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Questões de Legislações e Normas Técnicas Museológicas


ID
848881
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação ao Código de Ética para Museus do Conselho
Internacional de Museus (ICOM) e ao que ele dispõe, julgue os
itens que se seguem.

Principal documento do ICOM, o Código de Ética para Museus estabelece normas mínimas de conduta e atuação a serem observadas pelos profissionais de museus.

Alternativas

ID
848884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação ao Código de Ética para Museus do Conselho
Internacional de Museus (ICOM) e ao que ele dispõe, julgue os
itens que se seguem.

De acordo com o referido documento, os museus devem estar preparados para iniciar diálogo acerca da devolução de bens culturais a seus países ou povos de origem. Tal processo deve ser realizado de forma imparcial, isenta da influência de ações governamentais e políticas, com base preferencialmente em princípios científicos, profissionais e humanitários, assim como na legislação local, nacional e internacional relativa à matéria.

Alternativas
Comentários
  • 6.2 Devolução de bens culturais

    Os museus devem estar preparados para iniciar a discussão sobre a devolução de bens culturais a um país ou povo de onde se originem. Esta ação deve ser feita de maneira imparcial, baseada em critérios científicos, profissionais ou humanitários e sob a legislação local, nacional e internacional aplicável, ao invés de ações governamentais ou políticas

    Fonte: http://archives.icom.museum/codes/Lusofono2009.pdf


ID
849010
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base no que dispõe a Constituição Federal de 1988 (CF) sobre
a Cultura, julgue os itens subsequentes.

Cabe ao Estado garantir e proteger as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, além das culturas de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    art. 215 § 1º O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional. CF/88


ID
849013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base no que dispõe a Constituição Federal de 1988 (CF) sobre
a Cultura, julgue os itens subsequentes.

A CF determina que os estados e o Distrito Federal vinculem ao fundo estadual de fomento à cultura o financiamento de programas e projetos culturais, bem como o pagamento de despesas com pessoal e encargos sociais.

Alternativas
Comentários
  • § 6º É facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular a fundo estadual de fomento à cultura até cinco décimos por cento de sua receita tributária líquida, para o financiamento de programas e projetos culturais, vedada a aplicação desses recursos no pagamento de:

       I -  despesas com pessoal e encargos sociais;

       II -  serviço da dívida;

       III -  qualquer outra despesa corrente não vinculada diretamente aos investimentos ou ações apoiados.

    Fonte: http://www.senado.gov.br/legislacao/const/con1988/CON1988_04.02.2010/art_216_.shtm


ID
849025
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a legislação, cartas e documentos
normativos referentes a museus e aspectos relacionados.

São partes legítimas para provocar a instauração de processo de registro de bens culturais de natureza imaterial: pessoa física, desde que brasileiro nato ou naturalizado; sociedades ou associações civis; secretarias de estado, município e o Distrito Federal; instituições vinculadas ao Ministério da Cultura; ministro de Estado da Cultura.

Alternativas
Comentários
  •   Art. 2o São partes legítimas para provocar a instauração do processo de registro:

      I - o Ministro de Estado da Cultura;

      II -  instituições vinculadas ao Ministério da Cultura;

      III - Secretarias de Estado, de Município e do Distrito Federal;

      IV - sociedades ou associações civis.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3551.htm


ID
1599451
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

O Plano Museológio é considerado uma “ferramenta básica de planejamento estratégico” e visa, fundamentalmente,determinar a missão do museu e estabelecer prioridades em sua gestão. Dos documentos abaixo listados, dois dispõem sobre a sua necessidade e regem a sua adoção pelos museus brasileiros. Quais são eles?

Alternativas
Comentários
  • Letra E

     


ID
2026501
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

“Entende – se por patrimônio artístico nacional”, todas as obras de arte pura ou de arte aplicada, popular ou erudita, nacional ou estrangeira, pertencente aos poderes públicos e a organismos sociais e a particulares estrangeiros, residentes no Brasil. Este projeto tornou-se lei em que ano e quem foi o autor?

Alternativas

ID
2026573
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Foi no conjunto dos esforços realizados, em especial os dos intelectuais modernistas, de conhecer, compreender e recriar o Brasil, que se desenvolveu a ideia de proteção ao patrimônio. Assinale a alternativa que completa a frase corretamente.

Em 30 de novembro de 1937 _____________ assinou o _____________ , que teve por base um projeto de _____________ criando o Serviço de Patrimônio Histórico e artístico Nacional, primeiro órgão federal dedicado á preservação.

