SóProvas


ID
3619519
Banca
FUNDATEC
Órgão
SPGG - RS
Ano
2014
Disciplina
Museologia
Assuntos

O Decreto nº 8.124/2013 regulamenta dispositivos da Lei nº11.904/2009, que institui o Estatuto de Museus, e da Lei nº 11.906/2009, que cria o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Nele é normatizado que é competência do IBRAM elaborar, divulgar e manter atualizado o material com recomendações técnicas relacionadas a diversos assuntos  referentes à gestão museológica. Diante disso, análise as seguintes assertivas:


I. Preservação, conservação, documentação, restauração e segurança dos bens culturais musealizados e declarados de  interesse público.

II. Estudos de público, diagnóstico de participação e avaliações periódicas a serem realizados pelos sistemas de museus,  para melhorar progressivamente a qualidade do funcionamento e o atendimento às necessidades de visitantes e usuários.

III. Condições de segurança das instalações dos museus.

IV. Restrições à entrada de objetos e de pessoas, que deverão ser justificadas e expostas em local de fácil visualização  para visitantes e usuários.

V. Elaboração do regimento da instituição.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • alguns pontos da questão são aceitáveis, pois, quem vai fazer alguma prova de museologia tem que ter em mente pelo menos a competência do IBRAM e dos museus públicos e privados descritos na lei. Agora, o item ll foi de uma grande maldade! uma palavra (sistema) deixou o item errado.

  • Gab. Letra "E"

    DECRETO Nº 8.124, DE 17 DE OUTUBRO DE 2013

    art. 3º Compete ao IBRAM:

    V - elaborar, divulgar e manter atualizado material com recomendações técnicas relacionadas a:

    a) preservação, conservação, documentação, restauração e segurança dos bens culturais musealizados e declarados de interesse público;

    b) estudos de público, diagnóstico de participação e avaliações periódicas a serem realizados pelos museus, para melhorar progressivamente a qualidade do funcionamento e o atendimento às necessidades de vistantes e usuários;

    c) condições de segurança das instalações dos museus;

    d) restrições à entrada de objetos e de pessoas, que deverão ser justificadas e expostas em local de fácil visualização para visitantes e usuários;

    g) elaboração do plano museológico.