SóProvas


ID
361864
Banca
FUNRIO
Órgão
FURP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Constituem sistemas de liquidação de transferências de fundos interbancárias

Alternativas
Comentários
  • SITRAF

    O Sistema de Transferência de Fundos - SITRAF é um sistema operado pela Câmara Interbancária de Pagamentos e a participação direta no Sitraf é restrita às instituições titulares de conta de reservas bancárias, isto é, bancos comerciais, bancos múltiplos com carteira comercial, caixas econômicas e, quando for o caso, bancos de investimento e bancos de câmbio.

    Esse sistema realiza a compensação e dá certeza da liquidação dos pagamentos interbancários.

    Bons Estudos !!!

  • ATERNATIVA D

    Somente completando a resposta da colega:
    As transferências interbancárias de fundos são também liquidadas por intermédio do Sitraf que  utiliza modelo híbrido de liquidação (os sistemas híbridos de liquidação combinam características da liquidação líquida defasada e da liquidação bruta em tempo real) e os demais sistemas, liquidação diferida com compensação multilateral.

  • Caro colega Alexandre,

    Me desculpe, mas os seus comentários sempre trazem a informação da alternativa correta. Se você ainda não percebeu, isso em nada acrescenta aos nossos estudos, ainda mais que o próprio site já nos informa qual questão é a correta. E pelo contrário, além de não ajudar só serve para acrescentar mais texto aos comentários.
  • Concordo plenamente com Malcon, na boa cara , se n tem nada a dizer não diga, em todas as questões ele nunca acrescentou nada alem de nada... E detalhe, nós não somos os primeiros a falar sobre isso...
  • Ok Ok.....o Senhor Alexandre nao está mais entre nós, portanto voltaremos com os comentarios relativos a questao  kkkkk
    Tenho aqui conceitos do CIP e do STR, vamos la....

    STR
               
              É administrado pelo BACEN que precessa a transferencia de recursos por meio das contas Reservas Bancarias das instituiçoes financeiras mediante o envio e recebimento de recursos online, dentro do novo sistema de pagamentos, em tempo real, com objetivo de: operacionalizar o envio e o recebimento de recursos online, em tempo real; monitorar as reservas dos bancos em tempo real, nao permitindo a ocorrencia de saldos negativos em nenhum momento do dia; permitir que as transaçoes sejam concluidas somente se a instituição financeira envolvida tiver reserva suficiente para finaliza-las.
    CIP
             
              A CIP oferece serviços de compensação e liquidação de pagamentos por intermedio de processo de compensação multilateral, que vem complementar o novo SPB, pois oferece aos bancos e aos clientes uma alternativa de liquidação de obrigações com garantia de certeza de pagamento. A CIP recebe ordens de pagamento de iniciativa dos bancos ou de seus clientes, por meio de mensagens eletronicas que, se aprovadas, terão a certeza de liquidação.

  • Caros Colegas não é necessário fazer comentários coloridos....

    grifados de vermelho q não da nem pra ler.....

    quem ta aqui,ta querendo aprender, não brincar.

    vamos ter consciência né!!!!

  • STR todos já conhecem.


    CIP - Câmara Interbancária de Pagamento. Sociedade Civil sem fins lucrativos.

    opera as câmaras:

    Siloc - Operações de DOC, boletos bancários e TEC.

    * TEC - transferências eletrônica de crédito onde pessoa física ou jurídica, ordena a uma instituição financeira que ela faça um conjunto de transferências de fundos para destinatários diversos, clientes de outras instituições, cada uma das transferências limitada ao valor de R$ 4.999,99. A conta corrente do cliente emitente é debitada no mesmo dia da liquidação interbancária.

    Sitraf - TED.

    C3 - cessão de crédito.


    Complemento, já que podemos esperar tudo do CESPE. - Essas transações só são processadas por essas câmaras até o valor inferior aos seus VLBs. Igual ou acima é direto com o STR.

    Doc e nem Tec não tem valores VLB.

    Boleto – 249.999,99 compensa pelo Siloc e depois STR – A partir de 250.000,00 (VLB) direto no STR.

    Ted- 999.999,99 compensa pelo Sitraf e depois STR – A partir de 1.000.000,00 (VLB) direto no STR.


  • Senhores alguém poderia me informar porque a letra C está incorreta? não consegui visualizar..

    Desde já agradeço e bons estudos!

  • O STR é um sistema de liquidação bruta em tempo real (LBTR) de transferência de fundos entre seus participantes, gerido e operado pelo Banco Central do Brasil. O STR foi instituído pela Circular nº 3.100, de 28 de março de 2002, disponível no endereço http://www.bcb.gov.br/?BUSCANORMA, e seu funcionamento é disciplinado pelo regulamento anexo à referida circular.

    As transferências de fundos, no âmbito do STR, são processadas por meio de lançamentos nas contas mantidas pelos participantes no Banco Central. O sistema constitui-se no coração do Sistema Financeiro Nacional, pois é por seu intermédio que ocorrem as liquidações das operações realizadas nos mercados monetário, cambial e de capitais, entre as instituições financeiras titulares de contas no BCB, com destaque para as operações de política monetária e cambial do Banco Central, a arrecadação de tributos e as colocações primárias, resgates e pagamentos de juros dos títulos da dívida pública federal pelo Tesouro Nacional.

     

     

    O Sitraf, sistema operado pela Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), liquida Transferências Eletrônicas Disponíveis (TED) com valor unitário inferior a R$1 milhão.

    Esse sistema utiliza dois mecanismos de liquidação: liquidação bruta em tempo real, que é a forma mais utilizada, e compensação contínua de obrigações, realizada a cada cinco minutos. Por utilizar esses dois mecanismos, o Sitraf é considerado um sistema híbrido de liquidação.

    Os participantes enviam as ordens de pagamento (TED), que são liquidadas nas contas mantidas no próprio Sitraf, debitando-se as contas dos participantes emitentes e creditando-se as contas dos participantes beneficiários.

    Os saldos dos participantes no Sitraf são provenientes dos depósitos feitos pelo próprio participante e dos recebimentos de ordens de transferências de fundos provenientes dos demais participantes, sendo que esses saldos nunca podem ficar negativos.

    O ciclo completo de liquidação do Sitraf é constituído pelo ciclo principal e pelo ciclo complementar:

    ·         durante ciclo principal, os participantes podem transitar recursos entre suas contas mantidas no Banco Central e no Sitraf; e

    ·         no ciclo complementar, os participantes podem cancelar ordens de transferência de fundos remanescentes ou depositar recursos para liquidação de mensagens de pagamento pendentes.

    Ao final do dia, as contas mantidas no Sitraf são zeradas, passando-se os valores para as contas dos participantes no Banco Central.

    Os participantes se sujeitam ao pagamento de tarifa, que é cobrada tanto do participante emissor da ordem de transferência de fundos quanto da instituição destinatária. O preço da tarifa é fixado com o propósito de cobertura dos gastos de operação do sistema e de recuperação dos recursos investidos em sua implantação. Com o mesmo propósito, os participantes pagam à CIP uma contribuição anual.

     

     

    http://www.bcb.gov.br/htms/novaPaginaSPB/Sitraf.asp?IDPAI=SPBFUNDOS

  • Essa fui por eliminação