Alternativas

ID
2026576
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A finalidade do patrimônio originalmente tida como a de representar o passado das nações, multiplicou-se. A partir de dois pontos de vista, muitas vezes tomado como antagônicos, e entre dois extremos cabem alguns projetos, e muito deles pretendem revitalizar uma grande área para finalidades cultuais. Assinale a alternativa que completa a frase corretamente.

No Brasil a _____________________ reconheceu como patrimônio da humanidade os centros históricos de ___________________ (1980) e __________________ (1982).

Alternativas

ID
2026603
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Se a legislação de muitos museus e casas históricas não permite ou emperra a parceria com a iniciativa privada, talvez o enfoque da administração não deva ser voltado, num primeiro momento, ao marketing, mas as formas e procedimentos de tornar estatutos e regimentos mais elásticos diante da realidade da penúria. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre as realizações de eventos em Museus. A seguir indique a alternativa com a sequência correta.

( ) Audições Musicais, Teatro Espetáculos de Multimídia são algumas das inúmeras variações das realizações de eventos em museus e bens históricos.

( ) As audições musicais têm sido os eventos mais comuns nas localidades históricas.

( ) Pode ocorrer que o museu disponha de auditório com palco suficientemente adequado para representações teatrais.

( ) A encenação dos últimos momentos do presidente Getúlio Vargas, no Museu da República do Rio de Janeiro, prova à possibilidade desse tipo de eventos em museus.

Alternativas

ID
2270173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca das políticas públicas para o campo museológico brasileiro, julgue o item a seguir.

A manutenção do Cadastro Nacional de Museus, de competência do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), tem por objetivo a sistematização de informações sobre o campo museológico brasileiro.

Alternativas

ID
2270176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca das políticas públicas para o campo museológico brasileiro, julgue o item a seguir.

Um dos eixos programáticos da Política Nacional de Museus de 2003 refere-se à gestão e à configuração do campo museológico.

Alternativas
Comentários
  • Os 5 eixos estruturantes da II CNC (Conferencia Nacional de Cultura), bem como aquelas que resultaram do processo de construção da Política Setorial Nacional de Museus - PSNM - 2010 a 2020.

    Eixo I – Produção simbólica e diversidade cultural;

    Eixo II – Cultura, cidade e cidadania;

    Eixo III – Cultura e desenvolvimento sustentável;

    Eixo IV – Cultura e economia criativa;

    Eixo V – Gestão e institucionalidade da cultura.

    Os 7 eixos da Política Nacional de Museu, 2003 - PNM.

    1 - Gestão e configuração do campo museológico;

    2 - Democratização e acesso ao bens culturais;

    3 - Formação e capacitação de recursos humanos;

    4 - Informatização dos museus;

    5 - Modernização de infraestrutura museológicas;

    6 - Financiamento e fomento para museus;

    7 - Aquisição e gerenciamento de acervos culturais.


ID
2270179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Acerca das políticas públicas para o campo museológico brasileiro, julgue o item a seguir.

A adesão ao Sistema Brasileiro de Museus é facultativa aos museus e às instituições museológicas privadas.

Alternativas

ID
2270188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base na legislação de proteção ao patrimônio cultural brasileiro, julgue o próximo item.

Qualquer obra de arte produzida no Brasil até o final do período imperial só pode ser vendida ao exterior com autorização do governo federal, após parecer do IBRAM.


Alternativas
Comentários
  • Após parecer do IPHAN.

  • Resposta: Errado.

    É vetada a saída de qualquer obra produzida no Brasil durante o período monárquico, bem como de bens estrangeiros, vindos de Portugal e incorporados ao patrimônio brasileiro.

    Lei 4.845 de 19 de novembro de 1965

    Art. 1o Fica proibida a saída do País de quaisquer obras de 

    artes e ofícios tradicionais, produzidas no Brasil até o 

    fim do período monárquico, abrangendo não só pin-

    turas, desenhos, esculturas, gravuras e elementos de 

    arquitetura, como também obras de talha, imaginária, 

    ourivesaria, mobiliário e outras modalidades. 

    Art. 2o Fica igualmente proibida a saída para o estrangeiro de 

    obras da mesma espécie oriundas de Portugal e incor-

    poradas ao meio nacional durante os regimes colonial 

    e imperial. 

    Art. 3o Fica vedada outrossim a saída de obras de pintura, 

    escultura e artes gráficas que, embora produzidas no 

    estrangeiro no decurso do período mencionado nos 

    artigos antecedentes, representem personalidades bra-

    sileiras ou relacionadas com a história do Brasil, bem 

    como paisagens e costumes do País.


