) - não são entendidas como um factor determinante no processo jornalístico de produção de informação.

    fonte: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-1220-1.pdf

  •  A teoria do newsmaking pressupõe que as notícias são como são porque a rotina industrial de produção assim as determina. Há superabundância de fatos no cotidiano. Sem organização do trabalho jornalístico é impossível produzir notícias.

    O processo de produção da notícia é planejado como uma rotina industrial. 


ID
3008815
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. Pesquisa de comunicação recente a _____________ foca seus estudos sobre os emissores e processos produtivos das comunicações de massa buscando pesquisar o ______________ que selecionam o que será notícia, o que vai passar para produção e o que será bloqueado e o ___________ que se articula entre dois limites: a cultura profissional dos jornalistas e organização do trabalho e o processo produtivo.

Alternativas
Comentários
  • Gatekeeping: Teoria que apregoa que a decisão de publicar algo depende de acertos entre os profissionais que estão subordinados a uma cultura de trabalho e política empresarial.

    Newsmaking: Trata-se do processo de feitura da informação em notícia, considerando a cultura profissional do jornalista, organização do trabalho e processo produtivo.

  • questão mal escrita kkkkkkkkkkk

  • Acertei, mas a questão está muito mal formulada.

    Pesquisa de comunicação recente a sociologia dos emissores foca seus estudos sobre os emissores... Ficou redundante.

    GABARITO: B


ID
3166732
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere à estrutura e aos processos de elaboração  da  notícia,  em  diferentes  plataformas,  julgue  o item.

A  produção  da  notícia  nas  rotinas  de  assessoria  de imprensa  segue  os  mesmos  princípios  discutidos  pelo newsmaking,  que  envolvem  o  processo  de  elaboração da  pauta,  as  etapas  de  apuração,  a  edição  e  as estratégias de distribuição ou circulação.

Alternativas
Comentários
  • A produção da notícia nas rotinas de assessoria de imprensa segue os mesmos princípios discutidos pelo newsmaking, que envolvem o processo de elaboração da pauta, as etapas de apuração, a edição e as estratégias de distribuição ou circulação.

    Certo - O assessor de imprensa é um jornalista, e mesmo sugerindo pautas de interesse público, ele caminha (de deve caminhar) com os mesmos princípios que "rege" a cultura jornalística dos veículos de comunicação.


ID
3166735
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A produção da notícia nas rotinas de assessoria de
imprensa segue os mesmos princípios discutidos pelo
newsmaking, que envolvem o processo de elaboração
da pauta, as etapas de apuração, a edição e as
estratégias de distribuição ou circulação.

Alternativas
Comentários
  • Práticas que se ocupa a teoria do Newsmaking:

    • Noticiabilidade,
    • Critérios que escolhem, entre inúmeros fatos, uma quantidade limitada de notícias.
    • Sistematização: rotina de divisão das ações que envolvem a pauta, a reportagem e a edição.
    • Valores-notícia: senso comum das redações.
  • A produção da notícia nas rotinas de assessoria de imprensa segue os mesmos princípios discutidos pelo newsmaking, que envolvem o processo de elaboração da pauta, as etapas de apuração, a edição e as estratégias de distribuição ou circulação.


ID
3214414
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Olímpia - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Há uma teoria jornalística que entende que as notícias não são reflexos da realidade e defende que o jornalismo é uma construção da realidade. O nome dessa teoria é Teoria

Alternativas
Comentários
  • Teoria do Newsmaking ou Teoria Construtivista

    "(...) Na Teoria do Newsmaking, o jornalista é um sujeito que constrói a realidade, porque tendo incorporado os critérios universais de seleção daquilo que distingue, ele consequentemente vai selecionar aquilo que é de acordo com a seleção já determinada pelas agências ou indústrias de notícias. (...) "

    Jornal Mural Notícias Produzidas: Teoria do Newsmaking

    José Paulo SANTOS

    Juscy Kenia VIANA

    Eliene FIGUEIRA

    Cristiano Batista de OLIVEIRA

    Carlos Fábio GUIMARÃES

    Faculdade Boas Novas, Manaus, AM 

  • Newsmaking ou construtivista!

ID
3232618
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Araraquara - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Newsmaking enfatiza o caráter convencional das notícias, admitindo que elas informam e têm referência na realidade. A lógica interna das redações influencia no processo de construção dessa realidade, seja ela qual for. A teoria articula-se em três vertentes, segundo a socióloga Gaye Tuchman. Assinale a alternativa INCORRETA quanto às vertentes.

Alternativas

ID
3486748
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O jornalismo desenvolveu competências voltadas para a produção, a apuração e a apresentação das notícias, com rotinas específicas de produção. Considerando essa informação, julgue o item.