ID
2270191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base na legislação de proteção ao patrimônio cultural brasileiro, julgue o próximo item.

Os museus integram o Plano Nacional de Cultura como promotores do direito à memória.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO. :-)

  • Lei 12.343/2010

    Art. 2o  São objetivos do Plano Nacional de Cultura: 

    IV - promover o direito à memória por meio dos museus, arquivos e coleções; 


ID
2270194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base na legislação de proteção ao patrimônio cultural brasileiro, julgue o próximo item.

A Constituição Federal de 1988 estabelece que é dever do Estado proteger as manifestações culturais populares, indígenas e afro-brasileiras.

Alternativas
Comentários
  • Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.

    § 1º O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.

  • Gabarito: CERTO. :-)

     

    SEÇÃO II

    Da Cultura

    Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.

    § 1º O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.


ID
2270197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base na convenção relativa à proteção do patrimônio mundial, cultural e natural, julgue o item subsequente.

O objetivo da referida convenção é proteger os patrimônios culturais e naturais em âmbito mundial, exceto os de natureza imaterial.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, é o contrário: apenas os de natureza imaterial.

    Gabarito: Errado.

  • correto-

    O Patrimônio cultural imaterial ou patrimônio cultural intangível é uma categoria de patrimônio cultural definida pela Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial e adotada pela UNESCO, em 2003.[1] Abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e dançaspopulares, lendas, músicas, costumes e outras tradições. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Patrim%C3%B4nio_cultural_imaterial

    ou seja, após a convenção de 1972

     

  • Gabarito: CERTO.

    Convençâo Retativa à Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural: trata dos patrimônios cultural e natural 

    Convenção Para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial: trata do patrimônio imaterial.

    https://whc.unesco.org/archive/convention-pt.pdf

    unesdoc.unesco.org/images/0013/001325/132540por.pdf

  • Isso mesmo, gabarito CERTO. :-)

     

    Resumindo:

    A CONVENÇÃO de '72 é focada no patrimônio material.

    A CONVENÇÃO de 2003 é focada no patrimônio imaterial.


ID
2270200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com base na convenção relativa à proteção do patrimônio mundial, cultural e natural, julgue o item subsequente.

Essa convenção determina que a identificação dos bens culturais e naturais de cada nação seja feita pela UNESCO.

Alternativas
Comentários
  • Conforme o artigo 3º da Convenção "Cabe a cada Estado-parte da presente Convenção identifcar e delimitar os diversos bens situados em seu território e mencionados nos artigos 1 e 2.".
     

  • Gabarito: ERRADO. :-)

     

    I - Definições de patrimônio cultural e natural

     

    ARTIGO 1º
    Para fins da presente Convenção serão considerados como património cultural:
    Os monumentos. – Obras arquitectónicas, de escultura ou de pintura monumentais, elementos de estruturas de carácter arqueológico, inscrições, grutas e grupos de elementos com valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência;
    Os conjuntos. – Grupos de construções isoladas ou reunidos que, em virtude dasua arquitectura, unidade ou integração na paisagem têm valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência;
    Os locais de interesse. – Obras do homem, ou obras conjugadas do homem e da natureza, e as zonas, incluindo os locais de interesse arqueológico, com um valor universal excepcional do ponto de vista histórico, estético, etnológico ou antropológico.


    ARTIGO 2.º
    Para fins da presente Convenção serão considerados como património natural:
    Os monumentos naturais constituídos por formações físicas e biológicas ou por grupos de tais formações com valor universal excepcional do ponto de vista estético ou científico;
    As formações geológicas e fisiográficas e as zonas estritamente delimitadas que constituem habitat de espécies animais e vegetais ameaçadas, com valor universal excepcional do ponto de vista da ciência ou da conservação;
    Os locais de interesse naturais ou zonas naturais estritamente delimitadas, com valor universal excepcional do ponto de vista a ciência, conservação ou beleza natural.

     

    ARTIGO 3º
    Competirá a cada Estado parte na presente Convenção identificar e delimitar os diferentes bens situados no seu território referidos nos artigos 1 e 2 acima
    .


ID
2270203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação à proteção do patrimônio imaterial, julgue o seguinte item.

De acordo com a convenção para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial, de caráter internacional, são consideradas como patrimônio cultural imaterial as práticas e expressões culturais, afora os objetos culturais a elas relacionados.

Alternativas
Comentários
  • CONVENÇÃO PARA A SALVAGUARDA DO
    PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL

    Artigo 2: Definições:
    Para os fins da presente Convenção,
    1. Entende-se por “patrimônio cultural imaterial” as práticas, representações, expressões,
    conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais
    que lhes são associados - (...)

     

    GAB: ERRADO

  • Errado

    Sgundo a convenção: Entende-se por “patrimônio cultural imaterial” as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.


ID
2270218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Tendo em vista a importância das cartas patrimoniais como diretrizes para o campo museológico, julgue o item que se segue.

Na Declaração de Caracas de 1992, analisou-se a situação dos museus da América Latina, principalmente no que se refere às relações entre o museu e seu entorno social.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Tal Seminário, inscrito no Programa Regular de Cultura da UNESCO para a América Latina, reuniu um selecto grupo de personalidades vinculadas a funções directivas em museus de diversos países latinoamericanos, que reflectiu sobre a missão actual do museu, como um dos principais agentes do desenvolvimento integral da região.

    Fonte http://www.ibermuseus.org/wp-content/uploads/2014/07/declaracao-de-caracas.pdf


ID
2270224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Tendo em vista a importância das cartas patrimoniais como diretrizes para o campo museológico, julgue o item que se segue.

De acordo com a definição de museu presente na Declaração do Rio de Janeiro de 1958, os jardins botânicos, zoológicos e aquários são considerados museus em seus aspectos educacionais.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a declaração de 1958 do Rio de Janeiro. É destacado o valor didático da exposição em diferentes tipos de museus: lugares naturais; lugares de interesse cultural e monumentos históricos; museu ao ar livre; parques botânicos e zoológicos; museus de arte e arte aplicada; museus históricos, etnológicos e de artes populares; museus de ciências naturais; museus científicos e técnicos.

ID
2270230
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente à atuação do profissional museólogo.

O Código de Ética do Conselho Internacional de Museus estabelece as diretrizes básicas para a atuação dos profissionais de museus em geral, não apenas dos museólogos.

Alternativas
Comentários
  • Aqui está se fazendo referência ao Código de Ética do ICOM para Museus, o qual  estipula padrões mínimos para a prática profissional e atuação dos museus e seu pessoal. Não confundir com o Código de Ética Profissional do Museólogo.


ID
2270233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente à atuação do profissional museólogo.

Ao museólogo que for membro do Conselho Internacional de Museus é facultativo o cumprimento do Código de Ética do Conselho Federal de Museologia.

Alternativas
Comentários
  • normalmente os códigos deotonlogicos ou de ética esprimem um DEVER para quem estiver ligado a instituição ou órgão, cujo, código é pertencente.

ID
2371561
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

O documento principal do ICOM (Conselho Internacional de Museus) é o Código de Ética para Museus. Estabelece normas mínimas para a prática profissional e atuação dos museus e seu pessoal. Ao aderir à organização, os membros do ICOM adotam as provisões deste Código. Em relação ao Código de Ética para Museus e suas disposições, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
2576065
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Segundo o Estatuto de Museus, Lei n° 11.904 de 14 de janeiro de 2009, o Plano Museológico deve contemplar os seguintes programas EXCETO o de:

Alternativas

ID
2786224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Com relação às cartas patrimoniais, julgue o item seguinte.


O Compromisso de Brasília recomenda a elaboração de leis defensivas sobre a questão dos cemitérios, de túmulos históricos e artísticos e de monumentos funerários.

Alternativas
Comentários
  • Compromisso de Brasília, de abril de 1970

    "Urge legislação defensiva dos antigos cemitérios e especialmente dos túmulos históricos e artísticos e monumentos funerários;"

    Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Compromisso%20de%20Brasilia%201970.pdf

  • As Cartas Patrimoniais são documentos que contém desde conceitos a medidas para ações administrativas com diretrizes de documentação, promoção da preservação de bens, planos de conservação, manutenção e restauro de um patrimônio, seja histórico, artístico e/ou cultural. Elaboradas por especialistas e organismos que trabalham com patrimônios culturais.

    São muitos os documentos elaborados, sendo alguns descritos de forma mais detalhada, outros de forma mais simplificada, porém, todos têm uma importante contribuição para o tema relacionado à preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural.

    COMPROMISSO BRASÍLIA - 1970

    Em 1970, o Brasil vivia um momento importante, e, influenciado pelos documentos internacionais relacionados ao patrimônio, foi promovido o 1º Encontro dos Governadores de Estado, Secretários Estaduais da Área Cultural, Prefeitos de Municípios Interessados, Presidentes e Representantes de Instituições Culturais, do qual resultou o Compromisso de Brasília.