De acordo com a Teoria do newsmaking, são chamados  de constrangimentos organizacionais os elementos que  levam  à  definição  dos  valores‐notícia  no  processo  de  definição do que deva ser publicado.  

Alternativas
Comentários
  • (...) são chamados de constrangimentos organizacionais os elementos que levam à definição dos valores‐notícia (...) NÃO

  • GABARITO: ERRADO

    "A teoria organizacional (...)

    Esta teoria alarga a perspectiva teórica - do âmbito individual a um nível mais vasto, a organização jornalística. (...) [Warren] Breed sublinha a importância dos constrangimentos organizacionais sobre a atividade profissional do jornalista e considera que o jornalista se conforma mais com as normas editoriais da política editorial da organização do que com quaisquer crenças pessoais que ele ou ela tivesse trazido consigo.(...) Assim, segundo a teoria organizacional, as notícias são o resultado de processos de interação social que têm lugar dentro da empresa jornalística. O jornalista sabe que o seu trabalho vai passar por uma cadeia organizacional em que os seus superiores hierárquicos e os seus assistentes têm certos poderes e meios de controle."

    Livro: Teorias do Jornalismo, porque as notícias são como são. Nelson Traquina. Florianópolis: Insular, 2.ed., 2005. p.152-158

  • Diante da IMPREVISIBILIDADE dos acontecimentos, as empresas jornalísticas precisam colocar ordem no tempo e no espaço. Para isso, estabelecem determinadas práticas unificadas na produção das notícias. É dessas práticas que se ocupa a teoria do newsmaking:

    Noticiabilidade: Critérios que escolhem, entre inúmeros fatos, uma quantidade limitada de notícias.

    Sistematização: rotina de divisão das ações que envolvem a pauta, a reportagem e a edição.

    Valores-notícia: senso comum das redações. Qualquer jornalista sabe dizer o que é notícia [...].

    FONTE: https://teoriadojornalismouniube.blogspot.com/2010/11/teoria-do-newsmaking.html

    GABARITO: E

  • Gabarito: errado.

    A Teoria Organizacional é a que está ligada ao chamado Constrangimento Organizacional. Essa teoria tenta mostrar como o trabalho jornalístico é influenciado pelos meios que as organizações jornalísticas dispõem. Nesse sentido (Teoria Organizacional - Constrangimento), prioriza a lógica do lucro, daí o constrangimento, porque a dimensão econômica enfatiza a percepção da notícia como um produto que deve ser inserido na relação entre produtor e cliente e satisfazer as exigências do cliente.

    Boa sorte e bons estudos!


ID
3614302
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

De acordo com a teoria do Newsmaking, os valores-notícia derivam de pressupostos implícitos ou de considerações relativas


I às características substantivas das notícias; ao seu conteúdo; 
II à disponibilidade do material e aos critérios relativos ao produto informativo; 
III ao público; e IV à concorrência.
Mauro Wolf. Teorias da comunicação. Barcarena: Editorial Presença, 2002, p. 200 (com adaptações). 

Em relação às características substantivas das notícias, é correto citar como valores-notícia o(a)

Alternativas
Comentários
  • Critérios substantivos na perspectiva de Mauro Wolf

    Esses critérios articulam-se, essencialmente, nos fatores importância e interesse da notícia. O fator importância é determinado por quatro variáveis:

    Grau e nível hierárquico dos indivíduos envolvidos no acontecimento noticiável: Quanto mais famoso, influente ou poderoso o indivíduo envolvido na notícia, mais chances de ser noticiado. Essa variável é analisada em graus de hierarquia que podem ser medidos pelo poder econômico, pela riqueza ou pelo prestígio, por exemplo.

    Impacto sobre a nação e sobre o interesse nacional: Esse segundo fator é determinado pela capacidade que o acontecimento tem de influenciar ou afetar os interesses do país. Esse fator é compreendido pelo denominação de significatividade, denominada por  e . Associado a esse fator está o valor-notícia proximidade, onde a vizinhança geográfica e afinidade cultural possuem maior peso na seleção da notícia.

    Quantidade de pessoas que o acontecimento (de fato ou potencialmente) envolve: A importância aqui é medida pela quantidade de pessoas que estarão envolvidas no determinado acontecimento ou quanto mais pessoas famosas ou reconhecidas estiverem presentes. Um grande exemplo disso é o .

    Relevância e significatividade do acontecimento quanto à evolução futura de uma determinada situação.