    Tal documento foi baseado na necessidade de cuidados com o patrimônio cultural brasileiro, e recomenda a criação de órgãos estaduais ou municipais onde ainda não houver, todos ligados aos Conselhos Estaduais de Cultura e ao DPHAN. Quanto ao plano de proteção da natureza, é importante a criação de legislação e serviços estaduais articulados com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal.

    Chegou a ser discutida a carência de mão de obra especializada em níveis superiores, médio e artesanal, criando programas de formação de arquitetos restauradores, conservadores de pintura, escultura e documentos, arquivologistas e museólogos de várias especialidades. Nesse sentido outra recomendação se dá na criação de um programa que abarque todo o sistema de educação, com a visão de que saber da história da arte do Brasil é primordial para a formação da consciência.

    Junto a este Compromisso, foi anexada uma carta assinada por Lucio Costa, na qual ele relata a problemática encontrada na recuperação e na restauração de monumentos pela dependência de técnicos qualificados, inventário histórico-artístico, estudo de documentos, tombamento, eleição do que mereça restauro, recursos financeiros, etc. Foi relatada também a questão da ação da Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o DPHAN, em restauro de alguns monumentos e na ausência de preservação de outros (IPHAN – Compromisso de Brasília, 1970).

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/cotidiano/cartas-patrimoniais/61157

  • Gab. c

  • Gab. Certo

    O Compromisso de Brasília realizado em 1970, tendo sido coordenado pelo arquiteto Lúcio Costa, aponta necessidade de uma conduta defensiva no que se refere ao tratamento dos sepultamentos históricos, incluindo túmulos e elementos artísticos a eles associados:

    “19. Urge legislação defensiva dos antigos cemitérios e especialmente dos túmulos históricos e artísticos e monumentos funerários.”


ID
2786338
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A respeito do plano de gestão de riscos para a conservação de artefatos, coleções e acervos, julgue o item a seguir.


Evitar agentes de deterioração e suas fontes, bloquear o acesso e o caminho dos agentes, detectar a presença dos agentes, responder/combater os agentes e recuperar os efeitos dos agentes são as fases que devem ser consideradas no plano de gestão de riscos; entre elas, responder/combater os agentes destaca-se como a mais importante.

Alternativas
Comentários
  • Responder/combater os agentes não são as fases mais importantes no que tange à gestão de riscos, mas sim a prevenção.

  • O que é processo de gestão de risco?

    Uma abordagem ampla e corporativa da gestão de riscos permite que uma organização contabilize o potencial impacto de todos os tipos de risco em todos os seus processos, atividades, produtos e serviços. ... Incertezas representam riscos e oportunidades que têm potencial para destruir ou agregar valor

  • PREVENÇÃO É A MAIS IMPORTANTE

  • Achei o erro da questão pelo final: "... RECUPERAR OS EFEITOS DOS AGENTES..." isso NÃO SERIA GESTÃO de RISCOS pq o DANO JÁ ACONTECEU! AQUI SERIA CORRETIVA.

    GESTÃO de RISCOS -> FASE PREVENTIVA.

    Assim eu pensei!

  • agentes  agentes  agentes agentes  agentes  agentes  agentes  fiquei tonta kkkkk

  • GABARITO "ERRADO"

    CINCO diferentes “estágios” para o controle dos riscos. Estes estágios, apresentados abaixo, formam uma sequência lógica de ação para o tratamento de riscos ao acervo.

    1 EVITAR

    2 BLOQUEAR

    3 DETECTAR

    4 RESPONDER

    5 RECUPERAR

    Os 5 “estágios de controle” incluem tanto ações preventivas quanto reativas para a redução de riscos ao acervo. Obviamente, a prevenção é sempre mais importante e eficaz que a reação. Não obstante, uma gestão de riscos responsável e bem feita deve integrar estas duas esferas de ação para que os resultados almejados sejam efetivamente alcançados

  • Eu entendi ,na verdade, é que não existe hierarquia entre eles... pq se falar prevenção sem especificar, pode ser mais de um.

  • Gab. E

    Certamente é mais desejável prevenir as causas da degradação que recuperar um arquivo, até porque, além de desfigurar as características essenciais do arquivo, a recuperação é mais onerosa que a prevenção. Assim, o ditado popular "é melhor prevenir do que remediar" se encaixa perfeitamente no plano de gestão de riscos.

  • Pra quem começou a fazer questões de arquivologia agora, só um aviso: são mais de 150 questões só do IPHAN. Parece que nunca tem fim, mas tem sim. rsrs

  • A literatura tem definido gerenciamento de riscos como o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma instituição, no sentido de minimizar ou aproveitar os riscos e incertezas sobre essa organização. Seu objetivo é minimizar ou mesmo eliminar a possibilidade de esses riscos terem impacto negativo. (...) O processo consiste em um ciclo de cinco etapas: estabelecer o contexto; identificar os riscos; analisar; avaliar e tratar.

    Fonte: http://www.arquivonacional.gov.br/images/ASCOM/MANUAL_GERENCIAMENTO_RISCOS__2019_DIGITAL_MIOLO_online.pdf

  • Gab: ERRADO

    Pensei... bom, se em administração não existe uma coisa ser mais importante que outra, então aqui também não terá. Acertei. Mas lembre-se que tem uma sequência lógica.

  • Prevenir é melhor do que remediar. Acertei com este raciocínio.

  • A conversavação de documentos tem como base a PREVENÇÃO. Sabendo disso dá pra matar algumas questões.

ID
3324811
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Considerando as normas mínimas de conduta estabelecidas pelo Código de Ética do Conselho Internacional de Museus, é incorreto afirmar:

Alternativas

ID
3599899
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Tijucas - SC
Ano
2011
Disciplina
Museologia
Assuntos

Conforme o documento Subsídios para a Criação de Museus Municipais do Ministério da Cultura, as funções básicas dos museus são:

Alternativas

ID
3619519
Banca
FUNDATEC
Órgão
SPGG - RS
Ano
2014
Disciplina
Museologia
Assuntos

O Decreto nº 8.124/2013 regulamenta dispositivos da Lei nº11.904/2009, que institui o Estatuto de Museus, e da Lei nº 11.906/2009, que cria o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Nele é normatizado que é competência do IBRAM elaborar, divulgar e manter atualizado o material com recomendações técnicas relacionadas a diversos assuntos  referentes à gestão museológica. Diante disso, análise as seguintes assertivas:


I. Preservação, conservação, documentação, restauração e segurança dos bens culturais musealizados e declarados de  interesse público.

II. Estudos de público, diagnóstico de participação e avaliações periódicas a serem realizados pelos sistemas de museus,  para melhorar progressivamente a qualidade do funcionamento e o atendimento às necessidades de visitantes e usuários.

III. Condições de segurança das instalações dos museus.

IV. Restrições à entrada de objetos e de pessoas, que deverão ser justificadas e expostas em local de fácil visualização  para visitantes e usuários.

V. Elaboração do regimento da instituição.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • alguns pontos da questão são aceitáveis, pois, quem vai fazer alguma prova de museologia tem que ter em mente pelo menos a competência do IBRAM e dos museus públicos e privados descritos na lei. Agora, o item ll foi de uma grande maldade! uma palavra (sistema) deixou o item errado.

  • Gab. Letra "E"

    DECRETO Nº 8.124, DE 17 DE OUTUBRO DE 2013

    art. 3º Compete ao IBRAM:

    V - elaborar, divulgar e manter atualizado material com recomendações técnicas relacionadas a:

    a) preservação, conservação, documentação, restauração e segurança dos bens culturais musealizados e declarados de interesse público;

    b) estudos de público, diagnóstico de participação e avaliações periódicas a serem realizados pelos museus, para melhorar progressivamente a qualidade do funcionamento e o atendimento às necessidades de vistantes e usuários;

    c) condições de segurança das instalações dos museus;

    d) restrições à entrada de objetos e de pessoas, que deverão ser justificadas e expostas em local de fácil visualização para visitantes e usuários;

    g) elaboração do plano museológico.


ID
3621043
Banca
NC-UFPR
Órgão
UNILA
Ano
2014
Disciplina
Museologia
Assuntos

Avalie as afirmativas abaixo, tendo como parâmetro sua coerência com as propostas presentes na Carta de Petrópolis, documento que lançou bases para a construção de uma Política Nacional de Educação Museal. 


1. A Metodologia Triangular deve ser a base para as ações educativas desenvolvidas em museus de arte.

2. A missão da área educacional deve ser definida a partir da missão institucional do museu.

3. A ação educacional é parte importante para o desenvolvimento do processo museológico.

4. É necessário que se promova, periodicamente, estudos de público e não público, com caráter qualitativo e quantitativo. 

São coerentes com as propostas da Carta de Petrópolis as afirmativas:

Alternativas

ID
3642547
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2018
Disciplina
Museologia
Assuntos

A acessibilidade em museus, exposições e espaços culturais é assunto de Norma Brasileira Registrada editada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Assinale a alternativa correta que aponta a norma da qual estamos falando

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    NBR 15599

    Esta Norma fornece diretrizes gerais a serem observadas para acessibilidade em comunicação na prestação de serviços, consideradas as diversas condições e percepção e cognição, com ou sem a ajuda de tecnologia assistiva ou outra que complemente necessidades individuais.