    Quanto ao fator interesse da notícia, Wolf esclarece que ele esta estreitamente relacionado à imagem que os jornalistas têm do público e também ao valor/notícia que Golding e Eliott chamam de " capacidade de entretenimento". Conforme o autor italiano são consideradas interessantes as notícias que procuram interpretar os fatos baseando-se no aspecto do "interesse humano, do ponto de vista insólito, das pequenas curiosidades que atraem a atenção"

    Fonte: Wikipédia


ID
3639316
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando o tema tratado no fragmento de texto acima, julgue o item que se seguem.


A teoria do newsmaking centra-se no emissor (jornalista) como intermediário ou mediador entre o acontecimento e a 
narratividade (notícia) e tem como objeto de estudo a forma como a informação flui de uma primeira fonte para o mediador e deste para o público receptor.

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia explicar, please??


ID
3739540
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CREFITO-16ª Região (MA)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A teoria do Newsmaking tem a função de:

Alternativas

ID
3775726
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação aos processos de produção da notícia, newsmaking é uma:

Alternativas
Comentários
  • Em relação aos processos de produção da notícia, newsmaking é uma:

    A - teoria que defende que o excesso de notícia ocasionam um efeito de entropia.

    B- hipótese que investiga as relações entre a posição pessoal dos jornalistas e as notícias redigidas por eles. Acredito que tem relação com Gatekeeper

    C- hipótese que postula que a população costuma mudar sua opinião de acordo com as palavras escolhidas para escrever uma notícia.

    D- teoria que compreende que a sociedade tende a incluir em suas conversas cotidianas os temas abordados pelos veículos jornalísticos. Agenda Setting

    E- teoria que analisa de que forma as notícias são criadas a partir de uma rotina com características industriais de produção. GABARITO


ID
4828609
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
ALEPI
Ano
2020
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Dentre as Teorias da Comunicação e do Jornalismo expostas abaixo, apenas uma pressupõe que as notícias assumem um formato em função da lógica industrial e empresarial que as conformam, levando em conta as rotinas empregadas na produção jornalística. Sobre esse assunto, marque a opção que se refere à teoria comentada.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CERTA: E

    Newsmaking

    Teoria do jornalismo que avalia os processos produtivos da notícia, critérios de noticiabilidade e as relações pessoais dentro do veículo de comunicação, dentre outras coisas. Trata-se de teoria bastante presente nas discussões acerca da rotina de produção do jornalismo. A partir da interação constante das pessoas especializadas em comunicação (jornalistas, editores, fotógrafos, etc.) surge a notícia.

  • Agenda setting: destacando o tema, a mídia determina a pauta para opinião pública

    Teoria empírico experimental (ou Teoria da persuasão): evolução da Teoria hipodérmica analisa também a intervenção de fatores individuais e psicológicos.

    Teoria do espelho: o jornalista transmite a realidade como um espelho

    Teoria Hipodérmica (ou da Bala Mágica, ou dos efeitos ilimitados): mensagem da mídia (estímulo) gera de imediato e igualmente uma resposta (como uma agulha penetra a camada cutânea / derme).

    Newsmaking: lógica industrial e empresarial empregada na rotina de produção jornalística. Responsável por configurar o “jornal”, quais serão as manchetes, sequências de notícias, etc.


ID
4892209
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

“É reducionista, portanto, definir noticiabilidade ou somente como conjunto de elementos por meio dos quais a empresa jornalística controla e administra a quantidade e o tipo de acontecimentos ou apenas como o conjunto de elementos intrínsecos que demonstram a aptidão ou potencial de um evento para ser transformado em notícia”. (In: SILVA, Gislene. Para pensar critérios de noticiabilidade. In: SILVA, Gislene; SILVA, Marcos Paulo da; FERNANDO, Mário Luiz (orgs.). Critérios de noticiabilidade: problemas conceituais e aplicações. Florianópolis: Insular, 2014, p. 54).

A partir da discussão da autora, assinale a alternativa que apresenta conceitos específicos nos estudos de jornalismo:

Alternativas

ID
4892212
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Segundo Mauro Wolf, os valores-notícia incidem no processo de seletividade dos acontecimentos e precisam ser considerados nos diversos âmbitos da produção jornalística, ou seja, na recolha, na seleção (como escolhas de fontes e priorização de conteúdos) e na apresentação das notícias. O argumento é parte da abordagem teórico-metodológica do newsmaking orientada para as práticas dentro das redações.

Considere as afirmações sobre os valoresnotícia na abordagem de Mauro Wolf:

I - Importância do indivíduo (nível hierárquico).
II - Influência sobre o interesse nacional e número de pessoas envolvidas.
III - Impacto econômico nas redações.
IV - Relevância quanto à evolução futura.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Link para mapa mental valores notícia, segundo Mauro Wolf.

    https://pin.it/4uePVZV