ID
3642769
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2018
Disciplina
Museologia
Assuntos

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) desenvolveu um instrumento para os museus informarem seu quantitativo de visitação anual de forma padronizada e organizada (Decreto n° 8.124/2013, artigo 4°, inciso VIII e Lei 11.904/2009, artigo 36), que pode ser acessado anualmente, sempre no período de fevereiro a abril. Trata-se da(o): 

Alternativas
Comentários
  • Os trechos do decreto e da lei citada na questão, não específica exatamente o formulário de visitação anual, mas sim, no ato normativo do IBRAM. DECRETO Nº 8.124, DE 17 DE OUTUBRO DE 2013 VIII - enviar ao IBRAM dados e informações relativas às visitações anuais, de acordo com ato normativo do Instituto. LEI Nº 11.904, DE 14 DE JANEIRO DE 2009. Art. 36. As estatísticas de visitantes dos museus serão enviadas ao órgão ou entidade competente do poder público, na forma fixada pela respectiva entidade, quando solicitadas.

ID
3651541
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Uma definição de inventário e a fundamentação legal deste procedimento encontra-se na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Com o advento da Constituição Federal de 1988, o inventário foi finalmente alçado, em nosso país, à condição de instrumento jurídico autônomo de preservação do patrimônio cultural, ao lado do tombamento, da desapropriação, dos registros, da vigilância e de outras formas de acautelamento e preservação (art. 216, § 1º).

    Sob o ponto de vista prático, o inventário consiste na identificação e registro, por meio de pesquisa e levantamento, por profissionais das áreas da arquitetura, história etc., das características e particularidades de determinado bem, adotando-se, para sua execução, critérios técnicos objetivos e fundamentados de natureza histórica, artística, arquitetônica, sociológica, paisagística e antropológica, entre outros.

  • ART 216, § 1º constituição federal de 1988.

    O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.


ID
3651556
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Alguns dos principais estudos pertinentes com o modelo de Plano Museológico adotado no Brasil por força da lei 11.904/09, são os seguintes trabalhos, EXCETO:

Alternativas

ID
3651559
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

De acordo com o art. 59 do Estatuto dos Museus (l. 11.904/09), constituem itens dos objetivos específicos do Sistema Brasileiro de Museus, EXCETO:

Alternativas

ID
3651562
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Museólogo – COFEM/1992, não são permitidos ao museólogo, dentre outros, os seguintes atos:


I - Praticar, direta ou indiretamente, atos capazes de comprometer a dignidade, o renome da profissão e a observância da regulamentação profissional;

II - Aceitar serviços incompatíveis com os princípios técnico-científicos da museologia, identificados e reconhecidos pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM/UNESCO;

III - Valer-se de sua influência política em benefício próprio, quando comprometer o direito de colega ou da classe em geral;

IV - Ser conivente com erro, não comunicar aos órgãos de fiscalização profissional as infrações legais e éticas que forem de seu conhecimento, e induzir outros a executar atos que possam repercutir desfavoravelmente no conceito do exercício profissional;

V - Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.


Dos itens acima descritos:

Alternativas
Comentários
  • Nas proibições do código de ética do cofem não cita em nenhum momento o que está no item V.

ID
3651565
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A lei que veda a saída de bens culturais produzidos no Brasil até o fim do período monárquico e o órgão responsável por esta fiscalização são, respectivamente:

Alternativas

ID
3768055
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Os itens listados a seguir são bens tombados pelo município de Lagoa Santa, exceto:

Alternativas

ID
3768058
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Lia Calabre em Políticas Culturais no Brasil (2009) afirma, com base em estudo da legislação, elaboração de propostas e planos e diretrizes de gestão pública para o campo da Cultura que, no governo de Fernando Henrique Cardoso, as Leis de Incentivo tornaram-se a política cultural do Ministério da Cultura.

No entanto, haveria uma honrosa exceção nesse quadro, que seria a elaboração de uma política pública cultural para

Alternativas

ID
3768061
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em relação à instituição do tombamento – dispositivo por meio do qual o Decreto-lei nº 25/1937 fornece as bases jurídicas de proteção aos bens culturais no Brasil –, analise as seguintes afirmativas sobre os efeitos da legislação na propriedade privada e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O direito à propriedade, enquanto direito do indivíduo, é limitado pelo que seria a função social da propriedade no Código Civil Brasileiro.
( ) O valor patrimonial não é qualificado no texto legal brasileiro sobre a preservação do patrimônio histórico e artístico nacional.
( ) No caso específico dos bens tombados, a tutela do Estado recai sobre os aspectos considerados de interesse público.
( ) Um bem cultural pode ser tombado por sua vinculação aos fatos memoráveis da história do Brasil, por exemplo.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    (V) O direito à propriedade, enquanto direito do indivíduo, é limitado pelo que seria a função social da propriedade no Código Civil Brasileiro.

    (F) O valor patrimonial não é qualificado no texto legal brasileiro sobre a preservação do patrimônio histórico e artístico nacional.

    Decreto LEI 25/37

     Art. 1º Constitue o patrimônio histórico e artístico nacional o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interêsse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.

    (V) No caso específico dos bens tombados, a tutela do Estado recai sobre os aspectos considerados de interesse público.

    (V) Um bem cultural pode ser tombado por sua vinculação aos fatos memoráveis da história do Brasil, por exemplo.


ID
3768091
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Em 1966, foi criado o Conselho Federal de Cultura (CFC), composto por 24 membros, nos moldes do Conselho Federal de Educação. O Conselho possuía quatro câmaras, uma delas dedicada ao patrimônio histórico e artístico nacional. Pretendia-se criar um Plano Nacional de Cultura e auxiliar as instituições culturais do país, de acordo com o Decreto-lei 74/1966.

Sobre as proposições políticas desse Conselho, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas

ID
3768094
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Márcia Sant’Anna (2003, p. 46 et seq.) historia o reconhecimento dos bens imateriais pelas políticas de patrimônio nacional e internacional. Nesse processo, a instituição de uma sistemática de registro e inventário no país foi consolidada a partir da criação do Decreto nº 3.551/2000.

Assim, à semelhança dos bens tombados, foram criados os seguintes livros de registro para o patrimônio imaterial, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Art. 1º do DC 3551/2000 - Fica instituído o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro.

    § 1o  Esse registro se fará em um dos seguintes livros:

    I - Livro de Registro dos Saberes, onde serão inscritos conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades;

    II - Livro de Registro das Celebrações, onde serão inscritos rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social;

    III - Livro de Registro das Formas de Expressão, onde serão inscritas manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas;

    IV - Livro de Registro dos Lugares, onde serão inscritos mercados, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e reproduzem práticas culturais coletivas.


ID
5284753
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

O registro de museólogo NÃO é concedido a

Alternativas

ID
5284759
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

De acordo com a Portaria número 1, de 05 de julho de 2006, é CORRETO afirmar que

Alternativas

ID
5284786
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A Política Nacional de Museus (PNM), lançada em 2003, significou importante passo no fortalecimento institucional do campo museal no Brasil. Dentre os seus princípios orientadores, podemos citar o “Desenvolvimento de processos educacionais para o respeito à diferença e à diversidade cultural do povo brasileiro frente aos procedimentos políticos de homogeneização decorrentes da globalização”.


Podemos considerar uma objeção válida ao enunciado desse princípio, APENA

Alternativas

ID
5284804
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

O Estatuto de Museus (2009) abrange diferentes aspectos relacionados à gestão das instituições museológicas no Brasil.


Dentre os itens abaixo, indique SOMENTE aquele que não pertence ao Estatuto.

Alternativas

ID
5284822
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

“São decisões políticas que definem quem tem direito à memória, a quem cabe realizar o inventário de bens que podem gozar do status de patrimônio e por que caminhos determinado bem cultural será preservado (Stam, 1993; Prentice, 2001)”.


Considerando a afirmativa acima e o cenário atual das políticas de patrimônio cultural no Brasil, todas as colocações abaixo são pertinentes, EXCETO:

Alternativas

ID
5284828
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Segundo o Estatuto de Museus (2009) as ações educativas em museus devem se pautar nos seguintes princípios, EXCETO:

Alternativas

ID
5284831
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Os objetivos do Sistema Brasileiro de Museus SÃO

Alternativas

ID
5408791
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

A Lei 12.343/2010, instituiu o Plano Nacional de Cultura – PNC, com prazo de duração de 10 anos e regido pelos seguintes princípios, EXCETO:

Alternativas

ID
5408794
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

Ainda de acordo com a Lei 12.343/2010, os recursos federais transferidos aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios deverão ser aplicados prioritariamente:

Alternativas

ID
5408812
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Museologia
Assuntos

São princípios do Sistema Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei Estadual 7.035/15, EXCETO:

Alternativas